IntervenÃÃo educativa para melhoria do conhecimento, atitude e prÃtica do cuidador domiciliar de idosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15802 |
Resumo: | O cuidador domiciliar de idosos tem assumido a tarefa de cuidar sem preparo para exercÃ-lo, dessa forma, desenvolver aÃÃes que buscam qualificar o cuidado domiciliar à fundamental para a promoÃÃo da saÃde do idoso. Objetivou-se avaliar os efeitos de uma intervenÃÃo educativa para a melhoria do conhecimento, atitude e prÃtica do cuidador na promoÃÃo da independÃncia funcional dos idosos. Estudo do tipo quase experimental realizado com grupo Ãnico, com aplicaÃÃo de prÃ-teste e pÃs-teste. A coleta de dados foi realizada no perÃodo de fevereiro a julho de 2015, no municÃpio de Sobral-CE. A amostra foi composta por 82 cuidadores e 84 idosos, na fase prÃ-teste, e 34 cuidadores, na fase pÃs-teste. Para a coleta de dados utilizaram-se o formulÃrio sociodemogrÃfico e o Ãndice de Barthel para o idoso e para o cuidador, um roteiro com levantamento dos dados sociodemogrÃficos e do contexto do cuidado domiciliar, alÃm do inquÃrito Conhecimento Atitude e PrÃtica (CAP), que abordou os domÃnios da relaÃÃo de ajuda cuidador-idoso, alimentaÃÃo, banho e higiene e mobilizaÃÃo e transferÃncia. A intervenÃÃo foi baseada em estratÃgia educativa, sendo os conteÃdos fundamentados nas recomendaÃÃes do Guia do Cuidador do MinistÃrio da SaÃde e do software intitulado Modelo Planes de Cuidados en la AtencÃon DomiciliÃria HolÃstica, que tratam das orientaÃÃes inerentes aos cuidadores. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versÃo 21.0. Utilizou-se o teste de McNemar para comparar o CAP aplicado antes da intervenÃÃo e apÃs a intervenÃÃo. Os aspectos Ãticos da resoluÃÃo 466/12 foram respeitados em todas as fases do estudo. Os resultados mostraram que a mÃdia de idade dos cuidadores foi de 47,82 anos, sendo 85,4% do sexo feminino, 45,1% com ensino fundamental incompleto, 68,3% desempregados, 40,2% casados e 40,2% solteiros. A maioria dos cuidadores, 56,1%, eram filhos (as), 75,6% coabitavam com o idoso, sendo que 35,4% nÃo possuÃam ajuda para exercer o cuidado e 91,5% nunca receberam treinamento. Os idosos em cuidado domiciliar eram predominantemente mulheres, 67,7%, que nÃo sabiam ler e nem escrever, 57,1%, viÃvos 44%, com grau de dependÃncia severa 47,6% e total 16,7%. A intervenÃÃo educativa promoveu melhoria do conhecimento, atitude e prÃtica com significÃncia estatÃstica da seguinte forma: atitude (p<0,020) e prÃtica (p<0,001) na relaÃÃo de ajuda cuidador-idoso, no domicÃlio; conhecimento (p<0,001) e prÃtica (p<0,003), na alimentaÃÃo do idoso; conhecimento (p<0,001) e prÃtica (p<0,001), no banho e higiene; e conhecimento (p<0,001), atitude (p<0,001) e prÃtica (p<0,001), no domÃnio da mobilizaÃÃo e transferÃncia. Conclui-se que a intervenÃÃo educativa favoreceu o aumento do conhecimento, atitude e prÃtica em quase todos os domÃnios avaliados apÃs a intervenÃÃo. Recomenda-se o desenvolvimento de estratÃgias educativas promovidas por enfermeiros aos cuidadores de idosos com enfoque na promoÃÃo da autonomia e independÃncia funcional, com vistas à qualificaÃÃo do cuidado domiciliar de idosos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisIntervenÃÃo educativa para melhoria do conhecimento, atitude e prÃtica do cuidador domiciliar de idososEducational intervention to improve the knowledge, attitude and practice of home caregivers of elderly2015-12-03Maria Josefina da Silva34866396768http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783290H3.jsp?id=K4788177A9Maristela Ines Osawa Chagas35668709353Maria Eliana Peixoto Bessa85928739320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4774017D7JanaÃna Fonseca Victor68362455349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4707945U1Rachel Gabriel Bastos Barbosa8014468333482731080310http://lattes.cnpq.br/1923785768604989AndrÃa Carvalho AraÃjo MoreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRENFERMAGEMO cuidador domiciliar de idosos tem assumido a tarefa de cuidar sem preparo para exercÃ-lo, dessa forma, desenvolver aÃÃes que buscam qualificar o cuidado domiciliar à fundamental para a promoÃÃo da saÃde do idoso. Objetivou-se avaliar os efeitos de uma intervenÃÃo educativa para a melhoria do conhecimento, atitude e prÃtica do cuidador na promoÃÃo da independÃncia funcional dos idosos. Estudo do tipo quase experimental realizado com grupo Ãnico, com aplicaÃÃo de prÃ-teste e pÃs-teste. A coleta de dados foi realizada no perÃodo de fevereiro a julho de 2015, no municÃpio de Sobral-CE. A amostra foi composta por 82 cuidadores e 84 idosos, na fase prÃ-teste, e 34 cuidadores, na fase pÃs-teste. Para a coleta de dados utilizaram-se o formulÃrio sociodemogrÃfico e o Ãndice de Barthel para o idoso e para o cuidador, um roteiro com levantamento dos dados sociodemogrÃficos e do contexto do cuidado domiciliar, alÃm do inquÃrito Conhecimento Atitude e PrÃtica (CAP), que abordou os domÃnios da relaÃÃo de ajuda cuidador-idoso, alimentaÃÃo, banho e higiene e mobilizaÃÃo e transferÃncia. A intervenÃÃo foi baseada em estratÃgia educativa, sendo os conteÃdos fundamentados nas recomendaÃÃes do Guia do Cuidador do MinistÃrio da SaÃde e do software intitulado Modelo Planes de Cuidados en la AtencÃon DomiciliÃria HolÃstica, que tratam das orientaÃÃes inerentes aos cuidadores. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versÃo 21.0. Utilizou-se o teste de McNemar para comparar o CAP aplicado antes da intervenÃÃo e apÃs a intervenÃÃo. Os aspectos Ãticos da resoluÃÃo 466/12 foram respeitados em todas as fases do estudo. Os resultados mostraram que a mÃdia de idade dos cuidadores foi de 47,82 anos, sendo 85,4% do sexo feminino, 45,1% com ensino fundamental incompleto, 68,3% desempregados, 40,2% casados e 40,2% solteiros. A maioria dos cuidadores, 56,1%, eram filhos (as), 75,6% coabitavam com o idoso, sendo que 35,4% nÃo possuÃam ajuda para exercer o cuidado e 91,5% nunca receberam treinamento. Os idosos em cuidado domiciliar eram predominantemente mulheres, 67,7%, que nÃo sabiam ler e nem escrever, 57,1%, viÃvos 44%, com grau de dependÃncia severa 47,6% e total 16,7%. A intervenÃÃo educativa promoveu melhoria do conhecimento, atitude e prÃtica com significÃncia estatÃstica da seguinte forma: atitude (p<0,020) e prÃtica (p<0,001) na relaÃÃo de ajuda cuidador-idoso, no domicÃlio; conhecimento (p<0,001) e prÃtica (p<0,003), na alimentaÃÃo do idoso; conhecimento (p<0,001) e prÃtica (p<0,001), no banho e higiene; e conhecimento (p<0,001), atitude (p<0,001) e prÃtica (p<0,001), no domÃnio da mobilizaÃÃo e transferÃncia. Conclui-se que a intervenÃÃo educativa favoreceu o aumento do conhecimento, atitude e prÃtica em quase todos os domÃnios avaliados apÃs a intervenÃÃo. Recomenda-se o desenvolvimento de estratÃgias educativas promovidas por enfermeiros aos cuidadores de idosos com enfoque na promoÃÃo da autonomia e independÃncia funcional, com vistas à qualificaÃÃo do cuidado domiciliar de idosos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15802application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:01Zmail@mail.com - |
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O cuidador domiciliar de idosos tem assumido a tarefa de cuidar sem preparo para exercÃ-lo, dessa forma, desenvolver aÃÃes que buscam qualificar o cuidado domiciliar à fundamental para a promoÃÃo da saÃde do idoso. Objetivou-se avaliar os efeitos de uma intervenÃÃo educativa para a melhoria do conhecimento, atitude e prÃtica do cuidador na promoÃÃo da independÃncia funcional dos idosos. Estudo do tipo quase experimental realizado com grupo Ãnico, com aplicaÃÃo de prÃ-teste e pÃs-teste. A coleta de dados foi realizada no perÃodo de fevereiro a julho de 2015, no municÃpio de Sobral-CE. A amostra foi composta por 82 cuidadores e 84 idosos, na fase prÃ-teste, e 34 cuidadores, na fase pÃs-teste. Para a coleta de dados utilizaram-se o formulÃrio sociodemogrÃfico e o Ãndice de Barthel para o idoso e para o cuidador, um roteiro com levantamento dos dados sociodemogrÃficos e do contexto do cuidado domiciliar, alÃm do inquÃrito Conhecimento Atitude e PrÃtica (CAP), que abordou os domÃnios da relaÃÃo de ajuda cuidador-idoso, alimentaÃÃo, banho e higiene e mobilizaÃÃo e transferÃncia. A intervenÃÃo foi baseada em estratÃgia educativa, sendo os conteÃdos fundamentados nas recomendaÃÃes do Guia do Cuidador do MinistÃrio da SaÃde e do software intitulado Modelo Planes de Cuidados en la AtencÃon DomiciliÃria HolÃstica, que tratam das orientaÃÃes inerentes aos cuidadores. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versÃo 21.0. Utilizou-se o teste de McNemar para comparar o CAP aplicado antes da intervenÃÃo e apÃs a intervenÃÃo. Os aspectos Ãticos da resoluÃÃo 466/12 foram respeitados em todas as fases do estudo. Os resultados mostraram que a mÃdia de idade dos cuidadores foi de 47,82 anos, sendo 85,4% do sexo feminino, 45,1% com ensino fundamental incompleto, 68,3% desempregados, 40,2% casados e 40,2% solteiros. A maioria dos cuidadores, 56,1%, eram filhos (as), 75,6% coabitavam com o idoso, sendo que 35,4% nÃo possuÃam ajuda para exercer o cuidado e 91,5% nunca receberam treinamento. Os idosos em cuidado domiciliar eram predominantemente mulheres, 67,7%, que nÃo sabiam ler e nem escrever, 57,1%, viÃvos 44%, com grau de dependÃncia severa 47,6% e total 16,7%. A intervenÃÃo educativa promoveu melhoria do conhecimento, atitude e prÃtica com significÃncia estatÃstica da seguinte forma: atitude (p<0,020) e prÃtica (p<0,001) na relaÃÃo de ajuda cuidador-idoso, no domicÃlio; conhecimento (p<0,001) e prÃtica (p<0,003), na alimentaÃÃo do idoso; conhecimento (p<0,001) e prÃtica (p<0,001), no banho e higiene; e conhecimento (p<0,001), atitude (p<0,001) e prÃtica (p<0,001), no domÃnio da mobilizaÃÃo e transferÃncia. Conclui-se que a intervenÃÃo educativa favoreceu o aumento do conhecimento, atitude e prÃtica em quase todos os domÃnios avaliados apÃs a intervenÃÃo. Recomenda-se o desenvolvimento de estratÃgias educativas promovidas por enfermeiros aos cuidadores de idosos com enfoque na promoÃÃo da autonomia e independÃncia funcional, com vistas à qualificaÃÃo do cuidado domiciliar de idosos. |
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