As contribuiÃÃes de Paramahansa Yogananda à EducaÃÃo Ambiental HolÃstica - Superando a fragmentaÃÃo do Pensamento do Sujeito na AÃÃo Ambientalista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà ArnÃbio Albuquerque de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=671
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexÃo atualizada sobre o estado dos problemas ecolÃgico-ambientais, por meio de pesquisa bibliogrÃfica profunda e abrangente. Buscando compreender como sÃo plasmados os valores que influenciam a mentalidade coletiva, encontrou-se, em muitos autores que estudaram a questÃo dos paradigmas, respostas consistentes sobre o sentido de existÃncia vigente. Compreendeu-se que os paradigmas cartesianos, inaugurados por Renà Descartes (1596-1650), sustentam um modelo existencial de carÃter fragmentÃrio e desintegrado que predomina na presente Era, cuja tendÃncia à a exploraÃÃo irracional dos recursos naturais. O paradigma quÃntico, importante referÃncia teÃrica para a perspectiva holÃstica, constitui uma concepÃÃo emergente desde as descobertas da FÃsica no inÃcio do sÃculo XX e aponta para o uso equilibrado das riquezas naturais, sem colocar em risco a sobrevivÃncia dos ecossistemas que sustentam a vida no Planeta. O principal objetivo do trabalho foi investigar o potencial de contribuiÃÃo do educador indiano Paramahansa Yogananda à EducaÃÃo Ambiental, na elaboraÃÃo de uma cosmovisÃo capaz de guiar a consciÃncia humana ao entendimento de sua natureza integrada, mediada por uma pedagogia cientÃfica nÃo dogmÃtica e nÃo sectÃria, e orientar o ser humano para o usufruto equilibrado das riquezas naturais. A conclusÃo foi de que sua âescola de como viverâ, fundamentada nos princÃpios da ciÃncia da ioga, tem o potencial de atender esses requisitos.
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