Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15389 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_24ee54d9684f3de2e3b02135d0672722 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9641 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter2015-06-15Francisco Paulo Jamil Almeida Marques63743248387http://lattes.cnpq.br/5523350812734008Silvia Helena Belmino Freitas24400122387http://lattes.cnpq.br/6790741818900059Maria do Socorro Furtado Veloso23755350220http://lattes.cnpq.br/825458905060421501357907354http://lattes.cnpq.br/2439770723677286Simone Faustino da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRImagem pÃblica Twitter Dilma Rousseff Dilma Bolada Perfis fakePublic image Twitter Dilma Rousseff Dilma Bolada Fake profilesCOMUNICACAOnÃo hÃEm um processo contÃnuo de construÃÃo da opiniÃo e moldagem de representaÃÃes nas redes de comunicaÃÃo digital, destaca-se a produÃÃo de conteÃdo e a interaÃÃo realizada por meio da apropriaÃÃo da identidade de terceiros. A cada dia, povoam a internet novos perfis nÃo-oficiais de personalidades conhecidas, estando os atores polÃticos (continuamente sob julgamento pÃblico) especialmente vulnerÃveis a aÃÃes dessa natureza. Em consonÃncia com essa realidade, a presente dissertaÃÃo realiza um estudo qualitativo, ancorado metodologicamente na abordagem da AnÃlise de ConteÃdo (AC) de Bardin (2011) e executado pela prÃpria pesquisadora com o apoio do software Qualitative Solutions Research NVivo em sua versÃo 10.0, facilitador do processo de organizaÃÃo e categorizaÃÃo. Dessa forma, investigou-se a construÃÃo feita da imagem pÃblica da Presidenta Dilma Rousseff na rede social Twitter pelo perfil fake Dilma Bolada, um dos mais populares da internet. A escolha da rede justifica-se pela perspectiva personalizada adotada pela conta âfalsaâ. Este, inclusive, à um caso notÃrio perfil fake cuja visibilidade jà ultrapassa aquela obtida pela conta oficial em algumas redes, como o Facebook e o Instagram. Com base em um recorte temporal que vai de 1 de janeiro atà 5 de julho de 2014 (Ãltimo dia para registro de candidatos a Presidente e Vice, segundo o TSE), foram mapeados no conteÃdo das postagens indÃcios de uma construÃÃo estratÃgica, mÃtica, midiatizada e personalizada da imagem pÃblica, em uma anÃlise relacionada à literatura revisada nos capÃtulos introdutÃrios.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15389application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:34Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter |
title |
Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter |
spellingShingle |
Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter Simone Faustino da Silva Imagem pÃblica Dilma Rousseff Dilma Bolada Perfis fake Public image Dilma Rousseff Dilma Bolada Fake profiles COMUNICACAO |
title_short |
Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter |
title_full |
Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter |
title_fullStr |
Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter |
title_full_unstemmed |
Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter |
title_sort |
Diva, Presidenta e fake: a construÃÃo da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no Twitter |
author |
Simone Faustino da Silva |
author_facet |
Simone Faustino da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
63743248387 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5523350812734008 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silvia Helena Belmino Freitas |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
24400122387 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6790741818900059 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria do Socorro Furtado Veloso |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
23755350220 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8254589050604215 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01357907354 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2439770723677286 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simone Faustino da Silva |
contributor_str_mv |
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Silvia Helena Belmino Freitas Maria do Socorro Furtado Veloso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem pÃblica Dilma Rousseff Dilma Bolada Perfis fake |
topic |
Imagem pÃblica Dilma Rousseff Dilma Bolada Perfis fake Public image Dilma Rousseff Dilma Bolada Fake profiles COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public image Dilma Rousseff Dilma Bolada Fake profiles |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
COMUNICACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Em um processo contÃnuo de construÃÃo da opiniÃo e moldagem de representaÃÃes nas redes de comunicaÃÃo digital, destaca-se a produÃÃo de conteÃdo e a interaÃÃo realizada por meio da apropriaÃÃo da identidade de terceiros. A cada dia, povoam a internet novos perfis nÃo-oficiais de personalidades conhecidas, estando os atores polÃticos (continuamente sob julgamento pÃblico) especialmente vulnerÃveis a aÃÃes dessa natureza. Em consonÃncia com essa realidade, a presente dissertaÃÃo realiza um estudo qualitativo, ancorado metodologicamente na abordagem da AnÃlise de ConteÃdo (AC) de Bardin (2011) e executado pela prÃpria pesquisadora com o apoio do software Qualitative Solutions Research NVivo em sua versÃo 10.0, facilitador do processo de organizaÃÃo e categorizaÃÃo. Dessa forma, investigou-se a construÃÃo feita da imagem pÃblica da Presidenta Dilma Rousseff na rede social Twitter pelo perfil fake Dilma Bolada, um dos mais populares da internet. A escolha da rede justifica-se pela perspectiva personalizada adotada pela conta âfalsaâ. Este, inclusive, à um caso notÃrio perfil fake cuja visibilidade jà ultrapassa aquela obtida pela conta oficial em algumas redes, como o Facebook e o Instagram. Com base em um recorte temporal que vai de 1 de janeiro atà 5 de julho de 2014 (Ãltimo dia para registro de candidatos a Presidente e Vice, segundo o TSE), foram mapeados no conteÃdo das postagens indÃcios de uma construÃÃo estratÃgica, mÃtica, midiatizada e personalizada da imagem pÃblica, em uma anÃlise relacionada à literatura revisada nos capÃtulos introdutÃrios. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15389 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295210409558016 |