CÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Gomes Nogueira Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4386
Resumo: A prevenÃÃo à um meio eficaz pra lidar com o HIV/Aids e a igreja como rede comunitÃria de saÃde à um cenÃrio propÃcio à construÃÃo cultural de adolescentes no que se refere à adoÃÃo de comportamentos sexuais seguros, pois adota postura cautelosa ao demonstrar valorizaÃÃo nas relaÃÃes sexuais com responsabilidade e, principalmente, com respeito a si e ao outro. O estudo apresenta como objetivo geral favorecer um espaÃo crÃtico-reflexivo voltado para o HIV/Aids, junto aos adolescentes que fazem parte de um grupo da Igreja CatÃlica no municÃpio de TianguÃ-CearÃ, com base no pensamento de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo, realizada no perÃodo de maio a agosto de 2009. Os sujeitos foram dez adolescentes inseridos em grupos de jovens da RenovaÃÃo CarismÃtica CatÃlica. Como instrumentos para coleta de dados utilizou-se um formulÃrio de entrevista, observaÃÃo-participante, registro fotogrÃfico, filmagens e registro em diÃrio de campo. Como mÃtodo e tÃcnica foram utilizados o CÃrculo de Cultura para articular a dimensÃo coletiva e interativa da investigaÃÃo no desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo. Deste modo foram realizados oito CÃrculos de Cultura construÃdos de acordo com as seguintes etapas: descoberta do universo individual e coletivo, problematizaÃÃo com fundamentaÃÃo teÃrica, desconstruÃÃo de conceitos com reflexÃo teÃrica-prÃtica, (re)construÃÃo coletiva, sÃntese da vivÃncia, avaliaÃÃo de cada cÃrculo e outra avaliaÃÃo final, para estes momentos foi necessÃrio a seleÃÃo dos temas e criaÃÃo de situaÃÃes para problematizaÃÃo de acordo com a realidade percebida. Os cÃrculos consideraram os pressupostos do MÃtodo Paulo Freire, como: diÃlogo, participaÃÃo, reflexÃo teÃrico-prÃtica, valorizaÃÃo do conhecimento, respeito à cultura, acesso a conteÃdos relacionando-os à realidade e autonomia para realizaÃÃo de escolhas pautadas na reflexÃo crÃtica da realidade vivida. A anÃlise e interpretaÃÃo dos resultados privilegiaram a discussÃo dos dados, de acordo com a sequÃncia dos CÃrculos, considerando a experiÃncia vivida pelo grupo e o diÃlogo com a literatura realizada pela pesquisadora-animadora. Neste sentido os adolescentes refletiram acerca dos temas: HIV/Aids, castidade, sexualidade e prevenÃÃo no contexto religioso, momentos que permitiram a desconstruÃÃo e (re)construÃÃo de conceitos e (prÃ)conceitos. A realizaÃÃo do cÃrculo de cultura como estratÃgia educativa e investigativa com adolescentes inseridos na Igreja vem despertar a influencia que a Igreja exerce nesse grupo, quando realiza ensinamentos relacionados à castidade e fidelidade compreendidas como comportamentos a serem adotados e consequentes meios de prevenÃÃo ao HIV/Aids, o silenciamento desta a respeito da sexualidade, a desvalorizaÃÃo das informaÃÃes sobre o uso do preservativo por parte dos adolescentes e o reconhecimento da necessidade de mais conhecimento que contemplem os temas que emergiram no estudo. Assim, os enfermeiros precisam utilizar metodologias emancipatÃrias que favoreÃam o diÃlogo pautado na confianÃa e respeito entre educador/educando, fortalecendo uma relaÃÃo de amizade para a reflexÃo, envolvendo a adoÃÃo de comportamentos sexuais seguros em adolescentes inseridos na igreja.
id UFC_11cb10772b25b039be737026dc00b7ca
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3396
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDScircle of culture with adolescents belonging to religious groups and prevention of HIV/AIDS2010-02-05PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro48524344334Josà AntÃnio Transferetti 11166655544Neiva Francenely Cunha Vieira11270217372Rui Verlaine Oliveira Moreira0497431033054794048300Adriana Gomes Nogueira FerreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRenfermagem vÃrus da imunodeficiÃncia humana religiÃo adolescentenursing, health education, acquired immunodeficiency syndrome, human immunodeficiency virus religion teenagerENFERMAGEMA prevenÃÃo à um meio eficaz pra lidar com o HIV/Aids e a igreja como rede comunitÃria de saÃde à um cenÃrio propÃcio à construÃÃo cultural de adolescentes no que se refere à adoÃÃo de comportamentos sexuais seguros, pois adota postura cautelosa ao demonstrar valorizaÃÃo nas relaÃÃes sexuais com responsabilidade e, principalmente, com respeito a si e ao outro. O estudo apresenta como objetivo geral favorecer um espaÃo crÃtico-reflexivo voltado para o HIV/Aids, junto aos adolescentes que fazem parte de um grupo da Igreja CatÃlica no municÃpio de TianguÃ-CearÃ, com base no pensamento de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo, realizada no perÃodo de maio a agosto de 2009. Os sujeitos foram dez adolescentes inseridos em grupos de jovens da RenovaÃÃo CarismÃtica CatÃlica. Como instrumentos para coleta de dados utilizou-se um formulÃrio de entrevista, observaÃÃo-participante, registro fotogrÃfico, filmagens e registro em diÃrio de campo. Como mÃtodo e tÃcnica foram utilizados o CÃrculo de Cultura para articular a dimensÃo coletiva e interativa da investigaÃÃo no desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo. Deste modo foram realizados oito CÃrculos de Cultura construÃdos de acordo com as seguintes etapas: descoberta do universo individual e coletivo, problematizaÃÃo com fundamentaÃÃo teÃrica, desconstruÃÃo de conceitos com reflexÃo teÃrica-prÃtica, (re)construÃÃo coletiva, sÃntese da vivÃncia, avaliaÃÃo de cada cÃrculo e outra avaliaÃÃo final, para estes momentos foi necessÃrio a seleÃÃo dos temas e criaÃÃo de situaÃÃes para problematizaÃÃo de acordo com a realidade percebida. Os cÃrculos consideraram os pressupostos do MÃtodo Paulo Freire, como: diÃlogo, participaÃÃo, reflexÃo teÃrico-prÃtica, valorizaÃÃo do conhecimento, respeito à cultura, acesso a conteÃdos relacionando-os à realidade e autonomia para realizaÃÃo de escolhas pautadas na reflexÃo crÃtica da realidade vivida. A anÃlise e interpretaÃÃo dos resultados privilegiaram a discussÃo dos dados, de acordo com a sequÃncia dos CÃrculos, considerando a experiÃncia vivida pelo grupo e o diÃlogo com a literatura realizada pela pesquisadora-animadora. Neste sentido os adolescentes refletiram acerca dos temas: HIV/Aids, castidade, sexualidade e prevenÃÃo no contexto religioso, momentos que permitiram a desconstruÃÃo e (re)construÃÃo de conceitos e (prÃ)conceitos. A realizaÃÃo do cÃrculo de cultura como estratÃgia educativa e investigativa com adolescentes inseridos na Igreja vem despertar a influencia que a Igreja exerce nesse grupo, quando realiza ensinamentos relacionados à castidade e fidelidade compreendidas como comportamentos a serem adotados e consequentes meios de prevenÃÃo ao HIV/Aids, o silenciamento desta a respeito da sexualidade, a desvalorizaÃÃo das informaÃÃes sobre o uso do preservativo por parte dos adolescentes e o reconhecimento da necessidade de mais conhecimento que contemplem os temas que emergiram no estudo. Assim, os enfermeiros precisam utilizar metodologias emancipatÃrias que favoreÃam o diÃlogo pautado na confianÃa e respeito entre educador/educando, fortalecendo uma relaÃÃo de amizade para a reflexÃo, envolvendo a adoÃÃo de comportamentos sexuais seguros em adolescentes inseridos na igreja. Prevention is an effective means for working with HIV / AIDS and the church as a network of community health is a setting conducive to the cultural construction of adolescents with regard to the adoption of safe sexual behaviors, it adopts cautious to demonstrate the value of sex with responsibility and especially with respect to self and other. The study has as main objective to promote a critical and reflective area facing the HIV / AIDS with teens who are part of a group of the Catholic Church in the city of TianguÃ-CearÃ, based on the thought of Paulo Freire. This is a research- action, carried out between May and August 2009. The subjects were ten adolescents placed in youth groups of Catholic Charismatic Renewal. The instruments for data collection used a form of interview, participant observation, photographic records, filming and recording in the field diary. As the method and technique were used Circles of Culture to articulate the collective dimension of interactive research in the development of action research. Thus were carried out eight circles of culture constructed in accordance with the following steps: discovery of the Universe individual and collective problematization and theory, deconstruction of theoretical concepts and practice, collective (re) construction, summary of the experience, evaluation of each circle and one final assessment for these periods was necessary to select the themes and creating situations for questioning in accordance with the perceived reality. The circles considered the assumptions of the Paulo Freire method, such as: dialogue, participation, theoretical and practical value of knowledge, respect for culture, access to content relating to the reality and autonomy to carry out choices based on critical reflection of the reality . The analysis and interpretation of results have concentrated on the discussion of the data, according to the sequence of circles considering the experience of the group and the dialogue with the literature carried out by the researcher. In this sense the adolescents reflected on the themes: HIV / AIDS, chastity, sexuality and prevention in the religious context, moments that led to the deconstruction and (re) construction of concepts and (pre) concepts. The completion of the circle of culture as educational and investigative strategy with adolescents from the church is awakening to the influence that the church plays in this group when its teachings are related to teaching of the chastity and fidelity understood as behaviors to be adopted and the resulting means of preventing HIV / AIDS , the silencing of the church about sexuality, the devaluation of information on condom use by adolescents and recognition of the need for more knowledge that address the issues that emerged in the study. Therefore nurses need to use methodologies that promote emancipatory dialogue founded on the trust and respect between teacher / student, strengthening a relationship of friendship to the reflection about the adoption of safe sexual behaviors in adolescents in the church.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4386application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:33Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv CÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv circle of culture with adolescents belonging to religious groups and prevention of HIV/AIDS
title CÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDS
spellingShingle CÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDS
Adriana Gomes Nogueira Ferreira
enfermagem
vÃrus da imunodeficiÃncia humana
religiÃo
adolescente
nursing, health education, acquired immunodeficiency syndrome, human immunodeficiency virus
religion
teenager
ENFERMAGEM
title_short CÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDS
title_full CÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDS
title_fullStr CÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDS
title_full_unstemmed CÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDS
title_sort CÃrculo de cultura com adolescentes a grupos religiosos e a prevenÃÃo do HIV/AIDS
author Adriana Gomes Nogueira Ferreira
author_facet Adriana Gomes Nogueira Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 48524344334
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà AntÃnio Transferetti
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11166655544
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Neiva Francenely Cunha Vieira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11270217372
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rui Verlaine Oliveira Moreira
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 04974310330
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 54794048300
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana Gomes Nogueira Ferreira
contributor_str_mv PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro
Josà AntÃnio Transferetti
Neiva Francenely Cunha Vieira
Rui Verlaine Oliveira Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
vÃrus da imunodeficiÃncia humana
religiÃo
adolescente
topic enfermagem
vÃrus da imunodeficiÃncia humana
religiÃo
adolescente
nursing, health education, acquired immunodeficiency syndrome, human immunodeficiency virus
religion
teenager
ENFERMAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv nursing, health education, acquired immunodeficiency syndrome, human immunodeficiency virus
religion
teenager
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A prevenÃÃo à um meio eficaz pra lidar com o HIV/Aids e a igreja como rede comunitÃria de saÃde à um cenÃrio propÃcio à construÃÃo cultural de adolescentes no que se refere à adoÃÃo de comportamentos sexuais seguros, pois adota postura cautelosa ao demonstrar valorizaÃÃo nas relaÃÃes sexuais com responsabilidade e, principalmente, com respeito a si e ao outro. O estudo apresenta como objetivo geral favorecer um espaÃo crÃtico-reflexivo voltado para o HIV/Aids, junto aos adolescentes que fazem parte de um grupo da Igreja CatÃlica no municÃpio de TianguÃ-CearÃ, com base no pensamento de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo, realizada no perÃodo de maio a agosto de 2009. Os sujeitos foram dez adolescentes inseridos em grupos de jovens da RenovaÃÃo CarismÃtica CatÃlica. Como instrumentos para coleta de dados utilizou-se um formulÃrio de entrevista, observaÃÃo-participante, registro fotogrÃfico, filmagens e registro em diÃrio de campo. Como mÃtodo e tÃcnica foram utilizados o CÃrculo de Cultura para articular a dimensÃo coletiva e interativa da investigaÃÃo no desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo. Deste modo foram realizados oito CÃrculos de Cultura construÃdos de acordo com as seguintes etapas: descoberta do universo individual e coletivo, problematizaÃÃo com fundamentaÃÃo teÃrica, desconstruÃÃo de conceitos com reflexÃo teÃrica-prÃtica, (re)construÃÃo coletiva, sÃntese da vivÃncia, avaliaÃÃo de cada cÃrculo e outra avaliaÃÃo final, para estes momentos foi necessÃrio a seleÃÃo dos temas e criaÃÃo de situaÃÃes para problematizaÃÃo de acordo com a realidade percebida. Os cÃrculos consideraram os pressupostos do MÃtodo Paulo Freire, como: diÃlogo, participaÃÃo, reflexÃo teÃrico-prÃtica, valorizaÃÃo do conhecimento, respeito à cultura, acesso a conteÃdos relacionando-os à realidade e autonomia para realizaÃÃo de escolhas pautadas na reflexÃo crÃtica da realidade vivida. A anÃlise e interpretaÃÃo dos resultados privilegiaram a discussÃo dos dados, de acordo com a sequÃncia dos CÃrculos, considerando a experiÃncia vivida pelo grupo e o diÃlogo com a literatura realizada pela pesquisadora-animadora. Neste sentido os adolescentes refletiram acerca dos temas: HIV/Aids, castidade, sexualidade e prevenÃÃo no contexto religioso, momentos que permitiram a desconstruÃÃo e (re)construÃÃo de conceitos e (prÃ)conceitos. A realizaÃÃo do cÃrculo de cultura como estratÃgia educativa e investigativa com adolescentes inseridos na Igreja vem despertar a influencia que a Igreja exerce nesse grupo, quando realiza ensinamentos relacionados à castidade e fidelidade compreendidas como comportamentos a serem adotados e consequentes meios de prevenÃÃo ao HIV/Aids, o silenciamento desta a respeito da sexualidade, a desvalorizaÃÃo das informaÃÃes sobre o uso do preservativo por parte dos adolescentes e o reconhecimento da necessidade de mais conhecimento que contemplem os temas que emergiram no estudo. Assim, os enfermeiros precisam utilizar metodologias emancipatÃrias que favoreÃam o diÃlogo pautado na confianÃa e respeito entre educador/educando, fortalecendo uma relaÃÃo de amizade para a reflexÃo, envolvendo a adoÃÃo de comportamentos sexuais seguros em adolescentes inseridos na igreja.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Prevention is an effective means for working with HIV / AIDS and the church as a network of community health is a setting conducive to the cultural construction of adolescents with regard to the adoption of safe sexual behaviors, it adopts cautious to demonstrate the value of sex with responsibility and especially with respect to self and other. The study has as main objective to promote a critical and reflective area facing the HIV / AIDS with teens who are part of a group of the Catholic Church in the city of TianguÃ-CearÃ, based on the thought of Paulo Freire. This is a research- action, carried out between May and August 2009. The subjects were ten adolescents placed in youth groups of Catholic Charismatic Renewal. The instruments for data collection used a form of interview, participant observation, photographic records, filming and recording in the field diary. As the method and technique were used Circles of Culture to articulate the collective dimension of interactive research in the development of action research. Thus were carried out eight circles of culture constructed in accordance with the following steps: discovery of the Universe individual and collective problematization and theory, deconstruction of theoretical concepts and practice, collective (re) construction, summary of the experience, evaluation of each circle and one final assessment for these periods was necessary to select the themes and creating situations for questioning in accordance with the perceived reality. The circles considered the assumptions of the Paulo Freire method, such as: dialogue, participation, theoretical and practical value of knowledge, respect for culture, access to content relating to the reality and autonomy to carry out choices based on critical reflection of the reality . The analysis and interpretation of results have concentrated on the discussion of the data, according to the sequence of circles considering the experience of the group and the dialogue with the literature carried out by the researcher. In this sense the adolescents reflected on the themes: HIV / AIDS, chastity, sexuality and prevention in the religious context, moments that led to the deconstruction and (re) construction of concepts and (pre) concepts. The completion of the circle of culture as educational and investigative strategy with adolescents from the church is awakening to the influence that the church plays in this group when its teachings are related to teaching of the chastity and fidelity understood as behaviors to be adopted and the resulting means of preventing HIV / AIDS , the silencing of the church about sexuality, the devaluation of information on condom use by adolescents and recognition of the need for more knowledge that address the issues that emerged in the study. Therefore nurses need to use methodologies that promote emancipatory dialogue founded on the trust and respect between teacher / student, strengthening a relationship of friendship to the reflection about the adoption of safe sexual behaviors in adolescents in the church.
description A prevenÃÃo à um meio eficaz pra lidar com o HIV/Aids e a igreja como rede comunitÃria de saÃde à um cenÃrio propÃcio à construÃÃo cultural de adolescentes no que se refere à adoÃÃo de comportamentos sexuais seguros, pois adota postura cautelosa ao demonstrar valorizaÃÃo nas relaÃÃes sexuais com responsabilidade e, principalmente, com respeito a si e ao outro. O estudo apresenta como objetivo geral favorecer um espaÃo crÃtico-reflexivo voltado para o HIV/Aids, junto aos adolescentes que fazem parte de um grupo da Igreja CatÃlica no municÃpio de TianguÃ-CearÃ, com base no pensamento de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo, realizada no perÃodo de maio a agosto de 2009. Os sujeitos foram dez adolescentes inseridos em grupos de jovens da RenovaÃÃo CarismÃtica CatÃlica. Como instrumentos para coleta de dados utilizou-se um formulÃrio de entrevista, observaÃÃo-participante, registro fotogrÃfico, filmagens e registro em diÃrio de campo. Como mÃtodo e tÃcnica foram utilizados o CÃrculo de Cultura para articular a dimensÃo coletiva e interativa da investigaÃÃo no desenvolvimento da pesquisa-aÃÃo. Deste modo foram realizados oito CÃrculos de Cultura construÃdos de acordo com as seguintes etapas: descoberta do universo individual e coletivo, problematizaÃÃo com fundamentaÃÃo teÃrica, desconstruÃÃo de conceitos com reflexÃo teÃrica-prÃtica, (re)construÃÃo coletiva, sÃntese da vivÃncia, avaliaÃÃo de cada cÃrculo e outra avaliaÃÃo final, para estes momentos foi necessÃrio a seleÃÃo dos temas e criaÃÃo de situaÃÃes para problematizaÃÃo de acordo com a realidade percebida. Os cÃrculos consideraram os pressupostos do MÃtodo Paulo Freire, como: diÃlogo, participaÃÃo, reflexÃo teÃrico-prÃtica, valorizaÃÃo do conhecimento, respeito à cultura, acesso a conteÃdos relacionando-os à realidade e autonomia para realizaÃÃo de escolhas pautadas na reflexÃo crÃtica da realidade vivida. A anÃlise e interpretaÃÃo dos resultados privilegiaram a discussÃo dos dados, de acordo com a sequÃncia dos CÃrculos, considerando a experiÃncia vivida pelo grupo e o diÃlogo com a literatura realizada pela pesquisadora-animadora. Neste sentido os adolescentes refletiram acerca dos temas: HIV/Aids, castidade, sexualidade e prevenÃÃo no contexto religioso, momentos que permitiram a desconstruÃÃo e (re)construÃÃo de conceitos e (prÃ)conceitos. A realizaÃÃo do cÃrculo de cultura como estratÃgia educativa e investigativa com adolescentes inseridos na Igreja vem despertar a influencia que a Igreja exerce nesse grupo, quando realiza ensinamentos relacionados à castidade e fidelidade compreendidas como comportamentos a serem adotados e consequentes meios de prevenÃÃo ao HIV/Aids, o silenciamento desta a respeito da sexualidade, a desvalorizaÃÃo das informaÃÃes sobre o uso do preservativo por parte dos adolescentes e o reconhecimento da necessidade de mais conhecimento que contemplem os temas que emergiram no estudo. Assim, os enfermeiros precisam utilizar metodologias emancipatÃrias que favoreÃam o diÃlogo pautado na confianÃa e respeito entre educador/educando, fortalecendo uma relaÃÃo de amizade para a reflexÃo, envolvendo a adoÃÃo de comportamentos sexuais seguros em adolescentes inseridos na igreja.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4386
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295138583150592