O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Kellen de Souza Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18605
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de FortalezaThe said and lived: concepts and practices in evaluative children of Fortaleza Municipal Education 2016-09-26Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes55491812315http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Lia Machado Fiuza Fialho62691104320http://lattes.cnpq.br/461489419111311474626906320http://lattes.cnpq.br/8487696895965022 Luciana Kellen de Souza GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo EducaÃÃo Infantil PrÃticas PedagÃgicasEvaluation Child education Pedagogical practicesEDUCACAO PRE-ESCOLARnÃo hÃO objetivo desse estudo à o de investigar a relaÃÃo entre a sistemÃtica avaliativa para EducaÃÃo Infantil proposta pela Secretaria Municipal da EducaÃÃo de Fortaleza e as prÃticas avaliativas existentes nas unidades de atendimento de EducaÃÃo Infantil pesquisadas. As balizas desse escopo assentam-se no entendimento da avaliaÃÃo na EducaÃÃo Infantil enquanto instrumento de reflexÃo sobre a prÃtica pedagÃgica na busca do aperfeiÃoamento das experiÃncias da crianÃa no espaÃo escolar. Em especial, no que se refere a avaliaÃÃo da crianÃa, esta à tida como contÃnua, pautada na observaÃÃo, escuta e registros acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem da crianÃa (BRASIL, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d; HOFFMANN, 2000; ROSEMBERG, 1997). Nas instituiÃÃes de EducaÃÃo Infantil, a avaliaÃÃo possui um carÃter diferenciado, trazendo novos desafios ao educador que atua nessa etapa de ensino. Como metodologia, esse estudo configurou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e de campo, organizada em trÃs etapas. A primeira consistiu na analise das diretrizes e instrumentais propostos pela Secretaria Municipal da EducaÃÃo de Fortaleza sobre as prÃticas pedagÃgicas avaliativas na EducaÃÃo Infantil. A segunda etapa envolveu o delineamento das concepÃÃes docentes sobre a crianÃa, EducaÃÃo Infantil, formaÃÃo continuada e processo avaliativo, identificando as aproximaÃÃes e distanciamentos das prÃticas pedagÃgicas nos tipos de unidades de atendimento da rede municipal de Fortaleza. Na terceira e Ãltima etapa buscou-se investigar as prÃticas avaliativas das professoras que atuam na EducaÃÃo Infantil na rede municipal de Fortaleza. Para a anÃlise dos dados utilizou-se o Programa Atlas TI, software que colaborou na organizaÃÃo e categorizaÃÃo dos dados qualitativos. Tratados os dados, emergiram as categorias que foram analisadas a partir da anÃlise de conteÃdo proposta por Bardin (2009). A partir da analise dos dados, os resultados apontaram que à preciso incorporar a cultura de avaliaÃÃo ao trabalho docente, documentar o que està sendo realizado: registrar osdiÃlogos das crianÃas, as mediaÃÃes realizadas, os planejamentos. Contudo, à preciso destacar que nÃo se trata de um registro cotidiano simplesmente para implementaÃÃo de uma prÃtica avaliativa coerente e singular, à necessÃrio um tipo de formaÃÃo especÃfica para tal realizaÃÃo, jà que exige um conhecimento sobre as diversas dimensÃes do desenvolvimento infantil e sobre os diversos instrumentos de documentaÃÃo pedagÃgica no cotidiano escolar.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18605application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:28Zmail@mail.com -
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