A construÃÃo da argumentatividade em artigos de opiniÃo produzidos por alunos do Ensino MÃdio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3199 |
Resumo: | Esta pesquisa fundamenta-se em estudos da SemÃntica Argumentativa e da LingÃÃstica de Texto complementados por outros relativos aos gÃneros do discurso no Ãmbito teÃrico e pedagÃgico Com o foco na argumentaÃÃo e na organizaÃÃo textual objetiva analisar a apropriaÃÃo do gÃnero artigo de opiniÃo e de marcadores argumentativos por alunos do 3 ano do ensino mÃdio participantes e nÃo-participantes de uma seqÃÃncia didÃtica verificando especialmente a contribuiÃÃo dos marcadores e das relaÃÃes discursivas para a constituiÃÃo do sentido Nessa perspectiva trabalhamos com duas turmas do 3 ano do ensino mÃdio de uma escola pÃblica de Fortaleza adotando procedimentos de uma pesquisa semi-experimental com a finalidade de coletar um corpus composto por setenta e dois textos As turmas selecionadas funcionaram como grupo controle e experimental No primeiro a produÃÃo escrita ocorreu sob a Ãtica tradicional ou seja foi seguido o planejamento da escola e a nossa presenÃa ocorreu nos momentos de escrita inicialmente um texto dissertativo/argumentativo e por Ãltimo um artigo de opiniÃo No segundo para o texto inicial adotamos os mesmos procedimentos relativos ao grupo controle sendo o artigo de opiniÃo produzido apenas apÃs a intervenÃÃo a partir da adaptaÃÃo de uma seqÃÃncia didÃtica para o ensino/aprendizagem do gÃnero e dos marcadores argumentativos ApÃs as anÃlises quantitativa e qualitativa do corpus verificamos que os marcadores argumentativos e as relaÃÃes discursivas contribuÃram para a construÃÃo do sentido nas produÃÃes dos redatores do grupo experimental NÃo houve porÃm a apropriaÃÃo do gÃnero artigo de opiniÃo como prevÃamos mas apenas de elementos lingÃÃsticos composicionais e funcionais que podem levar à sua apropriaÃÃo |
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