ProposiÃÃo de um MÃtodo para Escolha de InterseÃÃes Semaforizadas Candidatas a AtualizaÃÃo da Tecnologia de Controle
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5617 |
Resumo: | O crescente aumento da frota de veÃculos particulares e a concentraÃÃo de deslocamentos decorrentes da implantaÃÃo de PÃlos Geradores de Viagens tÃm comprometido as condiÃÃes de mobilidade nas Ãreas urbanas dos municÃpios brasileiros. Um dos pontos crÃticos tratados pela Engenharia de TrÃfego sÃo os conflitos observados nas interseÃÃes em nÃvel, que sÃo tratados com a utilizaÃÃo de dispositivos de controle como a sinalizaÃÃo âPAREâ, mini-rotatÃrias e semÃforos. Este Ãltimo recurso à recomendado em vÃrios manuais de trÃfego com base nos volumes de trÃfego, nÃveis de atraso e Ãndices de acidentes observados na interseÃÃo, sem, entretanto estabelecer qual tecnologia de controle a ser utilizada. Esta pesquisa de mestrado propÃe um mÃtodo para hierarquizar numa rede semafÃrica, quais interseÃÃes devem prioritariamente receber atualizaÃÃo em sua tecnologia de controle. à realizado um estudo de caso na cidade de Fortaleza, onde sÃo analisados semÃforos que atualmente possuem uma programaÃÃo em tempo fixo, identificando aqueles que sÃo prioritÃrios para a substituiÃÃo pela tecnologia centralizada em tempo real. Este trabalho foi desenvolvido utilizando a metodologia MulticritÃrio de Apoio à DecisÃo (MCDA), permitindo a identificaÃÃo dos aspectos considerados relevantes no contexto decisÃrio, segundo o julgamento de valor dos tÃcnicos do Controle de TrÃfego em Ãrea de Fortaleza â CTAFOR. |
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