PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tereza Lucia Lima Fontele
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9778
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_18b18c34adfe9f8e8b83a1462124be5c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6636
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programaPROUNI: a reflection on the voice of beneficiaries of the program2013-04-02Vicente Lima CrisÃstomo28324510387Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Severina Gadelha Figueiredo58217196349http://lattes.cnpq.br/1268664730344507Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/196246687688456023028994391http://lattes.cnpq.br/4350448005671816Tereza Lucia Lima FonteleUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRPolÃticas educacionais EducaÃÃo superior Programa Universidade para Todos â PROUNI DemocratizaÃÃo do acesso ao ensino superiorEducational policies Higher education University for All Program PROUNI Democratization of access to higher educationCIENCIAS SOCIAIS APLICADASnÃo hÃEste trabalho de pesquisa analisa o Programa Universidade para Todos- PROUNI, criado pela Lei n 11.096, de 13 de janeiro de 2005, como uma polÃtica afirmativa de democratizaÃÃo do acesso à educaÃÃo superior. Materializado numa transaÃÃo entre instituiÃÃes privadas de educaÃÃo superior e o governo, cabendo Ãquelas ofertar vagas em cursos de graduaÃÃo e sequenciais de formaÃÃo especÃfica e a este, a contrapartida de conceder a isenÃÃo de alguns tributos federais, a tÃtulo de renÃncia fiscal, o PROUNI à negativamente apontado como responsÃvel pelo fato de, atualmente, no Brasil, um percentual de aproximadamente 80% das matrÃculas no ensino superior estar na rede privada. Considerando que a efetividade do programa ainda nÃo foi comprovada, este trabalho se soma a outras discussÃes a respeito dessa polÃtica pÃblica, levadas a efeito nos mais variados espaÃos da sociedade. Estruturada em capÃtulos, esta pesquisa, caracterizada como bibliogrÃfica e de levantamento, seguiu um caminho metodolÃgico, partindo do cotejamento de opiniÃes favorÃveis e contrÃrias aos propÃsitos do PROUNI, para alcanÃar a apreciaÃÃo do programa feita por um grupo de 50 (cinquenta) beneficiÃrios, de 4 instituiÃÃes a ele aderentes. Da anÃlise dos dados colhidos por meio da aplicaÃÃo de um questionÃrio composto de dezessete perguntas, resultaram as seguintes conclusÃes: a formaÃÃo acadÃmica dos alunos pesquisados foi definida mais pelas perspectivas do mercado de trabalho e pelas conveniÃncias das instituiÃÃes que pelo critÃrio da aptidÃo, indicado por um pequeno grupo de alunos; um nÃmero considerÃvel dos pesquisados apontou o trabalho como justificativa ao baixo desempenho acadÃmico; o nÃmero de alunos vÃtimas de discriminaÃÃo, mesmo nÃo sendo alarmante, nÃo à desprezÃvel; o PROUNI, avaliado positivamente pela maioria dos pesquisados, carece de ajustes na visÃo de um bom nÃmero deles; uma avaliaÃÃo mais completa do programa ainda nÃo à possÃvel, dada a indisponibilidade de dados referentes a indicadores como cursos ofertados, evasÃo, diplomaÃÃo e permanÃncia do beneficiÃrio na instituiÃÃo, da entrada atà a obtenÃÃo do diploma.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9778application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:48Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PROUNI: a reflection on the voice of beneficiaries of the program
title PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa
spellingShingle PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa
Tereza Lucia Lima Fontele
PolÃticas educacionais
EducaÃÃo superior
Programa Universidade para Todos â PROUNI
DemocratizaÃÃo do acesso ao ensino superior
Educational policies
Higher education
University for All Program PROUNI
Democratization of access to higher education
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa
title_full PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa
title_fullStr PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa
title_full_unstemmed PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa
title_sort PROUNI: uma reflexÃo sobre o, a voz de beneficiÃrios do programa
author Tereza Lucia Lima Fontele
author_facet Tereza Lucia Lima Fontele
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vicente Lima CrisÃstomo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 28324510387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Severina Gadelha Figueiredo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 58217196349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1268664730344507
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 11916990304
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1962466876884560
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 23028994391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4350448005671816
dc.contributor.author.fl_str_mv Tereza Lucia Lima Fontele
contributor_str_mv Vicente Lima CrisÃstomo
Wagner Bandeira Andriola
Severina Gadelha Figueiredo
Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv PolÃticas educacionais
EducaÃÃo superior
Programa Universidade para Todos â PROUNI
DemocratizaÃÃo do acesso ao ensino superior
topic PolÃticas educacionais
EducaÃÃo superior
Programa Universidade para Todos â PROUNI
DemocratizaÃÃo do acesso ao ensino superior
Educational policies
Higher education
University for All Program PROUNI
Democratization of access to higher education
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational policies
Higher education
University for All Program PROUNI
Democratization of access to higher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho de pesquisa analisa o Programa Universidade para Todos- PROUNI, criado pela Lei n 11.096, de 13 de janeiro de 2005, como uma polÃtica afirmativa de democratizaÃÃo do acesso à educaÃÃo superior. Materializado numa transaÃÃo entre instituiÃÃes privadas de educaÃÃo superior e o governo, cabendo Ãquelas ofertar vagas em cursos de graduaÃÃo e sequenciais de formaÃÃo especÃfica e a este, a contrapartida de conceder a isenÃÃo de alguns tributos federais, a tÃtulo de renÃncia fiscal, o PROUNI à negativamente apontado como responsÃvel pelo fato de, atualmente, no Brasil, um percentual de aproximadamente 80% das matrÃculas no ensino superior estar na rede privada. Considerando que a efetividade do programa ainda nÃo foi comprovada, este trabalho se soma a outras discussÃes a respeito dessa polÃtica pÃblica, levadas a efeito nos mais variados espaÃos da sociedade. Estruturada em capÃtulos, esta pesquisa, caracterizada como bibliogrÃfica e de levantamento, seguiu um caminho metodolÃgico, partindo do cotejamento de opiniÃes favorÃveis e contrÃrias aos propÃsitos do PROUNI, para alcanÃar a apreciaÃÃo do programa feita por um grupo de 50 (cinquenta) beneficiÃrios, de 4 instituiÃÃes a ele aderentes. Da anÃlise dos dados colhidos por meio da aplicaÃÃo de um questionÃrio composto de dezessete perguntas, resultaram as seguintes conclusÃes: a formaÃÃo acadÃmica dos alunos pesquisados foi definida mais pelas perspectivas do mercado de trabalho e pelas conveniÃncias das instituiÃÃes que pelo critÃrio da aptidÃo, indicado por um pequeno grupo de alunos; um nÃmero considerÃvel dos pesquisados apontou o trabalho como justificativa ao baixo desempenho acadÃmico; o nÃmero de alunos vÃtimas de discriminaÃÃo, mesmo nÃo sendo alarmante, nÃo à desprezÃvel; o PROUNI, avaliado positivamente pela maioria dos pesquisados, carece de ajustes na visÃo de um bom nÃmero deles; uma avaliaÃÃo mais completa do programa ainda nÃo à possÃvel, dada a indisponibilidade de dados referentes a indicadores como cursos ofertados, evasÃo, diplomaÃÃo e permanÃncia do beneficiÃrio na instituiÃÃo, da entrada atà a obtenÃÃo do diploma.
description nÃo hÃ
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9778
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295172938694656