Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dhenis Silva Maciel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6705
Resumo: No presente trabalho buscamos compreender a epidemia de cÃlera morbus na vila de Maranguape no ano de 1862 e como esta foi compreendida pelos sujeitos que compunham os saberes mÃdico e religioso, bem como os usos polÃticos que a epidemia assumiu a partir do olhar dos partidos liberal e conservador. Focamos nosso olhar sobre as aÃÃes dos mÃdicos que fizeram parte da comissÃo de socorros pÃblicos, nos dois sacerdotes que atuaram na vila no perÃodo da doenÃa e na aÃÃo dos administradores pÃblicos. Objetivamos compreender a doenÃa e seus significados a partir de uma leitura mais ampla do que era a vila de Maranguape no ano de 1862, das teorias mÃdicas que norteavam e das respostas dadas pela religiÃo. Para levarmos tal empreendimento a cabo, utilizamos documentos de carÃter variado, tais como: relatÃrios de presidente de provÃncia, cartas enviadas pelos mÃdicos comissionados, correspondÃncias dos sacerdotes e dos membros da cÃmara da vila, leis provinciais, jornais e crÃnicas.
id UFC_24d8284a5bedc2d84b42d79f1fe61218
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4676
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)Valei-me, SÃo SebastiÃo: the cholera epidemic in Maranguape town (1862-1863)2011-07-11Ivone Cordeiro Barbosa03730506315Frederico de Castro Neves50932659772Anny Jackeline Torres Silveira6925451653http://lattes.cnpq.br/028473988887069502178964303lattes.cnpq.br/4953453393918048Dhenis Silva MacielUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRCÃlera â Maranguape Medicina PolÃtica ReligiÃoCholera - Maranguape Medicine Politics ReligionHISTORIANo presente trabalho buscamos compreender a epidemia de cÃlera morbus na vila de Maranguape no ano de 1862 e como esta foi compreendida pelos sujeitos que compunham os saberes mÃdico e religioso, bem como os usos polÃticos que a epidemia assumiu a partir do olhar dos partidos liberal e conservador. Focamos nosso olhar sobre as aÃÃes dos mÃdicos que fizeram parte da comissÃo de socorros pÃblicos, nos dois sacerdotes que atuaram na vila no perÃodo da doenÃa e na aÃÃo dos administradores pÃblicos. Objetivamos compreender a doenÃa e seus significados a partir de uma leitura mais ampla do que era a vila de Maranguape no ano de 1862, das teorias mÃdicas que norteavam e das respostas dadas pela religiÃo. Para levarmos tal empreendimento a cabo, utilizamos documentos de carÃter variado, tais como: relatÃrios de presidente de provÃncia, cartas enviadas pelos mÃdicos comissionados, correspondÃncias dos sacerdotes e dos membros da cÃmara da vila, leis provinciais, jornais e crÃnicas.In this study we sought to understand the epidemic of cholera morbus in the village of Maranguape in 1862 and how this was understood by the individuals that comprised the medical and religious knowledge and the political uses that the epidemic has assumed from the look of liberal parties and conservative. We focus our attention on the actions of doctors who took part in the commission of public relief, the two priests who worked in the village during the illness and the action of public administrators. We aim to understand the disease and its meaning from a broader reading than was the village of Maranguape in 1862, the medical theories that guided and the answers given by religion. To bring out such a venture, we use varied character documents such as reports of the provincial president, letters sent by the commissioned doctors, letters of the priests and members of the chamber of the village, provincial laws, newspapers and chronicles.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6705application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:46Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Valei-me, SÃo SebastiÃo: the cholera epidemic in Maranguape town (1862-1863)
title Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)
spellingShingle Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)
Dhenis Silva Maciel
CÃlera â Maranguape
Medicina
PolÃtica
ReligiÃo
Cholera - Maranguape
Medicine
Politics
Religion
HISTORIA
title_short Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)
title_full Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)
title_fullStr Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)
title_full_unstemmed Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)
title_sort Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863)
author Dhenis Silva Maciel
author_facet Dhenis Silva Maciel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ivone Cordeiro Barbosa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03730506315
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Frederico de Castro Neves
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 50932659772
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Anny Jackeline Torres Silveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 6925451653
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0284739888870695
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02178964303
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4953453393918048
dc.contributor.author.fl_str_mv Dhenis Silva Maciel
contributor_str_mv Ivone Cordeiro Barbosa
Frederico de Castro Neves
Anny Jackeline Torres Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv CÃlera â Maranguape
Medicina
PolÃtica
ReligiÃo
topic CÃlera â Maranguape
Medicina
PolÃtica
ReligiÃo
Cholera - Maranguape
Medicine
Politics
Religion
HISTORIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Cholera - Maranguape
Medicine
Politics
Religion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv HISTORIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv No presente trabalho buscamos compreender a epidemia de cÃlera morbus na vila de Maranguape no ano de 1862 e como esta foi compreendida pelos sujeitos que compunham os saberes mÃdico e religioso, bem como os usos polÃticos que a epidemia assumiu a partir do olhar dos partidos liberal e conservador. Focamos nosso olhar sobre as aÃÃes dos mÃdicos que fizeram parte da comissÃo de socorros pÃblicos, nos dois sacerdotes que atuaram na vila no perÃodo da doenÃa e na aÃÃo dos administradores pÃblicos. Objetivamos compreender a doenÃa e seus significados a partir de uma leitura mais ampla do que era a vila de Maranguape no ano de 1862, das teorias mÃdicas que norteavam e das respostas dadas pela religiÃo. Para levarmos tal empreendimento a cabo, utilizamos documentos de carÃter variado, tais como: relatÃrios de presidente de provÃncia, cartas enviadas pelos mÃdicos comissionados, correspondÃncias dos sacerdotes e dos membros da cÃmara da vila, leis provinciais, jornais e crÃnicas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In this study we sought to understand the epidemic of cholera morbus in the village of Maranguape in 1862 and how this was understood by the individuals that comprised the medical and religious knowledge and the political uses that the epidemic has assumed from the look of liberal parties and conservative. We focus our attention on the actions of doctors who took part in the commission of public relief, the two priests who worked in the village during the illness and the action of public administrators. We aim to understand the disease and its meaning from a broader reading than was the village of Maranguape in 1862, the medical theories that guided and the answers given by religion. To bring out such a venture, we use varied character documents such as reports of the provincial president, letters sent by the commissioned doctors, letters of the priests and members of the chamber of the village, provincial laws, newspapers and chronicles.
description No presente trabalho buscamos compreender a epidemia de cÃlera morbus na vila de Maranguape no ano de 1862 e como esta foi compreendida pelos sujeitos que compunham os saberes mÃdico e religioso, bem como os usos polÃticos que a epidemia assumiu a partir do olhar dos partidos liberal e conservador. Focamos nosso olhar sobre as aÃÃes dos mÃdicos que fizeram parte da comissÃo de socorros pÃblicos, nos dois sacerdotes que atuaram na vila no perÃodo da doenÃa e na aÃÃo dos administradores pÃblicos. Objetivamos compreender a doenÃa e seus significados a partir de uma leitura mais ampla do que era a vila de Maranguape no ano de 1862, das teorias mÃdicas que norteavam e das respostas dadas pela religiÃo. Para levarmos tal empreendimento a cabo, utilizamos documentos de carÃter variado, tais como: relatÃrios de presidente de provÃncia, cartas enviadas pelos mÃdicos comissionados, correspondÃncias dos sacerdotes e dos membros da cÃmara da vila, leis provinciais, jornais e crÃnicas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6705
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295152946544640