FormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Bernadete Almeida Adriano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12727
Resumo: RESUMO Este trabalho representa uma tentativa de selecionar elementos capazes de fornecerem subsÃdios necessÃrios à construÃÃo de uma proposta de formaÃÃo continuada para professores. Para tanto, buscou-se atravÃs de referencial teÃrico, traÃar uma breve reflexÃo sobre a histÃria do ensino superior no Brasil e assim compreender como a docÃncia universitÃria foi concebida ao longo dos anos neste paÃs. Percebeu-se que o perfil do professor foi sendo tecido e o fio condutor dessa tecelagem à o contexto histÃrico. Atualmente, à docÃncia universitÃria sÃo impostos novos desafios e a formaÃÃo continuada se apresenta como recurso capaz de proporcionar um melhor enfrentamento a esses desafios, tanto que algumas instituiÃÃes tÃm implantado esta prÃtica conforme dados explicitados neste trabalho. Para melhor subsidiar a elaboraÃÃo de uma proposta de formaÃÃo continuada adequada à Faculdade Cearense, buscou-se atravÃs do emprego de questionÃrios, coletar dados sobre a identidade do professor, sua capacitaÃÃo profissional, suas dificuldades em relaÃÃo à prÃtica docente. TambÃm foram coletadas informaÃÃes acerca do nÃvel de interesse em implementar uma formaÃÃo de carÃter permanente. Salienta-se que atravÃs do cÃlculo de Baretta foi identificada uma amostra considerada representativa composta por setenta e trÃs professores, sete coordenadores de curso e dois gestores; de modo que foi possÃvel fazer anÃlises do conteÃdo mediante a combinaÃÃo e comparaÃÃo das respostas. ApÃs analisar as respostas aos questionÃrios e as aÃÃes promovidas por outras instituiÃÃes de ensino superior, foi finalmente elaborada uma proposta de formaÃÃo continuada para professores da Faculdade Cearense, a qual serà entregue à diretoria administrativa e à gestÃo acadÃmica para à apreciaÃÃo.
id UFC_428f977b4e6ef90b951cc5fc10ac8074
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8434
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense. FORMAÃÃO CONTINUADA NA DOCÃNCIA UNIVERSITÃRIA: UMA PROPOSTA PARA A FACULDADE CEARENSE. 2014-07-30Andrà Haguette00182529300http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 Leonardo Damasceno de SÃ46594620304http://lattes.cnpq.br/0430275226558223Eloisa Maia Vidal56143276800http://lattes.cnpq.br/425759456143276823363410344http://lattes.cnpq.br/1303079974961731Maria Bernadete Almeida AdrianoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBREducaÃÃo superior. DocÃncia universitÃria. FormaÃÃo continuada.Higher education University teaching Continuing training.ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSRESUMO Este trabalho representa uma tentativa de selecionar elementos capazes de fornecerem subsÃdios necessÃrios à construÃÃo de uma proposta de formaÃÃo continuada para professores. Para tanto, buscou-se atravÃs de referencial teÃrico, traÃar uma breve reflexÃo sobre a histÃria do ensino superior no Brasil e assim compreender como a docÃncia universitÃria foi concebida ao longo dos anos neste paÃs. Percebeu-se que o perfil do professor foi sendo tecido e o fio condutor dessa tecelagem à o contexto histÃrico. Atualmente, à docÃncia universitÃria sÃo impostos novos desafios e a formaÃÃo continuada se apresenta como recurso capaz de proporcionar um melhor enfrentamento a esses desafios, tanto que algumas instituiÃÃes tÃm implantado esta prÃtica conforme dados explicitados neste trabalho. Para melhor subsidiar a elaboraÃÃo de uma proposta de formaÃÃo continuada adequada à Faculdade Cearense, buscou-se atravÃs do emprego de questionÃrios, coletar dados sobre a identidade do professor, sua capacitaÃÃo profissional, suas dificuldades em relaÃÃo à prÃtica docente. TambÃm foram coletadas informaÃÃes acerca do nÃvel de interesse em implementar uma formaÃÃo de carÃter permanente. Salienta-se que atravÃs do cÃlculo de Baretta foi identificada uma amostra considerada representativa composta por setenta e trÃs professores, sete coordenadores de curso e dois gestores; de modo que foi possÃvel fazer anÃlises do conteÃdo mediante a combinaÃÃo e comparaÃÃo das respostas. ApÃs analisar as respostas aos questionÃrios e as aÃÃes promovidas por outras instituiÃÃes de ensino superior, foi finalmente elaborada uma proposta de formaÃÃo continuada para professores da Faculdade Cearense, a qual serà entregue à diretoria administrativa e à gestÃo acadÃmica para à apreciaÃÃo. This work represents an attempt to select elements able to provide necessary subsidies for the construction of a proposed continuing training for teachers. To this end, sought through theoretical reference, describe a brief reflection on the history of higher education in Brazil and so understand how the University teaching has been designed over the years in this country. It was noticed that the profile of the teacher was being woven and the leading strand of this weaving is the historical context. Currently, on University teaching new challenges are imposed and continuing education presents itself as a resource capable of delivering a better coping of these issues, so much that some institutions have implemented this practice as set out in this work. To better support the elaboration of a proposal for suitable continuing training to Faculdade Cearense, sought through the use of questionnaires to collect data on the identity of the teacher, your professional training, their difficulties in relation to teaching practice. It was also collected information about the level of interest on the part of the institution management to implement a permanent formation. It should be noted that through the calculation of Baretta a sample of seventy three teachers, seven coordinators of course and two managers was considered representative, so that it was possible to perform data analysis by combining and comparing the responses. After evaluating the responses to the questionnaires and the actions promoted by other institutions of higher education, was finally designed a proposal for continuing training for teachers of Faculdade Cearense, which will be delivered to the administrative direction and management academic to be appreciated.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12727application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:56Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv FormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv FORMAÃÃO CONTINUADA NA DOCÃNCIA UNIVERSITÃRIA: UMA PROPOSTA PARA A FACULDADE CEARENSE.
title FormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense.
spellingShingle FormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense.
Maria Bernadete Almeida Adriano
EducaÃÃo superior. DocÃncia universitÃria. FormaÃÃo continuada.
Higher education
University teaching
Continuing training.
ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
title_short FormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense.
title_full FormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense.
title_fullStr FormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense.
title_full_unstemmed FormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense.
title_sort FormaÃÃo continuada na docÃncia universitÃria: uma proposta para a Faculdade Cearense.
author Maria Bernadete Almeida Adriano
author_facet Maria Bernadete Almeida Adriano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrà Haguette
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00182529300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3883239297819453
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leonardo Damasceno de SÃ
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46594620304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0430275226558223
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eloisa Maia Vidal
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 56143276800
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4257594561432768
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 23363410344
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1303079974961731
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Bernadete Almeida Adriano
contributor_str_mv Andrà Haguette
Leonardo Damasceno de SÃ
Eloisa Maia Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo superior. DocÃncia universitÃria. FormaÃÃo continuada.
topic EducaÃÃo superior. DocÃncia universitÃria. FormaÃÃo continuada.
Higher education
University teaching
Continuing training.
ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
University teaching
Continuing training.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv RESUMO Este trabalho representa uma tentativa de selecionar elementos capazes de fornecerem subsÃdios necessÃrios à construÃÃo de uma proposta de formaÃÃo continuada para professores. Para tanto, buscou-se atravÃs de referencial teÃrico, traÃar uma breve reflexÃo sobre a histÃria do ensino superior no Brasil e assim compreender como a docÃncia universitÃria foi concebida ao longo dos anos neste paÃs. Percebeu-se que o perfil do professor foi sendo tecido e o fio condutor dessa tecelagem à o contexto histÃrico. Atualmente, à docÃncia universitÃria sÃo impostos novos desafios e a formaÃÃo continuada se apresenta como recurso capaz de proporcionar um melhor enfrentamento a esses desafios, tanto que algumas instituiÃÃes tÃm implantado esta prÃtica conforme dados explicitados neste trabalho. Para melhor subsidiar a elaboraÃÃo de uma proposta de formaÃÃo continuada adequada à Faculdade Cearense, buscou-se atravÃs do emprego de questionÃrios, coletar dados sobre a identidade do professor, sua capacitaÃÃo profissional, suas dificuldades em relaÃÃo à prÃtica docente. TambÃm foram coletadas informaÃÃes acerca do nÃvel de interesse em implementar uma formaÃÃo de carÃter permanente. Salienta-se que atravÃs do cÃlculo de Baretta foi identificada uma amostra considerada representativa composta por setenta e trÃs professores, sete coordenadores de curso e dois gestores; de modo que foi possÃvel fazer anÃlises do conteÃdo mediante a combinaÃÃo e comparaÃÃo das respostas. ApÃs analisar as respostas aos questionÃrios e as aÃÃes promovidas por outras instituiÃÃes de ensino superior, foi finalmente elaborada uma proposta de formaÃÃo continuada para professores da Faculdade Cearense, a qual serà entregue à diretoria administrativa e à gestÃo acadÃmica para à apreciaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work represents an attempt to select elements able to provide necessary subsidies for the construction of a proposed continuing training for teachers. To this end, sought through theoretical reference, describe a brief reflection on the history of higher education in Brazil and so understand how the University teaching has been designed over the years in this country. It was noticed that the profile of the teacher was being woven and the leading strand of this weaving is the historical context. Currently, on University teaching new challenges are imposed and continuing education presents itself as a resource capable of delivering a better coping of these issues, so much that some institutions have implemented this practice as set out in this work. To better support the elaboration of a proposal for suitable continuing training to Faculdade Cearense, sought through the use of questionnaires to collect data on the identity of the teacher, your professional training, their difficulties in relation to teaching practice. It was also collected information about the level of interest on the part of the institution management to implement a permanent formation. It should be noted that through the calculation of Baretta a sample of seventy three teachers, seven coordinators of course and two managers was considered representative, so that it was possible to perform data analysis by combining and comparing the responses. After evaluating the responses to the questionnaires and the actions promoted by other institutions of higher education, was finally designed a proposal for continuing training for teachers of Faculdade Cearense, which will be delivered to the administrative direction and management academic to be appreciated.
description RESUMO Este trabalho representa uma tentativa de selecionar elementos capazes de fornecerem subsÃdios necessÃrios à construÃÃo de uma proposta de formaÃÃo continuada para professores. Para tanto, buscou-se atravÃs de referencial teÃrico, traÃar uma breve reflexÃo sobre a histÃria do ensino superior no Brasil e assim compreender como a docÃncia universitÃria foi concebida ao longo dos anos neste paÃs. Percebeu-se que o perfil do professor foi sendo tecido e o fio condutor dessa tecelagem à o contexto histÃrico. Atualmente, à docÃncia universitÃria sÃo impostos novos desafios e a formaÃÃo continuada se apresenta como recurso capaz de proporcionar um melhor enfrentamento a esses desafios, tanto que algumas instituiÃÃes tÃm implantado esta prÃtica conforme dados explicitados neste trabalho. Para melhor subsidiar a elaboraÃÃo de uma proposta de formaÃÃo continuada adequada à Faculdade Cearense, buscou-se atravÃs do emprego de questionÃrios, coletar dados sobre a identidade do professor, sua capacitaÃÃo profissional, suas dificuldades em relaÃÃo à prÃtica docente. TambÃm foram coletadas informaÃÃes acerca do nÃvel de interesse em implementar uma formaÃÃo de carÃter permanente. Salienta-se que atravÃs do cÃlculo de Baretta foi identificada uma amostra considerada representativa composta por setenta e trÃs professores, sete coordenadores de curso e dois gestores; de modo que foi possÃvel fazer anÃlises do conteÃdo mediante a combinaÃÃo e comparaÃÃo das respostas. ApÃs analisar as respostas aos questionÃrios e as aÃÃes promovidas por outras instituiÃÃes de ensino superior, foi finalmente elaborada uma proposta de formaÃÃo continuada para professores da Faculdade Cearense, a qual serà entregue à diretoria administrativa e à gestÃo acadÃmica para à apreciaÃÃo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12727
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295194292944896