NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo Oliveira Lima JÃnior
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10659
Resumo: O presente trabalho propÃe uma forma de apresentaÃÃo aos alunos do ensino bÃsico alguns conceitos associados ao conjunto dos nÃmeros inteiros tais como, divisibilidade, MDC,MMC, congruÃncias e somas de quadrados de uma maneira mais pragmÃtica e menos abstrata. Apresentando-os atravÃs de formas visuais ou de problemas contextualizados com nossa realidade fÃsica mais imediata, favorecendo o melhor entendimento dos axiomas, operaÃÃes e propriedades por aqueles alunos como tambÃm novos mÃtodos de conduta para os professores a fim de que suas tarefas nos processos ensino-aprendizagem se tornem mais fÃceis.
id UFC_28b480684490aa895381702d00895535
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7302
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadradosIntegers, congruences and sums of squares2013-08-09Josà RobÃrio RogÃrio51983273791http://lattes.cnpq.br/7069378050895238JoÃo Montenegro de Miranda02322161420Jose Othon Dantas Lopes06009930359http://lattes.cnpq.br/245159264137600136309788353Gustavo Oliveira Lima JÃniorUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRnÃmeros inteiros matemÃtica ensino mÃdio axiomasinteger numbers mathematicshigh school axiomsMATEMATICAO presente trabalho propÃe uma forma de apresentaÃÃo aos alunos do ensino bÃsico alguns conceitos associados ao conjunto dos nÃmeros inteiros tais como, divisibilidade, MDC,MMC, congruÃncias e somas de quadrados de uma maneira mais pragmÃtica e menos abstrata. Apresentando-os atravÃs de formas visuais ou de problemas contextualizados com nossa realidade fÃsica mais imediata, favorecendo o melhor entendimento dos axiomas, operaÃÃes e propriedades por aqueles alunos como tambÃm novos mÃtodos de conduta para os professores a fim de que suas tarefas nos processos ensino-aprendizagem se tornem mais fÃceis.This paper proposes a way of presenting to primary pupils some concepts associated with the set of integers such as divisibility, GCD, LCM, congruences and sums of squa-res in a more pragmatic and less abstract way. Presenting them through visual forms or contextualized problems with our physical reality more immediate, favoring a better understanding of the axioms, operations and properties for those students as well as new methods of conduct for teachers so that their work processes teaching become easier.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10659application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:47Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integers, congruences and sums of squares
title NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados
spellingShingle NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados
Gustavo Oliveira Lima JÃnior
nÃmeros inteiros
matemÃtica
ensino mÃdio
axiomas
integer numbers
mathematics
high school
axioms
MATEMATICA
title_short NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados
title_full NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados
title_fullStr NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados
title_full_unstemmed NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados
title_sort NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados
author Gustavo Oliveira Lima JÃnior
author_facet Gustavo Oliveira Lima JÃnior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà RobÃrio RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 51983273791
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7069378050895238
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Montenegro de Miranda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 02322161420
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Othon Dantas Lopes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 06009930359
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2451592641376001
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36309788353
dc.contributor.author.fl_str_mv Gustavo Oliveira Lima JÃnior
contributor_str_mv Josà RobÃrio RogÃrio
JoÃo Montenegro de Miranda
Jose Othon Dantas Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv nÃmeros inteiros
matemÃtica
ensino mÃdio
axiomas
topic nÃmeros inteiros
matemÃtica
ensino mÃdio
axiomas
integer numbers
mathematics
high school
axioms
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv integer numbers
mathematics
high school
axioms
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho propÃe uma forma de apresentaÃÃo aos alunos do ensino bÃsico alguns conceitos associados ao conjunto dos nÃmeros inteiros tais como, divisibilidade, MDC,MMC, congruÃncias e somas de quadrados de uma maneira mais pragmÃtica e menos abstrata. Apresentando-os atravÃs de formas visuais ou de problemas contextualizados com nossa realidade fÃsica mais imediata, favorecendo o melhor entendimento dos axiomas, operaÃÃes e propriedades por aqueles alunos como tambÃm novos mÃtodos de conduta para os professores a fim de que suas tarefas nos processos ensino-aprendizagem se tornem mais fÃceis.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper proposes a way of presenting to primary pupils some concepts associated with the set of integers such as divisibility, GCD, LCM, congruences and sums of squa-res in a more pragmatic and less abstract way. Presenting them through visual forms or contextualized problems with our physical reality more immediate, favoring a better understanding of the axioms, operations and properties for those students as well as new methods of conduct for teachers so that their work processes teaching become easier.
description O presente trabalho propÃe uma forma de apresentaÃÃo aos alunos do ensino bÃsico alguns conceitos associados ao conjunto dos nÃmeros inteiros tais como, divisibilidade, MDC,MMC, congruÃncias e somas de quadrados de uma maneira mais pragmÃtica e menos abstrata. Apresentando-os atravÃs de formas visuais ou de problemas contextualizados com nossa realidade fÃsica mais imediata, favorecendo o melhor entendimento dos axiomas, operaÃÃes e propriedades por aqueles alunos como tambÃm novos mÃtodos de conduta para os professores a fim de que suas tarefas nos processos ensino-aprendizagem se tornem mais fÃceis.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10659
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295179792187392