Filhos de Deus e Netos de MakunaÃma: apropriaÃÃes do catolicismo em terras Makuxi.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10021 |
Resumo: | Este à um estudo sobre as apropriaÃÃes do catolicismo na comunidade indÃgena Maturuca, na Terra Raposa Serra do Sol, em Roraima, onde os sujeitos centrais sÃo os Ãndios da mais numerosa etnia do estado, os Makuxi. O objetivo principal à descrever e analisar, numa perspectiva socioantropolÃgica, os usos que esses indÃgenas fazem do catolicismo e como eles ressignificam os ensinamentos cristÃos na fronteira formada pelas aÃÃes evangelizadoras dos missionÃrios do Instituto Consolata e as tradiÃÃes culturais do seu povo. Das caracterÃsticas que reconfiguram as relaÃÃes entre o catolicismo universal e a comunidade indÃgena local, a sintonia construÃda entre o projeto evangelizador e a defesa da Terra Raposa Serra do Sol tanto indica o tipo de catolicismo oferecido na aldeia, marcado pelos princÃpios da Teologia da LibertaÃÃo, como abre um campo de reflexÃo sobre a contextualizaÃÃo da mensagem bÃblica e as tradiÃÃes culturais indÃgenas. Para compreender a dinÃmica desses laÃos em contexto Ãtnico esta pesquisa adotou como procedimentos a realizaÃÃo de entrevistas, anotaÃÃes em caderno de campo e participaÃÃo, tÃo direta quanto possÃvel, nas mais diferentes atividades vivenciadas pelos Makuxi em seu cotidiano, com destaque para as aÃÃes de cunho religioso. Assim, o estudo focou dois conjuntos de prÃticas: a Missa de Natal e a Via Sacra, como ritos institucionalmente oferecidos pela Igreja CatÃlica; a Festa Natalina dos Makuxi e a cerimÃnia denominada Subida da Serra, como ritos marcados, principalmente, pela evocaÃÃo e reelaboraÃÃo das tradiÃÃes indÃgenas. As diferentes maneiras de apropriaÃÃo do catolicismo em terras Makuxi revelam, sobretudo, a complexidade das relaÃÃes situadas na estreiteza das fronteiras culturais, pelo carÃter dinÃmico, combinatÃrio, permeÃvel e imprevisto que caracteriza esses encontros. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFilhos de Deus e Netos de MakunaÃma: apropriaÃÃes do catolicismo em terras Makuxi.Sons of God and grandsons of Makunaima: Catholicism appropriation in Makuxi lands2013-04-19JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques 02503999387CÃsar Barreira03413454315http://lattes.cnpq.br/2382723098584720Isabelle Braz Peixoto da Silva14159007368http://lattes.cnpq.br/6638958694371670Manfredo AraÃjo de Oliveira03274845353Gledson Ribeiro de Oliveira49117173353http://lattes.cnpq.br/260836554401330626355418334 http://lattes.cnpq.br/3445758357722488VÃngela Maria Isidoro de MoraisUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRapropriaÃÃo catolicismo makuxi terra indÃgena Raposa Serra do Solappropriation catholicism makuxi Raposa Serra do Sol Indigenous HomelandSOCIOLOGIAEste à um estudo sobre as apropriaÃÃes do catolicismo na comunidade indÃgena Maturuca, na Terra Raposa Serra do Sol, em Roraima, onde os sujeitos centrais sÃo os Ãndios da mais numerosa etnia do estado, os Makuxi. O objetivo principal à descrever e analisar, numa perspectiva socioantropolÃgica, os usos que esses indÃgenas fazem do catolicismo e como eles ressignificam os ensinamentos cristÃos na fronteira formada pelas aÃÃes evangelizadoras dos missionÃrios do Instituto Consolata e as tradiÃÃes culturais do seu povo. Das caracterÃsticas que reconfiguram as relaÃÃes entre o catolicismo universal e a comunidade indÃgena local, a sintonia construÃda entre o projeto evangelizador e a defesa da Terra Raposa Serra do Sol tanto indica o tipo de catolicismo oferecido na aldeia, marcado pelos princÃpios da Teologia da LibertaÃÃo, como abre um campo de reflexÃo sobre a contextualizaÃÃo da mensagem bÃblica e as tradiÃÃes culturais indÃgenas. Para compreender a dinÃmica desses laÃos em contexto Ãtnico esta pesquisa adotou como procedimentos a realizaÃÃo de entrevistas, anotaÃÃes em caderno de campo e participaÃÃo, tÃo direta quanto possÃvel, nas mais diferentes atividades vivenciadas pelos Makuxi em seu cotidiano, com destaque para as aÃÃes de cunho religioso. Assim, o estudo focou dois conjuntos de prÃticas: a Missa de Natal e a Via Sacra, como ritos institucionalmente oferecidos pela Igreja CatÃlica; a Festa Natalina dos Makuxi e a cerimÃnia denominada Subida da Serra, como ritos marcados, principalmente, pela evocaÃÃo e reelaboraÃÃo das tradiÃÃes indÃgenas. As diferentes maneiras de apropriaÃÃo do catolicismo em terras Makuxi revelam, sobretudo, a complexidade das relaÃÃes situadas na estreiteza das fronteiras culturais, pelo carÃter dinÃmico, combinatÃrio, permeÃvel e imprevisto que caracteriza esses encontros.This is a study about Roman Catholicism appropriations in Maturuca, an indigenous community at Raposa Serra do Sol Homeland, in Roraima, Brazil, where the central characters are the Makuxi, the most numerous ethnic group of the state. It aims at describing and analyzing, in a socioanthropological perspective, the uses these indigenous make of Roman Catholicism and how they resignify Christian teachings in the border outlined by Consolata Institute Missionaries evangelizing actions and cultural traditions of their people. Among the characteristics that reconfigure the relations between universal Catholicism and the indigenous local community, the harmony built between the evangelizing project and the Raposa Serra do Sol Homeland defense indicates the type of Catholicism offered in the village, marked by Liberation Theology principles, and opens a field for reflection on the contextualization of the Bible message and indigenous cultural traditions. For understanding the dynamics of these ties in an ethnic context, this research adopted interview proceedings, field notes and participation, as direct as possible, in the many activities lived by the Makuxi in their everyday life, especially those with religious connotation. Thus, the study focused on two sets of practices: the Christmas Mass and the Way of the Cross, as institutional rituals offered by the Roman Catholic Church, as well as Makuxi`s Christmas Feast and the ceremony named the Climbing of the Mountain (Subida da Serra), as rites marked mainly by evocation and reelaboration of these indigenous traditions. The many different forms of Roman Catholicism appropriations in the Makuxi community reveal the complexity of relations located on the narrow zones of cultural frontiers, for their dynamic, combinatory, permeable and unexpected nature.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10021application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:03Zmail@mail.com - |
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