Caminhos da interdisciplinaridade: da formaÃÃo por Ãrea de conhecimento à prÃtica educativa de egressos da licenciatura em educaÃÃo do Campo-Procampo/IFPA, Campus de Castanhal, PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MÃrcia Cristina Lopes e Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20020
Resumo: Este estudo objetiva analisar a interdisciplinaridade atravÃs da prÃtica educativa dos egressos do curso de Licenciatura em EducaÃÃo do Campo PROCAMPO-IFPA-Campus de Castanhal - ParÃ, buscando compreender o processo formativo na perspectiva da Ãrea de conhecimento, no sentido de contribuir com a formaÃÃo de educadores do campo. O curso em questÃo tem sua formaÃÃo baseada na Ãrea de conhecimento, em CiÃncias Humanas e Sociais ou CiÃncias da Natureza e MatemÃtica, que os discentes optam, atravÃs da Ãrea de seu interesse, a partir do 5 semestre. O quadro de referÃncia baseou-se nas categorias conceituais: Interdisciplinaridade, FormaÃÃo Por Ãrea de Conhecimento e a PrÃtica Educativa. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, o delineamento, um Estudo de Caso, e os instrumentos metodolÃgicos utilizados foram a observaÃÃo participante, entrevistas semiestruturadas e entrevista coletiva com os sujeitos da pesquisa em suas bases. A investigaÃÃo partiu das observaÃÃes das prÃticas educativas do trabalho com a interdisciplinaridade nas escolas em que atuam os educadores egressos, questÃo essa necessÃria, quando se trata do enfoque da Ãrea de conhecimento, que foi a formaÃÃo que os educadores tiveram na ocasiÃo do curso. O Projeto PedagÃgico do Curso (PPC) foi estudado e foram entrevistados professores e coordenadores do Curso. O trabalho de campo foi realizado em comunidades rurais e assentamentos, onde os egressos moram e atuam como educadores, localizadas na AmazÃnia Paraense, regiÃo demarcada pela diversidade de sujeitos, culturas e saberes no que diz respeito à EducaÃÃo do Campo. Os estudos mostraram tentativas de interdisciplinaridade tanto nas prÃticas educativas dos docentes, no curso de formaÃÃo, como dos egressos em suas aÃÃes profissionais, apontando para a necessidade de fortalecer a formaÃÃo continuada de docentes da Licenciatura em EducaÃÃo do Campo e dos egressos, no que se refere a esse tema. Como resultado, a investigaÃÃo sinalizou que os educadores conseguem realizar uma educaÃÃo contextualizada, relacionando o conteÃdo com a realidade dos educandos, mas como uma tarefa isolada, sobretudo pela escola, que propicia poucos momentos coletivos de planejamentos, reuniÃes e avaliaÃÃes, ou mesmo pelo currÃculo que à disciplinar, ou seja, o plano de aula à por disciplina. Outro sim, està na necessidade de reconstruir os Projetos PedagÃgicos das Escolas do Campo, trazendo a formaÃÃo por Ãrea de conhecimento e o trabalho coletivo como questÃes necessÃrias para contribuir com as polÃticas de educaÃÃo do campo na regiÃo.
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The case of Procampo/IFPA, Campus of Castanhal (PA)2017-08-03Jose Ribamar Furtado de Souza03268373372Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 SalomÃo AntÃnio Mufarrej Hage14581191220http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 Sandra Maria Gadelha de Carvalho13568760304Silvia Elizabeth Miranda de Moraes23115084749 http://lattes.cnpq.br/879437039161115343073174249http://lattes.cnpq.br/1059789718621716MÃrcia Cristina Lopes e SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInterdisciplinaridade FormaÃÃo por Ãrea de conhecimentoPrÃtica Educativa EducaÃÃo do CampoInterdisciplinarity Training by area of knowledge Educational Practice Rural EducationEDUCACAOEste estudo objetiva analisar a interdisciplinaridade atravÃs da prÃtica educativa dos egressos do curso de Licenciatura em EducaÃÃo do Campo PROCAMPO-IFPA-Campus de Castanhal - ParÃ, buscando compreender o processo formativo na perspectiva da Ãrea de conhecimento, no sentido de contribuir com a formaÃÃo de educadores do campo. 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The course has its training based on the area of knowledge chosen by students between Human and Social Sciences or Natural Sciences and Mathematics, according to the area of their interest, from the 5th semester. The frame of reference was based on the conceptual categories: interdisciplinarity, training according to the area of knowledge and educational practice. The research was characterized as qualitative, based on a Case Study. The methodological instruments used were participant observation, semi-structured interviews and collective interview with the research subjects in their bases. The field work was based on the observations of the educational practices of the work with the interdisciplinarity in the schools in which the graduates educators act. That issue is necessary when it comes to the focus of the area of knowledge, which is stressed in the course. They studied the Pedagogical Project of the Course (PPC) and interviewed the teachers and coordinators. The fieldwork was carried out in rural communities and settlements, where the egresses live and work as educators, located in the regions of Amazon in the state of ParÃ. That region is marked by the diversity of subjects, cultures and knowledge regarding to Rural Education. The studies showed an attempt of interdisciplinarity, both in the educational practices of the teachers, in the training course and of the graduates in their professional actions. This pointed to the need to strengthen the continuing education of the rural education teachers and of the graduates. As a result, research has also signaled to the importance of rebuild the Pedagogical Projects of the Rural Schools, emphasizing the area of knowledge training and the collective work as crucial role in order to contribute to the rural education policies in the region.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20020application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:24Zmail@mail.com -
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