EducaÃÃo em saÃde e a visita domiciliÃria ao adolescente: percepÃÃo dos profissionais da estratÃgia saÃde da famÃlia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivana dos Santos Fonseca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo em saÃde e a visita domiciliÃria ao adolescente: percepÃÃo dos profissionais da estratÃgia saÃde da famÃliaHealth education and home visits to teen: professionals perception of the family health strategy2014-02-06Fabiane do Amaral Gubert97114928068http://lattes.cnpq.br/5035858383519296Eveline Pinheiro Beserra 00733463304http://lattes.cnpq.br/2062308518368662Neiva Francenely Cunha Vieira1127021737280704409372http://lattes.cnpq.br/9456886693550163Ivana dos Santos FonsecaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em SaÃde da FamÃlia (MPSFUFC - AssociaÃÃo ampla com a FIOCRUZ)UFCBREducation HealthHome Visit TeenagerSAUDE PUBLICAnÃo hÃA Visita DomiciliÃria (VD) à um cenÃrio que permite tornar evidentes as relaÃÃes sociais, que podem fortalecer o potencial de saÃde na famÃlia. No entanto, essas mesmas relaÃÃes podem contribuir no processo de adoecimento dos indivÃduos, incluindo os adolescentes. Com base no entendimento de seu papel como integrante da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia (ESF), os trabalhadores de uma Unidade de SaÃde, localizada na Regional VI em Fortaleza/CE, vÃm desenvolvendo diversas atividades educativas com grupos heterogÃneos de usuÃrios. PorÃm, observou-se uma inquietaÃÃo por parte destes profissionais devido à baixa adesÃo dos adolescentes aos processos coletivos de construÃÃo do saber, alÃm da falta de empoderamento para cuidarem de si mesmos. A partir deste contexto o objetivo do estudo à compreender a atividade de atenÃÃo à saÃde do adolescente durante a VD na perspectiva do profissional da ESF com enfoque na EducaÃÃo em SaÃde. Os objetivos especÃficos foram: conhecer a realidade da atenÃÃo à saÃde do adolescente no contexto da visita domiciliÃria e identificar possÃveis dificuldades e facilidades que possam existir na atenÃÃo ao adolescente durante a VD. Trata-se de um estudo exploratÃrio-descritivo de abordagem qualitativa, realizado em agosto a dezembro de 2013. Os instrumentos de coleta foram: entrevista semiestruturada com os profissionais da equipe, lista de observaÃÃo utilizada durante a VD e diÃrio de campo. Os agentes sociais da pesquisa foram 19 profissionais da ESF (12 Agentes ComunitÃrios de SaÃde (ACS), 1 tÃcnica de Enfermagem, 1 CirurgiÃ-Dentista, 3 Enfermeiras, 2 MÃdicos). A anÃlise dos dados foi realizada mediante percurso analÃtico e sistemÃtico. Resultados: sobre o perfil dos trabalhadores, os ACS foram os mais contemplados com curso de capacitaÃÃo voltado para o adolescente. Mesmo entre esses profissionais, ficou clara a dificuldade que as equipes tÃm em lidar com essa fase do ciclo vital. Os entrevistados, de forma livre, relataram que se sentem co-responsÃveis por nÃo priorizar a atenÃÃo aos adolescentes e que, em parte, isso, se deve à falta de capacitaÃÃo durante sua formaÃÃo acadÃmica e profissional. Quando se perguntou sobre a EducaÃÃo em saÃde voltada para o adolescente a escola foi citada como ambiente mais propÃcio para se realizar aÃÃes de educaÃÃo em saÃde. Alguns entrevistados comentaram que a promoÃÃo da saÃde por meio da visita domiciliÃria à um grande desafio em qualquer fase do ciclo vital relacionado principalmente a violÃncia. A proximidade com o adolescente, que a visita domiciliÃria oportuniza, numa perspectiva que valorize suas experiÃncias, anseios e diferentes saberes articulados aos saberes dos profissionais da saÃde e da educaÃÃo, torna o setor educaÃÃo, alÃm de importante na interface com a saÃde, um potencial parceiro, na construÃÃo de ideias e prÃticas interligadas e efetivas. Considera-se que as visitas domiciliÃrias realizadas pela equipe de saÃde ao adolescente podem ser uma alternativa de espaÃo que deve ser valorizada para a implementaÃÃo de estratÃgias educativas adequadas à realidade da comunidade, bem como fortalecer o vÃnculo junto a esta populaÃÃo a fim de acessarem mais os serviÃos de saÃde. A relevÃncia do estudo, a partir dessa realidade, encontra-se no fortalecimento da relaÃÃo entre usuÃrio do SUS e equipe multiprofissional sob uma Ãtica educativa, realizada por meio da VD, a qual tem possibilidade de ser direcionada alÃm do cuidado aos usuÃrios acamados, mas principalmente como espaÃo para realizaÃÃo de atividades de EducaÃÃo em SaÃde envolvendo o cenÃrio familiar.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12364application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:29Zmail@mail.com -
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