Trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Josà Freire CabÃ
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9763
Resumo: A presente pesquisa adotou como objeto de estudo as relaÃÃes entre trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leontiev. De carÃter teÃrico-bibliogrÃfico, nosso estudo procurou investigar os fundamentos e a estrutura da chamada âteoria da atividadeâ, elaborada inicialmente por Vigotski e sistematizada por Leontiev e que, na atualidade, Ã retomada por estudiosos dos mais diversos campos das ciÃncias humanas, perscrutando, de modo especÃfico, suas relaÃÃes com a categoria trabalho em Marx (1984; 2004; 2005) e LukÃcs (1978; 1981) e suas contribuiÃÃes ao projeto educativo/formativo classe trabalhadora na contemporaneidade. Para o alcance dos objetivos propostos, debruÃamo-nos sobre algumas das principais obras de Leontiev (1978a; 1978b; 1980; 1988; 1999), bem como textos/livros publicados por Vigotski (1988; 1995; 1999; 2000; 2004), Luria (1979; 1988a; 1992), Elkonin (1987; 1988), Davidov (1988) e Shuare (1990), assim como de interpretes brasileiros que pesquisam sobre as elaboraÃÃes da Psicologia HistÃrico-Cultural, especialmente, o constructo teÃrico-prÃtico de Leontiev, a exemplo de Duarte (2004; 2001), Tuleski (2007; 2009), Do Carmo (2008), Barroco (2007a; 2007b), Pasqualini (2006; 2010), Asbarh (2005; 2011), GonÃalves (2005) dentre outros. Ao final, estabelecemos traÃos gerais que comportam o que o autor denomina de âatividade dominanteâ, suas contribuiÃÃes ao processo de desenvolvimento do psiquismo da crianÃa e ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora no limiar do sÃculo XXI.
id UFC_4091db27b587f691145100c7f04edeba
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5965
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.Work and activity in psychology A. N. Leotiev: ontological and contributions to the educational process/formation of the working class.2012-10-29Josefa Jackline Rabelo19426828320Osterne Nonato Maia Filho21155283368http://lattes.cnpq.br/7436001421675280Ruth Maria de Paula GonÃalves36578754334http://lattes.cnpq.br/7515124468091526Francisca Maurilene do Carmo68218184368http://lattes.cnpq.br/896078293757794501417949333Leonardo Josà Freire Cabà Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPsicologia HistÃrico-Cultural Leontiev Trabalho Atividade Processo educativo/formativo Historical-Cultural Psychology Leontiev Work Activity Process educational/training EDUCACAOA presente pesquisa adotou como objeto de estudo as relaÃÃes entre trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leontiev. De carÃter teÃrico-bibliogrÃfico, nosso estudo procurou investigar os fundamentos e a estrutura da chamada âteoria da atividadeâ, elaborada inicialmente por Vigotski e sistematizada por Leontiev e que, na atualidade, à retomada por estudiosos dos mais diversos campos das ciÃncias humanas, perscrutando, de modo especÃfico, suas relaÃÃes com a categoria trabalho em Marx (1984; 2004; 2005) e LukÃcs (1978; 1981) e suas contribuiÃÃes ao projeto educativo/formativo classe trabalhadora na contemporaneidade. Para o alcance dos objetivos propostos, debruÃamo-nos sobre algumas das principais obras de Leontiev (1978a; 1978b; 1980; 1988; 1999), bem como textos/livros publicados por Vigotski (1988; 1995; 1999; 2000; 2004), Luria (1979; 1988a; 1992), Elkonin (1987; 1988), Davidov (1988) e Shuare (1990), assim como de interpretes brasileiros que pesquisam sobre as elaboraÃÃes da Psicologia HistÃrico-Cultural, especialmente, o constructo teÃrico-prÃtico de Leontiev, a exemplo de Duarte (2004; 2001), Tuleski (2007; 2009), Do Carmo (2008), Barroco (2007a; 2007b), Pasqualini (2006; 2010), Asbarh (2005; 2011), GonÃalves (2005) dentre outros. Ao final, estabelecemos traÃos gerais que comportam o que o autor denomina de âatividade dominanteâ, suas contribuiÃÃes ao processo de desenvolvimento do psiquismo da crianÃa e ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora no limiar do sÃculo XXI.This research adopted as the object of study the relationship between work and activity in the psychology of A. N. Leontiev. Theoretical and literature, our study aimed at investigating the foundations and structure of the "activity theory", developed initially by Vygotsky and Leontiev and systematized by which, nowadays, is taken up by scholars from various fields of humanities, peering, and specifically its relationship with work in Marx (1984, 2004, 2005) and Lukacs (1978, 1981) and their contributions to the project educational / training in contemporary working class. To achieve the proposed objectives, dwelt us about some of the major works of Leontiev (1978a, 1978b, 1980, 1988, 1999) as well as texts / books published by Vygotsky (1988, 1995, 1999, 2000, 2004), Luria (1979, 1988a; 1992), Elkonin (1987, 1988), Davydov (1988) and Shuare (1990), as well as interpreters of Brazilian research on elaborations of Historical-Cultural Psychology, especially the construct of theoretical and practical Leontiev, like Duarte (2004, 2001), Tuleski (2007, 2009), Do Carmo (2008), Barroco (2007a, 2007b), Pasqualini (2006, 2010), Asbarh (2005, 2011), GonÃalves (2005) among others. At the end, we establish general traits that comprise what the author calls "dominant activity," his contributions to the development process of the psyche of the child and the educational process/formation of the working class on the threshold of the XXI century.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9763application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:48Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Work and activity in psychology A. N. Leotiev: ontological and contributions to the educational process/formation of the working class.
title Trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.
spellingShingle Trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.
Leonardo Josà Freire CabÃ
Psicologia HistÃrico-Cultural
Leontiev
Trabalho
Atividade
Processo educativo/formativo
Historical-Cultural Psychology
Leontiev
Work
Activity
Process educational/training
EDUCACAO
title_short Trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.
title_full Trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.
title_fullStr Trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.
title_full_unstemmed Trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.
title_sort Trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leotiev: pressupostos ontolÃgicos e contribuiÃÃes ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora.
author Leonardo Josà Freire CabÃ
author_facet Leonardo Josà Freire CabÃ
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josefa Jackline Rabelo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 19426828320
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Osterne Nonato Maia Filho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 21155283368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7436001421675280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ruth Maria de Paula GonÃalves
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36578754334
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7515124468091526
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francisca Maurilene do Carmo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 68218184368
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8960782937577945
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01417949333
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Josà Freire CabÃ
contributor_str_mv Josefa Jackline Rabelo
Osterne Nonato Maia Filho
Ruth Maria de Paula GonÃalves
Francisca Maurilene do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia HistÃrico-Cultural
Leontiev
Trabalho
Atividade
Processo educativo/formativo
topic Psicologia HistÃrico-Cultural
Leontiev
Trabalho
Atividade
Processo educativo/formativo
Historical-Cultural Psychology
Leontiev
Work
Activity
Process educational/training
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Historical-Cultural Psychology
Leontiev
Work
Activity
Process educational/training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa adotou como objeto de estudo as relaÃÃes entre trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leontiev. De carÃter teÃrico-bibliogrÃfico, nosso estudo procurou investigar os fundamentos e a estrutura da chamada âteoria da atividadeâ, elaborada inicialmente por Vigotski e sistematizada por Leontiev e que, na atualidade, Ã retomada por estudiosos dos mais diversos campos das ciÃncias humanas, perscrutando, de modo especÃfico, suas relaÃÃes com a categoria trabalho em Marx (1984; 2004; 2005) e LukÃcs (1978; 1981) e suas contribuiÃÃes ao projeto educativo/formativo classe trabalhadora na contemporaneidade. Para o alcance dos objetivos propostos, debruÃamo-nos sobre algumas das principais obras de Leontiev (1978a; 1978b; 1980; 1988; 1999), bem como textos/livros publicados por Vigotski (1988; 1995; 1999; 2000; 2004), Luria (1979; 1988a; 1992), Elkonin (1987; 1988), Davidov (1988) e Shuare (1990), assim como de interpretes brasileiros que pesquisam sobre as elaboraÃÃes da Psicologia HistÃrico-Cultural, especialmente, o constructo teÃrico-prÃtico de Leontiev, a exemplo de Duarte (2004; 2001), Tuleski (2007; 2009), Do Carmo (2008), Barroco (2007a; 2007b), Pasqualini (2006; 2010), Asbarh (2005; 2011), GonÃalves (2005) dentre outros. Ao final, estabelecemos traÃos gerais que comportam o que o autor denomina de âatividade dominanteâ, suas contribuiÃÃes ao processo de desenvolvimento do psiquismo da crianÃa e ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora no limiar do sÃculo XXI.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research adopted as the object of study the relationship between work and activity in the psychology of A. N. Leontiev. Theoretical and literature, our study aimed at investigating the foundations and structure of the "activity theory", developed initially by Vygotsky and Leontiev and systematized by which, nowadays, is taken up by scholars from various fields of humanities, peering, and specifically its relationship with work in Marx (1984, 2004, 2005) and Lukacs (1978, 1981) and their contributions to the project educational / training in contemporary working class. To achieve the proposed objectives, dwelt us about some of the major works of Leontiev (1978a, 1978b, 1980, 1988, 1999) as well as texts / books published by Vygotsky (1988, 1995, 1999, 2000, 2004), Luria (1979, 1988a; 1992), Elkonin (1987, 1988), Davydov (1988) and Shuare (1990), as well as interpreters of Brazilian research on elaborations of Historical-Cultural Psychology, especially the construct of theoretical and practical Leontiev, like Duarte (2004, 2001), Tuleski (2007, 2009), Do Carmo (2008), Barroco (2007a, 2007b), Pasqualini (2006, 2010), Asbarh (2005, 2011), GonÃalves (2005) among others. At the end, we establish general traits that comprise what the author calls "dominant activity," his contributions to the development process of the psyche of the child and the educational process/formation of the working class on the threshold of the XXI century.
description A presente pesquisa adotou como objeto de estudo as relaÃÃes entre trabalho e atividade na psicologia de A. N. Leontiev. De carÃter teÃrico-bibliogrÃfico, nosso estudo procurou investigar os fundamentos e a estrutura da chamada âteoria da atividadeâ, elaborada inicialmente por Vigotski e sistematizada por Leontiev e que, na atualidade, Ã retomada por estudiosos dos mais diversos campos das ciÃncias humanas, perscrutando, de modo especÃfico, suas relaÃÃes com a categoria trabalho em Marx (1984; 2004; 2005) e LukÃcs (1978; 1981) e suas contribuiÃÃes ao projeto educativo/formativo classe trabalhadora na contemporaneidade. Para o alcance dos objetivos propostos, debruÃamo-nos sobre algumas das principais obras de Leontiev (1978a; 1978b; 1980; 1988; 1999), bem como textos/livros publicados por Vigotski (1988; 1995; 1999; 2000; 2004), Luria (1979; 1988a; 1992), Elkonin (1987; 1988), Davidov (1988) e Shuare (1990), assim como de interpretes brasileiros que pesquisam sobre as elaboraÃÃes da Psicologia HistÃrico-Cultural, especialmente, o constructo teÃrico-prÃtico de Leontiev, a exemplo de Duarte (2004; 2001), Tuleski (2007; 2009), Do Carmo (2008), Barroco (2007a; 2007b), Pasqualini (2006; 2010), Asbarh (2005; 2011), GonÃalves (2005) dentre outros. Ao final, estabelecemos traÃos gerais que comportam o que o autor denomina de âatividade dominanteâ, suas contribuiÃÃes ao processo de desenvolvimento do psiquismo da crianÃa e ao processo educativo/formativo da classe trabalhadora no limiar do sÃculo XXI.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9763
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295173022580736