à o tchan do Brasil: histÃria, corpo e erotismo no pagode baiano dos anos 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Limeira de Lacerda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19545
Resumo: O ponto de partida da nossa pesquisa à a produÃÃo de representaÃÃes sobre o corpo feminino identificada nas mÃsicas e produtos culturais do grupo de pagode baiano à o Tchan. Diante das imagens construÃdas sobre o corpo, alguns problemas vÃm à tona: como as representaÃÃes do corpo feminino assumem tamanha importÃncia no pagode baiano produzido nesse perÃodo? Qual a importÃncia que as imagens, em especial do corpo feminino, mas nÃo somente, assumem na produÃÃo artÃstica do à o Tchan? Por que o papel erÃtico à exercido principalmente pelas danÃarinas? Por que nos anos 1990 essas cenas foram tÃo comuns? O objetivo deste trabalho consiste em identificar as construÃÃes das representaÃÃes do corpo na mÃsica, analisando o caso do pagode baiano nos anos 1990. Partimos da hipÃtese de que, no recorte proposto, houve uma expansÃo da cultura de massa no Brasil e esta potencializou o uso dos corpos de forma erÃtica pela mÃsica, tendo no grupo musical à o Tchan sua maior expressÃo. Para atingir nosso objetivo e responder a tais questÃes, dividimos nosso trabalho em trÃs partes. Na primeira, propomos um debate sobre as possÃveis relaÃÃes entre corpo, mÃsica e histÃria no Brasil. Em seguida, dedicamo-nos a pensar o corpo enquanto uma marca musical e a mÃsica como uma marca corporal, destacando o papel do erotismo e da mÃdia nesse processo. Por fim, focamos no caso do grupo à o Tchan como exemplo dessas prÃticas, entendidas como potÃncias pedagÃgicas, numa proposta de anÃlise da pedagogia cultural. Utilizamos como fontes de pesquisa as mÃsicas do grupo, programas de TV, jornais e revistas peÃas publicitÃrias, dentre outras produÃÃes do grupo e sobre o grupo, especialmente as que foram produzidas no perÃodo de maior sucesso alcanÃado pelo à o Tchan â entre os anos 1997 e 2000.
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