E vamos a luta: o fazer do(a) psicÃlogo(a) no Centro de ReferÃncia Especializado de AssistÃncia Social - CREAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7827 |
Resumo: | Esta dissertaÃÃo procura investigar como se dà o fazer de psicÃlogos(as) inseridos(as) no Centro de ReferÃncia Especializado de AssistÃncia Social (CREAS) de um municÃpio da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza (RMF) â CearÃ, a partir da percepÃÃo dos mesmos sobre seu trabalho. Para tanto, considera-se como referencial teÃrico, alÃm dos diversos documentos oficiais que versam sobre as polÃticas pÃblicas de AssistÃncia Social e outros que ofereÃam parÃmetros para o trabalho do(a) psicÃlogo(a) no CREAS, os estudos sobre a ClÃnica da Atividade, sem ser excluÃda a colaboraÃÃo de outras clÃnicas do trabalho como a PsicodinÃmica do Trabalho, e tambÃm do conhecimento da Ergonomia. As investigaÃÃes realizadas objetivaram analisar os documentos oficiais e/ou nÃo oficiais atà entÃo existentes e que orientam a atuaÃÃo do(a) psicÃlogo(a) no campo das polÃticas de AssistÃncia Social, mais especificamente no CREAS, e conhecer as aÃÃes desenvolvidas pelos(as) psicÃlogos(as) no exercÃcio de suas atividades de trabalho, mediante o favorecimento de um processo de interpretaÃÃo dos(as) mesmos(as) sobre seu fazer e a repercussÃo de seu trabalho no contexto do CREAS onde exercem suas atividades. à adotado, para a pesquisa, dispositivo metodolÃgico de investigaÃÃo das situaÃÃes de trabalho baseado na anÃlise do contexto de trabalho a partir de uma aproximaÃÃo dos recursos da autoconfrontaÃÃo simples e do mÃtodo de instruÃÃes ao sÃsia. A utilizaÃÃo desses recursos, que teve como base o levantamento de observaÃÃes e de entrevistas realizadas com os(as) psicÃlogos(as) envolvidos no Ãcrea do municÃpio analisado, foi a forma vislumbrada para dar conta da realidade do local de trabalho escolhido e de seus(suas) profissionais. à possÃvel perceber as diversas dimensÃes que envolvem a atividade desses(as) profissionais, e constata-se que o coletivo de psicÃlogos(as) inseridos no especÃfico CREAS encontra-se fragmentado em funÃÃo da dificuldade do compartilhamento de experiÃncias e de instrumentos. No entanto, estes sujeitos ainda encontram, nas atividades que realizam, espaÃos de criaÃÃo, de construÃÃo de sentido e de alcance de prazer. Este estudo tem como mÃrito iniciar um processo de reflexÃo teÃrica e produÃÃo de informaÃÃo empÃrica que busca contribuir para uma melhor compreensÃo do papel do(a) psicÃlogo(a) no CREAS, gerando consideraÃÃes que norteiam o amadurecimento das discussÃes sobre a atuaÃÃo desse profissional num espaÃo relativamente novo para as aÃÃes da Psicologia. Espera-se que, a partir daqui, diretrizes mais firmes para o fazer do(a) psicÃlogo(a) nesta instituiÃÃo possam surgir, de modo a direcionar as atividades dos profissionais, sua seleÃÃo, a avaliaÃÃo de suas aÃÃes e a elaboraÃÃo de capacitaÃÃes mais condizentes com a realidade de trabalho. Do mesmo modo, que novos debates surjam no sentido de se pensar, inclusive, nos currÃculos acadÃmicos de formaÃÃo do(a) profissional de Psicologia, para que este(a) consiga atender Ãs exigÃncias cobradas por esses novos locais de trabalho para o(a) psicÃlogo(a), bem como as dos usuÃrios de seus serviÃos |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisE vamos a luta: o fazer do(a) psicÃlogo(a) no Centro de ReferÃncia Especializado de AssistÃncia Social - CREAS2011-08-25CÃssio Adriano Braz de Aquino25962949315http://lattes.cnpq.br/0857879689626098 Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel06318454888http://lattes.cnpq.br/075968105914654464161021372http://lattes.cnpq.br/8766325947902152Eleonora Pereira MeloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRPrÃxis do PsicÃlogo ClÃnica da Atividade PolÃticas PÃblicas CREASPractice of Psychologist Clinic of the Activity Public Policy CREASPSICOLOGIAEsta dissertaÃÃo procura investigar como se dà o fazer de psicÃlogos(as) inseridos(as) no Centro de ReferÃncia Especializado de AssistÃncia Social (CREAS) de um municÃpio da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza (RMF) â CearÃ, a partir da percepÃÃo dos mesmos sobre seu trabalho. Para tanto, considera-se como referencial teÃrico, alÃm dos diversos documentos oficiais que versam sobre as polÃticas pÃblicas de AssistÃncia Social e outros que ofereÃam parÃmetros para o trabalho do(a) psicÃlogo(a) no CREAS, os estudos sobre a ClÃnica da Atividade, sem ser excluÃda a colaboraÃÃo de outras clÃnicas do trabalho como a PsicodinÃmica do Trabalho, e tambÃm do conhecimento da Ergonomia. As investigaÃÃes realizadas objetivaram analisar os documentos oficiais e/ou nÃo oficiais atà entÃo existentes e que orientam a atuaÃÃo do(a) psicÃlogo(a) no campo das polÃticas de AssistÃncia Social, mais especificamente no CREAS, e conhecer as aÃÃes desenvolvidas pelos(as) psicÃlogos(as) no exercÃcio de suas atividades de trabalho, mediante o favorecimento de um processo de interpretaÃÃo dos(as) mesmos(as) sobre seu fazer e a repercussÃo de seu trabalho no contexto do CREAS onde exercem suas atividades. à adotado, para a pesquisa, dispositivo metodolÃgico de investigaÃÃo das situaÃÃes de trabalho baseado na anÃlise do contexto de trabalho a partir de uma aproximaÃÃo dos recursos da autoconfrontaÃÃo simples e do mÃtodo de instruÃÃes ao sÃsia. 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Este estudo tem como mÃrito iniciar um processo de reflexÃo teÃrica e produÃÃo de informaÃÃo empÃrica que busca contribuir para uma melhor compreensÃo do papel do(a) psicÃlogo(a) no CREAS, gerando consideraÃÃes que norteiam o amadurecimento das discussÃes sobre a atuaÃÃo desse profissional num espaÃo relativamente novo para as aÃÃes da Psicologia. Espera-se que, a partir daqui, diretrizes mais firmes para o fazer do(a) psicÃlogo(a) nesta instituiÃÃo possam surgir, de modo a direcionar as atividades dos profissionais, sua seleÃÃo, a avaliaÃÃo de suas aÃÃes e a elaboraÃÃo de capacitaÃÃes mais condizentes com a realidade de trabalho. Do mesmo modo, que novos debates surjam no sentido de se pensar, inclusive, nos currÃculos acadÃmicos de formaÃÃo do(a) profissional de Psicologia, para que este(a) consiga atender Ãs exigÃncias cobradas por esses novos locais de trabalho para o(a) psicÃlogo(a), bem como as dos usuÃrios de seus serviÃosThis paper aims to examine how is the doing of psychologists at the Center of Specialized Reference for Social Assistance (CREAS) in a municipality of the metropolitan region of Fortaleza â CE, Brazil, from the perception of them about their work. So it is considered as a theoretical reference, various official documents about the public policies for social assistance and others that provide parameters for the work of psychologists in the CREAS, as well as studies on the Clinic of the Activity without being excluded from the collaboration of other clinics such as the Psychodynamic of the Work, and also the knowledge of the Ergonomics. The investigations aims to analyze the official and/or not official documents, until then existing, that guide the actions of the psychologists in the field of welfare policies, specifically in the CREAS, and to know the actions taken by the psychologists in carrying out their work activities, by favoring the psychologists a process of interpretation of their activities and the impact of their work within the centers where they carry out their activities. For this research, methodological investigating arrangements of work situations are adopted based on the analysis of the work context of an approach of the resources of the simple autoconfrontation method and the method of the instructions for the double. The use of these resources, which is based on a study of observations and interviews with the psychologists involved in the municipality examined, was the way envisioned to account for the reality of the workplace and their professionals chosen. It is possible to understand the various dimensions that involve the activity of these professionals, and it is found that the collective of psychologists inserted in the specific CREAS is fragmented due to the difficulty of sharing experiences and implements. However, these psychologists still find, in the activities they perform, creating spaces, construction of meaning and pleasure achievements. This study has the merit to initiate a process of theoretical and empirical production of information that sought to contribute to a better understanding of the role of the psychologist in the CREAS, generating considerations that guided the maturation of the discussions on the role of a professional in a new area for the actions of Psychology. It is expected that, from here, firmer guidelines to make the psychologist may arise at this institution so as to guide the activities of professionals, their selection, evaluation of their actions and the development of skills more consistent with the reality of the work. Similarly, it is expected that new debates arise in order to make think, even of academic records of training psychology professionals, so that it can meet the demands imposed by these new workplaces for the psychologist, as well as the users of these servicesnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7827application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:56Zmail@mail.com - |
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Esta dissertaÃÃo procura investigar como se dà o fazer de psicÃlogos(as) inseridos(as) no Centro de ReferÃncia Especializado de AssistÃncia Social (CREAS) de um municÃpio da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza (RMF) â CearÃ, a partir da percepÃÃo dos mesmos sobre seu trabalho. Para tanto, considera-se como referencial teÃrico, alÃm dos diversos documentos oficiais que versam sobre as polÃticas pÃblicas de AssistÃncia Social e outros que ofereÃam parÃmetros para o trabalho do(a) psicÃlogo(a) no CREAS, os estudos sobre a ClÃnica da Atividade, sem ser excluÃda a colaboraÃÃo de outras clÃnicas do trabalho como a PsicodinÃmica do Trabalho, e tambÃm do conhecimento da Ergonomia. As investigaÃÃes realizadas objetivaram analisar os documentos oficiais e/ou nÃo oficiais atà entÃo existentes e que orientam a atuaÃÃo do(a) psicÃlogo(a) no campo das polÃticas de AssistÃncia Social, mais especificamente no CREAS, e conhecer as aÃÃes desenvolvidas pelos(as) psicÃlogos(as) no exercÃcio de suas atividades de trabalho, mediante o favorecimento de um processo de interpretaÃÃo dos(as) mesmos(as) sobre seu fazer e a repercussÃo de seu trabalho no contexto do CREAS onde exercem suas atividades. à adotado, para a pesquisa, dispositivo metodolÃgico de investigaÃÃo das situaÃÃes de trabalho baseado na anÃlise do contexto de trabalho a partir de uma aproximaÃÃo dos recursos da autoconfrontaÃÃo simples e do mÃtodo de instruÃÃes ao sÃsia. A utilizaÃÃo desses recursos, que teve como base o levantamento de observaÃÃes e de entrevistas realizadas com os(as) psicÃlogos(as) envolvidos no Ãcrea do municÃpio analisado, foi a forma vislumbrada para dar conta da realidade do local de trabalho escolhido e de seus(suas) profissionais. à possÃvel perceber as diversas dimensÃes que envolvem a atividade desses(as) profissionais, e constata-se que o coletivo de psicÃlogos(as) inseridos no especÃfico CREAS encontra-se fragmentado em funÃÃo da dificuldade do compartilhamento de experiÃncias e de instrumentos. No entanto, estes sujeitos ainda encontram, nas atividades que realizam, espaÃos de criaÃÃo, de construÃÃo de sentido e de alcance de prazer. Este estudo tem como mÃrito iniciar um processo de reflexÃo teÃrica e produÃÃo de informaÃÃo empÃrica que busca contribuir para uma melhor compreensÃo do papel do(a) psicÃlogo(a) no CREAS, gerando consideraÃÃes que norteiam o amadurecimento das discussÃes sobre a atuaÃÃo desse profissional num espaÃo relativamente novo para as aÃÃes da Psicologia. Espera-se que, a partir daqui, diretrizes mais firmes para o fazer do(a) psicÃlogo(a) nesta instituiÃÃo possam surgir, de modo a direcionar as atividades dos profissionais, sua seleÃÃo, a avaliaÃÃo de suas aÃÃes e a elaboraÃÃo de capacitaÃÃes mais condizentes com a realidade de trabalho. Do mesmo modo, que novos debates surjam no sentido de se pensar, inclusive, nos currÃculos acadÃmicos de formaÃÃo do(a) profissional de Psicologia, para que este(a) consiga atender Ãs exigÃncias cobradas por esses novos locais de trabalho para o(a) psicÃlogo(a), bem como as dos usuÃrios de seus serviÃos |
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