A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13063 |
Resumo: | Este estudo avalia a eficiÃncia tÃcnica relativa dos recursos/investimentos pÃblicos com educaÃÃo nas escolas pÃblicas do ensino mÃdio regular do Estado do Cearà para o ano de 2012. O modelo empregado utiliza a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA), que se baseia na aplicaÃÃo de mÃtodos de programaÃÃo matemÃtica linear. A anÃlise foi realizada tendo como base os indicadores e variÃveis relacionadas aos gastos com custeio e manutenÃÃo das escolas, à mÃdia de horas-aula diÃria, ao nÃmero de computadores à disposiÃÃo dos estudantes, Ãs taxas de distorÃÃo idade-sÃrie, de aprovaÃÃo e Ãs notas mÃdias do SPAECE. ApÃs a construÃÃo da fronteira de eficiÃncia tÃcnica dessas escolas, os escores de eficiÃncia possibilitaram construir um rank, observando-se que em 2012, aproximadamente, 20% das unidades escolares pesquisadas mostraram-se eficientes no modelo proposto. |
id |
UFC_5143fe235be91d44b6ba20b4c26a8df5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8821 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà The efficiency of state public high schools regular in CearÃ2014-08-07Emerson LuÃs Lemos Marinho07303416315Ricardo Brito Soares00000000003http://lattes.cnpq.br/2439089390333822JoÃo MÃrio Santos de FranÃa4084854034438111160372Josà Ricardo Moreira DiasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBREficiÃncia Ensino MÃdio AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA)Efficiency Secondary Education Data Envelopment Analysis (DEA)CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEste estudo avalia a eficiÃncia tÃcnica relativa dos recursos/investimentos pÃblicos com educaÃÃo nas escolas pÃblicas do ensino mÃdio regular do Estado do Cearà para o ano de 2012. O modelo empregado utiliza a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA), que se baseia na aplicaÃÃo de mÃtodos de programaÃÃo matemÃtica linear. A anÃlise foi realizada tendo como base os indicadores e variÃveis relacionadas aos gastos com custeio e manutenÃÃo das escolas, à mÃdia de horas-aula diÃria, ao nÃmero de computadores à disposiÃÃo dos estudantes, Ãs taxas de distorÃÃo idade-sÃrie, de aprovaÃÃo e Ãs notas mÃdias do SPAECE. ApÃs a construÃÃo da fronteira de eficiÃncia tÃcnica dessas escolas, os escores de eficiÃncia possibilitaram construir um rank, observando-se que em 2012, aproximadamente, 20% das unidades escolares pesquisadas mostraram-se eficientes no modelo proposto.This study evaluates the relative technical efficiency of resources / public investment in education in the public schools of the regular high school in the state of Cearà for the year 2012. Employee the model uses the Data Envelopment Analysis (DEA) based on the application of methods linear mathematical programming. The analysis was based on indicators and variables related to expenditures on cost and maintenance of schools, the average daily class hours, the number of computers available to students, the rates of agegrade, approval and notes SPAECE averages. After the construction of the boundary of technical efficiency of these schools, the efficiency scores possible to construct a rank, noting that in 2012, approximately 20% of the surveyed school units were effective in the proposed model.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13063application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:18Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The efficiency of state public high schools regular in Cearà |
title |
A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà |
spellingShingle |
A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà Josà Ricardo Moreira Dias EficiÃncia Ensino MÃdio AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA) Efficiency Secondary Education Data Envelopment Analysis (DEA) CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà |
title_full |
A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà |
title_fullStr |
A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà |
title_full_unstemmed |
A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà |
title_sort |
A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà |
author |
Josà Ricardo Moreira Dias |
author_facet |
Josà Ricardo Moreira Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Emerson LuÃs Lemos Marinho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
07303416315 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ricardo Brito Soares |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00000000003 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2439089390333822 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JoÃo MÃrio Santos de FranÃa |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
40848540344 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
38111160372 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josà Ricardo Moreira Dias |
contributor_str_mv |
Emerson LuÃs Lemos Marinho Ricardo Brito Soares JoÃo MÃrio Santos de FranÃa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EficiÃncia Ensino MÃdio AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA) |
topic |
EficiÃncia Ensino MÃdio AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA) Efficiency Secondary Education Data Envelopment Analysis (DEA) CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Efficiency Secondary Education Data Envelopment Analysis (DEA) |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo avalia a eficiÃncia tÃcnica relativa dos recursos/investimentos pÃblicos com educaÃÃo nas escolas pÃblicas do ensino mÃdio regular do Estado do Cearà para o ano de 2012. O modelo empregado utiliza a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA), que se baseia na aplicaÃÃo de mÃtodos de programaÃÃo matemÃtica linear. A anÃlise foi realizada tendo como base os indicadores e variÃveis relacionadas aos gastos com custeio e manutenÃÃo das escolas, à mÃdia de horas-aula diÃria, ao nÃmero de computadores à disposiÃÃo dos estudantes, Ãs taxas de distorÃÃo idade-sÃrie, de aprovaÃÃo e Ãs notas mÃdias do SPAECE. ApÃs a construÃÃo da fronteira de eficiÃncia tÃcnica dessas escolas, os escores de eficiÃncia possibilitaram construir um rank, observando-se que em 2012, aproximadamente, 20% das unidades escolares pesquisadas mostraram-se eficientes no modelo proposto. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study evaluates the relative technical efficiency of resources / public investment in education in the public schools of the regular high school in the state of Cearà for the year 2012. Employee the model uses the Data Envelopment Analysis (DEA) based on the application of methods linear mathematical programming. The analysis was based on indicators and variables related to expenditures on cost and maintenance of schools, the average daily class hours, the number of computers available to students, the rates of agegrade, approval and notes SPAECE averages. After the construction of the boundary of technical efficiency of these schools, the efficiency scores possible to construct a rank, noting that in 2012, approximately 20% of the surveyed school units were effective in the proposed model. |
description |
Este estudo avalia a eficiÃncia tÃcnica relativa dos recursos/investimentos pÃblicos com educaÃÃo nas escolas pÃblicas do ensino mÃdio regular do Estado do Cearà para o ano de 2012. O modelo empregado utiliza a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA), que se baseia na aplicaÃÃo de mÃtodos de programaÃÃo matemÃtica linear. A anÃlise foi realizada tendo como base os indicadores e variÃveis relacionadas aos gastos com custeio e manutenÃÃo das escolas, à mÃdia de horas-aula diÃria, ao nÃmero de computadores à disposiÃÃo dos estudantes, Ãs taxas de distorÃÃo idade-sÃrie, de aprovaÃÃo e Ãs notas mÃdias do SPAECE. ApÃs a construÃÃo da fronteira de eficiÃncia tÃcnica dessas escolas, os escores de eficiÃncia possibilitaram construir um rank, observando-se que em 2012, aproximadamente, 20% das unidades escolares pesquisadas mostraram-se eficientes no modelo proposto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13063 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295196438331392 |