Filhos de Deus e Netos de MakunaÃma: apropriaÃÃes do catolicismo em terras Makuxi.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VÃngela Maria Isidoro de Morais
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10021
Resumo: Este à um estudo sobre as apropriaÃÃes do catolicismo na comunidade indÃgena Maturuca, na Terra Raposa Serra do Sol, em Roraima, onde os sujeitos centrais sÃo os Ãndios da mais numerosa etnia do estado, os Makuxi. O objetivo principal à descrever e analisar, numa perspectiva socioantropolÃgica, os usos que esses indÃgenas fazem do catolicismo e como eles ressignificam os ensinamentos cristÃos na fronteira formada pelas aÃÃes evangelizadoras dos missionÃrios do Instituto Consolata e as tradiÃÃes culturais do seu povo. Das caracterÃsticas que reconfiguram as relaÃÃes entre o catolicismo universal e a comunidade indÃgena local, a sintonia construÃda entre o projeto evangelizador e a defesa da Terra Raposa Serra do Sol tanto indica o tipo de catolicismo oferecido na aldeia, marcado pelos princÃpios da Teologia da LibertaÃÃo, como abre um campo de reflexÃo sobre a contextualizaÃÃo da mensagem bÃblica e as tradiÃÃes culturais indÃgenas. Para compreender a dinÃmica desses laÃos em contexto Ãtnico esta pesquisa adotou como procedimentos a realizaÃÃo de entrevistas, anotaÃÃes em caderno de campo e participaÃÃo, tÃo direta quanto possÃvel, nas mais diferentes atividades vivenciadas pelos Makuxi em seu cotidiano, com destaque para as aÃÃes de cunho religioso. Assim, o estudo focou dois conjuntos de prÃticas: a Missa de Natal e a Via Sacra, como ritos institucionalmente oferecidos pela Igreja CatÃlica; a Festa Natalina dos Makuxi e a cerimÃnia denominada Subida da Serra, como ritos marcados, principalmente, pela evocaÃÃo e reelaboraÃÃo das tradiÃÃes indÃgenas. As diferentes maneiras de apropriaÃÃo do catolicismo em terras Makuxi revelam, sobretudo, a complexidade das relaÃÃes situadas na estreiteza das fronteiras culturais, pelo carÃter dinÃmico, combinatÃrio, permeÃvel e imprevisto que caracteriza esses encontros.
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