Spirituality in the intergenerational relations of the Tremembà in Itarema - CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20099 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a inscriÃÃo da Espiritualidade nas relaÃÃes intergeracionais de jovens professores e de idosos Tremembà residentes das trÃs das localidades nas quais encontram-se uma escola indÃgena: de Almofala, da Passagem Rasa e da Tapera. Volta-se para a compreensÃo das experiÃncias e das mediaÃÃes escolares e comunitÃrias nas quais o tema da espiritualidade torna-se presente nessas distintas geraÃÃes. Traz como indicadores dessa temÃtica os Encantados, a Natureza, o TorÃm e a Medicina Tradicional TremembÃ, conteÃdos estes abordados em disciplinas das escolas indÃgenas. Como fundamentaÃÃo teÃrica, ancora-se nas discussÃes epistemolÃgicas da Colonialidade do Poder e do Saber de Quijano e de Figueiredo, e da EducaÃÃo DialÃgica de Paulo Freire. A intergeracionalidade à pensada a partir das interlocuÃÃes dos estudos sociolÃgicos de Sarmento e culturais de Bhabha. A espiritualidade à a categoria teÃrica formulada a partir de um estudo bibliogrÃfico do qual apontou-se suas principais caracterÃsticas: produÃÃo de sentido, sacralizaÃÃo da vida, afetos e mistÃrio da existÃncia. A Pesquisa Narrativa à a proposta metodolÃgica visualizada por valorizar as significaÃÃes da experiÃncia. SerÃo realizadas entrevistas narrativas com dois jovens professores, em cada escola, que ministram disciplinas que abordam essa temÃtica, e com dois moradores/as idosos que contribuem junto à escola com esse tema. Em um total, de doze entrevistas, quatro em cada escola. A HermenÃutica de Profundidade de John Thompson foi o processo de interpretaÃÃo dos constructos. Como resultados, encontrou-se trÃs universos temÃticos de InterpretaÃÃo da Encanto, que expressam a semÃntica da Espiritualidade entre as geraÃÃes: a Natureza, a Medicina Tradicional e o TorÃm. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSpirituality in the intergenerational relations of the Tremembà in Itarema - CearÃA espiritualidade nas relaÃÃes intergeracionais dos Tremembà em Itarema â CearÃ2016-12-19JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Sandra HaydÃe Petit61954551304ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Gerson Augusto de Oliveira Junior25878310325http://lattes.cnpq.br/4511570790619519James Ferreira Moura Junior01553554302http://lattes.cnpq.br/5780365767580771JÃina Freitas Borges44194854349http://lattes.cnpq.br/165554385979722288987892387http://lattes.cnpq.br/1117633353304769 Jon Anderson Machado CavalcanteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREspiritualidade Encanto Intergeracionalidade TremembÃSpirituality Encanto Intergenerationality TremembÃEDUCACAOEsta pesquisa tem como objeto de estudo a inscriÃÃo da Espiritualidade nas relaÃÃes intergeracionais de jovens professores e de idosos Tremembà residentes das trÃs das localidades nas quais encontram-se uma escola indÃgena: de Almofala, da Passagem Rasa e da Tapera. Volta-se para a compreensÃo das experiÃncias e das mediaÃÃes escolares e comunitÃrias nas quais o tema da espiritualidade torna-se presente nessas distintas geraÃÃes. Traz como indicadores dessa temÃtica os Encantados, a Natureza, o TorÃm e a Medicina Tradicional TremembÃ, conteÃdos estes abordados em disciplinas das escolas indÃgenas. Como fundamentaÃÃo teÃrica, ancora-se nas discussÃes epistemolÃgicas da Colonialidade do Poder e do Saber de Quijano e de Figueiredo, e da EducaÃÃo DialÃgica de Paulo Freire. A intergeracionalidade à pensada a partir das interlocuÃÃes dos estudos sociolÃgicos de Sarmento e culturais de Bhabha. A espiritualidade à a categoria teÃrica formulada a partir de um estudo bibliogrÃfico do qual apontou-se suas principais caracterÃsticas: produÃÃo de sentido, sacralizaÃÃo da vida, afetos e mistÃrio da existÃncia. A Pesquisa Narrativa à a proposta metodolÃgica visualizada por valorizar as significaÃÃes da experiÃncia. SerÃo realizadas entrevistas narrativas com dois jovens professores, em cada escola, que ministram disciplinas que abordam essa temÃtica, e com dois moradores/as idosos que contribuem junto à escola com esse tema. Em um total, de doze entrevistas, quatro em cada escola. A HermenÃutica de Profundidade de John Thompson foi o processo de interpretaÃÃo dos constructos. Como resultados, encontrou-se trÃs universos temÃticos de InterpretaÃÃo da Encanto, que expressam a semÃntica da Espiritualidade entre as geraÃÃes: a Natureza, a Medicina Tradicional e o TorÃm.This research has the object of study the inscription of Spirituality in the intergenerational relations of young teachers and elderly Tremembà residents of the three localities in which they find an indigenous school: of Almofala, of Passage Rasa and of Tapera. We return to the understanding of the experiences and the school and community mediations in which the theme of spirituality becomes present in these different generations. The Encantados, Natureza, TorÃm and Tremembà Traditional Medicine are indicators of this theme, which are addressed in the disciplines of indigenous schools. As theoretical foundation, it anchors itself in the epistemological discussions of the Coloniality of the Power and the Knowledge of Quijano and of Figueiredo, and of the Dialogical Education of Paulo Freire. The intergenerationality is thought from the interlocutions of the sociological studies of Sarmento and cultural of Bhabha. Spirituality is the theoretical category formulated from a bibliographical study that pointed out its main characteristics: production of meaning, sacralization of life, affections and mystery of existence. The Narrative Research is the methodological proposal visualized by valuing the significations of the experience. Narrative interviews will be conducted with two young teachers, in each school, who teach subjects that approach this subject, and with two elderly residents who contribute to the school with this theme. In a total of twelve interviews, four in each school. John Thompson's Hermeneutics of Depth was the process of interpreting the constructs. As results, three thematic universes of the Interpretation of the Charm were found, which express the semantics of Spirituality between the generations: Nature, Traditional Medicine and TorÃm.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgiconÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20099application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:28Zmail@mail.com - |
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This research has the object of study the inscription of Spirituality in the intergenerational relations of young teachers and elderly Tremembà residents of the three localities in which they find an indigenous school: of Almofala, of Passage Rasa and of Tapera. We return to the understanding of the experiences and the school and community mediations in which the theme of spirituality becomes present in these different generations. The Encantados, Natureza, TorÃm and Tremembà Traditional Medicine are indicators of this theme, which are addressed in the disciplines of indigenous schools. As theoretical foundation, it anchors itself in the epistemological discussions of the Coloniality of the Power and the Knowledge of Quijano and of Figueiredo, and of the Dialogical Education of Paulo Freire. The intergenerationality is thought from the interlocutions of the sociological studies of Sarmento and cultural of Bhabha. Spirituality is the theoretical category formulated from a bibliographical study that pointed out its main characteristics: production of meaning, sacralization of life, affections and mystery of existence. The Narrative Research is the methodological proposal visualized by valuing the significations of the experience. Narrative interviews will be conducted with two young teachers, in each school, who teach subjects that approach this subject, and with two elderly residents who contribute to the school with this theme. In a total of twelve interviews, four in each school. John Thompson's Hermeneutics of Depth was the process of interpreting the constructs. As results, three thematic universes of the Interpretation of the Charm were found, which express the semantics of Spirituality between the generations: Nature, Traditional Medicine and TorÃm. |
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