ConstruÃÃo e validaÃÃo de um curso a distÃncia para promoÃÃo da saÃde mamÃria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izabel Cristina FalcÃo Juvenal Barbosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8645
Resumo: Objetivou-se construir e validar um curso a distÃncia para promoÃÃo da saÃde mamÃria para os enfermeiros da EstratÃgia de SaÃde da FamÃlia de Fortaleza-CE. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento e criaÃÃo de coursewares de aprendizagem que podem ser aplicados no ensino e na assistÃncia de enfermagem. A proposta metodolÃgica foi composta de cinco etapas: 1) anÃlise e planejamento; 2) modelagem; 3) implementaÃÃo; 4) avaliaÃÃo e manutenÃÃo; e 5) distribuiÃÃo. O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Mama (AVAPMAMA) foi elaborado no perÃodo de junho a novembro de 2011 e aprovado pelo COMEPE/UFC, sob o protocolo n 78/10. Possui na sua pÃgina principal: home (apresentaÃÃo, estrutura e cronograma do curso); biblioteca (livros, manuais, referÃncias, glossÃrio); meu espaÃo (agenda, contato, portfÃlio); equipe de elaboraÃÃo; instrumentos dos juÃzes de conteÃdo e dos enfermeiros da EstratÃgia de SaÃde da FamÃlia. AlÃm disso, o conteÃdo do CASM està disponibilizado em quatro mÃdulos de aprendizagem que contemplam 15 unidades temÃticas, contendo itens e subitens. Participaram da validaÃÃo do curso nove juÃzes da Ãrea de enfermagem, pedagogia e webdesigner que atenderam aos parÃmetros de seleÃÃo: titulaÃÃo, produÃÃo cientÃfica e tempo de atuaÃÃo com a temÃtica. Esses aspectos receberam uma pontuaÃÃo mÃnima de cinco pontos. A partir da anÃlise dos resultados sobre o perfil sociodemogrÃfico dos participantes do estudo, observou-se que 44,4% dos especialistas apresentavam idade na Ãpoca do diagnÃstico variando entre 28 e 40 anos; 33,3% possuÃam especializaÃÃo e doutorado; 44,4% eram casados; 55,6% possuÃam tempo de formaÃÃo variando entre quatro e 13 anos, alÃm de experiÃncia como tutor em EaD; 66,7% referiram tempo de experiÃncia em EaD menor que quatro anos. As variÃveis referentes Ãs perspectivas tÃcnicas, didÃtico-pedagÃgicas, comunicacionais e sociais que apresentaram Ãndice de concordÃncia superior a 65% foram: as informaÃÃes sÃo compatÃveis com os objetivos; a aprendizagem autÃnoma permite ao aluno acessar suas prÃprias fontes, ampliando sua aprendizagem; a sequÃncia, a coerÃncia dos conteÃdos e as referÃncias acrescentam valor à informaÃÃo, favorecendo a troca de experiÃncias e a construÃÃo dos conhecimentos; o paradigma da aprendizagem à interacionista, construtivista e facilita o processo de aprendizagem; a metodologia à cooperativa, interativa e problematizadora, baseada na identificaÃÃo e resoluÃÃo de problemas. As variÃveis que obtiveram Ãndice de concordÃncia igual a 50% foram: o designer grÃfico das pÃginas favorece o aprendizado; o usuÃrio tem facilidade de navegaÃÃo; o aprendizado parte da experiÃncia do aluno; o ambiente propicia a interdisciplinaridade; o conteÃdo à construÃdo no processo, sem uma sequÃncia Ãnica; o acesso ao ambiente possibilita realizar a discussÃo dos assuntos. Conclui-se que o curso a distÃncia à uma ferramenta que tem o propÃsito de ampliar e enriquecer os espaÃos de convivÃncia nos quais os enfermeiros podem interagir e construir seu prÃprio conhecimento. Favorece a interatividade, a comunicaÃÃo, a autonomia e a cooperaÃÃo entre os participantes e oferece acesso Ãs tecnologias educacionais. Acrescenta-se, ainda, que o processo de ensino-aprendizagem desenvolve vÃrios aspectos do indivÃduo (afetivos, cognitivos e psicomotores) que fazem parte da construÃÃo do conhecimento.
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Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento e criaÃÃo de coursewares de aprendizagem que podem ser aplicados no ensino e na assistÃncia de enfermagem. A proposta metodolÃgica foi composta de cinco etapas: 1) anÃlise e planejamento; 2) modelagem; 3) implementaÃÃo; 4) avaliaÃÃo e manutenÃÃo; e 5) distribuiÃÃo. O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Mama (AVAPMAMA) foi elaborado no perÃodo de junho a novembro de 2011 e aprovado pelo COMEPE/UFC, sob o protocolo n 78/10. Possui na sua pÃgina principal: home (apresentaÃÃo, estrutura e cronograma do curso); biblioteca (livros, manuais, referÃncias, glossÃrio); meu espaÃo (agenda, contato, portfÃlio); equipe de elaboraÃÃo; instrumentos dos juÃzes de conteÃdo e dos enfermeiros da EstratÃgia de SaÃde da FamÃlia. AlÃm disso, o conteÃdo do CASM està disponibilizado em quatro mÃdulos de aprendizagem que contemplam 15 unidades temÃticas, contendo itens e subitens. Participaram da validaÃÃo do curso nove juÃzes da Ãrea de enfermagem, pedagogia e webdesigner que atenderam aos parÃmetros de seleÃÃo: titulaÃÃo, produÃÃo cientÃfica e tempo de atuaÃÃo com a temÃtica. Esses aspectos receberam uma pontuaÃÃo mÃnima de cinco pontos. A partir da anÃlise dos resultados sobre o perfil sociodemogrÃfico dos participantes do estudo, observou-se que 44,4% dos especialistas apresentavam idade na Ãpoca do diagnÃstico variando entre 28 e 40 anos; 33,3% possuÃam especializaÃÃo e doutorado; 44,4% eram casados; 55,6% possuÃam tempo de formaÃÃo variando entre quatro e 13 anos, alÃm de experiÃncia como tutor em EaD; 66,7% referiram tempo de experiÃncia em EaD menor que quatro anos. As variÃveis referentes Ãs perspectivas tÃcnicas, didÃtico-pedagÃgicas, comunicacionais e sociais que apresentaram Ãndice de concordÃncia superior a 65% foram: as informaÃÃes sÃo compatÃveis com os objetivos; a aprendizagem autÃnoma permite ao aluno acessar suas prÃprias fontes, ampliando sua aprendizagem; a sequÃncia, a coerÃncia dos conteÃdos e as referÃncias acrescentam valor à informaÃÃo, favorecendo a troca de experiÃncias e a construÃÃo dos conhecimentos; o paradigma da aprendizagem à interacionista, construtivista e facilita o processo de aprendizagem; a metodologia à cooperativa, interativa e problematizadora, baseada na identificaÃÃo e resoluÃÃo de problemas. As variÃveis que obtiveram Ãndice de concordÃncia igual a 50% foram: o designer grÃfico das pÃginas favorece o aprendizado; o usuÃrio tem facilidade de navegaÃÃo; o aprendizado parte da experiÃncia do aluno; o ambiente propicia a interdisciplinaridade; o conteÃdo à construÃdo no processo, sem uma sequÃncia Ãnica; o acesso ao ambiente possibilita realizar a discussÃo dos assuntos. Conclui-se que o curso a distÃncia à uma ferramenta que tem o propÃsito de ampliar e enriquecer os espaÃos de convivÃncia nos quais os enfermeiros podem interagir e construir seu prÃprio conhecimento. Favorece a interatividade, a comunicaÃÃo, a autonomia e a cooperaÃÃo entre os participantes e oferece acesso Ãs tecnologias educacionais. Acrescenta-se, ainda, que o processo de ensino-aprendizagem desenvolve vÃrios aspectos do indivÃduo (afetivos, cognitivos e psicomotores) que fazem parte da construÃÃo do conhecimento. The aim was to construct and validate a distance learning course for mammary health promotion for Family Health Strategy (FHS) professionals in Fortaleza-CE. It is a research for development and creation of learning coursewares which can be applied whithin nursing teaching and assistance. The methodological proposal has been composed of five stages: 1) Analysis and planning; 2) Modelling; 3) Implementation; 4) Evaluation and maintenance; 5) Distribution. This Breast Learning Virtual Environment (AVAPMAMA) has been elaborated during the period from June to November 2011 and ethically approved under COMEPE/UFC protocol n 78/10. It presents in its home page: home (presentation, structure and course schedule); library (books, manuals, reverences, glossary); my space (agenda, contact, portfolio); elaboration group; content judges and FHS nurses instruments. Beyond that, the course content is available in four learning modules which addresses 15 thematic units which contains items and subitems. Nine judges from nursing, pedagogy and web designer areas have participated in the course validation process. They attended the selection parameters: academic degree, scientific production and length of time working within the thematic. These aspects have received a minimal punctuation of five. Considering the results analysis on the sociodemographic profile of the study participants, it has been observed that 44,4% of specialists presented age varying from 28 to 40 years, by the time of diagnosis; 33,3% had specialization and doctorate degree, 44,4% were married, 55,6% had graduation time varying from 4 to 13 years and were experienced as online learning education tutors, 66,7% referred having experience as online learning education tutors less than four years. The variables related to technical, didactic-pedagogic, communication and social perspectives which presented concordance rate higher than 65% were: the information is compatible with the objectives; the autonomous learning allows the student to access his/her own sources, widening his/her learning; the sequence of the contents and the references add value to information, which helps experiences exchanging and the knowledge construction; the learning paradigm à interacionist and construtivist and helps the process of learning; the methodology is cooperative, interactive and problematized, based on problem identification and resolution. The variables which have got concordance rate equal to 50% were: the webpages graphic designer supports learning; the user has easy browsing; learning starts up from student experience; the web environment propitiates interdisciplinarity; the content is constructed in the process, without a unique sequence; the web environment access enables the subject discussion. It is concluded that the distance learning course is a tool which has the proposal of widen and enhance the acquaintanceship spaces in which nurses may interact and construct their own knowledge. It supports the interactivity, the communication, the autonomy and cooperation among the participants and offer access to educational technologies. Additionally, the process of teaching-learning develops several aspects of the individual (affective, cognitive and psychomotor), which are part of the knowledge construction. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8645application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:45Zmail@mail.com -
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