Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Faustino da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15389
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_24ee54d9684f3de2e3b02135d0672722
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9641
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter2015-06-15Francisco Paulo Jamil Almeida Marques63743248387http://lattes.cnpq.br/5523350812734008Silvia Helena Belmino Freitas24400122387http://lattes.cnpq.br/6790741818900059Maria do Socorro Furtado Veloso23755350220http://lattes.cnpq.br/825458905060421501357907354http://lattes.cnpq.br/2439770723677286Simone Faustino da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRImagem pÃblica Twitter Dilma Rousseff Dilma Bolada Perfis fakePublic image Twitter Dilma Rousseff Dilma Bolada Fake profilesCOMUNICACAOnÃo hÃEm um processo contÃnuo de construÃÃo da opiniÃo e moldagem de representaÃÃes nas redes de comunicaÃÃo digital, destaca-se a produÃÃo de conteÃdo e a interaÃÃo realizada por meio da apropriaÃÃo da identidade de terceiros. A cada dia, povoam a internet novos perfis nÃo-oficiais de personalidades conhecidas, estando os atores polÃticos (continuamente sob julgamento pÃblico) especialmente vulnerÃveis a aÃÃes dessa natureza. Em consonÃncia com essa realidade, a presente dissertaÃÃo realiza um estudo qualitativo, ancorado metodologicamente na abordagem da AnÃlise de ConteÃdo (AC) de Bardin (2011) e executado pela prÃpria pesquisadora com o apoio do software Qualitative Solutions Research NVivo em sua versÃo 10.0, facilitador do processo de organizaÃÃo e categorizaÃÃo. Dessa forma, investigou-se a construÃÃo feita da imagem pÃblica da Presidenta Dilma Rousseff na rede social Twitter pelo perfil fake Dilma Bolada, um dos mais populares da internet. A escolha da rede justifica-se pela perspectiva personalizada adotada pela conta âfalsaâ. Este, inclusive, à um caso notÃrio perfil fake cuja visibilidade jà ultrapassa aquela obtida pela conta oficial em algumas redes, como o Facebook e o Instagram. Com base em um recorte temporal que vai de 1 de janeiro atà 5 de julho de 2014 (Ãltimo dia para registro de candidatos a Presidente e Vice, segundo o TSE), foram mapeados no conteÃdo das postagens indÃcios de uma construÃÃo estratÃgica, mÃtica, midiatizada e personalizada da imagem pÃblica, em uma anÃlise relacionada à literatura revisada nos capÃtulos introdutÃrios.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15389application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:34Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter
title Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter
spellingShingle Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter
Simone Faustino da Silva
Imagem pÃblica
Twitter
Dilma Rousseff
Dilma Bolada
Perfis fake
Public image
Twitter
Dilma Rousseff
Dilma Bolada
Fake profiles
COMUNICACAO
title_short Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter
title_full Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter
title_fullStr Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter
title_full_unstemmed Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter
title_sort Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter
author Simone Faustino da Silva
author_facet Simone Faustino da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 63743248387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5523350812734008
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silvia Helena Belmino Freitas
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 24400122387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6790741818900059
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria do Socorro Furtado Veloso
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23755350220
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8254589050604215
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01357907354
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2439770723677286
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Faustino da Silva
contributor_str_mv Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
Silvia Helena Belmino Freitas
Maria do Socorro Furtado Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem pÃblica
Twitter
Dilma Rousseff
Dilma Bolada
Perfis fake
topic Imagem pÃblica
Twitter
Dilma Rousseff
Dilma Bolada
Perfis fake
Public image
Twitter
Dilma Rousseff
Dilma Bolada
Fake profiles
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Public image
Twitter
Dilma Rousseff
Dilma Bolada
Fake profiles
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Em um processo contÃnuo de construÃÃo da opiniÃo e moldagem de representaÃÃes nas redes de comunicaÃÃo digital, destaca-se a produÃÃo de conteÃdo e a interaÃÃo realizada por meio da apropriaÃÃo da identidade de terceiros. A cada dia, povoam a internet novos perfis nÃo-oficiais de personalidades conhecidas, estando os atores polÃticos (continuamente sob julgamento pÃblico) especialmente vulnerÃveis a aÃÃes dessa natureza. Em consonÃncia com essa realidade, a presente dissertaÃÃo realiza um estudo qualitativo, ancorado metodologicamente na abordagem da AnÃlise de ConteÃdo (AC) de Bardin (2011) e executado pela prÃpria pesquisadora com o apoio do software Qualitative Solutions Research NVivo em sua versÃo 10.0, facilitador do processo de organizaÃÃo e categorizaÃÃo. Dessa forma, investigou-se a construÃÃo feita da imagem pÃblica da Presidenta Dilma Rousseff na rede social Twitter pelo perfil fake Dilma Bolada, um dos mais populares da internet. A escolha da rede justifica-se pela perspectiva personalizada adotada pela conta âfalsaâ. Este, inclusive, à um caso notÃrio perfil fake cuja visibilidade jà ultrapassa aquela obtida pela conta oficial em algumas redes, como o Facebook e o Instagram. Com base em um recorte temporal que vai de 1 de janeiro atà 5 de julho de 2014 (Ãltimo dia para registro de candidatos a Presidente e Vice, segundo o TSE), foram mapeados no conteÃdo das postagens indÃcios de uma construÃÃo estratÃgica, mÃtica, midiatizada e personalizada da imagem pÃblica, em uma anÃlise relacionada à literatura revisada nos capÃtulos introdutÃrios.
description nÃo hÃ
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15389
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295210409558016