Health promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4819 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_40a1aa1b52d06ae2ea956c6ffef55fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3615 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHealth promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy PromoÃÃo da saÃde da mulher mastectomizada: avaliaÃÃo de estratÃgia educativa 2009-12-23Ana FÃtima Carvalho Fernandes22068554372http://lattes.cnpq.br/1121528839527110 Raimunda MagalhÃes da Silva04693540382Raimunda MagalhÃes da SilvaPatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro48524344334Miria ConceiÃÃo Lavinas Santos84954019753http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4739180U0Paulo CÃsar de Almeida04161610300Paulo CÃsar de Almeida76176479304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770223U5Mariza Silva de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRENFERMAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO cÃncer mamÃrio depende de aÃÃes pontuais da promoÃÃo da saÃde, proteÃÃo especÃfica e diagnÃstico precoce. A promoÃÃo da saÃde na reabilitaÃÃo da mastectomia mediante estratÃgias educativas pode ser eficaz, pois promove conhecimentos sobre saÃde, influencia as decisÃes para adoÃÃo de hÃbitos saudÃveis, assim como motiva uma aÃÃo desejada, articulando as intervenÃÃes apreendidas na manutenÃÃo da saÃde. Objetivou-se avaliar a tecnologia educativa (manual) implementada a mulheres mastectomizadas quanto ao conhecimento adquirido sobre aspectos ligados ao cÃncer de mama e à motivaÃÃo para mudanÃa comportamental no seu autocuidado por meio do Modelo TransteÃrico (MTT). Estudo avaliativo, descritivo, transversal e quantitativo. A intervenÃÃo avaliada foi o manual educativo sobre o cÃncer de mama e a reabilitaÃÃo. A amostra foi composta por 125 mulheres de acordo com critÃrios de inclusÃo, dentre eles, tempo de cirurgia (> 15 dias) e escolaridade (> 5 ano do ensino fundamental). A coleta foi realizada de abril a agosto de 2009 numa instituiÃÃo especializada em oncologia, em trÃs fases denominadas: preparatÃria, operacional I, correspondendo à aplicaÃÃo do questionÃrio prÃ-teste e escala URICA antes da leitura do manual, e operacional II, ao pÃs-teste e escala URICA apÃs a leitura. Os dados foram extraÃdos de questionÃrios prà e pÃs-teste (avaliaÃÃo do conhecimento) e escala URICA - University of Rhode Island Change Assessment Scale (avaliaÃÃo dos estÃgios de mudanÃa comportamental). Os dados receberam tratamento descritivo, sendo calculadas mÃdias, desvio-padrÃo, freqÃÃncias e percentis. Na avaliaÃÃo e comparaÃÃo do conhecimento, os resultados foram organizados em tabelas e grÃficos, sendo feitos os testes t-Student e McNemar, considerando significantes p<0,005. Sobre as caracterÃsticas das mulheres, a idade variou de 24-84 anos (m=51,66), predominaram casadas-viÃvas (63,2%), ensino fundamental (44,8%), ocupaÃÃo fora do lar (56%), renda familiar atà um salÃrio mÃnimo (44,8%, m=2,57), a maioria submetida a mastectomia (68%). Das que fizeram tratamento (N=122), 57,4% passaram por duas modalidades. A histÃria familiar apresentou-se em 81 (64,8%), sendo 74 (91,4%) em parentes de primeiro grau. Quanto ao conhecimento, o pÃs-teste aumentou 10% de acertos. Das questÃes, a mais acertada foi o nome da cirurgia (97,60%) e a menos, a reconstruÃÃo mamÃria (58,40%). Todas as questÃes foram estatisticamente significantes, exceto a dos cuidados com o dreno (p=0,743). Ao comparar o conhecimento apÃs a leitura, as mulheres revelaram melhor desempenho, exceto sobre a reconstruÃÃo mamÃria (p=0,754), nÃo sendo estatisticamente significante. No referente à motivaÃÃo, a menor media no pÃs-teste foi na prÃ-contemplaÃÃo (m=15; Dp=2,65). Na comparaÃÃo, encontraram-se diferenÃas significativas antes e depois na prÃ-contemplaÃÃo (p=0,0001) e na manutenÃÃo (p=0,0001), nÃo sendo encontrada diferenÃa na contemplaÃÃo (p=0,211). Para aÃÃo, houve forte indicativo de maior mÃdia no pÃs-teste em relaÃÃo ao prÃ-teste (p=0,051). A avaliaÃÃo do conhecimento e a motivaÃÃo apresentaram resultados positivos com distribuiÃÃes sem disparidades entre as mÃdias antes e apÃs a intervenÃÃo. Mesmo o estudo evidenciando a possibilidade de motivaÃÃo, a cogniÃÃo à fundamental para a compreensÃo e conseqÃente adesÃo Ãs orientaÃÃes. Conclui-se que o manual educativo à um recurso favorÃvel à reabilitaÃÃo da mastectomizada, pois motiva a mulher ao autocuidado e à promoÃÃo da sua saÃde.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4819application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:51Zmail@mail.com - |
dc.title.en.fl_str_mv |
Health promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
PromoÃÃo da saÃde da mulher mastectomizada: avaliaÃÃo de estratÃgia educativa |
title |
Health promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy |
spellingShingle |
Health promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy Mariza Silva de Oliveira ENFERMAGEM |
title_short |
Health promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy |
title_full |
Health promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy |
title_fullStr |
Health promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy |
title_full_unstemmed |
Health promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy |
title_sort |
Health promotion mastectomized womenâs: assessment of educational strategy |
author |
Mariza Silva de Oliveira |
author_facet |
Mariza Silva de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana FÃtima Carvalho Fernandes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
22068554372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1121528839527110 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Raimunda MagalhÃes da Silva |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
04693540382 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
Raimunda MagalhÃes da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
48524344334 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Miria ConceiÃÃo Lavinas Santos |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
84954019753 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4739180U0 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Paulo CÃsar de Almeida |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
04161610300 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
Paulo CÃsar de Almeida |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
76176479304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770223U5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariza Silva de Oliveira |
contributor_str_mv |
Ana FÃtima Carvalho Fernandes Raimunda MagalhÃes da Silva PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro Miria ConceiÃÃo Lavinas Santos Paulo CÃsar de Almeida |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENFERMAGEM |
topic |
ENFERMAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O cÃncer mamÃrio depende de aÃÃes pontuais da promoÃÃo da saÃde, proteÃÃo especÃfica e diagnÃstico precoce. A promoÃÃo da saÃde na reabilitaÃÃo da mastectomia mediante estratÃgias educativas pode ser eficaz, pois promove conhecimentos sobre saÃde, influencia as decisÃes para adoÃÃo de hÃbitos saudÃveis, assim como motiva uma aÃÃo desejada, articulando as intervenÃÃes apreendidas na manutenÃÃo da saÃde. Objetivou-se avaliar a tecnologia educativa (manual) implementada a mulheres mastectomizadas quanto ao conhecimento adquirido sobre aspectos ligados ao cÃncer de mama e à motivaÃÃo para mudanÃa comportamental no seu autocuidado por meio do Modelo TransteÃrico (MTT). Estudo avaliativo, descritivo, transversal e quantitativo. A intervenÃÃo avaliada foi o manual educativo sobre o cÃncer de mama e a reabilitaÃÃo. A amostra foi composta por 125 mulheres de acordo com critÃrios de inclusÃo, dentre eles, tempo de cirurgia (> 15 dias) e escolaridade (> 5 ano do ensino fundamental). A coleta foi realizada de abril a agosto de 2009 numa instituiÃÃo especializada em oncologia, em trÃs fases denominadas: preparatÃria, operacional I, correspondendo à aplicaÃÃo do questionÃrio prÃ-teste e escala URICA antes da leitura do manual, e operacional II, ao pÃs-teste e escala URICA apÃs a leitura. Os dados foram extraÃdos de questionÃrios prà e pÃs-teste (avaliaÃÃo do conhecimento) e escala URICA - University of Rhode Island Change Assessment Scale (avaliaÃÃo dos estÃgios de mudanÃa comportamental). Os dados receberam tratamento descritivo, sendo calculadas mÃdias, desvio-padrÃo, freqÃÃncias e percentis. Na avaliaÃÃo e comparaÃÃo do conhecimento, os resultados foram organizados em tabelas e grÃficos, sendo feitos os testes t-Student e McNemar, considerando significantes p<0,005. Sobre as caracterÃsticas das mulheres, a idade variou de 24-84 anos (m=51,66), predominaram casadas-viÃvas (63,2%), ensino fundamental (44,8%), ocupaÃÃo fora do lar (56%), renda familiar atà um salÃrio mÃnimo (44,8%, m=2,57), a maioria submetida a mastectomia (68%). Das que fizeram tratamento (N=122), 57,4% passaram por duas modalidades. A histÃria familiar apresentou-se em 81 (64,8%), sendo 74 (91,4%) em parentes de primeiro grau. Quanto ao conhecimento, o pÃs-teste aumentou 10% de acertos. Das questÃes, a mais acertada foi o nome da cirurgia (97,60%) e a menos, a reconstruÃÃo mamÃria (58,40%). Todas as questÃes foram estatisticamente significantes, exceto a dos cuidados com o dreno (p=0,743). Ao comparar o conhecimento apÃs a leitura, as mulheres revelaram melhor desempenho, exceto sobre a reconstruÃÃo mamÃria (p=0,754), nÃo sendo estatisticamente significante. No referente à motivaÃÃo, a menor media no pÃs-teste foi na prÃ-contemplaÃÃo (m=15; Dp=2,65). Na comparaÃÃo, encontraram-se diferenÃas significativas antes e depois na prÃ-contemplaÃÃo (p=0,0001) e na manutenÃÃo (p=0,0001), nÃo sendo encontrada diferenÃa na contemplaÃÃo (p=0,211). Para aÃÃo, houve forte indicativo de maior mÃdia no pÃs-teste em relaÃÃo ao prÃ-teste (p=0,051). A avaliaÃÃo do conhecimento e a motivaÃÃo apresentaram resultados positivos com distribuiÃÃes sem disparidades entre as mÃdias antes e apÃs a intervenÃÃo. Mesmo o estudo evidenciando a possibilidade de motivaÃÃo, a cogniÃÃo à fundamental para a compreensÃo e conseqÃente adesÃo Ãs orientaÃÃes. Conclui-se que o manual educativo à um recurso favorÃvel à reabilitaÃÃo da mastectomizada, pois motiva a mulher ao autocuidado e à promoÃÃo da sua saÃde. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4819 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295141143773184 |