Da alvorada ao ocaso: estudo de caso sobre a avaliaÃÃo da aprendizagem em Cursos de Pedagogia diurno e noturno em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wirla Risany Lima Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7553
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDa alvorada ao ocaso: estudo de caso sobre a avaliaÃÃo da aprendizagem em Cursos de Pedagogia diurno e noturno em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblicaDawn of the sunset: a case study on the evaluation of learning courses in pedagogy in a day and night institution of higher education of the public2012-04-30Tania Vicente Viana46086790310Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Simone Trindade da Cunha35368683049http://lattes.cnpq.br/6936309945835462Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/196246687688456074247018353http://lattes.cnpq.br/7405631823456608Wirla Risany Lima CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo da aprendizagem Ensino Superior Fatores BiopsicossociaisLearning evaluation. Higher Education. Biopsychosocial factorsEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel SuperiorCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃO presente estudo intencionou investigar a prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem realizada junto aos alunos de turnos diurno e noturno do curso de Pedagogia de uma InstituiÃÃo de Ensino Superior (IES) da rede pÃblica, na cidade de Fortaleza-CE, refletindo sobre um modo de construÃÃo avaliativa que considere os fatores biopsicossociais dos discentes. Especificamente, intencionou-se: identificar um perfil dos alunos dos turnos diurno e noturno do curso de Pedagogia da IES investigada; descrever os problemas relacionados aos fatores biolÃgicos, psicolÃgicos e sociais mais apontados pelos discentes, vivenciados por eles como empecilhos a um bom rendimento acadÃmico; elencar os tipos de avaliaÃÃes realizados atualmente no curso de Pedagogia da IES pesquisada; analisar a visÃo dos docentes e discentes sobre o processo de construÃÃo das avaliaÃÃes realizadas com os alunos desse curso, assim como seus resultados para o desenvolvimento e autonomia discente. O campo teÃrico da AvaliaÃÃo Educacional atualmente desenvolvido promove uma avaliaÃÃo de natureza formativa, a fim de minimizar os efeitos da cultura do exame, ainda identificada no ensino brasileiro. Nesse contexto, à necessÃrio aliar-se à didÃtica para melhor desenvolver a aprendizagem do educando, tornando-o mais autÃnomo e seguro de sua formaÃÃo. Enfatizase, pois, o importante papel do professor para uma mediaÃÃo pedagÃgica eficiente no contexto universitÃrio. Para esse propÃsito, realizou-se uma investigaÃÃo de natureza qualiquantitativa, na forma de um estudo de caso, perfazendo um total de 350 sujeitos investigados, sendo 340 alunos e 10 professores do curso de Pedagogia da IES estudada. Os dados foram coletados no perÃodo de novembro de 2010 a janeiro de 2011, na cidade de Fortaleza-CearÃ. A anÃlise dos dados confirmou a validaÃÃo da pesquisa e dos depoimentos dos professores e alunos sobre a avaliaÃÃo da aprendizagem no Ensino Superior, como previstos nas hipÃteses propostas pelo estudo. Os modelos de avaliaÃÃo da aprendizagem, realizados atualmente no curso de Pedagogia da IES, consideram os fatores biopsicossociais como elementos importantes na construÃÃo do processo avaliativo dos alunos como um todo, principalmente os do curso noturno, mesmo ainda nÃo apresentando Ãndices ideais. Conclui-se que, apesar de ainda existirem alguns indÃcios de prÃtica, por parte de alguns docentes, da utilizaÃÃo de um mÃtodo didÃtico tradicional expositivo e de uma avaliaÃÃo baseada na cultura do exame, jà se observa a presenÃa de mÃtodos mais formativos e participativos, que consideram os fatores biopsicossociais dos discentes, visando a um desenvolvimento integral do estudante. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7553application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:31Zmail@mail.com -
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