A polÃtica de cotas na Universidade Federal do CearÃ: processo de implementaÃÃo e cotistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida do à do Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17666
Resumo: Este à um trabalho sobre o processo de implantaÃÃo da polÃtica de cotas na Universidade Federal do Cearà â UFC, as discussÃes deram inÃcio em 2005, mas a efetivaÃÃo concretizou-se em 2012, apÃs promulgaÃÃo da Lei n 12.711/2012, que torna a polÃtica obrigatÃria nas InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior. O delineamento da investigaÃÃo perpassa por anÃlises de discussÃes originadas no cenÃrio nacional no perÃodo anterior a referida Lei com a finalidade de entender o desdobramento do longo processo de implementaÃÃo dessa polÃtica na UFC e as expectativas com as mudanÃas ocasionadas com a adoÃÃo das cotas. Assim, o objetivo geral da pesquisa à analisar que tipo de mudanÃas relacionadas Ãs desigualdades de acesso dos estudantes foram impulsionadas com a implantaÃÃo da polÃtica de cotas, sobretudo no que se refere ao perfil socioeconÃmico e cultural dos discentes dos cursos de maior concorrÃncia e alto prestÃgio social. O referido estudo tambÃm inclui contribuiÃÃes importantes a cerca do grau de satisfaÃÃo dos discentes com o curso, do rendimento acadÃmico e do relacionamento com os colegas de turma. Para isso, a pesquisa contempla os seguintes objetivos especÃficos: 1) Discutir o processo de instituiÃÃo de polÃticas de aÃÃo afirmativa nos processos seletivos das InstituiÃÃes de Ensino Superior brasileira e seu impacto registrado em pesquisas jà realizadas; 2) Analisar o processo de discussÃo sobre implantaÃÃo de cotas na UFC; 3) A partir de uma amostragem de cursos da UFC, investigar o perfil socioeconÃmico e cultural dos estudantes; 4) Analisar de forma comparativa cotista e nÃo cotista no interior dos cursos selecionados. As informaÃÃes para a pesquisa sÃo resultados de acesso a fontes documentais, como ATA e relatÃrios, intensa pesquisa empÃrica com coleta de dados primÃrios.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA polÃtica de cotas na Universidade Federal do CearÃ: processo de implementaÃÃo e cotistasThe quota policy at the Federal University of CearÃ: implementation process and student quota2016-03-07Andrà Haguette00182529300http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 Irapuan Peixoto Lima Filho86992279300http://lattes.cnpq.br/6126704039312729 Francisca Denise Silva do Nascimento51271311372http://lattes.cnpq.br/251527841963907960080586317http://lattes.cnpq.br/9101712198272640Aparecida do à do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRCotas UFC Perfil de cotistasQuota UFC Student quota profileSOCIOLOGIAEste à um trabalho sobre o processo de implantaÃÃo da polÃtica de cotas na Universidade Federal do Cearà â UFC, as discussÃes deram inÃcio em 2005, mas a efetivaÃÃo concretizou-se em 2012, apÃs promulgaÃÃo da Lei n 12.711/2012, que torna a polÃtica obrigatÃria nas InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior. O delineamento da investigaÃÃo perpassa por anÃlises de discussÃes originadas no cenÃrio nacional no perÃodo anterior a referida Lei com a finalidade de entender o desdobramento do longo processo de implementaÃÃo dessa polÃtica na UFC e as expectativas com as mudanÃas ocasionadas com a adoÃÃo das cotas. Assim, o objetivo geral da pesquisa à analisar que tipo de mudanÃas relacionadas Ãs desigualdades de acesso dos estudantes foram impulsionadas com a implantaÃÃo da polÃtica de cotas, sobretudo no que se refere ao perfil socioeconÃmico e cultural dos discentes dos cursos de maior concorrÃncia e alto prestÃgio social. O referido estudo tambÃm inclui contribuiÃÃes importantes a cerca do grau de satisfaÃÃo dos discentes com o curso, do rendimento acadÃmico e do relacionamento com os colegas de turma. Para isso, a pesquisa contempla os seguintes objetivos especÃficos: 1) Discutir o processo de instituiÃÃo de polÃticas de aÃÃo afirmativa nos processos seletivos das InstituiÃÃes de Ensino Superior brasileira e seu impacto registrado em pesquisas jà realizadas; 2) Analisar o processo de discussÃo sobre implantaÃÃo de cotas na UFC; 3) A partir de uma amostragem de cursos da UFC, investigar o perfil socioeconÃmico e cultural dos estudantes; 4) Analisar de forma comparativa cotista e nÃo cotista no interior dos cursos selecionados. As informaÃÃes para a pesquisa sÃo resultados de acesso a fontes documentais, como ATA e relatÃrios, intensa pesquisa empÃrica com coleta de dados primÃrios. This is a work on the implementation process of the quota policy at the Federal University of Cearà - UFC, discussions began in 2005, but the execution materialized in 2012, after enactment of Law No. 12,711 / 2012, which makes policy compulsory in Federal Institutions of Higher Education. The design of runs through research by discussions analysis originated on the national scene in the period prior to this Law in order to understand the unfolding of the long process of implementation of this policy in the UFC and expectations with the changes brought about by the adoption of quotas. Thus, the overall objective of the research is to analyze what kind of changes related to student access inequalities were boosted with the implementation of the quota policy, particularly as regards the socio-economic and cultural profile of the students of the most competitive courses and high prestige social. The study also includes important contributions about the degree of satisfaction of students with the course, academic performance and relationships with classmates. For this, the research includes the following specific objectives: 1) Discuss the process of affirmative action institution in selection processes of Brazilian Higher Education Institutions and its impact recorded in previous studies; 2) Analyze the process of discussion on implementation of quotas in the UFC; 3) From a sample of UFC courses, investigate the socioeconomic and cultural profile of the students; 4) Analyze comparatively student quota and no student quota within the selected courses. The information for the survey are the result of access to documentary sources, such as ATA and reports, intense empirical research with primary data collection.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17666application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:53Zmail@mail.com -
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