EstÃticas da memÃria: linguagem, origem e imagem na crÃtica do conhecimento em Walter Benjamin.
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstÃticas da memÃria: linguagem, origem e imagem na crÃtica do conhecimento em Walter Benjamin. Aesthetic Memory: Language, Image Source and the critique of knowledge in Walter Benjamin.2012-02-27Dilmar Santos de Miranda03864065704Ilana Viana do Amaral35922451391http://lattes.cnpq.br/6718219223952735Fernando Ribeiro de Moraes Barros2556088583502118917384http://lattes.cnpq.br/2220346054859727 Mateus VinÃcus de Barros UchÃaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRLanguage Origin ImageWalter Benjamin Linguagem ImagemFILOSOFIACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel SuperiorCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO projeto de estudo em questÃo visa aprofundar-se na obra de Walter Benjamin, concentrando-se na idÃia de limiar como uma noÃÃo estruturante que perpassa as mÃltiplas fases de seu pensamento. O modo de alegorese presente e expressivo na escrita deste autor, onde se articula uma teoria das imagens dialÃticas, à importante para nossa interpretaÃÃo pois a prÃpria escrita benjaminiana apresenta-se como um medium-de-reflexÃo onde revela-se as suas concepÃÃes epistemolÃgicas acerca do carÃter da IdÃia, suas reflexÃes estÃticas e sua crÃtica de carÃter historiogrÃfico. Toda sua escrita que traz em si tais questÃes à a expressÃo e zona de limiar a respeito da relaÃÃo belo/verdade, forma/conteÃdo, linguagem/imagem, sensÃvel/inteligÃvel, tempo/histÃria. Sugere-se entÃo que a partir da relaÃÃo entre verdade e beleza, Benjamin desenvolve em sua crÃtica o conceito de sem-expressÃo, elemento este que desfaz a falsa totalidade da aparÃncia para revelar um fragmento verdadeiro do mundo, pela obra de arte, conectando a arte enquanto aparÃncia ao campo da verdade revelando-a como lei essencial para o pensamento. O trabalho propÃe-se a refletir, juntamente com essas questÃes, o vÃnculo entre o conceito de sem-expressÃo e o aspecto intrinsecamente fragmentÃrio do conhecimento histÃrico-linguÃstico deste pensador berlinense no intuito de apresentar nesta reflexÃo a forÃa fisiognÃmica da linguagem, ou seja, sua expressÃo imagÃtica na relaÃÃo entre sÃmbolo e alegoria que constituem um limiar de crÃtica imanente em Walter Benjamin.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7179application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:10Zmail@mail.com - |
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O projeto de estudo em questÃo visa aprofundar-se na obra de Walter Benjamin, concentrando-se na idÃia de limiar como uma noÃÃo estruturante que perpassa as mÃltiplas fases de seu pensamento. O modo de alegorese presente e expressivo na escrita deste autor, onde se articula uma teoria das imagens dialÃticas, à importante para nossa interpretaÃÃo pois a prÃpria escrita benjaminiana apresenta-se como um medium-de-reflexÃo onde revela-se as suas concepÃÃes epistemolÃgicas acerca do carÃter da IdÃia, suas reflexÃes estÃticas e sua crÃtica de carÃter historiogrÃfico. Toda sua escrita que traz em si tais questÃes à a expressÃo e zona de limiar a respeito da relaÃÃo belo/verdade, forma/conteÃdo, linguagem/imagem, sensÃvel/inteligÃvel, tempo/histÃria. Sugere-se entÃo que a partir da relaÃÃo entre verdade e beleza, Benjamin desenvolve em sua crÃtica o conceito de sem-expressÃo, elemento este que desfaz a falsa totalidade da aparÃncia para revelar um fragmento verdadeiro do mundo, pela obra de arte, conectando a arte enquanto aparÃncia ao campo da verdade revelando-a como lei essencial para o pensamento. O trabalho propÃe-se a refletir, juntamente com essas questÃes, o vÃnculo entre o conceito de sem-expressÃo e o aspecto intrinsecamente fragmentÃrio do conhecimento histÃrico-linguÃstico deste pensador berlinense no intuito de apresentar nesta reflexÃo a forÃa fisiognÃmica da linguagem, ou seja, sua expressÃo imagÃtica na relaÃÃo entre sÃmbolo e alegoria que constituem um limiar de crÃtica imanente em Walter Benjamin. |
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