Identidade docente nos cursos de CiÃncias ContÃbeis: estudo das IES do municÃpio de Fortaleza.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joyce Arrais De AraÃjo Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8639
Resumo: O Curso de GraduaÃÃo em CiÃncias ContÃbeis apresenta em seu corpo docente fortes caracterÃsticas provenientes do mercado de trabalho. Muitos dos docentes deste Curso atuam em outras atividades remuneradas alÃm da docÃncia, fato que pode prejudicar sua dedicaÃÃo ao ensino. Aliada a esta realidade, tem-se a expansÃo quantitativa dos cursos de graduaÃÃo no Brasil, o que faz com que algumas InstituiÃÃes de Ensino Superior nÃo se preocupem com a qualidade do ensino ofertado visando somente o lucro, o que finda por prejudicar o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os docentes dos Cursos de CiÃncias ContÃbeis das InstituiÃÃes de Ensino Superior do MunicÃpio de Fortaleza se identificam profissionalmente, com o intuito de perceber atà que ponto a identificaÃÃo destes profissionais pode refletir-se no seu desenvolvimento como professor. Se Apresenta um histÃrico sobre a evoluÃÃo do Curso Superior de CiÃncias ContÃbeis no Brasil e da profissÃo contÃbil, aspectos sobre a formaÃÃo do professor de ensino superior, de maneira geral, e especificamente da Contabilidade, bem como uma abordagem sobre a identidade docente nos cursos de CiÃncias ContÃbeis. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de carÃter descritivo utilizando-se os procedimentos de pesquisa bibliogrÃfica, documental e de campo. Como instrumento da pesquisa de campo, utilizou-se a entrevista. Primeiramente foi realizado o levantamento de quantas IES oferecem o Curso de CiÃncias ContÃbeis em Fortaleza. ApÃs esta identificaÃÃo, pesquisou-se quais os docentes graduados em Contabilidade e responsÃveis pelo ensino de disciplinas tÃcnicas da Contabilidade, o que totalizou 113 (cento e treze) docentes, refletindo o quantitativo dos sujeitos da pesquisa. Foram realizadas entrevistas em 10 (dez) IES de Fortaleza, as quais foram gravadas e transcritas para a anÃlise dos resultados. Ao final, concluiu-se que a identificaÃÃo dos docentes do curso de CiÃncias ContÃbeis como professor ou contador à dividida, confirmando o conflito que existe entre as duas profissÃes, causado pelo forte apelo da profissÃo contÃbil e pelo exercÃcio concomitante de duas profissÃes pela maioria dos docentes do curso. Tendo em vista todos os aspectos estudados, verifica-se que a qualidade do ensino superior em CiÃncias ContÃbeis depende da valorizaÃÃo e da dedicaÃÃo dos docentes à atividade de ensino.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIdentidade docente nos cursos de CiÃncias ContÃbeis: estudo das IES do municÃpio de Fortaleza.IDENTITY IN TEACHING SCIENCE COURSES ACCOUNTING: IES STUDY OF THE CITY FORTALEZA2012-08-16Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doAna Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/431458624138598792008461300http://lattes.cnpq.br/6771723958603217Joyce Arrais De AraÃjo AndradeUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRIdentidade Docente Curso de CiÃncias ContÃbeis ProfissÃo Docente ProfissÃo ContÃbilIdentity Professor School of Accounting Accounting Profession Teaching ProfessionCIENCIAS CONTABEISO Curso de GraduaÃÃo em CiÃncias ContÃbeis apresenta em seu corpo docente fortes caracterÃsticas provenientes do mercado de trabalho. Muitos dos docentes deste Curso atuam em outras atividades remuneradas alÃm da docÃncia, fato que pode prejudicar sua dedicaÃÃo ao ensino. Aliada a esta realidade, tem-se a expansÃo quantitativa dos cursos de graduaÃÃo no Brasil, o que faz com que algumas InstituiÃÃes de Ensino Superior nÃo se preocupem com a qualidade do ensino ofertado visando somente o lucro, o que finda por prejudicar o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os docentes dos Cursos de CiÃncias ContÃbeis das InstituiÃÃes de Ensino Superior do MunicÃpio de Fortaleza se identificam profissionalmente, com o intuito de perceber atà que ponto a identificaÃÃo destes profissionais pode refletir-se no seu desenvolvimento como professor. Se Apresenta um histÃrico sobre a evoluÃÃo do Curso Superior de CiÃncias ContÃbeis no Brasil e da profissÃo contÃbil, aspectos sobre a formaÃÃo do professor de ensino superior, de maneira geral, e especificamente da Contabilidade, bem como uma abordagem sobre a identidade docente nos cursos de CiÃncias ContÃbeis. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de carÃter descritivo utilizando-se os procedimentos de pesquisa bibliogrÃfica, documental e de campo. Como instrumento da pesquisa de campo, utilizou-se a entrevista. Primeiramente foi realizado o levantamento de quantas IES oferecem o Curso de CiÃncias ContÃbeis em Fortaleza. ApÃs esta identificaÃÃo, pesquisou-se quais os docentes graduados em Contabilidade e responsÃveis pelo ensino de disciplinas tÃcnicas da Contabilidade, o que totalizou 113 (cento e treze) docentes, refletindo o quantitativo dos sujeitos da pesquisa. 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Coupled with this reality, we have the quantitative expansion of graduate programs in Brazil, which causes some Higher education institutions do not worry about the quality of education offered only seeking profit, which ends up harming the teaching learning. This research aimed to investigate how the teachers of the Accountancy Courses of Higher Education Institutions in the city of Fortaleza identify themselves professionally, in order to realize the extent to which the identification of these professionals can reflect on their development as a teacher. It presents a history of the evolution of Science Degree in Accounting in Brazil and the accounting profession, and aspects of teacher training higher education in general and specifically the accounting as well as an approach to identity in teaching courses Accounting. The research is characterized as qualitative, descriptive using the procedures for bibliographical research and field. As an instrument of fieldwork used to interview. First survey was conducted on how many Higher education institutions offer Accounting Course in Fortaleza, after this identification is investigated which teachers graduated in accounting and charge of teaching technical subjects of accounting, which totaled 113 (one hundred and thirteen) teachers reflecting the amount of research subjects. Interviews were conducted in ten (10) higher education institutions Fortaleza, which were recorded and transcribed for analysis of results. At the end it was concluded that the identification of teachers from Accounting as a teacher or accountant is divided, confirming the conflict that exists between the two professions, caused by the strong appeal of the accounting profession and the exercise concurrent two professions by most teachers the course. Considering all aspects studied, it appears that the quality of higher education in accounting and valuation depends on the dedication of the teachers teaching.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8639application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:41Zmail@mail.com -
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