Por uma estÃtica do instante: um olhar filosÃfico sobre a obra de Henri Cartier-Bresson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago Braga Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18124
Resumo: A presente dissertaÃÃo relaciona filosofia e fotografia, pensando especificamente o campo da estÃtica, definida aqui como o conhecimento por meio dos sentidos. Ao trabalhar com o campo especÃfico da estÃtica fotogrÃfica deve-se pensÃ-la nÃo apenas no plano teÃrico, mas questionÃ-la a partir de sua prÃtica e do confronto com as prÃprias imagens. Nesse sentido, parte-se da anÃlise da obra do fotÃgrafo francÃs Henri Cartier-Bresson e de seu conceito de instante decisivo para pensar aspectos gerais sobre uma estÃtica tipicamente fotogrÃfica. Mais do que uma metodologia prÃpria de trabalho de Cartier-Bresson, com a qual produziu centenas de imagens inspiradoras, o instante decisivo à uma potente ferramenta de comunicaÃÃo com a qual o fotÃgrafo definiu um estilo Ãnico e particular e Ã, ainda, importante instrumento de anÃlise podendo ser desdobrado e relacionado a vÃrios outros conceitos. O instante decisivo na Ãpoca de sua concepÃÃo foi visto como um novo paradigma no fazer fotogrÃfico e se baseia na ideia de que hà um momento fugidio que o fotÃgrafo deve tentar capturar: momento este que nÃo passa de uma mÃnima fraÃÃo de tempo. Assim, dada a natureza Ãnica do acontecimento, caso o fotÃgrafo nÃo consiga capturÃ-lo, a imagem serà perdida para sempre. Partindo desta definiÃÃo, encontram-se elementos que caracterizariam uma estÃtica propriamente fotogrÃfica como a imediaticidade e a irreversibilidade do ato fotogrÃfico; a unicidade do momento e da imagem; a existÃncia de uma temporalidade prÃpria da imagem fotogrÃfica; a presenÃa do banal e do espontÃneo na fotografia; a relaÃÃo entre sensibilidade e tÃcnica do fotÃgrafo na composiÃÃo da imagem. AlÃm disso, esta dissertaÃÃo apresenta uma discussÃo acerca da relaÃÃo entre o conceito de instante decisivo e a prÃtica do fotojornalismo, isso porque, sabe-se que Cartier-Bresson foi um dos precursores do fotojornalismo mundial e que o instante decisivo ao priorizar a fotografia de rua foi e continua sendo uma importante ferramenta desse campo de atuaÃÃo. Ao refletir sobre o conceito de instante decisivo e sua influÃncia no fotojornalismo atual apresentou-se alguns exemplos de fotÃgrafos brasileiros que assumidamente se apropriam em sua composiÃÃo fotogrÃfica de caracterÃsticas da estÃtica de Cartier-Bresson, como FlÃvio Damm, Marcelo Buainain e Tuca Vieira. Para pensar as questÃes levantadas por esta dissertaÃÃo fez-se necessÃrio compreender a fundo o conceito de instante decisivo por meio da anÃlise das fotografias e da leitura de artigos e entrevistas do fotÃgrafo francÃs; alÃm de aprofundar-se nos estudos sobre estÃtica e estÃtica fotogrÃfica tanto no campo da filosofia quanto no campo da teoria da comunicaÃÃo. Assim, a metodologia baseou-se na anÃlise concreta da obra de Cartier-Bresson e em pesquisa bibliogrÃfica.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPor uma estÃtica do instante: um olhar filosÃfico sobre a obra de Henri Cartier-BressonPor una estÃtica del instante: una mirada filosÃfica acerca de la obra de Henri Cartier-Bresson2016-07-21Silas Josà de Paula05943973320http://lattes.cnpq.br/0602251069407718Osmar GonÃalves dos Reis Filho21445556804http://lattes.cnpq.br/1880465509972947Marcelo Leite Barbalho00454609736http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753834Z181112831304http://lattes.cnpq.br/3615623924165234Thiago Braga PereiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRFilosofia Fotografia EstÃtica Instante decisivoFilosofia Fotografia EstÃtica Instante decisivoCOMUNICACAOA presente dissertaÃÃo relaciona filosofia e fotografia, pensando especificamente o campo da estÃtica, definida aqui como o conhecimento por meio dos sentidos. Ao trabalhar com o campo especÃfico da estÃtica fotogrÃfica deve-se pensÃ-la nÃo apenas no plano teÃrico, mas questionÃ-la a partir de sua prÃtica e do confronto com as prÃprias imagens. Nesse sentido, parte-se da anÃlise da obra do fotÃgrafo francÃs Henri Cartier-Bresson e de seu conceito de instante decisivo para pensar aspectos gerais sobre uma estÃtica tipicamente fotogrÃfica. Mais do que uma metodologia prÃpria de trabalho de Cartier-Bresson, com a qual produziu centenas de imagens inspiradoras, o instante decisivo à uma potente ferramenta de comunicaÃÃo com a qual o fotÃgrafo definiu um estilo Ãnico e particular e Ã, ainda, importante instrumento de anÃlise podendo ser desdobrado e relacionado a vÃrios outros conceitos. O instante decisivo na Ãpoca de sua concepÃÃo foi visto como um novo paradigma no fazer fotogrÃfico e se baseia na ideia de que hà um momento fugidio que o fotÃgrafo deve tentar capturar: momento este que nÃo passa de uma mÃnima fraÃÃo de tempo. Assim, dada a natureza Ãnica do acontecimento, caso o fotÃgrafo nÃo consiga capturÃ-lo, a imagem serà perdida para sempre. Partindo desta definiÃÃo, encontram-se elementos que caracterizariam uma estÃtica propriamente fotogrÃfica como a imediaticidade e a irreversibilidade do ato fotogrÃfico; a unicidade do momento e da imagem; a existÃncia de uma temporalidade prÃpria da imagem fotogrÃfica; a presenÃa do banal e do espontÃneo na fotografia; a relaÃÃo entre sensibilidade e tÃcnica do fotÃgrafo na composiÃÃo da imagem. AlÃm disso, esta dissertaÃÃo apresenta uma discussÃo acerca da relaÃÃo entre o conceito de instante decisivo e a prÃtica do fotojornalismo, isso porque, sabe-se que Cartier-Bresson foi um dos precursores do fotojornalismo mundial e que o instante decisivo ao priorizar a fotografia de rua foi e continua sendo uma importante ferramenta desse campo de atuaÃÃo. Ao refletir sobre o conceito de instante decisivo e sua influÃncia no fotojornalismo atual apresentou-se alguns exemplos de fotÃgrafos brasileiros que assumidamente se apropriam em sua composiÃÃo fotogrÃfica de caracterÃsticas da estÃtica de Cartier-Bresson, como FlÃvio Damm, Marcelo Buainain e Tuca Vieira. Para pensar as questÃes levantadas por esta dissertaÃÃo fez-se necessÃrio compreender a fundo o conceito de instante decisivo por meio da anÃlise das fotografias e da leitura de artigos e entrevistas do fotÃgrafo francÃs; alÃm de aprofundar-se nos estudos sobre estÃtica e estÃtica fotogrÃfica tanto no campo da filosofia quanto no campo da teoria da comunicaÃÃo. Assim, a metodologia baseou-se na anÃlise concreta da obra de Cartier-Bresson e em pesquisa bibliogrÃfica. La presente disertaciÃn relaciona filosofÃa y fotografÃa, pensando especÃficamente el campo de la estÃtica, definida aquà como el conocimiento por medio de los sentidos. Al trabajar con el campo especÃfico de la estÃtica fotogrÃfica se la debe pensar no sÃlo en el plano teÃrico, pero cuestionarla a partir de su prÃctica y del confronto con las propias imÃgenes. En ese sentido, se parte del anÃlisis de la obra del fotÃgrafo francÃs Henri Cartier-Bresson y de su concepto de instante decisivo para pensar aspectos generales sobre una estÃtica tÃpicamente fotogrÃfica. MÃs que una metodologÃa propia de trabajo de Cartier-Bresson, con la cual produjo centenas de imÃgenes inspiradoras, el instante decisivo es una potente herramienta de comunicaciÃn con la cual el fotÃgrafo definià un estilo Ãnico y particular y es, todavÃa, importante instrumento de anÃlisis pudiendo ser desdoblado y relacionado a varios otros conceptos. El instante decisivo en la Ãpoca de su concepciÃn fue visto como un nuevo paradigma en el hacer fotogrÃfico y se asienta en la idea de que hay un momento huidizo que el fotÃgrafo debe intentar capturarlo: momento este que no pasa de una mÃnima fracciÃn de tiempo. AsÃ, dada la naturaleza Ãnica del acontecimiento, caso el fotÃgrafo no consiga capturarlo, la imagen serà perdida para siempre. Partiendo de esta definiciÃn, se encuentran elementos que caracterizarÃan una estÃtica propiamente fotogrÃfica como la imediaticidad y la irreversibilidad del hecho fotogrÃfico; la unicidad del momento y de la imagen; la existencia de una temporalidad propia de la imagen fotogrÃfica; la presencia del banal y del espontaneo en la fotografÃa; la relaciÃn entre sensibilidad y tÃcnica del fotÃgrafo en la composiciÃn de la imagen. AdemÃs de eso, esta disertaciÃn presenta una discusiÃn acerca de la relaciÃn entre el concepto de instante decisivo y la prÃctica del fotoperiodismo, eso porque, se sabe que Cartier-Bresson fue un de los precursores del fotoperiodismo mundial y que el instante decisivo al priorizar la fotografÃa callejera fue y sigue siendo una importante herramienta de ese campo de actuaciÃn. Al reflejar sobre el concepto de instante decisivo y su influencia en el fotoperiodismo actual se presentà algunos ejemplos de fotÃgrafos brasileÃos que reconocidamente se apropian en su composiciÃn fotogrÃfica de caracterÃsticas de la estÃtica de Cartier-Bresson, como FlÃvio Damm, Marcelo Buainain y Tuca Vieira. Para pensar las cuestiones levantadas por esta disertaciÃn se hace necesario comprender profundamente el concepto de instante decisivo por medio del anÃlisis de las fotografÃas y de la lectura de artÃculos y entrevistas del fotÃgrafo francÃs; ademÃs de profundizarse en los estudios sobre estÃtica y estÃtica fotogrÃfica tanto en el campo de la filosofÃa como en el campo de la teorÃa de la comunicaciÃn. AsÃ, la metodologÃa se basà en el anÃlisis concreta de la obra de Cartier-Bresson y em pesquisa bibliogrÃfica.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18124application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:11Zmail@mail.com -
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