Evaluation of two educative strategies for the prevention of type 2 Diabetes mellitus in adolescents
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEvaluation of two educative strategies for the prevention of type 2 Diabetes mellitus in adolescentsAvaliaÃÃo de duas estratÃgias educativas para a prevenÃÃo do Diabetes mellitus tipo 2 em adolescentes2009-12-04Marta Maria Coelho Damasceno04148410344EscolÃstica Rejane Ferreira Moura31841376353Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Francisca ElisÃngela Teixeira Lima75560763349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760289Y6Francisca Nellie de Paula Melo05765340300http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4718255J8Maria LÃcia Zanetti 02019445883http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4793124J164194831387http://lattes.cnpq.br/2055830265534262Ana Roberta Vilarouca da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBR saÃde do adolescentehealth education diabetes mellitus type 2 adolescent healthENFERMAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO estilo de vida està diretamente relacionado com a incidÃncia de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e o excesso de peso, sedentarismo e maus hÃbitos alimentares aumentam drasticamente esse risco. PorÃm sabe-se que esses fatores de risco sÃo passÃveis de modificaÃÃo e que a educaÃÃo em saÃde à uma peÃa-chave para a diminuiÃÃo dos casos de DM2 em jovens, o que tem aumentado muito em todo o mundo desde a dÃcada de 1990. Estudo quase-experimental, prospectivo e comparativo cujo objetivo foi avaliar duas estratÃgias educativas para a prevenÃÃo do DM2 em adolescentes com fatores de risco, realizado de marÃo a agosto de 2008, em uma escola pÃblica da cidade de Fortaleza-CE. Participaram noventa adolescentes, divididos em dois grupos, GA (n=45) e GB (n=45). Para o grupo GA foi oferecido atendimento individual utilizando como estratÃgia educativa o folder com explicaÃÃes breves e para o GB um programa educativo contendo cinco encontros, com duraÃÃo de dez horas. Usou-se um formulÃrio (dados sociodemogrÃficos e clÃnicos), um questionÃrio de conhecimento (conceito de diabetes mellitus, tipos, sinais e sintomas, complicaÃÃes agudas e crÃnicas, fatores de risco e formas de prevenÃÃo) e dois questionÃrios para avaliar a atitude diante da alimentaÃÃo e atividade fÃsica. O questionÃrio de conhecimento foi aplicado no inÃcio, imediatamente apÃs as intervenÃÃes e apÃs sessenta dias. Os questionÃrios de atitude foram aplicados somente apÃs sessenta dias da intervenÃÃo. Conforme os resultados evidenciaram, a maioria dos adolescentes à do sexo feminino, na faixa etÃria de 14 a 15 anos e cursavam a nona sÃrie; 23,3% tinham excesso de peso e 77,8% eram sedentÃrios. As estratÃgias adotadas mostraram-se eficazes para aumentar o conhecimento dos adolescentes acerca dos fatores de risco para DM2 e formas de prevenÃÃo (p= 0,0001) nos grupos A e B. Jà em relaÃÃo à atitude, ao se comparar as estratÃgias educativas nos grupos A e B, os resultados revelaram-se satisfatÃrios para a alimentaÃÃo e atividade fÃsica, porÃm sem significÃncia estatÃstica. ConcluÃ-se que as duas estratÃgias educativas podem ser utilizadas nas escolas na prevenÃÃo do DM2 em adolescentes com fatores de risco.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4574application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:45Zmail@mail.com - |
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