Competitividade das exportaÃÃes de plantas vivas e produtos de floricultura do Cearà e do Brasil no perÃodo de 1998 a 2004.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Etevaldo Almeida Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1551
Resumo: O Brasil e particularmente o Estado do Cearà vem aumentando consideravelmente suas exportaÃÃes de plantas vivas e produtos de floriculrura e consequentemente vem participando efetivamente na criaÃÃo de divisas para o paÃs. Entretanto, pouco se sabe sobre a competitividade das exportaÃÃes brasileiras e cearenses com respeito a outros exportadores nacionais. Assim, procurou-se identificar, qual o desempenho competitivo do Brasil e do Cearà no mercado internacional desse segmento. Para atingir esta proposta foram traÃados os seguintes objetivos: Verificar a competitividade das exportaÃÃes de plantas vivas e produtos de floricultura do Cearà e do Brasil durante o perÃodo de 1998 a 2004; Identificar a existÃncia de polÃticas de incentivo à produÃÃo e comercializaÃÃo de plantas vivas e produtos de floricultura; Identificar o nÃvel de competitividade da exportaÃÃo de plantas vivas e produtos de floricultura do Cearà e do Brasil em relaÃÃo aos principais exportadores internacionais. A anÃlise foi pautada no conceito de competitividade compreendida como: Capacidade de uma empresa/paÃs permanecer no mercado atravÃs de uma posiÃÃo competitiva criada para um produto ou grupo de produtos, sendo essa, fruto de estratÃgias capazes de manter ou elevar eficientemente a posiÃÃo competitiva no comÃrcio internacional. A metodologia utilizada baseou-se na anÃlise tabular descritiva e no cÃlculo de indicadores de desempenho das exportaÃÃes: Vantagem Comparativa Revelada (VCR); Taxa de Cobertura (TC); Intensidade de ComÃrcio; Desempenho das ExportaÃÃes; PosiÃÃo Relativa das ExportaÃÃes e Constante Market Share (CMS). Os resultados demonstram que o Estado do Cearà ao longo do perÃodo analisado sà foi realmente competitivo no comÃrcio internacional de plantas vivas e produtos de floricultura no ano de 2004, onde apresentou tanto VCR como TC superiores a unidade, indicando que nesse ano o Estado apresentou eficiÃncia comercial. Pelo modelo CMS, constatou-se que de acordo com as fontes de crescimento das exportaÃÃes o efeito competitividade foi o maior responsÃvel pelo aumento mÃdio das exportaÃÃes de plantas vivas e produtos de floricultura do Cearà no perÃodo de 1998 a 2004. O Brasil, em todo o perÃodo, apresentou VCR e TC superior a unidade, indicando que o paÃs tem dinamismo comercial no segmento em anÃlise quando comparado aos outros paÃses exportadores. Pelo modelo CMS, constatou-se tambÃm que, de acordo com as fontes de crescimento das exportaÃÃes, o efeito competitividade foi o maior responsÃvel pelo aumento mÃdio das exportaÃÃes de plantas vivas e produtos de floricultura do PaÃs no perÃodo analisado. Os Ãndices revelaram que o Brasil foi competitivo no comÃrcio mundial no perÃodo deste estudo. Cearà nÃo foi competitivo nos anos de 1998 a 2003, entretanto em 2004, o Estado demonstrou està se tornando um potencial parceiro comÃrcial deste setor.
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Entretanto, pouco se sabe sobre a competitividade das exportaÃÃes brasileiras e cearenses com respeito a outros exportadores nacionais. Assim, procurou-se identificar, qual o desempenho competitivo do Brasil e do Cearà no mercado internacional desse segmento. Para atingir esta proposta foram traÃados os seguintes objetivos: Verificar a competitividade das exportaÃÃes de plantas vivas e produtos de floricultura do Cearà e do Brasil durante o perÃodo de 1998 a 2004; Identificar a existÃncia de polÃticas de incentivo à produÃÃo e comercializaÃÃo de plantas vivas e produtos de floricultura; Identificar o nÃvel de competitividade da exportaÃÃo de plantas vivas e produtos de floricultura do Cearà e do Brasil em relaÃÃo aos principais exportadores internacionais. A anÃlise foi pautada no conceito de competitividade compreendida como: Capacidade de uma empresa/paÃs permanecer no mercado atravÃs de uma posiÃÃo competitiva criada para um produto ou grupo de produtos, sendo essa, fruto de estratÃgias capazes de manter ou elevar eficientemente a posiÃÃo competitiva no comÃrcio internacional. A metodologia utilizada baseou-se na anÃlise tabular descritiva e no cÃlculo de indicadores de desempenho das exportaÃÃes: Vantagem Comparativa Revelada (VCR); Taxa de Cobertura (TC); Intensidade de ComÃrcio; Desempenho das ExportaÃÃes; PosiÃÃo Relativa das ExportaÃÃes e Constante Market Share (CMS). Os resultados demonstram que o Estado do Cearà ao longo do perÃodo analisado sà foi realmente competitivo no comÃrcio internacional de plantas vivas e produtos de floricultura no ano de 2004, onde apresentou tanto VCR como TC superiores a unidade, indicando que nesse ano o Estado apresentou eficiÃncia comercial. Pelo modelo CMS, constatou-se que de acordo com as fontes de crescimento das exportaÃÃes o efeito competitividade foi o maior responsÃvel pelo aumento mÃdio das exportaÃÃes de plantas vivas e produtos de floricultura do Cearà no perÃodo de 1998 a 2004. O Brasil, em todo o perÃodo, apresentou VCR e TC superior a unidade, indicando que o paÃs tem dinamismo comercial no segmento em anÃlise quando comparado aos outros paÃses exportadores. Pelo modelo CMS, constatou-se tambÃm que, de acordo com as fontes de crescimento das exportaÃÃes, o efeito competitividade foi o maior responsÃvel pelo aumento mÃdio das exportaÃÃes de plantas vivas e produtos de floricultura do PaÃs no perÃodo analisado. Os Ãndices revelaram que o Brasil foi competitivo no comÃrcio mundial no perÃodo deste estudo. Cearà nÃo foi competitivo nos anos de 1998 a 2003, entretanto em 2004, o Estado demonstrou està se tornando um potencial parceiro comÃrcial deste setor. Brazil and particularly the state of Cearà have considerably increased the exports of live plants and flower-raising products and participated effectively in the opening of new boundaries to the country. Nevertheless, little is known about competitiveness in Brazilian and Cearà Exports, regarding other national exports. Thus, we have tried to identify what competitive performance Brazil and Cearà have in the international market of this segment. In order to accomplish this, the following objectives were drawn: To ascertain the exports competitiveness of live plants and flower-raising products from Cearà and Brazil from 1998 to 2004; to identify the existence of inducement policies for producing and commercializing live plants and flower-raising products; to identify the level of competitiveness of the exports of live plants and flower-raising products from Cearà and Brazil towards the main international exporters. The analysis was based in the concept of competitiveness as: The capacity of a country/corporation to remain in the market through a competitive position, created to a product or a group of products, which is the result of strategies which are able to maintain or elevate the competitive position in the international market. The methodology used was based in the descriptive tabular analysis and in the calculation of export development indicators: Revealed Comparative Advantage (RCA); Covering Tax (CT); Commerce Intensity; Exports Performance; Relative Position of Exports and Constant Market Share (CMS). The results show that the state of CearÃ, during the time explored, was only competitive in the international commerce of live plants and flower-raising products in the year 2004, when it presented both RCA and CT, indicating that in this year the state presented commercial efficiency. Through the CMS model, we realized that according to the sources of export increase, the competitive effect was responsible for the average increase in the exports of live plants and flower-raising products in Cearà from 1998 to 2004. Brazil, through the whole period, presented superior RCA and CT, indicating that the country is commercially dynamic in the analyzed segment when compared to other countriesâ exports. Through the CMS model we found that according to the sources of export increase, the competitive effect was the major responsible for the average increase in the exports of live plants and flower-raising products during the analyzed period. The indexes revealed that Brazil was competitive in the world commerce during this study. Cearà wasnât competitive from 1998 to 2003, although in 2004, the state showed a great commercial power in this area.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1551application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:34Zmail@mail.com -
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