O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5410 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gÃneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teÃrico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnogrÃfica. O corpus à constituÃdo por dez aulas de lÃngua portuguesa do 6 ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produÃÃes textuais dos alunos corrigidas pelo professor tambÃm fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didÃtico usado durante essas aulas. AtravÃs da anÃlise dos dados, concluÃmos que as orientaÃÃes do professor para produÃÃo textual sÃo desconsideradas durante o estabelecimento dos critÃrios de correÃÃo do texto. Vimos tambÃm que à negada, aos alunos, a percepÃÃo do carÃter dialÃgico da escrita. Os textos sÃo reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funÃÃes sociais da escrita sÃo desconsideradas, proporcionando a realizaÃÃo de uma atividade artificial e simulada. |
id |
UFC_168c29169824baf83afb8e12b41fab5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3973 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua maternaThe teacher action on teaching of textual genres in native language classes2010-05-17EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487AntÃnia Dilamar AraÃjo04791002334LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista0702543381064730913353http://lattes.cnpq.br/5704653097285795Maria Vieira Monte FilhaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBREnsino de ProduÃÃo Escrita Contexto de ProduÃÃo Agir RealTeaching of Writing Context of Production Real ActingLINGUISTICA APLICADAEste trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gÃneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teÃrico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnogrÃfica. O corpus à constituÃdo por dez aulas de lÃngua portuguesa do 6 ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produÃÃes textuais dos alunos corrigidas pelo professor tambÃm fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didÃtico usado durante essas aulas. AtravÃs da anÃlise dos dados, concluÃmos que as orientaÃÃes do professor para produÃÃo textual sÃo desconsideradas durante o estabelecimento dos critÃrios de correÃÃo do texto. Vimos tambÃm que à negada, aos alunos, a percepÃÃo do carÃter dialÃgico da escrita. Os textos sÃo reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funÃÃes sociais da escrita sÃo desconsideradas, proporcionando a realizaÃÃo de uma atividade artificial e simulada.The objective of this work is to analyze the teacherâs actions during the Textual Genres teaching and its surrounds. In order to achieve this goal, we used Sociodiscoursive Interactionism as theoretical support. (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) We did a qualitative research and for data collection we used ethnographic research tools. The corpus is composed of ten Portuguese Language classes on a sixth grade at a private elementary school in Fortaleza-CE. The studentsâ textual productions are also part of this researchâs corpus as well the teaching material used during the lessons. Thereby data analysis, we concluded the teacherâs writing guidelines were disregarded during the establishment of criteria for text correction. We also noticed that itâs denied to students the perception of dialogical nature about writing. The texts were reduced to an education object that confines itself. The social functions of writing were ignored, leading to the realization of an artificial activity and simulated.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5410application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:28Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teacher action on teaching of textual genres in native language classes |
title |
O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna |
spellingShingle |
O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna Maria Vieira Monte Filha Ensino de ProduÃÃo Escrita Contexto de ProduÃÃo Agir Real Teaching of Writing Context of Production Real Acting LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna |
title_full |
O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna |
title_fullStr |
O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna |
title_full_unstemmed |
O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna |
title_sort |
O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna |
author |
Maria Vieira Monte Filha |
author_facet |
Maria Vieira Monte Filha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
15686604487 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
AntÃnia Dilamar AraÃjo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
04791002334 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
07025433810 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
64730913353 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5704653097285795 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Vieira Monte Filha |
contributor_str_mv |
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin AntÃnia Dilamar AraÃjo LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ProduÃÃo Escrita Contexto de ProduÃÃo Agir Real |
topic |
Ensino de ProduÃÃo Escrita Contexto de ProduÃÃo Agir Real Teaching of Writing Context of Production Real Acting LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching of Writing Context of Production Real Acting |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA APLICADA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gÃneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teÃrico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnogrÃfica. O corpus à constituÃdo por dez aulas de lÃngua portuguesa do 6 ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produÃÃes textuais dos alunos corrigidas pelo professor tambÃm fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didÃtico usado durante essas aulas. AtravÃs da anÃlise dos dados, concluÃmos que as orientaÃÃes do professor para produÃÃo textual sÃo desconsideradas durante o estabelecimento dos critÃrios de correÃÃo do texto. Vimos tambÃm que à negada, aos alunos, a percepÃÃo do carÃter dialÃgico da escrita. Os textos sÃo reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funÃÃes sociais da escrita sÃo desconsideradas, proporcionando a realizaÃÃo de uma atividade artificial e simulada. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The objective of this work is to analyze the teacherâs actions during the Textual Genres teaching and its surrounds. In order to achieve this goal, we used Sociodiscoursive Interactionism as theoretical support. (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) We did a qualitative research and for data collection we used ethnographic research tools. The corpus is composed of ten Portuguese Language classes on a sixth grade at a private elementary school in Fortaleza-CE. The studentsâ textual productions are also part of this researchâs corpus as well the teaching material used during the lessons. Thereby data analysis, we concluded the teacherâs writing guidelines were disregarded during the establishment of criteria for text correction. We also noticed that itâs denied to students the perception of dialogical nature about writing. The texts were reduced to an education object that confines itself. The social functions of writing were ignored, leading to the realization of an artificial activity and simulated. |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gÃneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teÃrico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnogrÃfica. O corpus à constituÃdo por dez aulas de lÃngua portuguesa do 6 ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produÃÃes textuais dos alunos corrigidas pelo professor tambÃm fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didÃtico usado durante essas aulas. AtravÃs da anÃlise dos dados, concluÃmos que as orientaÃÃes do professor para produÃÃo textual sÃo desconsideradas durante o estabelecimento dos critÃrios de correÃÃo do texto. Vimos tambÃm que à negada, aos alunos, a percepÃÃo do carÃter dialÃgico da escrita. Os textos sÃo reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funÃÃes sociais da escrita sÃo desconsideradas, proporcionando a realizaÃÃo de uma atividade artificial e simulada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5410 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295144507604992 |