A fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liziane Karina Menezes da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20636
Resumo: O presente trabalho investiga a construÃÃo da personagem feminina e de suas mÃltiplas identidades em Travesuras de la NiÃa Mala (2006), do escritor peruano Mario Vargas Llosa, relacionando-as com os diversos espaÃos construÃdos na narrativa, pautando-se, para isso, no conceito de fragmentaÃÃo, à luz dos estudos de Stuart Hall (1992) e Silviano Santiago (1978), como caracterÃstica inerente ao sujeito pÃs-moderno, na concepÃÃo de Jean-FranÃois Lyotard (1979), e migratÃrio - especificamente ao latino-americano. Dessa forma, inicialmente, foi analisada a concepÃÃo do gÃnero romance como elemento artÃstico social que possibilita, atravÃs do mundo fictÃcio, um diÃlogo com a realidade objetiva e, alÃm disso, proporciona personagens transgressoras que desestabilizam uma ordem para construir um novo espaÃo onde tudo à possÃvel, para tal fim foi necessÃrio o aporte de teÃricos como GyÃrgy LukÃcs (1916), Mikhail Bakhtin (1975) e Theodor Adorno (1958). Conjuntamente, ambientou-se o romance corpus deste estudo dentro do contexto literÃrio no qual Vargas Llosa està inserido, tomando-se como Ãnfase os escritores pertencentes ao boom latino-americano e adentrando-se à conjuntura dos narradores peruanos da dÃcada de 1960, baseando-se nos aportes teÃricos de Antonio Cornejo Polar (1977), Ãngel Rama (1982), Rodriguez Monegal (1972) e Ana Pizarro (1985). A respeito da discussÃo acerca do que seria o romance latino-americano recorremos a escritores como Julio CortÃzar (1974), Octavio Paz (1974) e ao prÃprio Vargas Llosa a fim de uma maior compreensÃo sobre a importÃncia desse gÃnero para o nosso continente. No segundo momento deste escrito, a estrutura da personagem apresentou-se como fator relevante na engrenagem romanesca, jà que todas as influÃncias e mudanÃas ocasionadas pelas confluÃncias de distintas identidades sà sÃo possÃveis mediante composiÃÃo de um ser fictÃcio que viva ativamente todo esse percurso espacial, temporal e cultural que ocasiona uma reorientaÃÃo no modo de ser do indivÃduo. Visando esse objetivo, foram analisadas algumas das principais personagens femininas do escritor peruano que convergem com a personagem foco deste estudo no que diz respeito aos elementos de transgressÃo e fragmentaÃÃo. Tais questÃes sÃo pautadas dentro dos estudos de Antonio Candido (1968), Maria LÃcia Candeias (2012) e Beth Brait (1993). Na terceira e Ãltima parte desta dissertaÃÃo, concluiu-se, portanto, que a fragmentaÃÃo, à luz de teÃricos como Maria da GlÃria Bordini (2006), à marca fundamental dos romances de Vargas Llosa, jà que trazem à tona a concepÃÃo de uma identidade latino-americana atravÃs da figura do sujeito imigrante. As identidades aderidas pela protagonista NiÃa Mala elevam sua condiÃÃo fragmentÃria a nÃveis extremos, relevando o alto grau de inconformismo dessa personagem feminina em relaÃÃo a sua incapacidade de sentir-se pertencente a um locus onde o jogo de referÃncias à incessante e sempre mutÃvel, consequÃncia da dinÃmica de globalizaÃÃo.
id UFC_33ecede20fce7a7e7052fbc68b868024
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13013
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa2017-10-00Roseli Barros Cunha11884920802http://lattes.cnpq.br/906029192066269996314755555Liziane Karina Menezes da Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRIdentidade FragmentaÃÃo Personagem Literatura peruana â Romance Mulheres na literatura Personagens e caracterÃsticas em literatura Vargas Llosa, Mario, 1936-. âAutobiogrÃfia Vargas Llosa, Mario, 1936-. âPersonagens e caracterÃsticas Vargas Llosa, Mario, 1936-. Travesuras de la Nina Mala(FicÃÃo e autobiogrÃfica, 2006) â Critica e interpretaÃÃo Vargas Llosa, Mario, 1936-.Personagens â Mulheres LETRASO presente trabalho investiga a construÃÃo da personagem feminina e de suas mÃltiplas identidades em Travesuras de la NiÃa Mala (2006), do escritor peruano Mario Vargas Llosa, relacionando-as com os diversos espaÃos construÃdos na narrativa, pautando-se, para isso, no conceito de fragmentaÃÃo, à luz dos estudos de Stuart Hall (1992) e Silviano Santiago (1978), como caracterÃstica inerente ao sujeito pÃs-moderno, na concepÃÃo de Jean-FranÃois Lyotard (1979), e migratÃrio - especificamente ao latino-americano. Dessa forma, inicialmente, foi analisada a concepÃÃo do gÃnero romance como elemento artÃstico social que possibilita, atravÃs do mundo fictÃcio, um diÃlogo com a realidade objetiva e, alÃm disso, proporciona personagens transgressoras que desestabilizam uma ordem para construir um novo espaÃo onde tudo à possÃvel, para tal fim foi necessÃrio o aporte de teÃricos como GyÃrgy LukÃcs (1916), Mikhail Bakhtin (1975) e Theodor Adorno (1958). Conjuntamente, ambientou-se o romance corpus deste estudo dentro do contexto literÃrio no qual Vargas Llosa està inserido, tomando-se como Ãnfase os escritores pertencentes ao boom latino-americano e adentrando-se à conjuntura dos narradores peruanos da dÃcada de 1960, baseando-se nos aportes teÃricos de Antonio Cornejo Polar (1977), Ãngel Rama (1982), Rodriguez Monegal (1972) e Ana Pizarro (1985). A respeito da discussÃo acerca do que seria o romance latino-americano recorremos a escritores como Julio CortÃzar (1974), Octavio Paz (1974) e ao prÃprio Vargas Llosa a fim de uma maior compreensÃo sobre a importÃncia desse gÃnero para o nosso continente. No segundo momento deste escrito, a estrutura da personagem apresentou-se como fator relevante na engrenagem romanesca, jà que todas as influÃncias e mudanÃas ocasionadas pelas confluÃncias de distintas identidades sà sÃo possÃveis mediante composiÃÃo de um ser fictÃcio que viva ativamente todo esse percurso espacial, temporal e cultural que ocasiona uma reorientaÃÃo no modo de ser do indivÃduo. Visando esse objetivo, foram analisadas algumas das principais personagens femininas do escritor peruano que convergem com a personagem foco deste estudo no que diz respeito aos elementos de transgressÃo e fragmentaÃÃo. Tais questÃes sÃo pautadas dentro dos estudos de Antonio Candido (1968), Maria LÃcia Candeias (2012) e Beth Brait (1993). Na terceira e Ãltima parte desta dissertaÃÃo, concluiu-se, portanto, que a fragmentaÃÃo, à luz de teÃricos como Maria da GlÃria Bordini (2006), à marca fundamental dos romances de Vargas Llosa, jà que trazem à tona a concepÃÃo de uma identidade latino-americana atravÃs da figura do sujeito imigrante. As identidades aderidas pela protagonista NiÃa Mala elevam sua condiÃÃo fragmentÃria a nÃveis extremos, relevando o alto grau de inconformismo dessa personagem feminina em relaÃÃo a sua incapacidade de sentir-se pertencente a um locus onde o jogo de referÃncias à incessante e sempre mutÃvel, consequÃncia da dinÃmica de globalizaÃÃo.The present work investigates the construction of the feminine character and their multiple identities in Travesuras de la NiÃa Mala (2006), by the Peruvian writer Mario Vargas Llosa, relating them to the various spaces built in the narrative, guided, to this end, in the light of the studies by Stuart Hall (1992) and Silvano Santiago (1978), as an inherent characteristic of the post modern subject, in the conception of Jean-FranÃois Lyotard (1979), and migratory â specificly to the latin-american. Hence, initially, the concept of the genre novel was analyzed as a social artistic element that allows, through fictional world, a dialog with the objective reality, in addition, provides transgressive characters that destabilize an order to built a new space where everything is possible, for that end, was necessary the theorical contributions such as GyÃrgy LukÃcs (1916), Mikhail Bakhtin (1975) and Theodor Adorno (1958). In conjunction, set the novel corpus of this work in the literary context where Vargas Llosa is place, with an emphasis in the latin American boom writers and entering in the conjuncture of the Peruvian writers from the 1960âs, based in the theorical constructions by Antonio Cornejo Polar (1977), Ãngel Rama (1982), Rodriguez Monegal (1972) and Ana Pizarro (1985). In regard of the discussion of what would the latin American novel be, we resorted to writers such as Julio CortÃzar (1974), Octavio Paz (1974) and Vargas Llosa himself in order to reach a better comprehension about the importance of this genre to our continent. In a second moment of this work, the structure of the character presented itself as a relevant factor in the gear of the novel, since all the influences and changes caused by the merge of different identities can only be possible through the composition of a fictitious being that lives actively all this spatial, temporal and cultural path that causes a reorientation in the way of being of the individual. To this purpose, were analyzed some of the main feminine characters by the Peruvian writer that converge with the focused character in this study in what concerns the elements of fragmentation and transgression. Such matters were guided by the studies of Antonio Candido (1968), Maria LÃcia Candeias (2012) and Beth Brait (1993). On the third and last part of this dissertation, we concluded, therefor, that the fragmentation, in the light of thinkers like Maria da GlÃria Bordini (2006), is a fundamental element of the novels by Llosa, since they bring to light a conception of Latin American identity through the persona of an immigrant subject. The identities incorporated by the protagonist NiÃa Mala elevate her fragmental condition to extreme levels, reveling the high degree of non-conformity of this feminine character in relation to her incapacity of feeling part of a locus where the game of references is continuous and always changing, consequence of the globalization dynamic.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20636application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa
title A fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa
spellingShingle A fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa
Liziane Karina Menezes da Silva
Identidade
FragmentaÃÃo
Personagem
Literatura peruana â Romance
Mulheres na literatura
Personagens e caracterÃsticas em literatura
Vargas Llosa, Mario, 1936-. âAutobiogrÃfia
Vargas Llosa, Mario, 1936-. âPersonagens e caracterÃsticas
Vargas Llosa, Mario, 1936-. Travesuras de la Nina Mala(FicÃÃo e autobiogrÃfica, 2006) â Critica e interpretaÃÃo
Vargas Llosa, Mario, 1936-.Personagens â Mulheres
LETRAS
title_short A fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa
title_full A fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa
title_fullStr A fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa
title_full_unstemmed A fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa
title_sort A fragmentaÃÃo identitÃria na construÃÃo da personagem feminina em Travessuras de la NiÃa Mala de Mario Vargas Llosa
author Liziane Karina Menezes da Silva
author_facet Liziane Karina Menezes da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roseli Barros Cunha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11884920802
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9060291920662699
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 96314755555
dc.contributor.author.fl_str_mv Liziane Karina Menezes da Silva
contributor_str_mv Roseli Barros Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
FragmentaÃÃo
Personagem
Literatura peruana â Romance
Mulheres na literatura
Personagens e caracterÃsticas em literatura
Vargas Llosa, Mario, 1936-. âAutobiogrÃfia
Vargas Llosa, Mario, 1936-. âPersonagens e caracterÃsticas
Vargas Llosa, Mario, 1936-. Travesuras de la Nina Mala(FicÃÃo e autobiogrÃfica, 2006) â Critica e interpretaÃÃo
Vargas Llosa, Mario, 1936-.Personagens â Mulheres
topic Identidade
FragmentaÃÃo
Personagem
Literatura peruana â Romance
Mulheres na literatura
Personagens e caracterÃsticas em literatura
Vargas Llosa, Mario, 1936-. âAutobiogrÃfia
Vargas Llosa, Mario, 1936-. âPersonagens e caracterÃsticas
Vargas Llosa, Mario, 1936-. Travesuras de la Nina Mala(FicÃÃo e autobiogrÃfica, 2006) â Critica e interpretaÃÃo
Vargas Llosa, Mario, 1936-.Personagens â Mulheres
LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho investiga a construÃÃo da personagem feminina e de suas mÃltiplas identidades em Travesuras de la NiÃa Mala (2006), do escritor peruano Mario Vargas Llosa, relacionando-as com os diversos espaÃos construÃdos na narrativa, pautando-se, para isso, no conceito de fragmentaÃÃo, à luz dos estudos de Stuart Hall (1992) e Silviano Santiago (1978), como caracterÃstica inerente ao sujeito pÃs-moderno, na concepÃÃo de Jean-FranÃois Lyotard (1979), e migratÃrio - especificamente ao latino-americano. Dessa forma, inicialmente, foi analisada a concepÃÃo do gÃnero romance como elemento artÃstico social que possibilita, atravÃs do mundo fictÃcio, um diÃlogo com a realidade objetiva e, alÃm disso, proporciona personagens transgressoras que desestabilizam uma ordem para construir um novo espaÃo onde tudo à possÃvel, para tal fim foi necessÃrio o aporte de teÃricos como GyÃrgy LukÃcs (1916), Mikhail Bakhtin (1975) e Theodor Adorno (1958). Conjuntamente, ambientou-se o romance corpus deste estudo dentro do contexto literÃrio no qual Vargas Llosa està inserido, tomando-se como Ãnfase os escritores pertencentes ao boom latino-americano e adentrando-se à conjuntura dos narradores peruanos da dÃcada de 1960, baseando-se nos aportes teÃricos de Antonio Cornejo Polar (1977), Ãngel Rama (1982), Rodriguez Monegal (1972) e Ana Pizarro (1985). A respeito da discussÃo acerca do que seria o romance latino-americano recorremos a escritores como Julio CortÃzar (1974), Octavio Paz (1974) e ao prÃprio Vargas Llosa a fim de uma maior compreensÃo sobre a importÃncia desse gÃnero para o nosso continente. No segundo momento deste escrito, a estrutura da personagem apresentou-se como fator relevante na engrenagem romanesca, jà que todas as influÃncias e mudanÃas ocasionadas pelas confluÃncias de distintas identidades sà sÃo possÃveis mediante composiÃÃo de um ser fictÃcio que viva ativamente todo esse percurso espacial, temporal e cultural que ocasiona uma reorientaÃÃo no modo de ser do indivÃduo. Visando esse objetivo, foram analisadas algumas das principais personagens femininas do escritor peruano que convergem com a personagem foco deste estudo no que diz respeito aos elementos de transgressÃo e fragmentaÃÃo. Tais questÃes sÃo pautadas dentro dos estudos de Antonio Candido (1968), Maria LÃcia Candeias (2012) e Beth Brait (1993). Na terceira e Ãltima parte desta dissertaÃÃo, concluiu-se, portanto, que a fragmentaÃÃo, à luz de teÃricos como Maria da GlÃria Bordini (2006), à marca fundamental dos romances de Vargas Llosa, jà que trazem à tona a concepÃÃo de uma identidade latino-americana atravÃs da figura do sujeito imigrante. As identidades aderidas pela protagonista NiÃa Mala elevam sua condiÃÃo fragmentÃria a nÃveis extremos, relevando o alto grau de inconformismo dessa personagem feminina em relaÃÃo a sua incapacidade de sentir-se pertencente a um locus onde o jogo de referÃncias à incessante e sempre mutÃvel, consequÃncia da dinÃmica de globalizaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present work investigates the construction of the feminine character and their multiple identities in Travesuras de la NiÃa Mala (2006), by the Peruvian writer Mario Vargas Llosa, relating them to the various spaces built in the narrative, guided, to this end, in the light of the studies by Stuart Hall (1992) and Silvano Santiago (1978), as an inherent characteristic of the post modern subject, in the conception of Jean-FranÃois Lyotard (1979), and migratory â specificly to the latin-american. Hence, initially, the concept of the genre novel was analyzed as a social artistic element that allows, through fictional world, a dialog with the objective reality, in addition, provides transgressive characters that destabilize an order to built a new space where everything is possible, for that end, was necessary the theorical contributions such as GyÃrgy LukÃcs (1916), Mikhail Bakhtin (1975) and Theodor Adorno (1958). In conjunction, set the novel corpus of this work in the literary context where Vargas Llosa is place, with an emphasis in the latin American boom writers and entering in the conjuncture of the Peruvian writers from the 1960âs, based in the theorical constructions by Antonio Cornejo Polar (1977), Ãngel Rama (1982), Rodriguez Monegal (1972) and Ana Pizarro (1985). In regard of the discussion of what would the latin American novel be, we resorted to writers such as Julio CortÃzar (1974), Octavio Paz (1974) and Vargas Llosa himself in order to reach a better comprehension about the importance of this genre to our continent. In a second moment of this work, the structure of the character presented itself as a relevant factor in the gear of the novel, since all the influences and changes caused by the merge of different identities can only be possible through the composition of a fictitious being that lives actively all this spatial, temporal and cultural path that causes a reorientation in the way of being of the individual. To this purpose, were analyzed some of the main feminine characters by the Peruvian writer that converge with the focused character in this study in what concerns the elements of fragmentation and transgression. Such matters were guided by the studies of Antonio Candido (1968), Maria LÃcia Candeias (2012) and Beth Brait (1993). On the third and last part of this dissertation, we concluded, therefor, that the fragmentation, in the light of thinkers like Maria da GlÃria Bordini (2006), is a fundamental element of the novels by Llosa, since they bring to light a conception of Latin American identity through the persona of an immigrant subject. The identities incorporated by the protagonist NiÃa Mala elevate her fragmental condition to extreme levels, reveling the high degree of non-conformity of this feminine character in relation to her incapacity of feeling part of a locus where the game of references is continuous and always changing, consequence of the globalization dynamic.
description O presente trabalho investiga a construÃÃo da personagem feminina e de suas mÃltiplas identidades em Travesuras de la NiÃa Mala (2006), do escritor peruano Mario Vargas Llosa, relacionando-as com os diversos espaÃos construÃdos na narrativa, pautando-se, para isso, no conceito de fragmentaÃÃo, à luz dos estudos de Stuart Hall (1992) e Silviano Santiago (1978), como caracterÃstica inerente ao sujeito pÃs-moderno, na concepÃÃo de Jean-FranÃois Lyotard (1979), e migratÃrio - especificamente ao latino-americano. Dessa forma, inicialmente, foi analisada a concepÃÃo do gÃnero romance como elemento artÃstico social que possibilita, atravÃs do mundo fictÃcio, um diÃlogo com a realidade objetiva e, alÃm disso, proporciona personagens transgressoras que desestabilizam uma ordem para construir um novo espaÃo onde tudo à possÃvel, para tal fim foi necessÃrio o aporte de teÃricos como GyÃrgy LukÃcs (1916), Mikhail Bakhtin (1975) e Theodor Adorno (1958). Conjuntamente, ambientou-se o romance corpus deste estudo dentro do contexto literÃrio no qual Vargas Llosa està inserido, tomando-se como Ãnfase os escritores pertencentes ao boom latino-americano e adentrando-se à conjuntura dos narradores peruanos da dÃcada de 1960, baseando-se nos aportes teÃricos de Antonio Cornejo Polar (1977), Ãngel Rama (1982), Rodriguez Monegal (1972) e Ana Pizarro (1985). A respeito da discussÃo acerca do que seria o romance latino-americano recorremos a escritores como Julio CortÃzar (1974), Octavio Paz (1974) e ao prÃprio Vargas Llosa a fim de uma maior compreensÃo sobre a importÃncia desse gÃnero para o nosso continente. No segundo momento deste escrito, a estrutura da personagem apresentou-se como fator relevante na engrenagem romanesca, jà que todas as influÃncias e mudanÃas ocasionadas pelas confluÃncias de distintas identidades sà sÃo possÃveis mediante composiÃÃo de um ser fictÃcio que viva ativamente todo esse percurso espacial, temporal e cultural que ocasiona uma reorientaÃÃo no modo de ser do indivÃduo. Visando esse objetivo, foram analisadas algumas das principais personagens femininas do escritor peruano que convergem com a personagem foco deste estudo no que diz respeito aos elementos de transgressÃo e fragmentaÃÃo. Tais questÃes sÃo pautadas dentro dos estudos de Antonio Candido (1968), Maria LÃcia Candeias (2012) e Beth Brait (1993). Na terceira e Ãltima parte desta dissertaÃÃo, concluiu-se, portanto, que a fragmentaÃÃo, à luz de teÃricos como Maria da GlÃria Bordini (2006), à marca fundamental dos romances de Vargas Llosa, jà que trazem à tona a concepÃÃo de uma identidade latino-americana atravÃs da figura do sujeito imigrante. As identidades aderidas pela protagonista NiÃa Mala elevam sua condiÃÃo fragmentÃria a nÃveis extremos, relevando o alto grau de inconformismo dessa personagem feminina em relaÃÃo a sua incapacidade de sentir-se pertencente a um locus onde o jogo de referÃncias à incessante e sempre mutÃvel, consequÃncia da dinÃmica de globalizaÃÃo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20636
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350627237888