Afetividade de Adolescentes Praticantes de Atividades Esportivas com RelaÃÃo ao seu Bairro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3654 |
Resumo: | O esporte e/ou as atividades esportivas como um todo deveriam ser vistos nÃo somente como possibilidade de melhora de condiÃÃes sÃcio-econÃmicas mas tambÃm como instrumentos geradores de afetos potencializadores na relaÃÃo pessoa-ambiente. Para a realizaÃÃo desta pesquisa foi utilizado o instrumento gerador do Mapa afetivo (BOMFIM 2003) que possibilita ao investigador analisar como os afetos surgem na relaÃÃo sujeito-esporte-ambiente. A pesquisa utilizou-se de um censo constituÃdo por 19 adolescentes na faixa etÃria de 12 à 17 anos de idade praticantes de atividades esportivas e que freqÃentam uma ONG (OrganizaÃÃo-NÃo-Governamental) chamada ARCA (AssociaÃÃo Recreativa e Esportiva para CrianÃas e Adolescentes). Neste sentido, o eixo de minha dissertaÃÃo foi procurar verificar como o esporte surge no bairro a partir do instrumento do mapa afetivo (BOMFIM 2003) por adolescentes praticantes de atividades esportivas sistemÃticas. Foi analisada a vivÃncia esportiva relacionada ao bairro por intermÃdio do eixo da afetividade. Para tanto esse conceito foi enfocado dentro de um posicionamento fundamentado em Lane e Sawaia (1994) Sawaia (2000 2004) e tambÃm na psicologia do esporte (SAMULSKI 2002 WEINBERG & GOULD 2001). Como resultado da pesquisa observou-se que a maior parte dos entrevistados sugeriu tanto na parte qualitativa quanto na escala likert dos mapas afetivos imagens de contraste agradabilidade pertinÃncia e destruiÃÃo. Sendo que em ambas as anÃlises a imagem de contrastes obteve uma maior mÃdia segundo a estatÃstica descritiva. Os resultados indicam que o esporte mesmo sendo citado em imagens contrastantes està vinculado com estima positiva pois na anÃlise qualitativa dos mapas afetivos percebe-se que estas prÃticas surgem em contraposiÃÃo aos aspectos negativos relacionados ao bairro tais como violÃncia drogase poluiÃÃo. AlÃm disso a freqÃÃncias obtidas na escala Likert de imagens de agradabilidade e pertinÃncia sugerem que a prÃtica esportiva tambÃm pode ser geradora de outros afetos positivos em relaÃÃo ao bairro. Dessa forma foi verificado que o esporte como um todo tem a possibilidade de levar os adolescentes nÃo somente ao lugar mais alto de um pÃdio mas sim à uma melhora na relaÃÃo com seu local de moradia ajudando a estabelecer novos vÃnculos e novas possibilidades diante do horizonte que se abre a sua volta e que a Psicologia mais especificamente a Psicologia Ambiental tambÃm pode ajudar nesse caminho nesse desafio nesse novo ambiente que seria o esporte |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAfetividade de Adolescentes Praticantes de Atividades Esportivas com RelaÃÃo ao seu BairroAffective of teenagers practive sportive activities in the relationship with their neighborhood2009-09-30Zulmira Ãurea Cruz Bomfim21327220300http://lattes.cnpq.br/1210419516945897CÃssio Adriano Braz de Aquino25962949315http://lattes.cnpq.br/0857879689626098 Francisco de Assis Francelino Alves08162751300http://lattes.cnpq.br/6031076610863009 72655810325http://lattes.cnpq.br/4553954644913842 Ricardo Angelo de Andrade SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRMapa Afetivo Psicologia do Esporte Psicologia AmbientalAffective Map Sport Psychology Environmental PsychologyPSICOLOGIA SOCIALO esporte e/ou as atividades esportivas como um todo deveriam ser vistos nÃo somente como possibilidade de melhora de condiÃÃes sÃcio-econÃmicas mas tambÃm como instrumentos geradores de afetos potencializadores na relaÃÃo pessoa-ambiente. Para a realizaÃÃo desta pesquisa foi utilizado o instrumento gerador do Mapa afetivo (BOMFIM 2003) que possibilita ao investigador analisar como os afetos surgem na relaÃÃo sujeito-esporte-ambiente. A pesquisa utilizou-se de um censo constituÃdo por 19 adolescentes na faixa etÃria de 12 à 17 anos de idade praticantes de atividades esportivas e que freqÃentam uma ONG (OrganizaÃÃo-NÃo-Governamental) chamada ARCA (AssociaÃÃo Recreativa e Esportiva para CrianÃas e Adolescentes). Neste sentido, o eixo de minha dissertaÃÃo foi procurar verificar como o esporte surge no bairro a partir do instrumento do mapa afetivo (BOMFIM 2003) por adolescentes praticantes de atividades esportivas sistemÃticas. Foi analisada a vivÃncia esportiva relacionada ao bairro por intermÃdio do eixo da afetividade. Para tanto esse conceito foi enfocado dentro de um posicionamento fundamentado em Lane e Sawaia (1994) Sawaia (2000 2004) e tambÃm na psicologia do esporte (SAMULSKI 2002 WEINBERG & GOULD 2001). Como resultado da pesquisa observou-se que a maior parte dos entrevistados sugeriu tanto na parte qualitativa quanto na escala likert dos mapas afetivos imagens de contraste agradabilidade pertinÃncia e destruiÃÃo. Sendo que em ambas as anÃlises a imagem de contrastes obteve uma maior mÃdia segundo a estatÃstica descritiva. Os resultados indicam que o esporte mesmo sendo citado em imagens contrastantes està vinculado com estima positiva pois na anÃlise qualitativa dos mapas afetivos percebe-se que estas prÃticas surgem em contraposiÃÃo aos aspectos negativos relacionados ao bairro tais como violÃncia drogase poluiÃÃo. AlÃm disso a freqÃÃncias obtidas na escala Likert de imagens de agradabilidade e pertinÃncia sugerem que a prÃtica esportiva tambÃm pode ser geradora de outros afetos positivos em relaÃÃo ao bairro. Dessa forma foi verificado que o esporte como um todo tem a possibilidade de levar os adolescentes nÃo somente ao lugar mais alto de um pÃdio mas sim à uma melhora na relaÃÃo com seu local de moradia ajudando a estabelecer novos vÃnculos e novas possibilidades diante do horizonte que se abre a sua volta e que a Psicologia mais especificamente a Psicologia Ambiental tambÃm pode ajudar nesse caminho nesse desafio nesse novo ambiente que seria o esporteSport and/or sportive activities as a whole should be accepted not only as a possibility of improving socio-economic conditions but also as instruments that trigger ever-increasing affects within individual-object relationship. Affective map (BOMFIM 2003) was the instrument this study used to analyze how affects arise in individual-sport-environment relationship. The research used a survey of nineteen 12-to-17 years-old teenagers who practice sportive activities and attend to a NGO (non governmental organization) named ARCA (AssociaÃÃo Recreativa e Esportiva para CrianÃas e Adolescentes). Therefore the sense of this study was verifying how sport arises at the neighborhood through Affective map gathering information from teenagers who practice systematic sportive activities. The work focused sportive experience related to the neighborhood from affective axe. Thus such concept was theoretically based on Lane and Sawaia (1994) Sawaia (2000, 2004) and also on Sport psychology (SAMULSKI 2002 WEINBERG & GOULD 2001). As results the research found that the most part of teenagers suggested both in qualitatively part and in Likert scale of affective maps contrasts images pleasure pertinence and destruction. In both analyses the contrasts image showed the highest mean according to descriptive statistics. Findings are evidence that sport even quoted in constrasting images is entailed to positive esteem since qualitative analysis of affective maps points that such practices arise as counterparts of negative aspects concerning to the neighborhood as violence drugs and pollution. Besides frequencies obtained with Likert scale of pleasure and pertinence suggest that sportive practice can generate other positive affects related to the neighborhood. Hence the study stresses that sport as a whole can lead teens not only to the highest place of a podium but also to an improvement in the relationship with their place of living aiding to establish new possibilities within the new horizon opened around them. 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O esporte e/ou as atividades esportivas como um todo deveriam ser vistos nÃo somente como possibilidade de melhora de condiÃÃes sÃcio-econÃmicas mas tambÃm como instrumentos geradores de afetos potencializadores na relaÃÃo pessoa-ambiente. Para a realizaÃÃo desta pesquisa foi utilizado o instrumento gerador do Mapa afetivo (BOMFIM 2003) que possibilita ao investigador analisar como os afetos surgem na relaÃÃo sujeito-esporte-ambiente. A pesquisa utilizou-se de um censo constituÃdo por 19 adolescentes na faixa etÃria de 12 à 17 anos de idade praticantes de atividades esportivas e que freqÃentam uma ONG (OrganizaÃÃo-NÃo-Governamental) chamada ARCA (AssociaÃÃo Recreativa e Esportiva para CrianÃas e Adolescentes). Neste sentido, o eixo de minha dissertaÃÃo foi procurar verificar como o esporte surge no bairro a partir do instrumento do mapa afetivo (BOMFIM 2003) por adolescentes praticantes de atividades esportivas sistemÃticas. Foi analisada a vivÃncia esportiva relacionada ao bairro por intermÃdio do eixo da afetividade. Para tanto esse conceito foi enfocado dentro de um posicionamento fundamentado em Lane e Sawaia (1994) Sawaia (2000 2004) e tambÃm na psicologia do esporte (SAMULSKI 2002 WEINBERG & GOULD 2001). Como resultado da pesquisa observou-se que a maior parte dos entrevistados sugeriu tanto na parte qualitativa quanto na escala likert dos mapas afetivos imagens de contraste agradabilidade pertinÃncia e destruiÃÃo. Sendo que em ambas as anÃlises a imagem de contrastes obteve uma maior mÃdia segundo a estatÃstica descritiva. Os resultados indicam que o esporte mesmo sendo citado em imagens contrastantes està vinculado com estima positiva pois na anÃlise qualitativa dos mapas afetivos percebe-se que estas prÃticas surgem em contraposiÃÃo aos aspectos negativos relacionados ao bairro tais como violÃncia drogase poluiÃÃo. AlÃm disso a freqÃÃncias obtidas na escala Likert de imagens de agradabilidade e pertinÃncia sugerem que a prÃtica esportiva tambÃm pode ser geradora de outros afetos positivos em relaÃÃo ao bairro. Dessa forma foi verificado que o esporte como um todo tem a possibilidade de levar os adolescentes nÃo somente ao lugar mais alto de um pÃdio mas sim à uma melhora na relaÃÃo com seu local de moradia ajudando a estabelecer novos vÃnculos e novas possibilidades diante do horizonte que se abre a sua volta e que a Psicologia mais especificamente a Psicologia Ambiental tambÃm pode ajudar nesse caminho nesse desafio nesse novo ambiente que seria o esporte |
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