Fala, professor! Um estudo variacionista de atos de comandos proferidos por professores de Fortaleza/CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca NatÃlia Sampaio Pinheiro Monteiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4732
Resumo: Esta dissertaÃÃo apresenta um estudo variacionista dos atos de comando, codificados pelo imperativo, pela perÃfrase ir mais infinitivo, pelo infinitivo e pelo gerÃndio, na fala de professores de Fortaleza/CE. Para tal anÃlise, adotamos os pressupostos teÃricometodolÃgicos da SociolinguÃstica Variacionista e do Funcionalismo LinguÃstico. O objetivo geral da pesquisa à investigar fatores linguÃsticos e extralinguÃsticos que condicionam a variaÃÃo das formas de codificaÃÃo dos atos de comando. Os dados foram submetidos ao tratamento estatÃstico do programa GOLDVARB. Foram analisados 410 dados, obtidos atravÃs de gravaÃÃes de aulas de 18 professores do Ensino Fundamental e MÃdio da rede Municipal e Estadual de ensino em Fortaleza. Os professores foram agrupados em trÃs faixas etÃrias (20 a 30 anos; 35 a 45 anos; mais de 50 anos) e nas trÃs Ãreas em que a disciplina ministrada està inserida (Linguagens, CÃdigos e suas Tecnologias; CiÃncias da Natureza, MatemÃticas e suas Tecnologias; CiÃncias Humanas e suas Tecnologias). A anÃlise dos dados indica que o fenÃmeno em estudo à condicionado por fatores linguÃsticos, menÃÃo explÃcita do manipulado, marcas de polidez e forÃa do comando, e pelo fator extralinguÃstico faixa etÃria. Palavras-Chave: Atos de comando. Imperativo. Modalidade. SociolinguÃstica. Funcionalismo.
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