Nas telas da cidade: salas de cinema e vida urbana na Fortaleza dos anos de 1920
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=861 |
Resumo: | FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNas telas da cidade: salas de cinema e vida urbana na Fortaleza dos anos de 1920 Dans les Ãcrans de la ville: salles de cinÃma et vie urbaine à Fortaleza des annÃes de 19202007-10-31Frederico de Castro Neves50932659772Meize Regina de Lucena Lucas40990559300 http://lattes.cnpq.br/0794377504173120JoÃo Ernani Furtado Filho61480762334Alexandre Almeida Barbalho42376785391http://lattes.cnpq.br/701782627983877491168856353http://lattes.cnpq.br/4060942865900593MÃrcio InÃcio da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRCinÃmaSociabilitÃcomportementculture urbaineCinemaSociabilidadeComportamentoCultura UrbanaHISTORIA REGIONAL DO BRASILFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoNa presente dissertaÃÃo refletimos sobre os significados das salas de exibiÃÃo cinematogrÃfica existentes na capital cearense nos anos de 1920. Buscamos perceber a relevÃncia destes espaÃos em um perÃodo em que o cinema no Ãmbito mundial passava por significativas mudanÃas com a valorizaÃÃo de um novo pÃblico abonado financeiramente. Em Fortaleza, a elite, sobretudo a comercial, que freqÃentava locais como o Passeio PÃblico e os clubes, passou a adotar o cinema como mais um espaÃo de lazer. Ao analisarmos a atuaÃÃo dos diversos atores sociais envolvidos nesta trama, destacamos a presenÃa de Luiz Severiano Ribeiro que torna-se o mais importante exibidor local vindo a monopolizar a distribuiÃÃo dos filmes e expandir sua atuaÃÃo comercial para outras cidades do Brasil antes do tÃrmino desta dÃcada. O comportamento do pÃblico na sala de cinema, os usos que eram feitos deste espaÃo e as novas prÃticas de exibiÃÃo cinematogrÃfica que passaram a ser adotadas neste perÃodo sÃo questÃes analisadas ao longo deste trabalho.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=861application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:02Zmail@mail.com - |
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Na presente dissertaÃÃo refletimos sobre os significados das salas de exibiÃÃo cinematogrÃfica existentes na capital cearense nos anos de 1920. Buscamos perceber a relevÃncia destes espaÃos em um perÃodo em que o cinema no Ãmbito mundial passava por significativas mudanÃas com a valorizaÃÃo de um novo pÃblico abonado financeiramente. Em Fortaleza, a elite, sobretudo a comercial, que freqÃentava locais como o Passeio PÃblico e os clubes, passou a adotar o cinema como mais um espaÃo de lazer. Ao analisarmos a atuaÃÃo dos diversos atores sociais envolvidos nesta trama, destacamos a presenÃa de Luiz Severiano Ribeiro que torna-se o mais importante exibidor local vindo a monopolizar a distribuiÃÃo dos filmes e expandir sua atuaÃÃo comercial para outras cidades do Brasil antes do tÃrmino desta dÃcada. O comportamento do pÃblico na sala de cinema, os usos que eram feitos deste espaÃo e as novas prÃticas de exibiÃÃo cinematogrÃfica que passaram a ser adotadas neste perÃodo sÃo questÃes analisadas ao longo deste trabalho. |
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