TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eveline MourÃo de AraÃjo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3847
Resumo: Esta dissertaÃÃo constitui pesquisa de cunho bibliogrÃfico, cujo objetivo foi de uma discussÃo teÃrica em Freud e Lacan sobre o que caracteriza a transmissÃo da PsicanÃlise na universidade e, consequentemente, contextualizar como o psicanalista contribui com o ensino da teoria psicanalÃtica na academia brasileira, especificamente nos cursos de graduaÃÃo em Psicologia. Este trabalho trata das questÃes relacionadas à transmissÃo da PsicanÃlise nos cursos de Psicologia e na supervisÃo clÃnica. Nesta perspectiva de trabalho, acredita-se que possa haver a formulaÃÃo de um saber em que o psicanalista no manejo da transferÃncia, estabeleÃa uma subversÃo dos discursos presentes no Ãmbito da universidade (discurso do mestre, da histÃrica, do analista e do universitÃrio), advertido de seu lugar de semblante de quem âtudo sabeâ e da falta no outro / Outro. Para isso, aponta que a transmissÃo a ser realizada na supervisÃo clÃnica seja semelhante à transmissÃo de um saber ânÃo-todoâ mediante o dispositivo do ensinante proposto por Lacan no ensino na Ãcole Freudienne de Paris (EFP). Para isso, entÃo retoma alguns momentos importantes que refletem os impasses de Freud quanto à inserÃÃo da PsicanÃlise na universidade e os mal-entendidos surgidos sobre o lugar de formaÃÃo do psicanalista discutidos pelo grande mestre em determinados textos. Faz um percurso sobre as influÃncias teÃricas que influenciaram tanto Freud quanto Lacan e o que representou para cada um a possibilidade de transmissÃo psicanalÃtica dentro e fora das instituiÃÃes de PsicanÃlise, como na universidade. Descreve como Lacan avanÃou na teoria, no que diz respeito ao ensino, resultado de seu retorno à obra freudiana favorecendo a elaboraÃÃo da teoria dos quatro discursos e, posteriormente, o manejo do dispositivo do ensinante pelo psicanalista / supervisor na supervisÃo por intermÃdio do discurso da histÃrica.
id UFC_16b8267dc220c3dd52c2168bcf89da3c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2850
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de LacanUniversity and Psychoanalysis Transmission: formulation of a know by device Lacan2009-08-14Roseane Freitas Nicolau30446910287LaÃria Beserra Fontenele29848369368http://lattes.cnpq.br/8007133176136088Sonia Alberti33895201715http://lattes.cnpq.br/460363336435546374050117304http://lattes.cnpq.br/0660976943480826 Eveline MourÃo de AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRPsicanÃlise universidade transmissÃo quatro discursos de LacanPsychoanalysis University transmission Lacanâs four discoursesCIENCIAS HUMANASEsta dissertaÃÃo constitui pesquisa de cunho bibliogrÃfico, cujo objetivo foi de uma discussÃo teÃrica em Freud e Lacan sobre o que caracteriza a transmissÃo da PsicanÃlise na universidade e, consequentemente, contextualizar como o psicanalista contribui com o ensino da teoria psicanalÃtica na academia brasileira, especificamente nos cursos de graduaÃÃo em Psicologia. Este trabalho trata das questÃes relacionadas à transmissÃo da PsicanÃlise nos cursos de Psicologia e na supervisÃo clÃnica. Nesta perspectiva de trabalho, acredita-se que possa haver a formulaÃÃo de um saber em que o psicanalista no manejo da transferÃncia, estabeleÃa uma subversÃo dos discursos presentes no Ãmbito da universidade (discurso do mestre, da histÃrica, do analista e do universitÃrio), advertido de seu lugar de semblante de quem âtudo sabeâ e da falta no outro / Outro. Para isso, aponta que a transmissÃo a ser realizada na supervisÃo clÃnica seja semelhante à transmissÃo de um saber ânÃo-todoâ mediante o dispositivo do ensinante proposto por Lacan no ensino na Ãcole Freudienne de Paris (EFP). Para isso, entÃo retoma alguns momentos importantes que refletem os impasses de Freud quanto à inserÃÃo da PsicanÃlise na universidade e os mal-entendidos surgidos sobre o lugar de formaÃÃo do psicanalista discutidos pelo grande mestre em determinados textos. Faz um percurso sobre as influÃncias teÃricas que influenciaram tanto Freud quanto Lacan e o que representou para cada um a possibilidade de transmissÃo psicanalÃtica dentro e fora das instituiÃÃes de PsicanÃlise, como na universidade. Descreve como Lacan avanÃou na teoria, no que diz respeito ao ensino, resultado de seu retorno à obra freudiana favorecendo a elaboraÃÃo da teoria dos quatro discursos e, posteriormente, o manejo do dispositivo do ensinante pelo psicanalista / supervisor na supervisÃo por intermÃdio do discurso da histÃrica. This dissertation is a bibliography-based study, which aims at promoting a theoretical arguing between Freud and Lacan on how Psychoanalysis is taught at the University. As consequence, the study provides a context of Psychoanalytic theory teaching in Brazilian academy, specifically in Psychology graduation courses. The research approaches to issues on psychoanalysis teaching in Psychology courses and within clinical supervision. In such perspective, there can be the formulation of a knowledge based on which psychoanalyst can establish a subversion of University discourses (studentâs, professorâs, hystericsâ, analystâs), being aware of his/her semblance of someone who knows everything and conscientious of the Otherâs absence. For that, the research highlights that knowledge transmission carried out within clinical supervision should be similar to the transmission of a ânot allâ knowledge, by means of Lacanâs âteacherâ device for Ecole Freudienne de Paris (EFP). Nonetheless, the study retakes some important periods that reflect Freudâs irresoluteness in the concerning to Psychoanalysis insertion at academic environment, and to the misunderstandings raised on the right place to psychoanalystâs instruction, which Freud argued in some texts. It provides the thread of theoretical bases that influenced both Freud and Lacan, and what the possibility for psychoanalytic transmission inside and out Psychoanalysis institutions, as well as at the University, represented for each of them. It describes how Lacan advanced within theory in the related to teaching, as a result of his return to Freudian work, which triggered the Four Discourses Theory elaboration and, later, it made possible to handle âteacherâ device by psychoanalyst during teaching, using hystericsâ discourse. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3847application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan
dc.title.alternative.en.fl_str_mv University and Psychoanalysis Transmission: formulation of a know by device Lacan
title TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan
spellingShingle TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan
Eveline MourÃo de AraÃjo
PsicanÃlise
universidade
transmissÃo
quatro discursos de Lacan
Psychoanalysis
University
transmission
Lacanâs four discourses
CIENCIAS HUMANAS
title_short TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan
title_full TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan
title_fullStr TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan
title_full_unstemmed TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan
title_sort TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan
author Eveline MourÃo de AraÃjo
author_facet Eveline MourÃo de AraÃjo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roseane Freitas Nicolau
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 30446910287
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LaÃria Beserra Fontenele
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 29848369368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8007133176136088
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sonia Alberti
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 33895201715
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4603633364355463
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 74050117304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0660976943480826
dc.contributor.author.fl_str_mv Eveline MourÃo de AraÃjo
contributor_str_mv Roseane Freitas Nicolau
LaÃria Beserra Fontenele
Sonia Alberti
dc.subject.por.fl_str_mv PsicanÃlise
universidade
transmissÃo
quatro discursos de Lacan
topic PsicanÃlise
universidade
transmissÃo
quatro discursos de Lacan
Psychoanalysis
University
transmission
Lacanâs four discourses
CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
University
transmission
Lacanâs four discourses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo constitui pesquisa de cunho bibliogrÃfico, cujo objetivo foi de uma discussÃo teÃrica em Freud e Lacan sobre o que caracteriza a transmissÃo da PsicanÃlise na universidade e, consequentemente, contextualizar como o psicanalista contribui com o ensino da teoria psicanalÃtica na academia brasileira, especificamente nos cursos de graduaÃÃo em Psicologia. Este trabalho trata das questÃes relacionadas à transmissÃo da PsicanÃlise nos cursos de Psicologia e na supervisÃo clÃnica. Nesta perspectiva de trabalho, acredita-se que possa haver a formulaÃÃo de um saber em que o psicanalista no manejo da transferÃncia, estabeleÃa uma subversÃo dos discursos presentes no Ãmbito da universidade (discurso do mestre, da histÃrica, do analista e do universitÃrio), advertido de seu lugar de semblante de quem âtudo sabeâ e da falta no outro / Outro. Para isso, aponta que a transmissÃo a ser realizada na supervisÃo clÃnica seja semelhante à transmissÃo de um saber ânÃo-todoâ mediante o dispositivo do ensinante proposto por Lacan no ensino na Ãcole Freudienne de Paris (EFP). Para isso, entÃo retoma alguns momentos importantes que refletem os impasses de Freud quanto à inserÃÃo da PsicanÃlise na universidade e os mal-entendidos surgidos sobre o lugar de formaÃÃo do psicanalista discutidos pelo grande mestre em determinados textos. Faz um percurso sobre as influÃncias teÃricas que influenciaram tanto Freud quanto Lacan e o que representou para cada um a possibilidade de transmissÃo psicanalÃtica dentro e fora das instituiÃÃes de PsicanÃlise, como na universidade. Descreve como Lacan avanÃou na teoria, no que diz respeito ao ensino, resultado de seu retorno à obra freudiana favorecendo a elaboraÃÃo da teoria dos quatro discursos e, posteriormente, o manejo do dispositivo do ensinante pelo psicanalista / supervisor na supervisÃo por intermÃdio do discurso da histÃrica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation is a bibliography-based study, which aims at promoting a theoretical arguing between Freud and Lacan on how Psychoanalysis is taught at the University. As consequence, the study provides a context of Psychoanalytic theory teaching in Brazilian academy, specifically in Psychology graduation courses. The research approaches to issues on psychoanalysis teaching in Psychology courses and within clinical supervision. In such perspective, there can be the formulation of a knowledge based on which psychoanalyst can establish a subversion of University discourses (studentâs, professorâs, hystericsâ, analystâs), being aware of his/her semblance of someone who knows everything and conscientious of the Otherâs absence. For that, the research highlights that knowledge transmission carried out within clinical supervision should be similar to the transmission of a ânot allâ knowledge, by means of Lacanâs âteacherâ device for Ecole Freudienne de Paris (EFP). Nonetheless, the study retakes some important periods that reflect Freudâs irresoluteness in the concerning to Psychoanalysis insertion at academic environment, and to the misunderstandings raised on the right place to psychoanalystâs instruction, which Freud argued in some texts. It provides the thread of theoretical bases that influenced both Freud and Lacan, and what the possibility for psychoanalytic transmission inside and out Psychoanalysis institutions, as well as at the University, represented for each of them. It describes how Lacan advanced within theory in the related to teaching, as a result of his return to Freudian work, which triggered the Four Discourses Theory elaboration and, later, it made possible to handle âteacherâ device by psychoanalyst during teaching, using hystericsâ discourse.
description Esta dissertaÃÃo constitui pesquisa de cunho bibliogrÃfico, cujo objetivo foi de uma discussÃo teÃrica em Freud e Lacan sobre o que caracteriza a transmissÃo da PsicanÃlise na universidade e, consequentemente, contextualizar como o psicanalista contribui com o ensino da teoria psicanalÃtica na academia brasileira, especificamente nos cursos de graduaÃÃo em Psicologia. Este trabalho trata das questÃes relacionadas à transmissÃo da PsicanÃlise nos cursos de Psicologia e na supervisÃo clÃnica. Nesta perspectiva de trabalho, acredita-se que possa haver a formulaÃÃo de um saber em que o psicanalista no manejo da transferÃncia, estabeleÃa uma subversÃo dos discursos presentes no Ãmbito da universidade (discurso do mestre, da histÃrica, do analista e do universitÃrio), advertido de seu lugar de semblante de quem âtudo sabeâ e da falta no outro / Outro. Para isso, aponta que a transmissÃo a ser realizada na supervisÃo clÃnica seja semelhante à transmissÃo de um saber ânÃo-todoâ mediante o dispositivo do ensinante proposto por Lacan no ensino na Ãcole Freudienne de Paris (EFP). Para isso, entÃo retoma alguns momentos importantes que refletem os impasses de Freud quanto à inserÃÃo da PsicanÃlise na universidade e os mal-entendidos surgidos sobre o lugar de formaÃÃo do psicanalista discutidos pelo grande mestre em determinados textos. Faz um percurso sobre as influÃncias teÃricas que influenciaram tanto Freud quanto Lacan e o que representou para cada um a possibilidade de transmissÃo psicanalÃtica dentro e fora das instituiÃÃes de PsicanÃlise, como na universidade. Descreve como Lacan avanÃou na teoria, no que diz respeito ao ensino, resultado de seu retorno à obra freudiana favorecendo a elaboraÃÃo da teoria dos quatro discursos e, posteriormente, o manejo do dispositivo do ensinante pelo psicanalista / supervisor na supervisÃo por intermÃdio do discurso da histÃrica.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3847
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295134030233600