O EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mirleno Livio Monteiro de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17044
Resumo: Como se deu o processo de constituiÃÃo histÃrica do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba? Que ator/atores social/sociais participou/participaram de sua construÃÃo? O que motivou essa construÃÃo? Que atividades desenvolve? Qual o lugar da EducaÃÃo CientÃfica no conjunto de atividades que desenvolve?. Estes questionamentos constituem o norte da pesquisa que originou esta dissertaÃÃo. Para o desenvolvimento deste estudo, partimos do pressuposto que educaÃÃo nÃo à sinÃnimo de escola. De escola somente, nÃo. O acesso a informaÃÃes e sua transformaÃÃo em conhecimento nÃo à privilÃgio da escola, enquanto instituiÃÃo formal que, com seus currÃculos e programas, acredita nas garantias do ensino e da aprendizagem. Educar à movimento que extrapola os muros da escola formal e alcanÃa comunidades que estÃo em seu entorno. Nesse sentido, este estudo à fruto da compreensÃo de que a escola à somente uma mÃo na via dos processos de elaboraÃÃo e compartilhamento de conhecimentos. Escolas e Museus sÃo instituiÃÃes educativas e prezam pela formaÃÃo de sujeitos partÃcipes na vida de comunidades e da sociedade de modo geral. Os ecomuseus, nesse contexto, sÃo, tambÃm, vetores de produÃÃo e disseminaÃÃo de informaÃÃes e conhecimentos cientÃficos. O foco desse estudo à o Ecomuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba, localizado em Fortaleza, no bairro de Messejana. Considerando seu potencial educativo, sua preocupaÃÃo com a formaÃÃo de sujeitos conscientes e sensÃveis com a questÃo socioambiental e, portanto, à aproximaÃÃo da ciÃncia de uma maneira nÃo formal e, ainda, considerando a necessidade da existÃncia de um registro histÃrico sistematizado e consistente sobre a instituiÃÃo em foco, este trabalho teve como objetivo narrar a trajetÃria histÃrica de constituiÃÃo do Ecomuseu Natural do Mangue (Ecomunam) da Sabiaguaba, em Fortaleza-CE, atentando para a sua relaÃÃo com a educaÃÃo cientÃfica proporcionada a seus visitantes. Este estudo encontrou, na metodologia da HistÃria Oral, os dados necessÃrios para a constituiÃÃo da histÃria em pauta. Estes foram coletados por meio de entrevistas com os idealizadores e coordenadores do Ecomuseu. Os dados produzidos em situaÃÃo de campo revelam que o nascimento do Ecomunam sempre esteve atrelado à ideia de socializaÃÃo e transformaÃÃo. MudanÃas sucessivas em sua configuraÃÃo tornaram-se, ao longo de sua criaÃÃo, o lema que direciona suas diversas facetas. Coordenado por um educador ambiental com uma forte carga de experiÃncias no campo ambiental, e uma pedagoga, o Ecomunam configura-se como um espaÃo de formaÃÃo cidadà onde trabalha, numa perspectiva relacional e dialÃgica, a educaÃÃo ambiental e a educaÃÃo cientÃfica. A atividade denominada âaula de campoâ à a protagonista desse contexto.
id UFC_4c6765779c352fe9555fa7b311452bde
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9969
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃaEl EcoMuseo de Natural Sabiaguaba Mangrove en pista de la ciencia educaciÃn:una parcela de (in) seguridad y erseverancia2015-07-30Raquel Crosara Maia Leite65409761636http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro06100961334http://lattes.cnpq.br/3700510328454477Carolina BrandÃo GonÃalves4054540724968706596304http://lattes.cnpq.br/8779713347144069Mirleno Livio Monteiro de JesusUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo CientÃfica EducaÃÃo NÃo Formal EducaÃÃo Ambiental Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba HistÃria Oral.EnseÃanza de la Ciencia EducaciÃn No Formal EducaciÃn ambiental Ecomuseo de Natural Manglar Sabiaguaba La historia oralEDUCACAOComo se deu o processo de constituiÃÃo histÃrica do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba? Que ator/atores social/sociais participou/participaram de sua construÃÃo? O que motivou essa construÃÃo? Que atividades desenvolve? Qual o lugar da EducaÃÃo CientÃfica no conjunto de atividades que desenvolve?. Estes questionamentos constituem o norte da pesquisa que originou esta dissertaÃÃo. Para o desenvolvimento deste estudo, partimos do pressuposto que educaÃÃo nÃo à sinÃnimo de escola. De escola somente, nÃo. O acesso a informaÃÃes e sua transformaÃÃo em conhecimento nÃo à privilÃgio da escola, enquanto instituiÃÃo formal que, com seus currÃculos e programas, acredita nas garantias do ensino e da aprendizagem. Educar à movimento que extrapola os muros da escola formal e alcanÃa comunidades que estÃo em seu entorno. Nesse sentido, este estudo à fruto da compreensÃo de que a escola à somente uma mÃo na via dos processos de elaboraÃÃo e compartilhamento de conhecimentos. Escolas e Museus sÃo instituiÃÃes educativas e prezam pela formaÃÃo de sujeitos partÃcipes na vida de comunidades e da sociedade de modo geral. Os ecomuseus, nesse contexto, sÃo, tambÃm, vetores de produÃÃo e disseminaÃÃo de informaÃÃes e conhecimentos cientÃficos. O foco desse estudo à o Ecomuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba, localizado em Fortaleza, no bairro de Messejana. Considerando seu potencial educativo, sua preocupaÃÃo com a formaÃÃo de sujeitos conscientes e sensÃveis com a questÃo socioambiental e, portanto, à aproximaÃÃo da ciÃncia de uma maneira nÃo formal e, ainda, considerando a necessidade da existÃncia de um registro histÃrico sistematizado e consistente sobre a instituiÃÃo em foco, este trabalho teve como objetivo narrar a trajetÃria histÃrica de constituiÃÃo do Ecomuseu Natural do Mangue (Ecomunam) da Sabiaguaba, em Fortaleza-CE, atentando para a sua relaÃÃo com a educaÃÃo cientÃfica proporcionada a seus visitantes. Este estudo encontrou, na metodologia da HistÃria Oral, os dados necessÃrios para a constituiÃÃo da histÃria em pauta. Estes foram coletados por meio de entrevistas com os idealizadores e coordenadores do Ecomuseu. Os dados produzidos em situaÃÃo de campo revelam que o nascimento do Ecomunam sempre esteve atrelado à ideia de socializaÃÃo e transformaÃÃo. MudanÃas sucessivas em sua configuraÃÃo tornaram-se, ao longo de sua criaÃÃo, o lema que direciona suas diversas facetas. Coordenado por um educador ambiental com uma forte carga de experiÃncias no campo ambiental, e uma pedagoga, o Ecomunam configura-se como um espaÃo de formaÃÃo cidadà onde trabalha, numa perspectiva relacional e dialÃgica, a educaÃÃo ambiental e a educaÃÃo cientÃfica. A atividade denominada âaula de campoâ à a protagonista desse contexto.ÂCÃmo se realizà el proceso de constituciÃn histÃrica del Eco Museo Natural del Mangue de Sabiaguaba? ÂQuà actor/actores social/sociales participo/participaron de su construcciÃn? ÂQuà motivà esta construcciÃn? ÂQuà actividades desarrollan? ÂCuÃl es el lugar de la educaciÃn cientÃfica en el conjunto de actividades que desarrolla? Estas preguntas nortean la investigaciÃn que originà esta disertaciÃn. Para el desarrollo de este estudio, partimos del presupuesto que la educaciÃn no es sinÃnimo de escuela. De la escuela solamente, no. El acceso a la informaciÃn y su transformaciÃn en conocimiento no es un privilegio de la escuela, como instituciÃn formal que, con sus planes y programas, cree en garantÃas sobre la enseÃanza y el aprendizaje. Educar es movimiento que va mÃs allà de las paredes de la escuela formal y llega a las comunidades que estÃn alrededor. En este sentido, este estudio es fruto de la comprensiÃn en que la escuela es sÃlo una vÃa en el proceso de elaboraciÃn e intercambio de conocimientos. Las escuelas y los museos son instituciones educativas y aprecian la formaciÃn de individuos participantes en la vida de la comunidad y la sociedad en general. Los eco museos, en este contexto, tambiÃn son vectores de producciÃn y difusiÃn de informaciÃn y conocimiento cientÃfico. El enfoque de este estudio es el Eco museo Natural del Mangue de Sabiaguaba, localizado en Fortaleza, en el barrio de Messejana. Considerando su potencial educativo, su preocupaciÃn con la formaciÃn de sujetos conscientes y sensibles con la cuestiÃn socio-ambiental y, por tanto, la aproximaciÃn de la ciencia de una manera no formal y, todavÃa, considerando la necesidad de existencia de un registro histÃrico sistematizado y consistente acerca de la instituciÃn en foco, este trabajo tuvo como objetivo narrar la trayectoria histÃrica de constituciÃn del Eco Museo Natural del Mangue (ECOMUNAM) de Sabiaguaba, en Fortaleza-CE, prestando atenciÃn a su relaciÃn con la educaciÃn cientÃfica proporcionada a sus visitantes. Este estudio encontrà en la metodologÃa de historia oral, los datos necesarios para el establecimiento de la historia en pauta. Ãstos fueron colectados mediante entrevistas con el idealizador y coordinador del eco museo. Los datos producidos en situaciÃn de campo revelan que el nacimiento del Ecomunam siempre estuvo atrelado a la idea de socializaÃÃo y transformaciÃn. Cambios sucesivos en su configuraciÃn se hicieron, al largo de su creaciÃn, el lema que direcciona sus diversas facetas. Coordinado por un educador ambiental con una fuerte carga de experiencias en el campo ambiental, y una pedagoga, el Ecomunam se configura como un espacio de formaciÃn ciudadana donde trabaja, en una perspectiva relacional y dialÃgica, la educaciÃn ambiental y la educaciÃn cientÃfica. La actividad denominada âclase de campoâ es la protagonista de ese contexto. FundaÃÃo de Amparo a Pesquisa do Estado do PiauÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17044application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:25Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃa
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El EcoMuseo de Natural Sabiaguaba Mangrove en pista de la ciencia educaciÃn:una parcela de (in) seguridad y erseverancia
title O EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃa
spellingShingle O EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃa
Mirleno Livio Monteiro de Jesus
EducaÃÃo CientÃfica
EducaÃÃo NÃo Formal
EducaÃÃo Ambiental
Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba
HistÃria Oral.
EnseÃanza de la Ciencia
EducaciÃn No Formal
EducaciÃn ambiental
Ecomuseo de Natural Manglar Sabiaguaba
La historia oral
EDUCACAO
title_short O EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃa
title_full O EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃa
title_fullStr O EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃa
title_full_unstemmed O EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃa
title_sort O EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba na trilha da educaÃÃo cientÃfica: uma trama de (in)certezas e perseveranÃa
author Mirleno Livio Monteiro de Jesus
author_facet Mirleno Livio Monteiro de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raquel Crosara Maia Leite
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 65409761636
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7669765409761636
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 06100961334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3700510328454477
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carolina BrandÃo GonÃalves
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 40545407249
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 68706596304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8779713347144069
dc.contributor.author.fl_str_mv Mirleno Livio Monteiro de Jesus
contributor_str_mv Raquel Crosara Maia Leite
Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
Carolina BrandÃo GonÃalves
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo CientÃfica
EducaÃÃo NÃo Formal
EducaÃÃo Ambiental
Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba
HistÃria Oral.
topic EducaÃÃo CientÃfica
EducaÃÃo NÃo Formal
EducaÃÃo Ambiental
Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba
HistÃria Oral.
EnseÃanza de la Ciencia
EducaciÃn No Formal
EducaciÃn ambiental
Ecomuseo de Natural Manglar Sabiaguaba
La historia oral
EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv EnseÃanza de la Ciencia
EducaciÃn No Formal
EducaciÃn ambiental
Ecomuseo de Natural Manglar Sabiaguaba
La historia oral
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo a Pesquisa do Estado do PiauÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Como se deu o processo de constituiÃÃo histÃrica do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba? Que ator/atores social/sociais participou/participaram de sua construÃÃo? O que motivou essa construÃÃo? Que atividades desenvolve? Qual o lugar da EducaÃÃo CientÃfica no conjunto de atividades que desenvolve?. Estes questionamentos constituem o norte da pesquisa que originou esta dissertaÃÃo. Para o desenvolvimento deste estudo, partimos do pressuposto que educaÃÃo nÃo à sinÃnimo de escola. De escola somente, nÃo. O acesso a informaÃÃes e sua transformaÃÃo em conhecimento nÃo à privilÃgio da escola, enquanto instituiÃÃo formal que, com seus currÃculos e programas, acredita nas garantias do ensino e da aprendizagem. Educar à movimento que extrapola os muros da escola formal e alcanÃa comunidades que estÃo em seu entorno. Nesse sentido, este estudo à fruto da compreensÃo de que a escola à somente uma mÃo na via dos processos de elaboraÃÃo e compartilhamento de conhecimentos. Escolas e Museus sÃo instituiÃÃes educativas e prezam pela formaÃÃo de sujeitos partÃcipes na vida de comunidades e da sociedade de modo geral. Os ecomuseus, nesse contexto, sÃo, tambÃm, vetores de produÃÃo e disseminaÃÃo de informaÃÃes e conhecimentos cientÃficos. O foco desse estudo à o Ecomuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba, localizado em Fortaleza, no bairro de Messejana. Considerando seu potencial educativo, sua preocupaÃÃo com a formaÃÃo de sujeitos conscientes e sensÃveis com a questÃo socioambiental e, portanto, à aproximaÃÃo da ciÃncia de uma maneira nÃo formal e, ainda, considerando a necessidade da existÃncia de um registro histÃrico sistematizado e consistente sobre a instituiÃÃo em foco, este trabalho teve como objetivo narrar a trajetÃria histÃrica de constituiÃÃo do Ecomuseu Natural do Mangue (Ecomunam) da Sabiaguaba, em Fortaleza-CE, atentando para a sua relaÃÃo com a educaÃÃo cientÃfica proporcionada a seus visitantes. Este estudo encontrou, na metodologia da HistÃria Oral, os dados necessÃrios para a constituiÃÃo da histÃria em pauta. Estes foram coletados por meio de entrevistas com os idealizadores e coordenadores do Ecomuseu. Os dados produzidos em situaÃÃo de campo revelam que o nascimento do Ecomunam sempre esteve atrelado à ideia de socializaÃÃo e transformaÃÃo. MudanÃas sucessivas em sua configuraÃÃo tornaram-se, ao longo de sua criaÃÃo, o lema que direciona suas diversas facetas. Coordenado por um educador ambiental com uma forte carga de experiÃncias no campo ambiental, e uma pedagoga, o Ecomunam configura-se como um espaÃo de formaÃÃo cidadà onde trabalha, numa perspectiva relacional e dialÃgica, a educaÃÃo ambiental e a educaÃÃo cientÃfica. A atividade denominada âaula de campoâ à a protagonista desse contexto.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv ÂCÃmo se realizà el proceso de constituciÃn histÃrica del Eco Museo Natural del Mangue de Sabiaguaba? ÂQuà actor/actores social/sociales participo/participaron de su construcciÃn? ÂQuà motivà esta construcciÃn? ÂQuà actividades desarrollan? ÂCuÃl es el lugar de la educaciÃn cientÃfica en el conjunto de actividades que desarrolla? Estas preguntas nortean la investigaciÃn que originà esta disertaciÃn. Para el desarrollo de este estudio, partimos del presupuesto que la educaciÃn no es sinÃnimo de escuela. De la escuela solamente, no. El acceso a la informaciÃn y su transformaciÃn en conocimiento no es un privilegio de la escuela, como instituciÃn formal que, con sus planes y programas, cree en garantÃas sobre la enseÃanza y el aprendizaje. Educar es movimiento que va mÃs allà de las paredes de la escuela formal y llega a las comunidades que estÃn alrededor. En este sentido, este estudio es fruto de la comprensiÃn en que la escuela es sÃlo una vÃa en el proceso de elaboraciÃn e intercambio de conocimientos. Las escuelas y los museos son instituciones educativas y aprecian la formaciÃn de individuos participantes en la vida de la comunidad y la sociedad en general. Los eco museos, en este contexto, tambiÃn son vectores de producciÃn y difusiÃn de informaciÃn y conocimiento cientÃfico. El enfoque de este estudio es el Eco museo Natural del Mangue de Sabiaguaba, localizado en Fortaleza, en el barrio de Messejana. Considerando su potencial educativo, su preocupaciÃn con la formaciÃn de sujetos conscientes y sensibles con la cuestiÃn socio-ambiental y, por tanto, la aproximaciÃn de la ciencia de una manera no formal y, todavÃa, considerando la necesidad de existencia de un registro histÃrico sistematizado y consistente acerca de la instituciÃn en foco, este trabajo tuvo como objetivo narrar la trayectoria histÃrica de constituciÃn del Eco Museo Natural del Mangue (ECOMUNAM) de Sabiaguaba, en Fortaleza-CE, prestando atenciÃn a su relaciÃn con la educaciÃn cientÃfica proporcionada a sus visitantes. Este estudio encontrà en la metodologÃa de historia oral, los datos necesarios para el establecimiento de la historia en pauta. Ãstos fueron colectados mediante entrevistas con el idealizador y coordinador del eco museo. Los datos producidos en situaciÃn de campo revelan que el nacimiento del Ecomunam siempre estuvo atrelado a la idea de socializaÃÃo y transformaciÃn. Cambios sucesivos en su configuraciÃn se hicieron, al largo de su creaciÃn, el lema que direcciona sus diversas facetas. Coordinado por un educador ambiental con una fuerte carga de experiencias en el campo ambiental, y una pedagoga, el Ecomunam se configura como un espacio de formaciÃn ciudadana donde trabaja, en una perspectiva relacional y dialÃgica, la educaciÃn ambiental y la educaciÃn cientÃfica. La actividad denominada âclase de campoâ es la protagonista de ese contexto.
description Como se deu o processo de constituiÃÃo histÃrica do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba? Que ator/atores social/sociais participou/participaram de sua construÃÃo? O que motivou essa construÃÃo? Que atividades desenvolve? Qual o lugar da EducaÃÃo CientÃfica no conjunto de atividades que desenvolve?. Estes questionamentos constituem o norte da pesquisa que originou esta dissertaÃÃo. Para o desenvolvimento deste estudo, partimos do pressuposto que educaÃÃo nÃo à sinÃnimo de escola. De escola somente, nÃo. O acesso a informaÃÃes e sua transformaÃÃo em conhecimento nÃo à privilÃgio da escola, enquanto instituiÃÃo formal que, com seus currÃculos e programas, acredita nas garantias do ensino e da aprendizagem. Educar à movimento que extrapola os muros da escola formal e alcanÃa comunidades que estÃo em seu entorno. Nesse sentido, este estudo à fruto da compreensÃo de que a escola à somente uma mÃo na via dos processos de elaboraÃÃo e compartilhamento de conhecimentos. Escolas e Museus sÃo instituiÃÃes educativas e prezam pela formaÃÃo de sujeitos partÃcipes na vida de comunidades e da sociedade de modo geral. Os ecomuseus, nesse contexto, sÃo, tambÃm, vetores de produÃÃo e disseminaÃÃo de informaÃÃes e conhecimentos cientÃficos. O foco desse estudo à o Ecomuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba, localizado em Fortaleza, no bairro de Messejana. Considerando seu potencial educativo, sua preocupaÃÃo com a formaÃÃo de sujeitos conscientes e sensÃveis com a questÃo socioambiental e, portanto, à aproximaÃÃo da ciÃncia de uma maneira nÃo formal e, ainda, considerando a necessidade da existÃncia de um registro histÃrico sistematizado e consistente sobre a instituiÃÃo em foco, este trabalho teve como objetivo narrar a trajetÃria histÃrica de constituiÃÃo do Ecomuseu Natural do Mangue (Ecomunam) da Sabiaguaba, em Fortaleza-CE, atentando para a sua relaÃÃo com a educaÃÃo cientÃfica proporcionada a seus visitantes. Este estudo encontrou, na metodologia da HistÃria Oral, os dados necessÃrios para a constituiÃÃo da histÃria em pauta. Estes foram coletados por meio de entrevistas com os idealizadores e coordenadores do Ecomuseu. Os dados produzidos em situaÃÃo de campo revelam que o nascimento do Ecomunam sempre esteve atrelado à ideia de socializaÃÃo e transformaÃÃo. MudanÃas sucessivas em sua configuraÃÃo tornaram-se, ao longo de sua criaÃÃo, o lema que direciona suas diversas facetas. Coordenado por um educador ambiental com uma forte carga de experiÃncias no campo ambiental, e uma pedagoga, o Ecomunam configura-se como um espaÃo de formaÃÃo cidadà onde trabalha, numa perspectiva relacional e dialÃgica, a educaÃÃo ambiental e a educaÃÃo cientÃfica. A atividade denominada âaula de campoâ à a protagonista desse contexto.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17044
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295222677897216