Uma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MarcÃlio Lima FalcÃo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8567
Resumo: UMA MORTE MUITO APERREADA: MemÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em Mossorà à uma pesquisa que tem como objetivo estudar a historicidade da construÃÃo das memÃrias sobre a santificaÃÃo do cangaceiro Jararaca, morto na noite de 19 de junho de 1927, no cemitÃrio SÃo SebastiÃo, em MossorÃ, pela forÃa policial que o escoltava para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A interpretaÃÃo à realizada por meio da anÃlise da documentaÃÃo dos jornais O Mossoroense, O Nordeste e O Correio do Povo, da anÃlise de obras com narrativas a respeito da morte de Jararaca, da importÃncia dos lugares de memÃria como espaÃos de conflito e das falas dos devotos que visitam o tÃmulo de Jararaca no dia de finados. Procuramos compreender as formas de circulaÃÃo, apreensÃo e ressignificaÃÃo das memÃrias sobre a santificaÃÃo de Jararaca.
id UFC_0fdf86cf8a5c138cf383b2559ce29fb1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4688
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ. An agonizing death: Memory and forgetting about the narratives of a bandit of LampiÃo in MossorÃ2011-10-10Francisco RÃgis Lopes Ramos37147757300http://lattes.cnpq.br/0673001612414612Edilberto Cavalcante Reis42405190397http://lattes.cnpq.br/1202940746882108Ana Rita Fonteles Duarte76612899387://lattes.cnpq.br/1294847348263407 51974096300lattes.cnpq.br/5594231476327875MarcÃlio Lima FalcÃoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRMorte Narrativa MemÃria Escrita OralidadeDeath Memory Narrative Writing OralityHISTORIAUMA MORTE MUITO APERREADA: MemÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em Mossorà à uma pesquisa que tem como objetivo estudar a historicidade da construÃÃo das memÃrias sobre a santificaÃÃo do cangaceiro Jararaca, morto na noite de 19 de junho de 1927, no cemitÃrio SÃo SebastiÃo, em MossorÃ, pela forÃa policial que o escoltava para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A interpretaÃÃo à realizada por meio da anÃlise da documentaÃÃo dos jornais O Mossoroense, O Nordeste e O Correio do Povo, da anÃlise de obras com narrativas a respeito da morte de Jararaca, da importÃncia dos lugares de memÃria como espaÃos de conflito e das falas dos devotos que visitam o tÃmulo de Jararaca no dia de finados. Procuramos compreender as formas de circulaÃÃo, apreensÃo e ressignificaÃÃo das memÃrias sobre a santificaÃÃo de Jararaca.An agonizing death: Memory and forgetting about the narratives of a bandit of LampiÃo in Mossorà is a research that aims to study the history of construction of memories on the santification of the bandit Jararaca, dead on the night of june 19, 1927 in the cemetry SÃo SebastiÃo in Mossorà by the police force that was scorting him for Natal, capital of Rio Grande do Norte. The interpretation is accomplished through analysis of documentation from the newspapers O Mossoroense, O Nordeste and O Correio do Povo, the analysis of works with narratives about the death of Jararaca, the importance of places of memory as spaces of conflict and statements of the devotees visiting the grave of Jararaca on Memorial day. We seek to understand the forms of movement, confiscation and reframing of memories about the santification of Jararaca nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8567application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:35Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Uma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An agonizing death: Memory and forgetting about the narratives of a bandit of LampiÃo in MossorÃ
title Uma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ.
spellingShingle Uma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ.
MarcÃlio Lima FalcÃo
Morte
Narrativa
MemÃria
Escrita
Oralidade
Death
Memory
Narrative
Writing
Orality
HISTORIA
title_short Uma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ.
title_full Uma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ.
title_fullStr Uma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ.
title_full_unstemmed Uma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ.
title_sort Uma morte muito aperreada: memÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em MossorÃ.
author MarcÃlio Lima FalcÃo
author_facet MarcÃlio Lima FalcÃo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco RÃgis Lopes Ramos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 37147757300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0673001612414612
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Edilberto Cavalcante Reis
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 42405190397
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1202940746882108
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Rita Fonteles Duarte
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 76612899387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv ://lattes.cnpq.br/1294847348263407
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 51974096300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5594231476327875
dc.contributor.author.fl_str_mv MarcÃlio Lima FalcÃo
contributor_str_mv Francisco RÃgis Lopes Ramos
Edilberto Cavalcante Reis
Ana Rita Fonteles Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Narrativa
MemÃria
Escrita
Oralidade
topic Morte
Narrativa
MemÃria
Escrita
Oralidade
Death
Memory
Narrative
Writing
Orality
HISTORIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Death
Memory
Narrative
Writing
Orality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv HISTORIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv UMA MORTE MUITO APERREADA: MemÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em Mossorà à uma pesquisa que tem como objetivo estudar a historicidade da construÃÃo das memÃrias sobre a santificaÃÃo do cangaceiro Jararaca, morto na noite de 19 de junho de 1927, no cemitÃrio SÃo SebastiÃo, em MossorÃ, pela forÃa policial que o escoltava para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A interpretaÃÃo à realizada por meio da anÃlise da documentaÃÃo dos jornais O Mossoroense, O Nordeste e O Correio do Povo, da anÃlise de obras com narrativas a respeito da morte de Jararaca, da importÃncia dos lugares de memÃria como espaÃos de conflito e das falas dos devotos que visitam o tÃmulo de Jararaca no dia de finados. Procuramos compreender as formas de circulaÃÃo, apreensÃo e ressignificaÃÃo das memÃrias sobre a santificaÃÃo de Jararaca.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv An agonizing death: Memory and forgetting about the narratives of a bandit of LampiÃo in Mossorà is a research that aims to study the history of construction of memories on the santification of the bandit Jararaca, dead on the night of june 19, 1927 in the cemetry SÃo SebastiÃo in Mossorà by the police force that was scorting him for Natal, capital of Rio Grande do Norte. The interpretation is accomplished through analysis of documentation from the newspapers O Mossoroense, O Nordeste and O Correio do Povo, the analysis of works with narratives about the death of Jararaca, the importance of places of memory as spaces of conflict and statements of the devotees visiting the grave of Jararaca on Memorial day. We seek to understand the forms of movement, confiscation and reframing of memories about the santification of Jararaca
description UMA MORTE MUITO APERREADA: MemÃria e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de LampiÃo em Mossorà à uma pesquisa que tem como objetivo estudar a historicidade da construÃÃo das memÃrias sobre a santificaÃÃo do cangaceiro Jararaca, morto na noite de 19 de junho de 1927, no cemitÃrio SÃo SebastiÃo, em MossorÃ, pela forÃa policial que o escoltava para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A interpretaÃÃo à realizada por meio da anÃlise da documentaÃÃo dos jornais O Mossoroense, O Nordeste e O Correio do Povo, da anÃlise de obras com narrativas a respeito da morte de Jararaca, da importÃncia dos lugares de memÃria como espaÃos de conflito e das falas dos devotos que visitam o tÃmulo de Jararaca no dia de finados. Procuramos compreender as formas de circulaÃÃo, apreensÃo e ressignificaÃÃo das memÃrias sobre a santificaÃÃo de Jararaca.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8567
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295165083811840