TerceirizaÃÃo do trabalho no contexto da contrarreforma do estado brasileiro: a questÃo educacional em tela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivan Carlos Costa Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTerceirizaÃÃo do trabalho no contexto da contrarreforma do estado brasileiro: a questÃo educacional em tela2019-01-00Antonia Rozimar Machado e Rocha38363984353http://lattes.cnpq.br/587879733281522500112779557http://lattes.cnpq.br/6365815883465985Ivan Carlos Costa Martins Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho FlexibilizaÃÃo Neoliberal Contrarreforma TerceirizaÃÃoEDUCACAOnÃo hÃDesde a aprovaÃÃo no Brasil da Lei N 13.429/17, a terceirizaÃÃo irrestrita tem sido um mecanismo de precarizaÃÃo das condiÃÃes do trabalho e do trabalhador, reverberando sobre a educaÃÃo e os educadores. Esta pesquisa examina as interconexÃes entre a terceirizaÃÃo e a contrarreforma do ensino como respostas neoliberais para a crise do capital. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a terceirizaÃÃo do trabalho e seu impacto na educaÃÃo no contexto da contrarreforma do Estado. Para compreender a perspectiva neoliberal sobre essas mudanÃas, recorre-se aos textos de Bruno Leoni, FrÃdÃric Bastiat, Fredrich Hayek, Milton Friedman e Ludwing von Mises, entre outros. O pensamento destes autores à confrontado com a teoria marxiana e marxista e a realidade concreta. A metodologia empregada para exame do objeto à a pesquisa bibliogrÃfica, que se apoia em renomados estudiosos do capitalismo contemporÃneo e da polÃtica educacional; e a pesquisa documental que examina os principais aportes legais da terceirizaÃÃo no Brasil. A dissertaÃÃo possui trÃs capÃtulos: o primeiro trata do trabalho na criaÃÃo do homem, as relaÃÃes entre os homens e com a natureza; ainda descreve os processos de reestruturaÃÃo produtiva no capitalismo contemporÃneo. A segunda parte discorre sobre a terceirizaÃÃo, seus aportes conceituais, histÃricos e legais; e examina-se as perspectivas neoliberais para o Estado e a LegislaÃÃo. Por fim, considera-se os influxos da terceirizaÃÃo do trabalho sobre a educaÃÃo. A perspectiva crÃtica està ancorada em Karl Marx, Frederick Engels e seus interpretes, com destaque para AntÃnio Gramscihttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20708application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-06T10:23:23Zmail@mail.com -
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