Sentidos sobre SaÃde-DoenÃa Mental: Uma InterlocuÃÃo com UsuÃrios que Participam de um Grupo TerapÃutico do CAPS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dayane Silva Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6506
Resumo: Esta dissertaÃÃo objetivou analisar os sentidos construÃdos sobre saÃde-doenÃa mental por participantes de um grupo terapÃutico do CAPS e suas implicaÃÃes ao processo de desinstitucionalizaÃÃo da loucura. Para tanto, esteve referenciada nos aportes da SaÃde Coletiva, no tocante a produÃÃo social do processo saÃde-doenÃa e ainda nas contribuiÃÃes teÃricas do campo da SaÃde Mental sobre a proposta de desinstitucionalizaÃÃo da loucura no cotidiano das prÃticas de cuidado e atenÃÃo aos usuÃrios. AlÃm dessas bases, o estudo conta tambÃm com o referencial da Teoria HistÃrico-Cultural da Mente, no que se refere Ãs suas elaboraÃÃes em torno da temÃtica dos sentidos. Metodologicamente, a pesquisa se configurou como uma investigaÃÃo de carÃter qualitativo. A pesquisa foi realizado no CAPS Geral da SER II de Fortaleza, por meio do contato com um dos grupos terapÃuticos dessa instituiÃÃo, o Grupo de Florescimento Humano. O contato com esse grupo iniciou-se em julho de 2010, primeiramente, por meio da metodologia da ObservaÃÃo Participante, com intuito de conhecer o modo de funcionamento dessa proposta terapÃutica. Posteriormente, foi realizada uma Entrevista Individual Semi-Estruturada com uma das participantes. Por fim, foi aplicado um questionÃrio escrito com doze pessoas do grupo, as quais tambÃm participaram de um CÃrculo de Cultura sobre o tema desta pesquisa. O material oriundo desses procedimentos foi registrado com o auxÃlio de um gravador de voz, em seguida, foi transcrito e analisado com base na metodologia da AnÃlise TemÃtica. Como resultado de tal proposta de anÃlise, foram categorizados trÃs temas que mais se destacaram do discurso dos participantes, quais sejam: a conceituaÃÃo da loucura e do processo saÃde-doenÃa mental; as histÃrias e âestÃriasâ que explicam as existÃncias-sofrimento e a produÃÃo da saÃde mental; a construÃÃo de sentidos e desinstitucionalizaÃÃo. Os achados desta pesquisa apontam que a loucura e o processo saÃde-doenÃa mental encontram-se imersos em um quadro de grande indefiniÃÃo cientÃfica, que gera muitas possibilidades de significaÃÃes em torno da questÃo. Os sentidos de saÃde e doenÃa mental produzidos com os participantes circularam em torno de adjetivos antagÃnicos que indicaram a presenÃa marcante de uma noÃÃo de saÃde mental como algo inalcanÃÃvel, por significar a ausÃncia de doenÃas. JÃ a doenÃa mental foi percebida como desajuste, erro, desequilÃbrio e acÃmulo de problemas. Por outro lado, os participantes tambÃm destacaram a existÃncia de diferentes modos de ser e existir no mundo como marcas de singularidades, que, frequentemente sÃo diagnosticadas como loucura. Eles apontaram apara a necessidade de convivÃncia com essas diferenÃas e com seu processo de sofrimento. Como mais um resultado do estudo, foi discutida a importÃncia da categoria sentido, como ferramenta essencial a ser valorizada e trabalhada na proposta de desinstitucionalizaÃÃo da loucura no cotidiano dos serviÃos de saÃde mental.
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Para tanto, esteve referenciada nos aportes da SaÃde Coletiva, no tocante a produÃÃo social do processo saÃde-doenÃa e ainda nas contribuiÃÃes teÃricas do campo da SaÃde Mental sobre a proposta de desinstitucionalizaÃÃo da loucura no cotidiano das prÃticas de cuidado e atenÃÃo aos usuÃrios. AlÃm dessas bases, o estudo conta tambÃm com o referencial da Teoria HistÃrico-Cultural da Mente, no que se refere Ãs suas elaboraÃÃes em torno da temÃtica dos sentidos. Metodologicamente, a pesquisa se configurou como uma investigaÃÃo de carÃter qualitativo. A pesquisa foi realizado no CAPS Geral da SER II de Fortaleza, por meio do contato com um dos grupos terapÃuticos dessa instituiÃÃo, o Grupo de Florescimento Humano. O contato com esse grupo iniciou-se em julho de 2010, primeiramente, por meio da metodologia da ObservaÃÃo Participante, com intuito de conhecer o modo de funcionamento dessa proposta terapÃutica. Posteriormente, foi realizada uma Entrevista Individual Semi-Estruturada com uma das participantes. Por fim, foi aplicado um questionÃrio escrito com doze pessoas do grupo, as quais tambÃm participaram de um CÃrculo de Cultura sobre o tema desta pesquisa. O material oriundo desses procedimentos foi registrado com o auxÃlio de um gravador de voz, em seguida, foi transcrito e analisado com base na metodologia da AnÃlise TemÃtica. Como resultado de tal proposta de anÃlise, foram categorizados trÃs temas que mais se destacaram do discurso dos participantes, quais sejam: a conceituaÃÃo da loucura e do processo saÃde-doenÃa mental; as histÃrias e âestÃriasâ que explicam as existÃncias-sofrimento e a produÃÃo da saÃde mental; a construÃÃo de sentidos e desinstitucionalizaÃÃo. Os achados desta pesquisa apontam que a loucura e o processo saÃde-doenÃa mental encontram-se imersos em um quadro de grande indefiniÃÃo cientÃfica, que gera muitas possibilidades de significaÃÃes em torno da questÃo. Os sentidos de saÃde e doenÃa mental produzidos com os participantes circularam em torno de adjetivos antagÃnicos que indicaram a presenÃa marcante de uma noÃÃo de saÃde mental como algo inalcanÃÃvel, por significar a ausÃncia de doenÃas. JÃ a doenÃa mental foi percebida como desajuste, erro, desequilÃbrio e acÃmulo de problemas. Por outro lado, os participantes tambÃm destacaram a existÃncia de diferentes modos de ser e existir no mundo como marcas de singularidades, que, frequentemente sÃo diagnosticadas como loucura. Eles apontaram apara a necessidade de convivÃncia com essas diferenÃas e com seu processo de sofrimento. Como mais um resultado do estudo, foi discutida a importÃncia da categoria sentido, como ferramenta essencial a ser valorizada e trabalhada na proposta de desinstitucionalizaÃÃo da loucura no cotidiano dos serviÃos de saÃde mental.This paper aimed to analyze the constructed meanings of health-mental illness participating in a therapeutic group of CAPS and its implications to the process of institutionalization of madness. To do so, was referenced in the contributions of Public Health, regarding the social production of health-disease process and also on the theoretical contributions of the field of Mental Health on the proposal of de-institutionalization of madness in the daily practice of care and attention to users. In addition to these bases, the study also has the frame of the Cultural-Historical Theory of Mind, with regard to their elaborations around the theme of the senses. Methodologically, the research was configured as a qualitative research. The study was conducted at the General CAPS II, Fortaleza-Ce, through contact with an institution of the therapy groups, the group of human flourishing. Contact with this group began in July 2010, primarily through the methodology of participant observation, in order to understand the mode of operation of the proposed therapy. Subsequently, we performed an Individual Semi-Structured Interview with one of the participants. Finally, a questionnaire was written in twelve people in the group, which also participated in a Culture Circle on the subject of this research. Material from these methodologies was recorded by audio-recorded, transcribed and analyzed using thematic analysis. As a result of this proposed analysis, three themes were categorized that stood out the speech of the participants, namely: the concept of madness and mental health-disease process, the stories and "stories" that explain the stock-suffering and production mental health, the construction of meanings and deinstitutionalization. The findings of this survey indicate that the madness and the health-mental illness find themselves immersed in a framework of great scientific uncertainty, which generates many possible meanings around the issue. The meanings of health and mental illness produced with participants circulated around opposing adjectives that indicated the presence of a remarkable notion of mental health as something unattainable, because it signifies the absence of disease. Since mental illness was perceived as a misfit, error, imbalance and accumulation of problems. On the other hand, participants also highlighted the existence of different modes of being and existence in the world as marks of singularities, which are often diagnosed as insane. They pointed out the need to trim live with these differences and their grieving process. As a result of the study, it is pointed towards the category as an essential tool to be valued and worked in the proposed institutionalization of madness in everyday mental health services.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6506application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:31Zmail@mail.com -
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