Da roÃa à cartilha: trajetÃrias profissionais de professoras leigas rurais de Lavras da Mangabeira (1972-1992).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20400 |
Resumo: | O presente texto provÃm de uma proposta investigativa sobre trajetÃrias profissionais de professoras leigas da zona rural da cidade de Lavras da Mangabeira, no Cariri cearense, no perÃodo de atuaÃÃo entre as dÃcadas de 1970 e 1980. Partimos da hipÃtese de que as trajetÃrias de vida e de trabalho dessas mulheres estÃo intimamente relacionadas, hipÃtese essa reforÃada pelo seu ingresso devido a interesses polÃticos geralmente envolvendo seus pais ou familiares ou ainda pelo fato de que recebiam baixÃssimo salÃrio, fazendo com que continuassem as suas vidas como agricultoras, pequenas artesÃs ou ainda vendendo produtos como leite, pÃes e queijos. O objetivo principal da pesquisa à conhecer o processo identitÃrio da formaÃÃo docente, a partir de relatos orais das trajetÃrias de vida e trabalho docente de mulheres que se tornaram professoras leigas na zona rural de Lavras da Mangabeira nas dÃcadas de 1970 e 1980. O referencial teÃrico sÃo autores como FÃtima LeitÃo AraÃjo, Maria das GraÃas de AraÃjo, Jacques Therrien e AntÃnio NÃvoa, dentre outros autores. A metodologia consistiu na realizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras que se encaixavam nos parÃmetros de perÃodo e local da pesquisa para analisarmos e compararmos seus relatos, dessa forma construindo ideias gerais sobre o magistÃrio leigo na regiÃo. TambÃm usamos como fontes escritas documentos como fichas funcionais e folhas de pagamento das mesmas |
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This present text came from an inquiry on professional trajectories of Law Teachers in Lavras da Magabeira city countryside, during the period of 1970s and 1980s. Our research hypothesis is that these womenâs life and work trajectories had a closed relactionship, and this is reinforced because these people started working as law teachers due to political interests envolving their fathers or relatives. Another evidence is that their remuneration was very low, and they kept working as farmers and peasants, small crafters or even selling milk, bread and cheese. Our main objective is to know the process of identity formation as law teachers, starting on oral evidence from women who were law teachers in Lavrasâcountryside between 1970âs and 1980â s. Our theoretical basis were writers and researchers like FÃtima LeitÃo AraÃjo, Maria das GraÃas de AraÃjo, Jacques Therrien e AntÃnio NÃvoa, among others. Our methodology consists in half-structured interviews with some teachers who would be available to be interviewed and stay according to research time and place parameters. So we compare their different oral evidences and we will get some important ideas about law teachers in that region. We also intend to research on written evidence, e.g., functional registration and payment lists |
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O presente texto provÃm de uma proposta investigativa sobre trajetÃrias profissionais de professoras leigas da zona rural da cidade de Lavras da Mangabeira, no Cariri cearense, no perÃodo de atuaÃÃo entre as dÃcadas de 1970 e 1980. Partimos da hipÃtese de que as trajetÃrias de vida e de trabalho dessas mulheres estÃo intimamente relacionadas, hipÃtese essa reforÃada pelo seu ingresso devido a interesses polÃticos geralmente envolvendo seus pais ou familiares ou ainda pelo fato de que recebiam baixÃssimo salÃrio, fazendo com que continuassem as suas vidas como agricultoras, pequenas artesÃs ou ainda vendendo produtos como leite, pÃes e queijos. O objetivo principal da pesquisa à conhecer o processo identitÃrio da formaÃÃo docente, a partir de relatos orais das trajetÃrias de vida e trabalho docente de mulheres que se tornaram professoras leigas na zona rural de Lavras da Mangabeira nas dÃcadas de 1970 e 1980. O referencial teÃrico sÃo autores como FÃtima LeitÃo AraÃjo, Maria das GraÃas de AraÃjo, Jacques Therrien e AntÃnio NÃvoa, dentre outros autores. A metodologia consistiu na realizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras que se encaixavam nos parÃmetros de perÃodo e local da pesquisa para analisarmos e compararmos seus relatos, dessa forma construindo ideias gerais sobre o magistÃrio leigo na regiÃo. TambÃm usamos como fontes escritas documentos como fichas funcionais e folhas de pagamento das mesmas |
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