Mulheres negras, negras mulheres: ativismo na capital baiana â 1980-1991
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMulheres negras, negras mulheres: ativismo na capital baiana â 1980-1991Black Women, Women Black: activism in the Bahia capital â 1980-1991 2015-11-30Joselina da Silva41924878704Sandra HaydÃe Petit61954551304Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Maria Zelma de AraÃjo Madeira37320629372http://lattes.cnpq.br/1832498331579131 Dawn Alexis Duke64515540572 http://lattes.cnpq.br/0129621604933538Ana Cristina ConceiÃÃo SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMulheres negras OrganizaÃÃo Interseccionalidade Movimentos sociaisBlack women Organization Intersectionality Social movementsEDUCACAOnÃo hÃA presente tese, intitulada Mulheres Negras, Negras Mulheres: ativismo na capital Baiana â 1980-1991, à o resultado da pesquisa junto ao Movimento de Mulheres Negras na cidade de Salvador (BA) com recorte temporal. O perÃodo escolhido deveu-se ao fato de ser a redemocratizaÃÃo do paÃs, quando os movimentos sociais, em especial o movimento de mulheres negras, voltaram a ter visibilidade em suas aÃÃes. O objetivo principal foi estudar o movimento das mulheres negras em Salvador na dÃcada de 1980 e inÃcio dos anos de 1990 do sÃculo XX. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa com o propÃsito de interpretar os significados atribuÃdos por essas mulheres ao que se refere as opressÃes de raÃa-gÃnero-classe-sexualidade, de forma interseccional, e como vai se constituindo suas identidades no que concerne ser mulher negra ativista. Apresentamos como tÃcnicas: entrevista semiestruturada com 6 ativistas soteropolitanas e 2 ativistas da cidade do Rio de janeiro, alÃm de anÃlise documental. Consideramos tambÃm os estudos desenvolvidos no campo da interseccionalidade, de modo a evidenciar que os marcadores identitÃrios dessas mulheres as tornam mais vulnerÃveis e, ao mesmo tempo, as fortalecem enquanto coletivo, para o enfrentamento das opressÃes vivenciadas. Como resultado as entrevistadas comprovaram que hà uma interseccionalidade nas sujeiÃÃes que experimentam revelando que as histÃrias de vida da maioria das mulheres negras muito se assemelham ao que se refere a essas opressÃes, existe uma preocupaÃÃo em empoderar outras mulheres negras; elas estavam atentas e atuantes aos acontecimentos em nÃvel local e nacional e seus ativismos eram propositivos, ou seja, ultrapassavam o campo das denÃncias indicando possibilidades para a construÃÃo de uma sociedade menos racista, machista, elitista e homofÃbica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15996application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:11Zmail@mail.com - |
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