AnÃlise espacial da evoluÃÃo socioeconÃmica dos municÃpios sobre a demanda do sistema de transporte pÃblico de passageiros do CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14832 |
Resumo: | A socioeconomia cearense sofreu intensas modificaÃÃes ao longo da dÃcada passada, havendo uma reduÃÃo da desigualdade social graÃas a mudanÃas no perfil de intervenÃÃo do Estado. Como o Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Cearà (STIP-CE) foi planejado para a realidade do inÃcio dos anos 2000, presume-se que a oferta atual nÃo atenda Ãs necessidades dos usuÃrios no que diz respeito a sua mobilidade e acessibilidade. AlÃm disso, sendo um fenÃmeno eminentemente geogrÃfico, à necessÃrio o uso de ferramentas de estatÃstica espacial para analisÃ-lo. PorÃm, hà problemas na aplicaÃÃo dessas ferramentas na seara de transporte, derivados da inexistÃncia de mÃtodo adequado sobre o tema. Logo, o objetivo geral desta pesquisa de dissertaÃÃo de mestrado à analisar as alteraÃÃes no padrÃo espacial da geraÃÃo das viagens intermunicipais de passageiros a partir das mudanÃas socioeconÃmicas ocorridas nos municÃpios do Cearà na dÃcada de 2000, aplicando-se o ferramental de anÃlise espacial exploratÃria para verificaÃÃo das hipÃteses de que (i) o aumento da renda dos indivÃduos impacta no aumento de viagens por transporte particular e, por conseguinte, na reduÃÃo da demanda por viagens por transporte pÃblico; e (ii) a reduÃÃo nas diferenÃas de atividade econÃmicas dos municÃpios, que expressa a reduÃÃo do poder polarizador, impacta na reduÃÃo de viagens por transporte pÃblico. Para isso foi proposto um mÃtodo para utilizaÃÃo dessas ferramentas, bem como para estruturaÃÃo de uma base de dados georreferenciada. Os resultados de sua aplicaÃÃo trazem mais evidÃncias de que a hipÃtese de que nÃo hà relaÃÃo entre evoluÃÃo socioeconÃmica e demanda por transportes pode ser rejeitada, na medida em que se observaram correlaÃÃes entre esses fenÃmenos, sobretudo no entorno da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza tanto para viagens regionais como para as radiais. Hà algumas localidades, porÃm, que devem ser analisadas de acordo com suas particularidades socioeconÃmicas e nÃvel de serviÃo ofertado (Sobral/Ibiapaba e oeste do Litoral Oeste para viagens regionais e Cariri, para as radiais). Como recomendaÃÃes, observa-se (i) que o mÃtodo proposto pode ser complementado, (ii) que deve haver maior acurÃcia no levantamento de dados de demanda do STIP-CE por parte do Poder PÃblico cearense e (iii) que se deve dar continuidade do mÃtodo a fim de quantificar as relaÃÃes entre fenÃmenos e testar hipÃteses de sua existÃncia, mediante modelo de anÃlise confirmatÃrio local. |
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Como o Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Cearà (STIP-CE) foi planejado para a realidade do inÃcio dos anos 2000, presume-se que a oferta atual nÃo atenda Ãs necessidades dos usuÃrios no que diz respeito a sua mobilidade e acessibilidade. AlÃm disso, sendo um fenÃmeno eminentemente geogrÃfico, à necessÃrio o uso de ferramentas de estatÃstica espacial para analisÃ-lo. PorÃm, hà problemas na aplicaÃÃo dessas ferramentas na seara de transporte, derivados da inexistÃncia de mÃtodo adequado sobre o tema. Logo, o objetivo geral desta pesquisa de dissertaÃÃo de mestrado à analisar as alteraÃÃes no padrÃo espacial da geraÃÃo das viagens intermunicipais de passageiros a partir das mudanÃas socioeconÃmicas ocorridas nos municÃpios do Cearà na dÃcada de 2000, aplicando-se o ferramental de anÃlise espacial exploratÃria para verificaÃÃo das hipÃteses de que (i) o aumento da renda dos indivÃduos impacta no aumento de viagens por transporte particular e, por conseguinte, na reduÃÃo da demanda por viagens por transporte pÃblico; e (ii) a reduÃÃo nas diferenÃas de atividade econÃmicas dos municÃpios, que expressa a reduÃÃo do poder polarizador, impacta na reduÃÃo de viagens por transporte pÃblico. Para isso foi proposto um mÃtodo para utilizaÃÃo dessas ferramentas, bem como para estruturaÃÃo de uma base de dados georreferenciada. Os resultados de sua aplicaÃÃo trazem mais evidÃncias de que a hipÃtese de que nÃo hà relaÃÃo entre evoluÃÃo socioeconÃmica e demanda por transportes pode ser rejeitada, na medida em que se observaram correlaÃÃes entre esses fenÃmenos, sobretudo no entorno da RegiÃo Metropolitana de Fortaleza tanto para viagens regionais como para as radiais. Hà algumas localidades, porÃm, que devem ser analisadas de acordo com suas particularidades socioeconÃmicas e nÃvel de serviÃo ofertado (Sobral/Ibiapaba e oeste do Litoral Oeste para viagens regionais e Cariri, para as radiais). Como recomendaÃÃes, observa-se (i) que o mÃtodo proposto pode ser complementado, (ii) que deve haver maior acurÃcia no levantamento de dados de demanda do STIP-CE por parte do Poder PÃblico cearense e (iii) que se deve dar continuidade do mÃtodo a fim de quantificar as relaÃÃes entre fenÃmenos e testar hipÃteses de sua existÃncia, mediante modelo de anÃlise confirmatÃrio local.The Socioeconomics of Cearà suffered enormous changes over the past decade, with a reduction of social inequality due to changes in state intervention policies. As the Intermunicipal System of Transport of Passengers of Cearà (STIP-CE) was planned according to the reality of the early 2000s, it is assumed that the current offer does not meet the requisites of mobility and accessibility for passengers. Also, as Transport is a eminently geographical phenomenon, it is necessary to use the spatial statistics tools to analyze it. However, problems in the implementation of these tools were found in the compilation of data, derived from the lack of consolidated method on the subject. Thus, the general objective of this master thesis research is to analyze the changes in the spatial pattern of the passengers demand for intercity public transportation from socioeconomic changes in the municipalities of Cearà in the 2000s, applying the exploratory spatial analysis tools to verify the hypotheses that (i) the increase in the income of individuals influences the increase of trip by private transportation and therefore reduces the demand for trip by public transport; and (ii) reducing the differences in economic activity of municipalities, which expresses the reduction in polarizing power, impacts on reducing trip by public transportation. To this end a method to use these tools has been proposed, as well as a georeferenced database was compiled. The results of its application shows further evidence that the hypothesis that there is no relationship between socioeconomic development and demand for transport can be rejected, as observed by correlation between these phenomena, especially around the metropolitan area of Fortaleza for both regional and radial trips. There are some places, however, that should be analyzed according to their socioeconomic characteristics and level of service offered (like Sobral/Ibiapaba and west of the Litoral Oeste for regional trip and Cariri, for radial). As recommendations, it is noted (i) that the proposed method can be supplemented, (ii) there should be greater accuracy in the collection of STIP-CE demand data from the Cearà Government and (iii) the method hereby proposed should be given continuity in order to quantify the relationships between phenomena and test hypotheses of its existence by local confirmatory models.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14832application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:01Zmail@mail.com - |
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