O processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Ednilza Oliveira Moreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4559
Resumo: Nossa pesquisa està fundamentada em princÃpios metodolÃgicos do Interacionismo Sociodiscursivo e nas bases teÃricas da LinguÃstica de Texto, fazendo interface com a LinguÃstica Aplicada. Tem como objetivo fundamental identificar, na tarefa de revisÃo de texto, em sala de aula, em que medida o docente explora aspectos formais do gÃnero e da sequÃncia textual prototÃpica como recursos sociocognitivos e linguageiros, utilizados para fins de interaÃÃo. Para desenvolver a investigaÃÃo em torno do objeto de estudo â revisÃo de textos do gÃnero notÃcia policial narrativa atravÃs da intervenÃÃo docente â, fez-se necessÃrio o uso de trÃs instrumentos: QuestionÃrio de Testagem, Ficha de AvaliaÃÃo e Texto dos Alunos. Assim sendo, oito sujeitos docentes investigados e mais oito auxiliares â alunos do Curso de Letras da UFC â, que cumpriam o estÃgio de docÃncia na escola, submeteram-se basicamente a quatro atividades: 1) testagem sobre o conhecimento que detinham do objeto de estudo; 2) planejamento da regÃncia de classe; 3) acompanhamento sistemÃtico, tendo em vista o desempenho docente; 4) avaliaÃÃo, considerando-se o que fora planejado e o que fora posto em execuÃÃo. Os sujeitos discentes â oito alunos de escola do ensino mÃdio, um para cada docente â vivenciaram a produÃÃo de textos do gÃnero notÃcia policial narrativa, submetendo-o a duas revisÃes. Como categoria de anÃlise do trabalho dos sujeitos com o gÃnero notÃcia policial narrativa, considerou-se, em sentido mais amplo, os aspectos pragmÃticos, textuais e linguÃsticos de superfÃcie. Os procedimentos metodolÃgicos adotados para se levar a efeito a anÃlise tiveram por base: 1) a relaÃÃo que os gÃneros travam com o mundo social e com a realidade; 2) a arquitetura interna do gÃnero e da sequÃncia textual e o papel que aà exercem os elementos da lÃngua; 3) o funcionamento das operaÃÃes psicolÃgicas e comportamentais que envolvem a produÃÃo dos gÃneros. Considerando-se a trajetÃria da pesquisa norteada pelos parÃmetros do contexto e do texto, sintetizamos os resultados atravÃs dos dados que confirmam nossa hipÃtese bÃsica, mesclada de dados das demais: quanto mais os docentes orientaram sobre a organizaÃÃo de um gÃnero textual e da estruturaÃÃo de sua sequÃncia prototÃpica, bem como sobre os aspectos pragmÃticos/enunciativos convencionados para o uso desse gÃnero, mais eles interferiram, efetivamente, nos processos de escrita, em particular no processo de revisÃo dos textos de seus alunos. Os textos, por sua vez, refletiram o trabalho docente.
id UFC_4cb35dffb0f5d790c6308a6ea81df420
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2682
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o textoRewieu process of writing: what a teacher prioritizes when working with a text2009-06-26Bernardete Biasi-Rodrigues54238757904http://lattes.cnpq.br/5439165040164471 Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487Raquel Salek Fiad09035192753Nelita Bortolotto3447285192005780551391http://lattes.cnpq.br/4417592457872698Maria Ednilza Oliveira MoreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRrevisÃo notÃcia policial narrativa sequÃncia textual prototÃpicarevision narrative police report prototypical textual sequenceLINGUA PORTUGUESANossa pesquisa està fundamentada em princÃpios metodolÃgicos do Interacionismo Sociodiscursivo e nas bases teÃricas da LinguÃstica de Texto, fazendo interface com a LinguÃstica Aplicada. Tem como objetivo fundamental identificar, na tarefa de revisÃo de texto, em sala de aula, em que medida o docente explora aspectos formais do gÃnero e da sequÃncia textual prototÃpica como recursos sociocognitivos e linguageiros, utilizados para fins de interaÃÃo. Para desenvolver a investigaÃÃo em torno do objeto de estudo â revisÃo de textos do gÃnero notÃcia policial narrativa atravÃs da intervenÃÃo docente â, fez-se necessÃrio o uso de trÃs instrumentos: QuestionÃrio de Testagem, Ficha de AvaliaÃÃo e Texto dos Alunos. Assim sendo, oito sujeitos docentes investigados e mais oito auxiliares â alunos do Curso de Letras da UFC â, que cumpriam o estÃgio de docÃncia na escola, submeteram-se basicamente a quatro atividades: 1) testagem sobre o conhecimento que detinham do objeto de estudo; 2) planejamento da regÃncia de classe; 3) acompanhamento sistemÃtico, tendo em vista o desempenho docente; 4) avaliaÃÃo, considerando-se o que fora planejado e o que fora posto em execuÃÃo. Os sujeitos discentes â oito alunos de escola do ensino mÃdio, um para cada docente â vivenciaram a produÃÃo de textos do gÃnero notÃcia policial narrativa, submetendo-o a duas revisÃes. Como categoria de anÃlise do trabalho dos sujeitos com o gÃnero notÃcia policial narrativa, considerou-se, em sentido mais amplo, os aspectos pragmÃticos, textuais e linguÃsticos de superfÃcie. Os procedimentos metodolÃgicos adotados para se levar a efeito a anÃlise tiveram por base: 1) a relaÃÃo que os gÃneros travam com o mundo social e com a realidade; 2) a arquitetura interna do gÃnero e da sequÃncia textual e o papel que aà exercem os elementos da lÃngua; 3) o funcionamento das operaÃÃes psicolÃgicas e comportamentais que envolvem a produÃÃo dos gÃneros. Considerando-se a trajetÃria da pesquisa norteada pelos parÃmetros do contexto e do texto, sintetizamos os resultados atravÃs dos dados que confirmam nossa hipÃtese bÃsica, mesclada de dados das demais: quanto mais os docentes orientaram sobre a organizaÃÃo de um gÃnero textual e da estruturaÃÃo de sua sequÃncia prototÃpica, bem como sobre os aspectos pragmÃticos/enunciativos convencionados para o uso desse gÃnero, mais eles interferiram, efetivamente, nos processos de escrita, em particular no processo de revisÃo dos textos de seus alunos. Os textos, por sua vez, refletiram o trabalho docente.Our research is based on methodological principles of Socio-discursive Interactionism and on theoretical bases of Text Linguistics, making interfacing with Applied Linguistics. It fundamentally aims to identity, in the task of text revision, in the classroom, the extent to which the teacher explores formal aspects of genre and prototypical textual sequence as sociocognitive and language resources, utilized for interaction purposes. In order to develop investigation around the study object â revision of texts of narrative police news genre through the teacher intervention â, it was necessary to use three tools: testing questionnaire, Assessment Form and Studentsâ Texts. So eight faculty subjects investigated and eight more assistants â UFC Course of Arts students â, who were completing teacher training in a school, submitted themselves to four activity, basically: 1) testing on the preconceived knowledge of the study object; 2) planning on class conducting; 3) systematic follow-up, having in mind the teacher performance; 4) assessment, considering what had been planned and put into practice. The student subjects â eight high school students, one for each teacher â experienced the production of texts of narrative police news genre, submitting themselves to two revisions. As analysis category of the subjectsâ work on the narrative police news genre, it was taken into account, in a broader sense, the aspects of the pragmatic, textual, and surface linguistics. The methodological procedures adopted for an effective analysis had as a basis: 1) the relation which the genres have with the social world and with the reality; 2) the intern architecture of genre and of the textual sequence and the role which the language elements perform in this architecture; 3) the functioning of the psychological and behavioral operations which involves the genre productions. Considering the trajectory of the research oriented by parameters of the context and text, we synthesized the results through the data which confirm our basic hypothesis, mingled with data of other hypotheses: the more the faculty oriented about the organization of a textual genre and of the structuring of its prototype sequence, as well as about the pragmatic/enunciative aspects conventionalized for the use of this genre the more they effectively interfered in the writing process, particularly in the revising process of their students texts. On the other hand, the texts reflected the faculty work. Key words: revision; narrative police report; prototypical textual sequence. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4559application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:51Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Rewieu process of writing: what a teacher prioritizes when working with a text
title O processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto
spellingShingle O processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto
Maria Ednilza Oliveira Moreira
revisÃo
notÃcia policial narrativa
sequÃncia textual prototÃpica
revision
narrative police report
prototypical textual sequence
LINGUA PORTUGUESA
title_short O processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto
title_full O processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto
title_fullStr O processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto
title_full_unstemmed O processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto
title_sort O processo de revisÃo da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto
author Maria Ednilza Oliveira Moreira
author_facet Maria Ednilza Oliveira Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardete Biasi-Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 54238757904
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5439165040164471
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana CÃlia Clementino Moura
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 04504160382
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4183099157915381
dc.contributor.referee2.fl_str_mv EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 15686604487
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Raquel Salek Fiad
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 09035192753
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Nelita Bortolotto
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 34472851920
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05780551391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4417592457872698
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Ednilza Oliveira Moreira
contributor_str_mv Bernardete Biasi-Rodrigues
Ana CÃlia Clementino Moura
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
Raquel Salek Fiad
Nelita Bortolotto
dc.subject.por.fl_str_mv revisÃo
notÃcia policial narrativa
sequÃncia textual prototÃpica
topic revisÃo
notÃcia policial narrativa
sequÃncia textual prototÃpica
revision
narrative police report
prototypical textual sequence
LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv revision
narrative police report
prototypical textual sequence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUA PORTUGUESA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nossa pesquisa està fundamentada em princÃpios metodolÃgicos do Interacionismo Sociodiscursivo e nas bases teÃricas da LinguÃstica de Texto, fazendo interface com a LinguÃstica Aplicada. Tem como objetivo fundamental identificar, na tarefa de revisÃo de texto, em sala de aula, em que medida o docente explora aspectos formais do gÃnero e da sequÃncia textual prototÃpica como recursos sociocognitivos e linguageiros, utilizados para fins de interaÃÃo. Para desenvolver a investigaÃÃo em torno do objeto de estudo â revisÃo de textos do gÃnero notÃcia policial narrativa atravÃs da intervenÃÃo docente â, fez-se necessÃrio o uso de trÃs instrumentos: QuestionÃrio de Testagem, Ficha de AvaliaÃÃo e Texto dos Alunos. Assim sendo, oito sujeitos docentes investigados e mais oito auxiliares â alunos do Curso de Letras da UFC â, que cumpriam o estÃgio de docÃncia na escola, submeteram-se basicamente a quatro atividades: 1) testagem sobre o conhecimento que detinham do objeto de estudo; 2) planejamento da regÃncia de classe; 3) acompanhamento sistemÃtico, tendo em vista o desempenho docente; 4) avaliaÃÃo, considerando-se o que fora planejado e o que fora posto em execuÃÃo. Os sujeitos discentes â oito alunos de escola do ensino mÃdio, um para cada docente â vivenciaram a produÃÃo de textos do gÃnero notÃcia policial narrativa, submetendo-o a duas revisÃes. Como categoria de anÃlise do trabalho dos sujeitos com o gÃnero notÃcia policial narrativa, considerou-se, em sentido mais amplo, os aspectos pragmÃticos, textuais e linguÃsticos de superfÃcie. Os procedimentos metodolÃgicos adotados para se levar a efeito a anÃlise tiveram por base: 1) a relaÃÃo que os gÃneros travam com o mundo social e com a realidade; 2) a arquitetura interna do gÃnero e da sequÃncia textual e o papel que aà exercem os elementos da lÃngua; 3) o funcionamento das operaÃÃes psicolÃgicas e comportamentais que envolvem a produÃÃo dos gÃneros. Considerando-se a trajetÃria da pesquisa norteada pelos parÃmetros do contexto e do texto, sintetizamos os resultados atravÃs dos dados que confirmam nossa hipÃtese bÃsica, mesclada de dados das demais: quanto mais os docentes orientaram sobre a organizaÃÃo de um gÃnero textual e da estruturaÃÃo de sua sequÃncia prototÃpica, bem como sobre os aspectos pragmÃticos/enunciativos convencionados para o uso desse gÃnero, mais eles interferiram, efetivamente, nos processos de escrita, em particular no processo de revisÃo dos textos de seus alunos. Os textos, por sua vez, refletiram o trabalho docente.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Our research is based on methodological principles of Socio-discursive Interactionism and on theoretical bases of Text Linguistics, making interfacing with Applied Linguistics. It fundamentally aims to identity, in the task of text revision, in the classroom, the extent to which the teacher explores formal aspects of genre and prototypical textual sequence as sociocognitive and language resources, utilized for interaction purposes. In order to develop investigation around the study object â revision of texts of narrative police news genre through the teacher intervention â, it was necessary to use three tools: testing questionnaire, Assessment Form and Studentsâ Texts. So eight faculty subjects investigated and eight more assistants â UFC Course of Arts students â, who were completing teacher training in a school, submitted themselves to four activity, basically: 1) testing on the preconceived knowledge of the study object; 2) planning on class conducting; 3) systematic follow-up, having in mind the teacher performance; 4) assessment, considering what had been planned and put into practice. The student subjects â eight high school students, one for each teacher â experienced the production of texts of narrative police news genre, submitting themselves to two revisions. As analysis category of the subjectsâ work on the narrative police news genre, it was taken into account, in a broader sense, the aspects of the pragmatic, textual, and surface linguistics. The methodological procedures adopted for an effective analysis had as a basis: 1) the relation which the genres have with the social world and with the reality; 2) the intern architecture of genre and of the textual sequence and the role which the language elements perform in this architecture; 3) the functioning of the psychological and behavioral operations which involves the genre productions. Considering the trajectory of the research oriented by parameters of the context and text, we synthesized the results through the data which confirm our basic hypothesis, mingled with data of other hypotheses: the more the faculty oriented about the organization of a textual genre and of the structuring of its prototype sequence, as well as about the pragmatic/enunciative aspects conventionalized for the use of this genre the more they effectively interfered in the writing process, particularly in the revising process of their students texts. On the other hand, the texts reflected the faculty work. Key words: revision; narrative police report; prototypical textual sequence.
description Nossa pesquisa està fundamentada em princÃpios metodolÃgicos do Interacionismo Sociodiscursivo e nas bases teÃricas da LinguÃstica de Texto, fazendo interface com a LinguÃstica Aplicada. Tem como objetivo fundamental identificar, na tarefa de revisÃo de texto, em sala de aula, em que medida o docente explora aspectos formais do gÃnero e da sequÃncia textual prototÃpica como recursos sociocognitivos e linguageiros, utilizados para fins de interaÃÃo. Para desenvolver a investigaÃÃo em torno do objeto de estudo â revisÃo de textos do gÃnero notÃcia policial narrativa atravÃs da intervenÃÃo docente â, fez-se necessÃrio o uso de trÃs instrumentos: QuestionÃrio de Testagem, Ficha de AvaliaÃÃo e Texto dos Alunos. Assim sendo, oito sujeitos docentes investigados e mais oito auxiliares â alunos do Curso de Letras da UFC â, que cumpriam o estÃgio de docÃncia na escola, submeteram-se basicamente a quatro atividades: 1) testagem sobre o conhecimento que detinham do objeto de estudo; 2) planejamento da regÃncia de classe; 3) acompanhamento sistemÃtico, tendo em vista o desempenho docente; 4) avaliaÃÃo, considerando-se o que fora planejado e o que fora posto em execuÃÃo. Os sujeitos discentes â oito alunos de escola do ensino mÃdio, um para cada docente â vivenciaram a produÃÃo de textos do gÃnero notÃcia policial narrativa, submetendo-o a duas revisÃes. Como categoria de anÃlise do trabalho dos sujeitos com o gÃnero notÃcia policial narrativa, considerou-se, em sentido mais amplo, os aspectos pragmÃticos, textuais e linguÃsticos de superfÃcie. Os procedimentos metodolÃgicos adotados para se levar a efeito a anÃlise tiveram por base: 1) a relaÃÃo que os gÃneros travam com o mundo social e com a realidade; 2) a arquitetura interna do gÃnero e da sequÃncia textual e o papel que aà exercem os elementos da lÃngua; 3) o funcionamento das operaÃÃes psicolÃgicas e comportamentais que envolvem a produÃÃo dos gÃneros. Considerando-se a trajetÃria da pesquisa norteada pelos parÃmetros do contexto e do texto, sintetizamos os resultados atravÃs dos dados que confirmam nossa hipÃtese bÃsica, mesclada de dados das demais: quanto mais os docentes orientaram sobre a organizaÃÃo de um gÃnero textual e da estruturaÃÃo de sua sequÃncia prototÃpica, bem como sobre os aspectos pragmÃticos/enunciativos convencionados para o uso desse gÃnero, mais eles interferiram, efetivamente, nos processos de escrita, em particular no processo de revisÃo dos textos de seus alunos. Os textos, por sua vez, refletiram o trabalho docente.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4559
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295141036818432