Piauà TÃxtil S/A: um estudo de caso acerca das forÃas competitivas determinantes para sua sobrevivÃncia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6162 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPiauà TÃxtil S/A: um estudo de caso acerca das forÃas competitivas determinantes para sua sobrevivÃncia Textile Piauà S / A: a case study on competitive forces to determine their survival 2010-03-08Jair Amaral Filho54823978820Almir Bittencourt da Silva05947200638http://lattes.cnpq.br/1591770886209876Sandra Maria dos Santos09096515315http://lattes.cnpq.br/074016170462401300000022251http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4206092A5Ivana Teresa da Rocha Martins LealUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRIndÃstria TÃxtil Competitividade SobrevivÃnciaTextile Industry Competitiveness SurvivalECONOMIAnÃo hÃEste trabalho dissertativo teve como objetivo analisar a importÃncia das forÃas competitivas para a sobrevivÃncia da Piauà TÃxtil S/A, instalada na cidade de Picos - PI. trata-se de um estudo de caso em que se buscou situar a empresa no cenÃrio socioeconÃmico atual a partir do resgate de sua histÃria, considerando mudanÃas ocorridas no ambiente; identificar as principais forÃas competitivas que determinam a sobrevivÃncia da empresa; evidenciar o diferencial competitivo; elencar os pontos fortes e fracos; alÃm de sugerir medidas para otimizar a competitividade, notadamente voltadas para a eficÃcia, reduÃÃo de custos e ampliaÃÃo de mercado. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliogrÃfica e pesquisa de campo com dados coletados atravÃs de pesquisa documental e entrevistas nÃo-estruturadas aplicadas a trÃs categorias de informantes: administradores, lÃderes e operÃrios, constituindo uma amostra sob critÃrio probabilÃstico de 90 informantes diante de um universo de aproximadamente 600 colaboradores. A anÃlise adotou critÃrios quantiqualitativos por incorporar nÃmeros e aspectos nÃo mensurÃveis, referenciada nas cinco forÃas competitivas de Porter: entrada de concorrentes, ameaÃa de substitutos, poder de negociaÃÃo de clientes e fornecedores e a rivalidade da concorrÃncia. Concluiu-se que todas essas forÃas interferem em maior ou menor quantidade na competitividade da Piauà TÃxtil, entretanto o seu diferencial competitivo à o enfoque em diferenciaÃÃo. A obsolescÃncia do parque fabril e o poder de negociaÃÃo dos fornecedores constitui-se nos pontos fracos, vez que por causa da praga do bicudo do algodÃo, a empresa passou a importar matÃria prima do mercado externo no perÃodo compreendido entre metade da dÃcada de1980 a inÃcio da dÃcada de 1990, onerando os custos da produÃÃo. Atualmente pela Ãnfima produÃÃo do estado do Piauà seus principais fornecedores sÃo Bahia e Mato Grosso. Sugere-se de antemÃo, incremento tecnolÃgico do parque fabril, investimento em pesquisa e desenvolvimento e aglutinaÃÃo de forÃas sociais para a re-estruturaÃÃo da cadeia produtiva regional, notadamente a revitalizaÃÃo da cotonicultura que jà foi a principal atividade econÃmica do centro sul do estado do PiauÃ.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6162application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:12Zmail@mail.com - |
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Este trabalho dissertativo teve como objetivo analisar a importÃncia das forÃas competitivas para a sobrevivÃncia da Piauà TÃxtil S/A, instalada na cidade de Picos - PI. trata-se de um estudo de caso em que se buscou situar a empresa no cenÃrio socioeconÃmico atual a partir do resgate de sua histÃria, considerando mudanÃas ocorridas no ambiente; identificar as principais forÃas competitivas que determinam a sobrevivÃncia da empresa; evidenciar o diferencial competitivo; elencar os pontos fortes e fracos; alÃm de sugerir medidas para otimizar a competitividade, notadamente voltadas para a eficÃcia, reduÃÃo de custos e ampliaÃÃo de mercado. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliogrÃfica e pesquisa de campo com dados coletados atravÃs de pesquisa documental e entrevistas nÃo-estruturadas aplicadas a trÃs categorias de informantes: administradores, lÃderes e operÃrios, constituindo uma amostra sob critÃrio probabilÃstico de 90 informantes diante de um universo de aproximadamente 600 colaboradores. A anÃlise adotou critÃrios quantiqualitativos por incorporar nÃmeros e aspectos nÃo mensurÃveis, referenciada nas cinco forÃas competitivas de Porter: entrada de concorrentes, ameaÃa de substitutos, poder de negociaÃÃo de clientes e fornecedores e a rivalidade da concorrÃncia. Concluiu-se que todas essas forÃas interferem em maior ou menor quantidade na competitividade da Piauà TÃxtil, entretanto o seu diferencial competitivo à o enfoque em diferenciaÃÃo. A obsolescÃncia do parque fabril e o poder de negociaÃÃo dos fornecedores constitui-se nos pontos fracos, vez que por causa da praga do bicudo do algodÃo, a empresa passou a importar matÃria prima do mercado externo no perÃodo compreendido entre metade da dÃcada de1980 a inÃcio da dÃcada de 1990, onerando os custos da produÃÃo. Atualmente pela Ãnfima produÃÃo do estado do Piauà seus principais fornecedores sÃo Bahia e Mato Grosso. Sugere-se de antemÃo, incremento tecnolÃgico do parque fabril, investimento em pesquisa e desenvolvimento e aglutinaÃÃo de forÃas sociais para a re-estruturaÃÃo da cadeia produtiva regional, notadamente a revitalizaÃÃo da cotonicultura que jà foi a principal atividade econÃmica do centro sul do estado do PiauÃ. |
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