TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline LeitÃo Moreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5681
Resumo: O Romance de TristÃo e Isolda à uma obra do francÃs Joseph BÃdier, escrita com o intuito de estabelecer uma ligaÃÃo entre as versÃes medievais escritas nos sÃculos XII e XIII. TristÃo e Isolda sÃo personagens que, no entanto, nos levam a um passado ainda mais longÃnquo, pois possuem uma raiz celta, atestada pelos seus arquÃtipos. A partir dessa concepÃÃo, esta pesquisa intitulada TristÃo e Isolda: Em torno do que remanesce, procura aclarar a origem da histÃria dos amantes das Cornualhas, bem como, confrontar os conceitos de lenda e mito, enquanto reminiscÃncias nas narrativas dos amantes. TambÃm buscar-se-à aqui uma anÃlise comparativa entre O Romance de TristÃo e Isolda e A histÃria do amor de Fernando e Isaura, que à um romance de Ariano Suassuna, escrito com o intuito de rememorar a triste e bela histÃria dos amantes das Cornualhas. Ao elaborar uma versÃo nordestina da narrativa, Ariano Suassuna utiliza resÃduos do medievo, atravÃs da caracterizaÃÃo das personagens, da concepÃÃo do amor, da honra e da traiÃÃo.
id UFC_43ace67ad8830bba39b5c22a85be35a1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3929
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTristÃo e Isolda: em torno do que remanesceTristÃn e Isolda: todo lo que sigue siendo 2010-09-17Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros02182823387Cid Ottoni Bylaardt25296167600http://lattes.cnpq.br/9466072856241017Everton Alencar Maia42378060300http://lattes.cnpq.br/846706605396203780957633300http://lattes.cnpq.br/0236544036376249Aline LeitÃo MoreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRRomance Medievo Lenda Mito ResidualidadeRomance Medieval Leyenda Mito ResidualidadLETRASO Romance de TristÃo e Isolda à uma obra do francÃs Joseph BÃdier, escrita com o intuito de estabelecer uma ligaÃÃo entre as versÃes medievais escritas nos sÃculos XII e XIII. TristÃo e Isolda sÃo personagens que, no entanto, nos levam a um passado ainda mais longÃnquo, pois possuem uma raiz celta, atestada pelos seus arquÃtipos. A partir dessa concepÃÃo, esta pesquisa intitulada TristÃo e Isolda: Em torno do que remanesce, procura aclarar a origem da histÃria dos amantes das Cornualhas, bem como, confrontar os conceitos de lenda e mito, enquanto reminiscÃncias nas narrativas dos amantes. TambÃm buscar-se-à aqui uma anÃlise comparativa entre O Romance de TristÃo e Isolda e A histÃria do amor de Fernando e Isaura, que à um romance de Ariano Suassuna, escrito com o intuito de rememorar a triste e bela histÃria dos amantes das Cornualhas. Ao elaborar uma versÃo nordestina da narrativa, Ariano Suassuna utiliza resÃduos do medievo, atravÃs da caracterizaÃÃo das personagens, da concepÃÃo do amor, da honra e da traiÃÃo. O Romance de TristÃo e Isolda es una obra maestra del francÃs Joseph BÃdier, escrito con el objetivo de establecer un vÃnculo entre las versiones medievales en los siglos XII y XIII. TristÃn e Isolda son personajes que, sin embargo, nos llevan a un pasado aÃn mÃs lejano, ya que poseen una raÃz celta, como lo demuestran sus arquetipos. BasÃndose en este concepto, esta investigaciÃn titulada TristÃo e Isolda: Em torno do que remanesce busca aclarar el origen de la historia de los amantes de Cornualhas, asà como confrontar a los conceptos de mito y leyenda, como recuerdos en los relatos de los amantes. TambiÃn se realizarà un anÃlisis comparativo de O Romance de TristÃo e Isolda y A histÃria do amor de Fernando e Isaura, que es una novela escrita por Ariano Suassuna para recordar la historia triste y hermosa de los amantes de Cornualhas. En la preparaciÃn de una versiÃn nordestina de la narrativa, Ariano Suassuna utiliza residuos de la Edad Media, a travÃs de la caracterizaciÃn de los personajes, la concepciÃn del amor, honor y traiciÃn.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5681application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:43Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce
dc.title.alternative.es.fl_str_mv TristÃn e Isolda: todo lo que sigue siendo
title TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce
spellingShingle TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce
Aline LeitÃo Moreira
Romance
Medievo
Lenda
Mito
Residualidade
Romance
Medieval
Leyenda
Mito
Residualidad
LETRAS
title_short TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce
title_full TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce
title_fullStr TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce
title_full_unstemmed TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce
title_sort TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce
author Aline LeitÃo Moreira
author_facet Aline LeitÃo Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02182823387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cid Ottoni Bylaardt
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25296167600
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9466072856241017
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Everton Alencar Maia
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 42378060300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8467066053962037
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 80957633300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0236544036376249
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline LeitÃo Moreira
contributor_str_mv Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros
Cid Ottoni Bylaardt
Everton Alencar Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Romance
Medievo
Lenda
Mito
Residualidade
topic Romance
Medievo
Lenda
Mito
Residualidade
Romance
Medieval
Leyenda
Mito
Residualidad
LETRAS
dc.subject.spa.fl_str_mv Romance
Medieval
Leyenda
Mito
Residualidad
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O Romance de TristÃo e Isolda à uma obra do francÃs Joseph BÃdier, escrita com o intuito de estabelecer uma ligaÃÃo entre as versÃes medievais escritas nos sÃculos XII e XIII. TristÃo e Isolda sÃo personagens que, no entanto, nos levam a um passado ainda mais longÃnquo, pois possuem uma raiz celta, atestada pelos seus arquÃtipos. A partir dessa concepÃÃo, esta pesquisa intitulada TristÃo e Isolda: Em torno do que remanesce, procura aclarar a origem da histÃria dos amantes das Cornualhas, bem como, confrontar os conceitos de lenda e mito, enquanto reminiscÃncias nas narrativas dos amantes. TambÃm buscar-se-à aqui uma anÃlise comparativa entre O Romance de TristÃo e Isolda e A histÃria do amor de Fernando e Isaura, que à um romance de Ariano Suassuna, escrito com o intuito de rememorar a triste e bela histÃria dos amantes das Cornualhas. Ao elaborar uma versÃo nordestina da narrativa, Ariano Suassuna utiliza resÃduos do medievo, atravÃs da caracterizaÃÃo das personagens, da concepÃÃo do amor, da honra e da traiÃÃo.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv O Romance de TristÃo e Isolda es una obra maestra del francÃs Joseph BÃdier, escrito con el objetivo de establecer un vÃnculo entre las versiones medievales en los siglos XII y XIII. TristÃn e Isolda son personajes que, sin embargo, nos llevan a un pasado aÃn mÃs lejano, ya que poseen una raÃz celta, como lo demuestran sus arquetipos. BasÃndose en este concepto, esta investigaciÃn titulada TristÃo e Isolda: Em torno do que remanesce busca aclarar el origen de la historia de los amantes de Cornualhas, asà como confrontar a los conceptos de mito y leyenda, como recuerdos en los relatos de los amantes. TambiÃn se realizarà un anÃlisis comparativo de O Romance de TristÃo e Isolda y A histÃria do amor de Fernando e Isaura, que es una novela escrita por Ariano Suassuna para recordar la historia triste y hermosa de los amantes de Cornualhas. En la preparaciÃn de una versiÃn nordestina de la narrativa, Ariano Suassuna utiliza residuos de la Edad Media, a travÃs de la caracterizaciÃn de los personajes, la concepciÃn del amor, honor y traiciÃn.
description O Romance de TristÃo e Isolda à uma obra do francÃs Joseph BÃdier, escrita com o intuito de estabelecer uma ligaÃÃo entre as versÃes medievais escritas nos sÃculos XII e XIII. TristÃo e Isolda sÃo personagens que, no entanto, nos levam a um passado ainda mais longÃnquo, pois possuem uma raiz celta, atestada pelos seus arquÃtipos. A partir dessa concepÃÃo, esta pesquisa intitulada TristÃo e Isolda: Em torno do que remanesce, procura aclarar a origem da histÃria dos amantes das Cornualhas, bem como, confrontar os conceitos de lenda e mito, enquanto reminiscÃncias nas narrativas dos amantes. TambÃm buscar-se-à aqui uma anÃlise comparativa entre O Romance de TristÃo e Isolda e A histÃria do amor de Fernando e Isaura, que à um romance de Ariano Suassuna, escrito com o intuito de rememorar a triste e bela histÃria dos amantes das Cornualhas. Ao elaborar uma versÃo nordestina da narrativa, Ariano Suassuna utiliza resÃduos do medievo, atravÃs da caracterizaÃÃo das personagens, da concepÃÃo do amor, da honra e da traiÃÃo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5681
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295146583785472