O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18605 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_0f22a73c9e9297a1be153fc1ba392146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11473 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de FortalezaThe said and lived: concepts and practices in evaluative children of Fortaleza Municipal Education 2016-09-26Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes55491812315http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Lia Machado Fiuza Fialho62691104320http://lattes.cnpq.br/461489419111311474626906320http://lattes.cnpq.br/8487696895965022 Luciana Kellen de Souza GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo EducaÃÃo Infantil PrÃticas PedagÃgicasEvaluation Child education Pedagogical practicesEDUCACAO PRE-ESCOLARnÃo hÃO objetivo desse estudo à o de investigar a relaÃÃo entre a sistemÃtica avaliativa para EducaÃÃo Infantil proposta pela Secretaria Municipal da EducaÃÃo de Fortaleza e as prÃticas avaliativas existentes nas unidades de atendimento de EducaÃÃo Infantil pesquisadas. As balizas desse escopo assentam-se no entendimento da avaliaÃÃo na EducaÃÃo Infantil enquanto instrumento de reflexÃo sobre a prÃtica pedagÃgica na busca do aperfeiÃoamento das experiÃncias da crianÃa no espaÃo escolar. Em especial, no que se refere a avaliaÃÃo da crianÃa, esta à tida como contÃnua, pautada na observaÃÃo, escuta e registros acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem da crianÃa (BRASIL, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d; HOFFMANN, 2000; ROSEMBERG, 1997). Nas instituiÃÃes de EducaÃÃo Infantil, a avaliaÃÃo possui um carÃter diferenciado, trazendo novos desafios ao educador que atua nessa etapa de ensino. Como metodologia, esse estudo configurou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e de campo, organizada em trÃs etapas. A primeira consistiu na analise das diretrizes e instrumentais propostos pela Secretaria Municipal da EducaÃÃo de Fortaleza sobre as prÃticas pedagÃgicas avaliativas na EducaÃÃo Infantil. A segunda etapa envolveu o delineamento das concepÃÃes docentes sobre a crianÃa, EducaÃÃo Infantil, formaÃÃo continuada e processo avaliativo, identificando as aproximaÃÃes e distanciamentos das prÃticas pedagÃgicas nos tipos de unidades de atendimento da rede municipal de Fortaleza. Na terceira e Ãltima etapa buscou-se investigar as prÃticas avaliativas das professoras que atuam na EducaÃÃo Infantil na rede municipal de Fortaleza. Para a anÃlise dos dados utilizou-se o Programa Atlas TI, software que colaborou na organizaÃÃo e categorizaÃÃo dos dados qualitativos. Tratados os dados, emergiram as categorias que foram analisadas a partir da anÃlise de conteÃdo proposta por Bardin (2009). A partir da analise dos dados, os resultados apontaram que à preciso incorporar a cultura de avaliaÃÃo ao trabalho docente, documentar o que està sendo realizado: registrar osdiÃlogos das crianÃas, as mediaÃÃes realizadas, os planejamentos. Contudo, à preciso destacar que nÃo se trata de um registro cotidiano simplesmente para implementaÃÃo de uma prÃtica avaliativa coerente e singular, à necessÃrio um tipo de formaÃÃo especÃfica para tal realizaÃÃo, jà que exige um conhecimento sobre as diversas dimensÃes do desenvolvimento infantil e sobre os diversos instrumentos de documentaÃÃo pedagÃgica no cotidiano escolar.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18605application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:28Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The said and lived: concepts and practices in evaluative children of Fortaleza Municipal Education |
title |
O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza |
spellingShingle |
O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza Luciana Kellen de Souza Gomes AvaliaÃÃo EducaÃÃo Infantil PrÃticas PedagÃgicas Evaluation Child education Pedagogical practices EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza |
title_full |
O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza |
title_fullStr |
O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza |
title_sort |
O dito e o vivido: concepÃÃes e prÃticas avaliativas na educaÃÃo infantil da rede municipal de Fortaleza |
author |
Luciana Kellen de Souza Gomes |
author_facet |
Luciana Kellen de Souza Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
25904612320 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Paula de Medeiros Ribeiro |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
39354598315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6388557443388587 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
55491812315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
04698673704 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Lia Machado Fiuza Fialho |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
62691104320 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4614894191113114 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
74626906320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8487696895965022 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana Kellen de Souza Gomes |
contributor_str_mv |
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca Ana Paula de Medeiros Ribeiro DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes Nicolino Trompieri Filho Lia Machado Fiuza Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo EducaÃÃo Infantil PrÃticas PedagÃgicas |
topic |
AvaliaÃÃo EducaÃÃo Infantil PrÃticas PedagÃgicas Evaluation Child education Pedagogical practices EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation Child education Pedagogical practices |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo desse estudo à o de investigar a relaÃÃo entre a sistemÃtica avaliativa para EducaÃÃo Infantil proposta pela Secretaria Municipal da EducaÃÃo de Fortaleza e as prÃticas avaliativas existentes nas unidades de atendimento de EducaÃÃo Infantil pesquisadas. As balizas desse escopo assentam-se no entendimento da avaliaÃÃo na EducaÃÃo Infantil enquanto instrumento de reflexÃo sobre a prÃtica pedagÃgica na busca do aperfeiÃoamento das experiÃncias da crianÃa no espaÃo escolar. Em especial, no que se refere a avaliaÃÃo da crianÃa, esta à tida como contÃnua, pautada na observaÃÃo, escuta e registros acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem da crianÃa (BRASIL, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d; HOFFMANN, 2000; ROSEMBERG, 1997). Nas instituiÃÃes de EducaÃÃo Infantil, a avaliaÃÃo possui um carÃter diferenciado, trazendo novos desafios ao educador que atua nessa etapa de ensino. Como metodologia, esse estudo configurou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e de campo, organizada em trÃs etapas. A primeira consistiu na analise das diretrizes e instrumentais propostos pela Secretaria Municipal da EducaÃÃo de Fortaleza sobre as prÃticas pedagÃgicas avaliativas na EducaÃÃo Infantil. A segunda etapa envolveu o delineamento das concepÃÃes docentes sobre a crianÃa, EducaÃÃo Infantil, formaÃÃo continuada e processo avaliativo, identificando as aproximaÃÃes e distanciamentos das prÃticas pedagÃgicas nos tipos de unidades de atendimento da rede municipal de Fortaleza. Na terceira e Ãltima etapa buscou-se investigar as prÃticas avaliativas das professoras que atuam na EducaÃÃo Infantil na rede municipal de Fortaleza. Para a anÃlise dos dados utilizou-se o Programa Atlas TI, software que colaborou na organizaÃÃo e categorizaÃÃo dos dados qualitativos. Tratados os dados, emergiram as categorias que foram analisadas a partir da anÃlise de conteÃdo proposta por Bardin (2009). A partir da analise dos dados, os resultados apontaram que à preciso incorporar a cultura de avaliaÃÃo ao trabalho docente, documentar o que està sendo realizado: registrar osdiÃlogos das crianÃas, as mediaÃÃes realizadas, os planejamentos. Contudo, à preciso destacar que nÃo se trata de um registro cotidiano simplesmente para implementaÃÃo de uma prÃtica avaliativa coerente e singular, à necessÃrio um tipo de formaÃÃo especÃfica para tal realizaÃÃo, jà que exige um conhecimento sobre as diversas dimensÃes do desenvolvimento infantil e sobre os diversos instrumentos de documentaÃÃo pedagÃgica no cotidiano escolar. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18605 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295230522294272 |