CARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wellington de Queiroz Neves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9740
Resumo: Neste trabalho estudamos as propriedades Ãticas de filmes de sulfeto de cÃdmio (CdS) crescidos sobre um substrato de vidro. Os filmes foram obtidos por meio da tÃcnica de deposiÃÃo por banho quÃmico (Chemical Bath Deposition, CBD). Os filmes de CdS sÃo preparados numa soluÃÃo aquosa, sob agitaÃÃo, a uma temperatura de 80 oC durante 60 minutos sobre substrato de vidro. Alguns dos filmes foram obtidos com duplo depÃsito em dois banhos sucessivos iguais. Como fonte de Ãons de cÃdmio à usado sulfato de cÃdmio (CdSO4,) como fonte de Ãons de enxofre à usado a tioureia, como tampÃo à usado cloreto de amÃnia, e como agente complexante o Ethylenediamine tetra acetic acid (Edta) em vÃrias concentraÃÃes. ApÃs o crescimento, os filmes foram submetidos a um tratamento tÃrmico no ar nas temperaturas de 300 ou 400 oC por uma hora. Foram realizadas medidas experimentais usando a tÃcnicas de difraÃÃo de raios-X, fototransmissÃo Ãtica UV-VIS e espectroscopia Raman. Os filmes de CdS obtidos possuem estrutura cÃbica e sÃo de coloraÃÃo amarelada, homogÃneos e muito aderentes ao substrato de vidro. SÃo analisados os efeitos da concentraÃÃo de Edta, tratamento tÃrmico no ar, tempo de deposiÃÃo e temperatura de crescimento dos filmes de CdS. Nossos resultados mostram que, sob as condiÃÃes estudadas, os filmes de CdS nÃo possuem fase hexagonal em sua estrutura. O gap dos filmes de CdS està em torno de 2,45 eV, com pequenas variaÃÃes (2,40 â 2,51 eV) devido Ãs condiÃÃes experimentais de crescimento ou tratamento tÃrmico apÃs o crescimento. Observamos o modo LO, de simetria A1, em torno de 300 cm-1 e atà trÃs sobremodos desse fÃnon. Em alguns casos, os espectros Raman aparecem sobre uma larga fotoemissÃo, dependendo das condiÃÃes experimentais.
id UFC_0f073b86db7e1905c601384954ee83c5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6487
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO2013-03-15Marcos AntÃnio AraÃjo Silva2339817536802513600320Wellington de Queiroz NevesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsicaUFCBRFilmes de CdS CBD Edta propriedades ÃticasFISICA DA MATERIA CONDENSADANeste trabalho estudamos as propriedades Ãticas de filmes de sulfeto de cÃdmio (CdS) crescidos sobre um substrato de vidro. Os filmes foram obtidos por meio da tÃcnica de deposiÃÃo por banho quÃmico (Chemical Bath Deposition, CBD). Os filmes de CdS sÃo preparados numa soluÃÃo aquosa, sob agitaÃÃo, a uma temperatura de 80 oC durante 60 minutos sobre substrato de vidro. Alguns dos filmes foram obtidos com duplo depÃsito em dois banhos sucessivos iguais. Como fonte de Ãons de cÃdmio à usado sulfato de cÃdmio (CdSO4,) como fonte de Ãons de enxofre à usado a tioureia, como tampÃo à usado cloreto de amÃnia, e como agente complexante o Ethylenediamine tetra acetic acid (Edta) em vÃrias concentraÃÃes. ApÃs o crescimento, os filmes foram submetidos a um tratamento tÃrmico no ar nas temperaturas de 300 ou 400 oC por uma hora. Foram realizadas medidas experimentais usando a tÃcnicas de difraÃÃo de raios-X, fototransmissÃo Ãtica UV-VIS e espectroscopia Raman. Os filmes de CdS obtidos possuem estrutura cÃbica e sÃo de coloraÃÃo amarelada, homogÃneos e muito aderentes ao substrato de vidro. SÃo analisados os efeitos da concentraÃÃo de Edta, tratamento tÃrmico no ar, tempo de deposiÃÃo e temperatura de crescimento dos filmes de CdS. Nossos resultados mostram que, sob as condiÃÃes estudadas, os filmes de CdS nÃo possuem fase hexagonal em sua estrutura. O gap dos filmes de CdS està em torno de 2,45 eV, com pequenas variaÃÃes (2,40 â 2,51 eV) devido Ãs condiÃÃes experimentais de crescimento ou tratamento tÃrmico apÃs o crescimento. Observamos o modo LO, de simetria A1, em torno de 300 cm-1 e atà trÃs sobremodos desse fÃnon. Em alguns casos, os espectros Raman aparecem sobre uma larga fotoemissÃo, dependendo das condiÃÃes experimentais. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9740application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:51Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv CARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO
title CARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO
spellingShingle CARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO
Wellington de Queiroz Neves
Filmes de CdS
CBD
Edta
propriedades Ãticas
FISICA DA MATERIA CONDENSADA
title_short CARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO
title_full CARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO
title_fullStr CARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO
title_full_unstemmed CARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO
title_sort CARACTERIZAÃÃO ÃTICA E ESTRUTURAL DE FILMES DE CdS DEPOSITADOS POR BANHO QUÃMICO
author Wellington de Queiroz Neves
author_facet Wellington de Queiroz Neves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos AntÃnio AraÃjo Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 23398175368
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02513600320
dc.contributor.author.fl_str_mv Wellington de Queiroz Neves
contributor_str_mv Marcos AntÃnio AraÃjo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Filmes de CdS
CBD
Edta
propriedades Ãticas
topic Filmes de CdS
CBD
Edta
propriedades Ãticas
FISICA DA MATERIA CONDENSADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FISICA DA MATERIA CONDENSADA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Neste trabalho estudamos as propriedades Ãticas de filmes de sulfeto de cÃdmio (CdS) crescidos sobre um substrato de vidro. Os filmes foram obtidos por meio da tÃcnica de deposiÃÃo por banho quÃmico (Chemical Bath Deposition, CBD). Os filmes de CdS sÃo preparados numa soluÃÃo aquosa, sob agitaÃÃo, a uma temperatura de 80 oC durante 60 minutos sobre substrato de vidro. Alguns dos filmes foram obtidos com duplo depÃsito em dois banhos sucessivos iguais. Como fonte de Ãons de cÃdmio à usado sulfato de cÃdmio (CdSO4,) como fonte de Ãons de enxofre à usado a tioureia, como tampÃo à usado cloreto de amÃnia, e como agente complexante o Ethylenediamine tetra acetic acid (Edta) em vÃrias concentraÃÃes. ApÃs o crescimento, os filmes foram submetidos a um tratamento tÃrmico no ar nas temperaturas de 300 ou 400 oC por uma hora. Foram realizadas medidas experimentais usando a tÃcnicas de difraÃÃo de raios-X, fototransmissÃo Ãtica UV-VIS e espectroscopia Raman. Os filmes de CdS obtidos possuem estrutura cÃbica e sÃo de coloraÃÃo amarelada, homogÃneos e muito aderentes ao substrato de vidro. SÃo analisados os efeitos da concentraÃÃo de Edta, tratamento tÃrmico no ar, tempo de deposiÃÃo e temperatura de crescimento dos filmes de CdS. Nossos resultados mostram que, sob as condiÃÃes estudadas, os filmes de CdS nÃo possuem fase hexagonal em sua estrutura. O gap dos filmes de CdS està em torno de 2,45 eV, com pequenas variaÃÃes (2,40 â 2,51 eV) devido Ãs condiÃÃes experimentais de crescimento ou tratamento tÃrmico apÃs o crescimento. Observamos o modo LO, de simetria A1, em torno de 300 cm-1 e atà trÃs sobremodos desse fÃnon. Em alguns casos, os espectros Raman aparecem sobre uma larga fotoemissÃo, dependendo das condiÃÃes experimentais.
description Neste trabalho estudamos as propriedades Ãticas de filmes de sulfeto de cÃdmio (CdS) crescidos sobre um substrato de vidro. Os filmes foram obtidos por meio da tÃcnica de deposiÃÃo por banho quÃmico (Chemical Bath Deposition, CBD). Os filmes de CdS sÃo preparados numa soluÃÃo aquosa, sob agitaÃÃo, a uma temperatura de 80 oC durante 60 minutos sobre substrato de vidro. Alguns dos filmes foram obtidos com duplo depÃsito em dois banhos sucessivos iguais. Como fonte de Ãons de cÃdmio à usado sulfato de cÃdmio (CdSO4,) como fonte de Ãons de enxofre à usado a tioureia, como tampÃo à usado cloreto de amÃnia, e como agente complexante o Ethylenediamine tetra acetic acid (Edta) em vÃrias concentraÃÃes. ApÃs o crescimento, os filmes foram submetidos a um tratamento tÃrmico no ar nas temperaturas de 300 ou 400 oC por uma hora. Foram realizadas medidas experimentais usando a tÃcnicas de difraÃÃo de raios-X, fototransmissÃo Ãtica UV-VIS e espectroscopia Raman. Os filmes de CdS obtidos possuem estrutura cÃbica e sÃo de coloraÃÃo amarelada, homogÃneos e muito aderentes ao substrato de vidro. SÃo analisados os efeitos da concentraÃÃo de Edta, tratamento tÃrmico no ar, tempo de deposiÃÃo e temperatura de crescimento dos filmes de CdS. Nossos resultados mostram que, sob as condiÃÃes estudadas, os filmes de CdS nÃo possuem fase hexagonal em sua estrutura. O gap dos filmes de CdS està em torno de 2,45 eV, com pequenas variaÃÃes (2,40 â 2,51 eV) devido Ãs condiÃÃes experimentais de crescimento ou tratamento tÃrmico apÃs o crescimento. Observamos o modo LO, de simetria A1, em torno de 300 cm-1 e atà trÃs sobremodos desse fÃnon. Em alguns casos, os espectros Raman aparecem sobre uma larga fotoemissÃo, dependendo das condiÃÃes experimentais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9740
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em FÃsica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295173147361280