ConstruÃÃo do conceito de covariaÃÃo por estudantes do ensino fundamental em ambientes de mÃltiplas representaÃÃes com suporte das tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juscileide Braga de Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16487
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisConstruÃÃo do conceito de covariaÃÃo por estudantes do ensino fundamental em ambientes de mÃltiplas representaÃÃes com suporte das tecnologias digitaisConstruction of the concept of co-variation by middle school students in multiple representations environments with support of digital technologies2016-03-16Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Paulo Meireles Barguil38297760391Marcilia Chagas Barreto13288334372http://lattes.cnpq.br/6049384424752518Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Antonio Luiz de Oliveira Barreto26600560304http://lattes.cnpq.br/274185610715994362634593368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4454212Y9Juscileide Braga de CastroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCovariaÃÃo Estruturas multiplicativas Tecnologias digitais MÃltiplas representaÃÃesCovariation Multiplicative structures Digital technologies Multiple representationsEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta pesquisa teve por objetivo analisar as contribuiÃÃes de metodologia desenvolvida, com suporte de tecnologias digitais, para o desenvolvimento do conceito de covariaÃÃo presente nas estruturas multiplicativas. Para isso, foram realizadas anÃlises das situaÃÃes presentes no campo conceitual multiplicativo, verificando a ocorrÃncia, ou nÃo, da covariaÃÃo. O desenvolvimento das atividades foi fundamentado em estudos relacionados Ãs contribuiÃÃes das mÃltiplas representaÃÃes para a aprendizagem e da abordagem seres-humanos-com-mÃdias. Utilizou-se, como metodologia, a pesquisa de intervenÃÃo. A investigaÃÃo foi realizada em uma Escola Municipal de Tempo Integral, localizada no municÃpio de Fortaleza - CearÃ, com estudantes de uma das turmas do 6 ano do Ensino Fundamental. A turma de alunos foi dividida em: Grupo Controle (GC), com 15 alunos e Grupo Experimental (GE), com 12 alunos. A investigaÃÃo foi dividida em trÃs etapas: prÃ-teste, intervenÃÃo e pÃs-teste. Todos os alunos, dos dois grupos, participaram do prÃ-teste e do pÃs-teste, aplicados individualmente e sem uso do computador. Tendo sido aplicados para diagnosticar os conhecimentos dos alunos em relaÃÃo à compreensÃo de situaÃÃes de proporÃÃo simples, de proporÃÃo mÃltipla, de proporÃÃo dupla, de interpretaÃÃo e construÃÃo de grÃficos lineares e compreensÃo de padrÃo de tabelas. A intervenÃÃo aconteceu apenas com o GE, no momento das aulas de MatemÃtica. Essa etapa teve duraÃÃo de 3 meses, com 18 encontros. As atividades desenvolvidas para esses encontros, utilizavam tecnologias digitais como: software Geogebra, recurso digital Equilibrando proporÃÃes, aplicativo online Cacoo, WhatsApp e blog. O GC manteve as aulas de MatemÃtica e de disciplinas eletivas, nos mesmos horÃrios do GE. Os dados foram analisados de modo a conhecer e compreender o desempenho dos alunos antes e apÃs as atividades; os teoremas-em-aÃÃo mobilizados durante a intervenÃÃo e suas evoluÃÃes; e as contribuiÃÃes das tecnologias usadas para a compreensÃo do conceito de covariaÃÃo. Os estudantes submetidos à intervenÃÃo apresentaram, estatisticamente, um desempenho superior, quando comparados aos estudantes do GC, demonstrando a eficÃcia da metodologia. Constatou-se, ainda, a modificaÃÃo de esquemas por meio de estratÃgias mais elaboradas, mesmo para situaÃÃes que jà eram conhecidas pelos estudantes do GE. As tecnologias digitais utilizadas contribuÃram para a compreensÃo da invariÃncia e da covariaÃÃo, ao relacionar mÃltiplas representaÃÃes de forma dinÃmica, possibilitar a produÃÃo de conhecimento e a significaÃÃo de contextos sociais e matemÃticos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16487application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:50Zmail@mail.com -
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