PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9778 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_18b18c34adfe9f8e8b83a1462124be5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:6636 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programaPROUNI: a reflection on the voice of beneficiaries of the program2013-04-02Vicente Lima CrisÃstomo28324510387Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Severina Gadelha Figueiredo58217196349http://lattes.cnpq.br/1268664730344507Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/196246687688456023028994391http://lattes.cnpq.br/4350448005671816Tereza Lucia Lima FonteleUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRPolÃticas educacionais EducaÃÃo superior Programa Universidade para Todos â PROUNI DemocratizaÃÃo do acesso ao ensino superiorEducational policies Higher education University for All Program PROUNI Democratization of access to higher educationCIENCIAS SOCIAIS APLICADASnÃo hÃEste trabalho de pesquisa analisa o Programa Universidade para Todos- PROUNI, criado pela Lei n 11.096, de 13 de janeiro de 2005, como uma polÃtica afirmativa de democratizaÃÃo do acesso à educaÃÃo superior. Materializado numa transaÃÃo entre instituiÃÃes privadas de educaÃÃo superior e o governo, cabendo Ãquelas ofertar vagas em cursos de graduaÃÃo e sequenciais de formaÃÃo especÃfica e a este, a contrapartida de conceder a isenÃÃo de alguns tributos federais, a tÃtulo de renÃncia fiscal, o PROUNI à negativamente apontado como responsÃvel pelo fato de, atualmente, no Brasil, um percentual de aproximadamente 80% das matrÃculas no ensino superior estar na rede privada. Considerando que a efetividade do programa ainda nÃo foi comprovada, este trabalho se soma a outras discussÃes a respeito dessa polÃtica pÃblica, levadas a efeito nos mais variados espaÃos da sociedade. Estruturada em capÃtulos, esta pesquisa, caracterizada como bibliogrÃfica e de levantamento, seguiu um caminho metodolÃgico, partindo do cotejamento de opiniÃes favorÃveis e contrÃrias aos propÃsitos do PROUNI, para alcanÃar a apreciaÃÃo do programa feita por um grupo de 50 (cinquenta) beneficiÃrios, de 4 instituiÃÃes a ele aderentes. Da anÃlise dos dados colhidos por meio da aplicaÃÃo de um questionÃrio composto de dezessete perguntas, resultaram as seguintes conclusÃes: a formaÃÃo acadÃmica dos alunos pesquisados foi definida mais pelas perspectivas do mercado de trabalho e pelas conveniÃncias das instituiÃÃes que pelo critÃrio da aptidÃo, indicado por um pequeno grupo de alunos; um nÃmero considerÃvel dos pesquisados apontou o trabalho como justificativa ao baixo desempenho acadÃmico; o nÃmero de alunos vÃtimas de discriminaÃÃo, mesmo nÃo sendo alarmante, nÃo à desprezÃvel; o PROUNI, avaliado positivamente pela maioria dos pesquisados, carece de ajustes na visÃo de um bom nÃmero deles; uma avaliaÃÃo mais completa do programa ainda nÃo à possÃvel, dada a indisponibilidade de dados referentes a indicadores como cursos ofertados, evasÃo, diplomaÃÃo e permanÃncia do beneficiÃrio na instituiÃÃo, da entrada atà a obtenÃÃo do diploma.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9778application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:48Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
PROUNI: a reflection on the voice of beneficiaries of the program |
title |
PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa |
spellingShingle |
PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa Tereza Lucia Lima Fontele PolÃticas educacionais EducaÃÃo superior Programa Universidade para Todos â PROUNI DemocratizaÃÃo do acesso ao ensino superior Educational policies Higher education University for All Program PROUNI Democratization of access to higher education CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa |
title_full |
PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa |
title_fullStr |
PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa |
title_full_unstemmed |
PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa |
title_sort |
PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa |
author |
Tereza Lucia Lima Fontele |
author_facet |
Tereza Lucia Lima Fontele |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vicente Lima CrisÃstomo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
28324510387 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Severina Gadelha Figueiredo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
58217196349 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1268664730344507 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
11916990304 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1962466876884560 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
23028994391 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4350448005671816 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tereza Lucia Lima Fontele |
contributor_str_mv |
Vicente Lima CrisÃstomo Wagner Bandeira Andriola Severina Gadelha Figueiredo Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PolÃticas educacionais EducaÃÃo superior Programa Universidade para Todos â PROUNI DemocratizaÃÃo do acesso ao ensino superior |
topic |
PolÃticas educacionais EducaÃÃo superior Programa Universidade para Todos â PROUNI DemocratizaÃÃo do acesso ao ensino superior Educational policies Higher education University for All Program PROUNI Democratization of access to higher education CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational policies Higher education University for All Program PROUNI Democratization of access to higher education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho de pesquisa analisa o Programa Universidade para Todos- PROUNI, criado pela Lei n 11.096, de 13 de janeiro de 2005, como uma polÃtica afirmativa de democratizaÃÃo do acesso à educaÃÃo superior. Materializado numa transaÃÃo entre instituiÃÃes privadas de educaÃÃo superior e o governo, cabendo Ãquelas ofertar vagas em cursos de graduaÃÃo e sequenciais de formaÃÃo especÃfica e a este, a contrapartida de conceder a isenÃÃo de alguns tributos federais, a tÃtulo de renÃncia fiscal, o PROUNI à negativamente apontado como responsÃvel pelo fato de, atualmente, no Brasil, um percentual de aproximadamente 80% das matrÃculas no ensino superior estar na rede privada. Considerando que a efetividade do programa ainda nÃo foi comprovada, este trabalho se soma a outras discussÃes a respeito dessa polÃtica pÃblica, levadas a efeito nos mais variados espaÃos da sociedade. Estruturada em capÃtulos, esta pesquisa, caracterizada como bibliogrÃfica e de levantamento, seguiu um caminho metodolÃgico, partindo do cotejamento de opiniÃes favorÃveis e contrÃrias aos propÃsitos do PROUNI, para alcanÃar a apreciaÃÃo do programa feita por um grupo de 50 (cinquenta) beneficiÃrios, de 4 instituiÃÃes a ele aderentes. Da anÃlise dos dados colhidos por meio da aplicaÃÃo de um questionÃrio composto de dezessete perguntas, resultaram as seguintes conclusÃes: a formaÃÃo acadÃmica dos alunos pesquisados foi definida mais pelas perspectivas do mercado de trabalho e pelas conveniÃncias das instituiÃÃes que pelo critÃrio da aptidÃo, indicado por um pequeno grupo de alunos; um nÃmero considerÃvel dos pesquisados apontou o trabalho como justificativa ao baixo desempenho acadÃmico; o nÃmero de alunos vÃtimas de discriminaÃÃo, mesmo nÃo sendo alarmante, nÃo à desprezÃvel; o PROUNI, avaliado positivamente pela maioria dos pesquisados, carece de ajustes na visÃo de um bom nÃmero deles; uma avaliaÃÃo mais completa do programa ainda nÃo à possÃvel, dada a indisponibilidade de dados referentes a indicadores como cursos ofertados, evasÃo, diplomaÃÃo e permanÃncia do beneficiÃrio na instituiÃÃo, da entrada atà a obtenÃÃo do diploma. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9778 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295172938694656 |