Fetichismo, ideologia e educaÃÃo em Theodor Adorn
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFetichismo, ideologia e educaÃÃo em Theodor AdornFetishism, ideology and education in Theodor Adorno2016-07-13Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977Cristiane Maria Marinho13968882334http://lattes.cnpq.br/5436768125786693Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563FÃtima Maria Nobre Lopes07399812349IrenÃsia Torres de Oliveira26767155349Marcos FÃbio Alexandre Nicolau79603653349http://lattes.cnpq.br/869093800127242902486866310http://lattes.cnpq.br/4342527006208670Pedro RogÃrio Sousa da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAdorno Fetichismo Ideologia EducaÃÃoAdorno Fetishism Ideology EducationEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Investigam-se os conceitos de fetichismo, ideologia e EducaÃÃo em Adorno. Para tanto, este escrito à apoiado na pesquisa teÃrica e bibliogrÃfica, mais especificamente, em torno da obra e das diversas categorias filosÃficas, sociolÃgicas e educacionais do Pensador supracitado, como tambÃm de seus interlocutores e comentadores. Delineiam-se, por essa via, o surgimento e a difusÃo do conceito de fetichismo por diversos autores, tais como Charles de Brosses, Marx, Freud e Adorno, entre outros. EsboÃa-se, em seguida, o ponto de interseÃÃo de Marx com Adorno acerca do fetichismo. Discutem-se, com efeito, o fetichismo na mÃsica erudita e o dualismo entre dois compositores â Schoenberg e Stravinsky â bem como o elemento musical e suas correlaÃÃes com o Fetichismo da Mercadoria Cultural em Adorno, mostrando que a investigaÃÃo acerca da mÃsica constitui um problema importante, que implica a contradiÃÃo para o pensamento adorniano. Pesquisa-se, ademais, o conceito de belo, mostrando, de modo sintÃtico, sua propagaÃÃo no curso da HistÃria da Filosofia, bem como a estÃtica contemporÃnea em Adorno, delineando algumas correntes artÃsticas, seus impactos e propÃsitos. Aponta-se outra apropriaÃÃo de Adorno feita em relaÃÃo ao escritor de O Capital, qual seja, o conceito de ideologia, porÃm, feita de modo divergente, e distinta, comparativamente à compreensÃo de Marx. Analisa-se, alÃm disso, o elo entre Adorno e Benjamin, isto Ã, as convergÃncias e as divergÃncias dos filÃsofos alemÃes a respeito de algumas conceituaÃÃes. Averigua-se, prontamente, o tormento de Auschwitz, mostrando sua origem, consequÃncias sociais e educacionais. Discute-se, outrossim, de que modo a EducaÃÃo pode evitar para que Auschwitz nÃo se repita. Examina-se, a posteriori, a crÃtica feita por Adorno à EducaÃÃo portadora de um carÃter instrumental, tÃcnico e quantitativo. De modo contrÃrio, com base em Adorno, pensa-se uma educaÃÃo nÃo idÃntica à lÃgica vigente, recuperando o aspecto da autonomia e da emancipaÃÃo humana. Reporta-se, por fim, ao conflito entre dois conceitos, no Ãmbito educacional â formaÃÃo e semiformaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17346application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:43Zmail@mail.com - |
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Investigam-se os conceitos de fetichismo, ideologia e EducaÃÃo em Adorno. Para tanto, este escrito à apoiado na pesquisa teÃrica e bibliogrÃfica, mais especificamente, em torno da obra e das diversas categorias filosÃficas, sociolÃgicas e educacionais do Pensador supracitado, como tambÃm de seus interlocutores e comentadores. Delineiam-se, por essa via, o surgimento e a difusÃo do conceito de fetichismo por diversos autores, tais como Charles de Brosses, Marx, Freud e Adorno, entre outros. EsboÃa-se, em seguida, o ponto de interseÃÃo de Marx com Adorno acerca do fetichismo. Discutem-se, com efeito, o fetichismo na mÃsica erudita e o dualismo entre dois compositores â Schoenberg e Stravinsky â bem como o elemento musical e suas correlaÃÃes com o Fetichismo da Mercadoria Cultural em Adorno, mostrando que a investigaÃÃo acerca da mÃsica constitui um problema importante, que implica a contradiÃÃo para o pensamento adorniano. Pesquisa-se, ademais, o conceito de belo, mostrando, de modo sintÃtico, sua propagaÃÃo no curso da HistÃria da Filosofia, bem como a estÃtica contemporÃnea em Adorno, delineando algumas correntes artÃsticas, seus impactos e propÃsitos. Aponta-se outra apropriaÃÃo de Adorno feita em relaÃÃo ao escritor de O Capital, qual seja, o conceito de ideologia, porÃm, feita de modo divergente, e distinta, comparativamente à compreensÃo de Marx. Analisa-se, alÃm disso, o elo entre Adorno e Benjamin, isto Ã, as convergÃncias e as divergÃncias dos filÃsofos alemÃes a respeito de algumas conceituaÃÃes. Averigua-se, prontamente, o tormento de Auschwitz, mostrando sua origem, consequÃncias sociais e educacionais. Discute-se, outrossim, de que modo a EducaÃÃo pode evitar para que Auschwitz nÃo se repita. Examina-se, a posteriori, a crÃtica feita por Adorno à EducaÃÃo portadora de um carÃter instrumental, tÃcnico e quantitativo. De modo contrÃrio, com base em Adorno, pensa-se uma educaÃÃo nÃo idÃntica à lÃgica vigente, recuperando o aspecto da autonomia e da emancipaÃÃo humana. Reporta-se, por fim, ao conflito entre dois conceitos, no Ãmbito educacional â formaÃÃo e semiformaÃÃo. |
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