Dido e a viagem nÃutica na Eneida e na espÃstola 7 das Heroides
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDido e a viagem nÃutica na Eneida e na espÃstola 7 das HeroidesDido and the nautical trip in the Aeneid and the letter of 7 Heroides2015-03-30Francisco Edi de Oliveira Sousa32074140363http://lattes.cnpq.br/5232866346013249Ana Maria CÃsar Pompeu90893310778http://lattes.cnpq.br/4726092826722326Matheus Trevizam27361262899http://lattes.cnpq.br/93713386133759901232399310http://lattes.cnpq.br/3744980971572912NatÃlia Vasconcelos RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRÃpica Elegia GÃnero poÃtico Dido Viagem nÃuticaEpic Elegy Poetic genre Dido Nautical tripLITERATURA COMPARADAnÃo hÃO presente estudo tem como objetivo a anÃlise da personagem Dido e do tema da viagem nÃutica a partir de duas obras da poesia latina: a Eneida de VirgÃlio e as Heroides de OvÃdio. O mito da rainha de Cartago e seu fim trÃgico como consequÃncia de uma paixÃo desmedida por Eneias à um ponto convergente das duas obras. A personagem Dido, apÃs a morte de seu marido, Siqueu, mantÃm-se fiel a ele, nÃo se entregando a nenhum outro homem. Essa condiÃÃo de viÃva casta muda com a chegada de Eneias a Cartago. O romance de Eneias e Dido, na Eneida, acontece no canto 4 e chega Ãs extremas consequÃncias: a morte de Dido. Dialogando com essa versÃo Ãpica de VirgÃlio, a histÃria de Dido reaparece no seio da elegia: o desespero da rainha âabandonadaâ por Eneias ganha uma nova versÃo na carta 7 da obra Heroides de OvÃdio. O poeta elegÃaco se utiliza dos monÃlogos da fenÃcia, retirados do canto 4 da Eneida (v. 305-330; v. 365-387; v. 534-552 e v. 590-629) para compor a missiva de lamentos. Tanto na Eneida como nas Heroides percebemos que a viagem nÃutica incide diretamente no episÃdio de Dido: a chegada de Eneias a Cartago provoca o encontro amoroso, e a partida do herÃi que segue sua missÃo resulta na separaÃÃo dos amantes. A personagem e a viagem nÃutica sÃo abordadas de formas diferentes nos dois autores, os assuntos sÃo adequados ao gÃnero e ao estilo de cada poema (grauis para a Ãpica; humilis para a elegia amorosa). Investigaremos a apropriaÃÃo feita por VirgÃlio e OvÃdio do tema da viagem nÃutica: o primeiro em favor da Ãpica, sendo essa uma temÃtica essencial do gÃnero elevado; e o segundo em favor da elegia, utilizando a viagem em alto mar tambÃm como uma metÃfora elegÃaca. Examinaremos esse corpus com base na teoria dos gÃneros e na anÃlise da elocuÃÃo dos dois textos, levando em consideraÃÃo o processo alusivo como elemento de construÃÃo do texto ovidiano.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16678application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:04Zmail@mail.com - |
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O presente estudo tem como objetivo a anÃlise da personagem Dido e do tema da viagem nÃutica a partir de duas obras da poesia latina: a Eneida de VirgÃlio e as Heroides de OvÃdio. O mito da rainha de Cartago e seu fim trÃgico como consequÃncia de uma paixÃo desmedida por Eneias à um ponto convergente das duas obras. A personagem Dido, apÃs a morte de seu marido, Siqueu, mantÃm-se fiel a ele, nÃo se entregando a nenhum outro homem. Essa condiÃÃo de viÃva casta muda com a chegada de Eneias a Cartago. O romance de Eneias e Dido, na Eneida, acontece no canto 4 e chega Ãs extremas consequÃncias: a morte de Dido. Dialogando com essa versÃo Ãpica de VirgÃlio, a histÃria de Dido reaparece no seio da elegia: o desespero da rainha âabandonadaâ por Eneias ganha uma nova versÃo na carta 7 da obra Heroides de OvÃdio. O poeta elegÃaco se utiliza dos monÃlogos da fenÃcia, retirados do canto 4 da Eneida (v. 305-330; v. 365-387; v. 534-552 e v. 590-629) para compor a missiva de lamentos. Tanto na Eneida como nas Heroides percebemos que a viagem nÃutica incide diretamente no episÃdio de Dido: a chegada de Eneias a Cartago provoca o encontro amoroso, e a partida do herÃi que segue sua missÃo resulta na separaÃÃo dos amantes. A personagem e a viagem nÃutica sÃo abordadas de formas diferentes nos dois autores, os assuntos sÃo adequados ao gÃnero e ao estilo de cada poema (grauis para a Ãpica; humilis para a elegia amorosa). Investigaremos a apropriaÃÃo feita por VirgÃlio e OvÃdio do tema da viagem nÃutica: o primeiro em favor da Ãpica, sendo essa uma temÃtica essencial do gÃnero elevado; e o segundo em favor da elegia, utilizando a viagem em alto mar tambÃm como uma metÃfora elegÃaca. Examinaremos esse corpus com base na teoria dos gÃneros e na anÃlise da elocuÃÃo dos dois textos, levando em consideraÃÃo o processo alusivo como elemento de construÃÃo do texto ovidiano. |
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