A institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teresa Cristina Aguiar Lima
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15560
Resumo: O propÃsito deste trabalho à investigar o processo de institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social na Companhia de Ãgua e Esgoto do Cearà (CAGECE), tendo por parÃmetro a Abordagem Institucional, sob a visÃo de Tolbert e Zucker (1998), que apresenta o processo sendo composto de trÃs fases: âhabitualizaÃÃoâ, objetivaÃÃo e sedimentaÃÃo. Para cada uma das fases, foram elencados fatores representativos especÃficos. A investigaÃÃo està metodologicamente estruturada como uma pesquisa de natureza qualiquantitativa, quanto ao tratamento dos dados; exploratÃriodescritiva, quanto aos fins; e bibliogrÃfica e de campo, quanto aos meios, tendo sido realizada via estudo de caso. Foi aplicado questionÃrio, estruturado com perguntas fechadas, com respostas tanto dentro da escala de Likert como em uma perspectiva de gradaÃÃo de importÃncia. O instrumento proposto, passÃvel de ser utilizado em outros estudos, desde que adaptado, considerou os temas defendidos pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, compatÃveis para a anÃlise em questÃo, e fora aplicado aos colaboradores diretos da empresa lotados em Fortaleza, capital do Estado do CearÃ. Os resultados foram analisados e apresentados graficamente pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A pesquisa possibilitou o levantamento dos fatores relativos a cada uma das fases do modelo proposto para anÃlise. Destarte, tornou-se possÃvel acompanhar os ajustes internos, e os perceptÃveis externamente, relacionados à institucionalizaÃÃo da prÃtica de Responsabilidade Social. Os resultados demonstram o reconhecimento da atuaÃÃo da empresa no Ãmbito social e sua vivÃncia dentro das trÃs fases do processo.
id UFC_38412b0f292ec3d97411dd15a20b6492
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10321
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.The institutionalization of Social Responsibility practices : a case study on the Water and Sewage Company of Ceara.2008-09-25Augusto CÃzar de Aquino Cabral21348456353http://lattes.cnpq.br/7080799282119351MÃrcia Martins Mendes de Luca21163219304Marcos Antonio Martins Lima2288121238749106171320http://lattes.cnpq.br/5107120538322409Teresa Cristina Aguiar LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRTeoria Institucional InstitucionalizaÃÃo Responsabilidade Social.Institutional Theory Institutionalization Social ResponsibilityADMINISTRACAOO propÃsito deste trabalho à investigar o processo de institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social na Companhia de Ãgua e Esgoto do Cearà (CAGECE), tendo por parÃmetro a Abordagem Institucional, sob a visÃo de Tolbert e Zucker (1998), que apresenta o processo sendo composto de trÃs fases: âhabitualizaÃÃoâ, objetivaÃÃo e sedimentaÃÃo. Para cada uma das fases, foram elencados fatores representativos especÃficos. A investigaÃÃo està metodologicamente estruturada como uma pesquisa de natureza qualiquantitativa, quanto ao tratamento dos dados; exploratÃriodescritiva, quanto aos fins; e bibliogrÃfica e de campo, quanto aos meios, tendo sido realizada via estudo de caso. Foi aplicado questionÃrio, estruturado com perguntas fechadas, com respostas tanto dentro da escala de Likert como em uma perspectiva de gradaÃÃo de importÃncia. O instrumento proposto, passÃvel de ser utilizado em outros estudos, desde que adaptado, considerou os temas defendidos pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, compatÃveis para a anÃlise em questÃo, e fora aplicado aos colaboradores diretos da empresa lotados em Fortaleza, capital do Estado do CearÃ. Os resultados foram analisados e apresentados graficamente pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A pesquisa possibilitou o levantamento dos fatores relativos a cada uma das fases do modelo proposto para anÃlise. Destarte, tornou-se possÃvel acompanhar os ajustes internos, e os perceptÃveis externamente, relacionados à institucionalizaÃÃo da prÃtica de Responsabilidade Social. Os resultados demonstram o reconhecimento da atuaÃÃo da empresa no Ãmbito social e sua vivÃncia dentro das trÃs fases do processo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15560application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:52Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The institutionalization of Social Responsibility practices : a case study on the Water and Sewage Company of Ceara.
title A institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.
spellingShingle A institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.
Teresa Cristina Aguiar Lima
Teoria Institucional
InstitucionalizaÃÃo
Responsabilidade Social.
Institutional Theory
Institutionalization
Social Responsibility
ADMINISTRACAO
title_short A institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.
title_full A institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.
title_fullStr A institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.
title_full_unstemmed A institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.
title_sort A institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social: estudo de caso na Companhia de Ãgua e Esgoto do CearÃ.
author Teresa Cristina Aguiar Lima
author_facet Teresa Cristina Aguiar Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Augusto CÃzar de Aquino Cabral
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21348456353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7080799282119351
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MÃrcia Martins Mendes de Luca
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 21163219304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 22881212387
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 49106171320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5107120538322409
dc.contributor.author.fl_str_mv Teresa Cristina Aguiar Lima
contributor_str_mv Augusto CÃzar de Aquino Cabral
MÃrcia Martins Mendes de Luca
Marcos Antonio Martins Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Institucional
InstitucionalizaÃÃo
Responsabilidade Social.
topic Teoria Institucional
InstitucionalizaÃÃo
Responsabilidade Social.
Institutional Theory
Institutionalization
Social Responsibility
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutional Theory
Institutionalization
Social Responsibility
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O propÃsito deste trabalho à investigar o processo de institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social na Companhia de Ãgua e Esgoto do Cearà (CAGECE), tendo por parÃmetro a Abordagem Institucional, sob a visÃo de Tolbert e Zucker (1998), que apresenta o processo sendo composto de trÃs fases: âhabitualizaÃÃoâ, objetivaÃÃo e sedimentaÃÃo. Para cada uma das fases, foram elencados fatores representativos especÃficos. A investigaÃÃo està metodologicamente estruturada como uma pesquisa de natureza qualiquantitativa, quanto ao tratamento dos dados; exploratÃriodescritiva, quanto aos fins; e bibliogrÃfica e de campo, quanto aos meios, tendo sido realizada via estudo de caso. Foi aplicado questionÃrio, estruturado com perguntas fechadas, com respostas tanto dentro da escala de Likert como em uma perspectiva de gradaÃÃo de importÃncia. O instrumento proposto, passÃvel de ser utilizado em outros estudos, desde que adaptado, considerou os temas defendidos pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, compatÃveis para a anÃlise em questÃo, e fora aplicado aos colaboradores diretos da empresa lotados em Fortaleza, capital do Estado do CearÃ. Os resultados foram analisados e apresentados graficamente pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A pesquisa possibilitou o levantamento dos fatores relativos a cada uma das fases do modelo proposto para anÃlise. Destarte, tornou-se possÃvel acompanhar os ajustes internos, e os perceptÃveis externamente, relacionados à institucionalizaÃÃo da prÃtica de Responsabilidade Social. Os resultados demonstram o reconhecimento da atuaÃÃo da empresa no Ãmbito social e sua vivÃncia dentro das trÃs fases do processo.
description O propÃsito deste trabalho à investigar o processo de institucionalizaÃÃo das prÃticas de Responsabilidade Social na Companhia de Ãgua e Esgoto do Cearà (CAGECE), tendo por parÃmetro a Abordagem Institucional, sob a visÃo de Tolbert e Zucker (1998), que apresenta o processo sendo composto de trÃs fases: âhabitualizaÃÃoâ, objetivaÃÃo e sedimentaÃÃo. Para cada uma das fases, foram elencados fatores representativos especÃficos. A investigaÃÃo està metodologicamente estruturada como uma pesquisa de natureza qualiquantitativa, quanto ao tratamento dos dados; exploratÃriodescritiva, quanto aos fins; e bibliogrÃfica e de campo, quanto aos meios, tendo sido realizada via estudo de caso. Foi aplicado questionÃrio, estruturado com perguntas fechadas, com respostas tanto dentro da escala de Likert como em uma perspectiva de gradaÃÃo de importÃncia. O instrumento proposto, passÃvel de ser utilizado em outros estudos, desde que adaptado, considerou os temas defendidos pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, compatÃveis para a anÃlise em questÃo, e fora aplicado aos colaboradores diretos da empresa lotados em Fortaleza, capital do Estado do CearÃ. Os resultados foram analisados e apresentados graficamente pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A pesquisa possibilitou o levantamento dos fatores relativos a cada uma das fases do modelo proposto para anÃlise. Destarte, tornou-se possÃvel acompanhar os ajustes internos, e os perceptÃveis externamente, relacionados à institucionalizaÃÃo da prÃtica de Responsabilidade Social. Os resultados demonstram o reconhecimento da atuaÃÃo da empresa no Ãmbito social e sua vivÃncia dentro das trÃs fases do processo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15560
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295212702793728