Marcas da identidade docente: vivÃncia, formaÃÃo e profissÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FabrÃcio de Sousa Sampaio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5138
Resumo: A investigaÃÃo que se segue objetiva analisar as marcas determinantes no processo de formaÃÃo e desenvolvimento da identidade docente, marcas essas que constituem os elementos do fogo cruzado inviabilizador da aÃÃo docente emancipatÃria. As metÃforas utilizadas - fogo cruzado e marcas â referem-se aos efeitos, aprendizagens, sinais e impressÃes sentidas pelo docente no percurso de sua vida pessoal e profissional que acabam por impedir a formaÃÃo da identidade docente emancipatÃria. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso do tipo etnogrÃfico tendo os Estudos Culturais como lente para enxergar a identidade-na-cultura. AlÃm das entrevistas abertas e semi-estruturadas, fragmentos de histÃrias de vida e diÃlogos informais, foi realizada a observaÃÃo participante para compreender as motivaÃÃes, conflitos, perspectivas, aceitaÃÃes e sentidos dos docentes acerca dos seus processos de construÃÃo identitÃria. O olhar teÃrico sobre a identidade humana baseou-se fundamentalmente nos trabalhos de Bauman (1998, 2005, 2007), Woodward (2008), Hall (2006) e Ciampa (2008). Na elucidaÃÃo do contexto cultural, foram utilizados os teÃricos Gentili (2008), Torres (2008), SuÃrez (2008) e Bauman. A Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dom Walfrido Teixeira Vieira foi o campo de pesquisa escolhido por ser a primeira escola profissionalizante na cidade de Sobral e por deter, frente à comunidade sobralense, uma excelente imagem no tocante à efetivaÃÃo do processo ensino-aprendizagem de qualidade. Os sujeitos da pesquisa foram dezesseis professores dos quais seis participaram das entrevistas. Os locais de observaÃÃo foram os planejamentos mensais, intervalos para o lanche, encontros de Ãrea e de formaÃÃo continuada na 6 CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da EducaÃÃo). Concluiu-se que a identidade docente dos professores estudados permanece em crise e uma saÃda ou atitude que se nos apresenta à a identidadedemito â reposiÃÃo da identidade da mesmice ou a identidade de palimpsesto - predisposta a ser reescrita ou readaptada ao calor das exigÃncias do meio cultural, numa reaÃÃo à impossibilidade de concretizaÃÃo das identidades de preferÃncia.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarcas da identidade docente: vivÃncia, formaÃÃo e profissÃoMarks of the teaching identity: experience, formation and profession2010-08-30Silvia Elizabeth Miranda de Moraes23115084749 http://lattes.cnpq.br/8794370391611153Luiz Botelho Albuquerque00200220187Adriana Campani65360605049http://lattes.cnpq.br/483668320239455682814570315http://lattes.cnpq.br/0734198438376948FabrÃcio de Sousa SampaioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMarcas IdentitÃrias Identidade Docente Fogo CruzadoIdentity Marks Teaching Identity CrossfireEDUCACAOA investigaÃÃo que se segue objetiva analisar as marcas determinantes no processo de formaÃÃo e desenvolvimento da identidade docente, marcas essas que constituem os elementos do fogo cruzado inviabilizador da aÃÃo docente emancipatÃria. As metÃforas utilizadas - fogo cruzado e marcas â referem-se aos efeitos, aprendizagens, sinais e impressÃes sentidas pelo docente no percurso de sua vida pessoal e profissional que acabam por impedir a formaÃÃo da identidade docente emancipatÃria. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso do tipo etnogrÃfico tendo os Estudos Culturais como lente para enxergar a identidade-na-cultura. AlÃm das entrevistas abertas e semi-estruturadas, fragmentos de histÃrias de vida e diÃlogos informais, foi realizada a observaÃÃo participante para compreender as motivaÃÃes, conflitos, perspectivas, aceitaÃÃes e sentidos dos docentes acerca dos seus processos de construÃÃo identitÃria. O olhar teÃrico sobre a identidade humana baseou-se fundamentalmente nos trabalhos de Bauman (1998, 2005, 2007), Woodward (2008), Hall (2006) e Ciampa (2008). Na elucidaÃÃo do contexto cultural, foram utilizados os teÃricos Gentili (2008), Torres (2008), SuÃrez (2008) e Bauman. A Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dom Walfrido Teixeira Vieira foi o campo de pesquisa escolhido por ser a primeira escola profissionalizante na cidade de Sobral e por deter, frente à comunidade sobralense, uma excelente imagem no tocante à efetivaÃÃo do processo ensino-aprendizagem de qualidade. Os sujeitos da pesquisa foram dezesseis professores dos quais seis participaram das entrevistas. Os locais de observaÃÃo foram os planejamentos mensais, intervalos para o lanche, encontros de Ãrea e de formaÃÃo continuada na 6 CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da EducaÃÃo). Concluiu-se que a identidade docente dos professores estudados permanece em crise e uma saÃda ou atitude que se nos apresenta à a identidadedemito â reposiÃÃo da identidade da mesmice ou a identidade de palimpsesto - predisposta a ser reescrita ou readaptada ao calor das exigÃncias do meio cultural, numa reaÃÃo à impossibilidade de concretizaÃÃo das identidades de preferÃncia. The research aims to analyze the marks that determine the formation and development of teacher identity. These marks constitute the elements of the crossfire which blocks an emancipatory teaching action. The metaphors used - crossfire and marks - refer to effects, learning, signs and impressions experienced by teachers in the course of their personal and professional life that eventually prevent the formation of an emancipatory identity. We used the methodology of ethnographic case study and the Cultural Studies were taken as a lens to see the identity-in-culture. Besides the open and semi-structured interviews, fragments of life stories and informal conversations, a participant observation was conducted to understand the motivations, conflicts, perspectives, acceptances and directions of teachers about their identity construction processes. The look on human identity theory was based primarily on the works of Bauman (1998, 2005, 2007), Woodward (2008), Hall (2006) and Ciampa (2008). To explain the cultural context of human identification, we used Gentili (2008), Torres (2008), Suarez (2008) and Bauman. The State School of Vocational Education Dom Walfrido Teixeira Vieira was chosen as the research field because it is the first professional school in the city of Sobral and because it has an excellent image in the eyes of the sobralense for its teaching-learning effectiveness. The research subjects were sixteen teachers of whom six participated in the interviews. The loci of observation were the monthly planning sessions, lunch intervals, area and continuing education meetings in the 6th CREDE (Regional Centre for Educational Development). It was concluded that the identity of the teachers who participated in the study remains in crisis and the way out or attitude that is left for teachers is the myth-identity or the identity of palimpsest, a reaction to the impossibility of achieving the identities of their preference. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5138application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:09Zmail@mail.com -
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