NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10659 |
Resumo: | O presente trabalho propÃe uma forma de apresentaÃÃo aos alunos do ensino bÃsico alguns conceitos associados ao conjunto dos nÃmeros inteiros tais como, divisibilidade, MDC,MMC, congruÃncias e somas de quadrados de uma maneira mais pragmÃtica e menos abstrata. Apresentando-os atravÃs de formas visuais ou de problemas contextualizados com nossa realidade fÃsica mais imediata, favorecendo o melhor entendimento dos axiomas, operaÃÃes e propriedades por aqueles alunos como tambÃm novos mÃtodos de conduta para os professores a fim de que suas tarefas nos processos ensino-aprendizagem se tornem mais fÃceis. |
id |
UFC_28b480684490aa895381702d00895535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7302 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadradosIntegers, congruences and sums of squares2013-08-09Josà RobÃrio RogÃrio51983273791http://lattes.cnpq.br/7069378050895238JoÃo Montenegro de Miranda02322161420Jose Othon Dantas Lopes06009930359http://lattes.cnpq.br/245159264137600136309788353Gustavo Oliveira Lima JÃniorUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRnÃmeros inteiros matemÃtica ensino mÃdio axiomasinteger numbers mathematicshigh school axiomsMATEMATICAO presente trabalho propÃe uma forma de apresentaÃÃo aos alunos do ensino bÃsico alguns conceitos associados ao conjunto dos nÃmeros inteiros tais como, divisibilidade, MDC,MMC, congruÃncias e somas de quadrados de uma maneira mais pragmÃtica e menos abstrata. Apresentando-os atravÃs de formas visuais ou de problemas contextualizados com nossa realidade fÃsica mais imediata, favorecendo o melhor entendimento dos axiomas, operaÃÃes e propriedades por aqueles alunos como tambÃm novos mÃtodos de conduta para os professores a fim de que suas tarefas nos processos ensino-aprendizagem se tornem mais fÃceis.This paper proposes a way of presenting to primary pupils some concepts associated with the set of integers such as divisibility, GCD, LCM, congruences and sums of squa-res in a more pragmatic and less abstract way. Presenting them through visual forms or contextualized problems with our physical reality more immediate, favoring a better understanding of the axioms, operations and properties for those students as well as new methods of conduct for teachers so that their work processes teaching become easier.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10659application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:47Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Integers, congruences and sums of squares |
title |
NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados |
spellingShingle |
NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados Gustavo Oliveira Lima JÃnior nÃmeros inteiros matemÃtica ensino mÃdio axiomas integer numbers mathematics high school axioms MATEMATICA |
title_short |
NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados |
title_full |
NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados |
title_fullStr |
NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados |
title_full_unstemmed |
NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados |
title_sort |
NÃmeros inteiros, congruÃncias e somas de quadrados |
author |
Gustavo Oliveira Lima JÃnior |
author_facet |
Gustavo Oliveira Lima JÃnior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Josà RobÃrio RogÃrio |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
51983273791 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7069378050895238 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JoÃo Montenegro de Miranda |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
02322161420 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jose Othon Dantas Lopes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
06009930359 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2451592641376001 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
36309788353 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gustavo Oliveira Lima JÃnior |
contributor_str_mv |
Josà RobÃrio RogÃrio JoÃo Montenegro de Miranda Jose Othon Dantas Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
nÃmeros inteiros matemÃtica ensino mÃdio axiomas |
topic |
nÃmeros inteiros matemÃtica ensino mÃdio axiomas integer numbers mathematics high school axioms MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
integer numbers mathematics high school axioms |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho propÃe uma forma de apresentaÃÃo aos alunos do ensino bÃsico alguns conceitos associados ao conjunto dos nÃmeros inteiros tais como, divisibilidade, MDC,MMC, congruÃncias e somas de quadrados de uma maneira mais pragmÃtica e menos abstrata. Apresentando-os atravÃs de formas visuais ou de problemas contextualizados com nossa realidade fÃsica mais imediata, favorecendo o melhor entendimento dos axiomas, operaÃÃes e propriedades por aqueles alunos como tambÃm novos mÃtodos de conduta para os professores a fim de que suas tarefas nos processos ensino-aprendizagem se tornem mais fÃceis. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This paper proposes a way of presenting to primary pupils some concepts associated with the set of integers such as divisibility, GCD, LCM, congruences and sums of squa-res in a more pragmatic and less abstract way. Presenting them through visual forms or contextualized problems with our physical reality more immediate, favoring a better understanding of the axioms, operations and properties for those students as well as new methods of conduct for teachers so that their work processes teaching become easier. |
description |
O presente trabalho propÃe uma forma de apresentaÃÃo aos alunos do ensino bÃsico alguns conceitos associados ao conjunto dos nÃmeros inteiros tais como, divisibilidade, MDC,MMC, congruÃncias e somas de quadrados de uma maneira mais pragmÃtica e menos abstrata. Apresentando-os atravÃs de formas visuais ou de problemas contextualizados com nossa realidade fÃsica mais imediata, favorecendo o melhor entendimento dos axiomas, operaÃÃes e propriedades por aqueles alunos como tambÃm novos mÃtodos de conduta para os professores a fim de que suas tarefas nos processos ensino-aprendizagem se tornem mais fÃceis. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10659 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295179792187392 |