A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Ricardo Moreira Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13063
Resumo: Este estudo avalia a eficiÃncia tÃcnica relativa dos recursos/investimentos pÃblicos com educaÃÃo nas escolas pÃblicas do ensino mÃdio regular do Estado do Cearà para o ano de 2012. O modelo empregado utiliza a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA), que se baseia na aplicaÃÃo de mÃtodos de programaÃÃo matemÃtica linear. A anÃlise foi realizada tendo como base os indicadores e variÃveis relacionadas aos gastos com custeio e manutenÃÃo das escolas, à mÃdia de horas-aula diÃria, ao nÃmero de computadores à disposiÃÃo dos estudantes, Ãs taxas de distorÃÃo idade-sÃrie, de aprovaÃÃo e Ãs notas mÃdias do SPAECE. ApÃs a construÃÃo da fronteira de eficiÃncia tÃcnica dessas escolas, os escores de eficiÃncia possibilitaram construir um rank, observando-se que em 2012, aproximadamente, 20% das unidades escolares pesquisadas mostraram-se eficientes no modelo proposto.
id UFC_5143fe235be91d44b6ba20b4c26a8df5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8821
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no Cearà The efficiency of state public high schools regular in CearÃ2014-08-07Emerson LuÃs Lemos Marinho07303416315Ricardo Brito Soares00000000003http://lattes.cnpq.br/2439089390333822JoÃo MÃrio Santos de FranÃa4084854034438111160372Josà Ricardo Moreira DiasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBREficiÃncia Ensino MÃdio AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA)Efficiency Secondary Education Data Envelopment Analysis (DEA)CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEste estudo avalia a eficiÃncia tÃcnica relativa dos recursos/investimentos pÃblicos com educaÃÃo nas escolas pÃblicas do ensino mÃdio regular do Estado do Cearà para o ano de 2012. O modelo empregado utiliza a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA), que se baseia na aplicaÃÃo de mÃtodos de programaÃÃo matemÃtica linear. A anÃlise foi realizada tendo como base os indicadores e variÃveis relacionadas aos gastos com custeio e manutenÃÃo das escolas, à mÃdia de horas-aula diÃria, ao nÃmero de computadores à disposiÃÃo dos estudantes, Ãs taxas de distorÃÃo idade-sÃrie, de aprovaÃÃo e Ãs notas mÃdias do SPAECE. ApÃs a construÃÃo da fronteira de eficiÃncia tÃcnica dessas escolas, os escores de eficiÃncia possibilitaram construir um rank, observando-se que em 2012, aproximadamente, 20% das unidades escolares pesquisadas mostraram-se eficientes no modelo proposto.This study evaluates the relative technical efficiency of resources / public investment in education in the public schools of the regular high school in the state of Cearà for the year 2012. Employee the model uses the Data Envelopment Analysis (DEA) based on the application of methods linear mathematical programming. The analysis was based on indicators and variables related to expenditures on cost and maintenance of schools, the average daily class hours, the number of computers available to students, the rates of agegrade, approval and notes SPAECE averages. After the construction of the boundary of technical efficiency of these schools, the efficiency scores possible to construct a rank, noting that in 2012, approximately 20% of the surveyed school units were effective in the proposed model.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13063application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:18Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The efficiency of state public high schools regular in CearÃ
title A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ
spellingShingle A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ
Josà Ricardo Moreira Dias
EficiÃncia
Ensino MÃdio
AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA)
Efficiency
Secondary Education
Data Envelopment Analysis (DEA)
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ
title_full A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ
title_fullStr A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ
title_full_unstemmed A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ
title_sort A eficiÃncia das escolas pÃblicas estaduais do ensino mÃdio regular no CearÃ
author Josà Ricardo Moreira Dias
author_facet Josà Ricardo Moreira Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Emerson LuÃs Lemos Marinho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 07303416315
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Brito Soares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00000000003
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2439089390333822
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JoÃo MÃrio Santos de FranÃa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 40848540344
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 38111160372
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà Ricardo Moreira Dias
contributor_str_mv Emerson LuÃs Lemos Marinho
Ricardo Brito Soares
JoÃo MÃrio Santos de FranÃa
dc.subject.por.fl_str_mv EficiÃncia
Ensino MÃdio
AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA)
topic EficiÃncia
Ensino MÃdio
AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA)
Efficiency
Secondary Education
Data Envelopment Analysis (DEA)
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Efficiency
Secondary Education
Data Envelopment Analysis (DEA)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo avalia a eficiÃncia tÃcnica relativa dos recursos/investimentos pÃblicos com educaÃÃo nas escolas pÃblicas do ensino mÃdio regular do Estado do Cearà para o ano de 2012. O modelo empregado utiliza a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA), que se baseia na aplicaÃÃo de mÃtodos de programaÃÃo matemÃtica linear. A anÃlise foi realizada tendo como base os indicadores e variÃveis relacionadas aos gastos com custeio e manutenÃÃo das escolas, à mÃdia de horas-aula diÃria, ao nÃmero de computadores à disposiÃÃo dos estudantes, Ãs taxas de distorÃÃo idade-sÃrie, de aprovaÃÃo e Ãs notas mÃdias do SPAECE. ApÃs a construÃÃo da fronteira de eficiÃncia tÃcnica dessas escolas, os escores de eficiÃncia possibilitaram construir um rank, observando-se que em 2012, aproximadamente, 20% das unidades escolares pesquisadas mostraram-se eficientes no modelo proposto.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study evaluates the relative technical efficiency of resources / public investment in education in the public schools of the regular high school in the state of Cearà for the year 2012. Employee the model uses the Data Envelopment Analysis (DEA) based on the application of methods linear mathematical programming. The analysis was based on indicators and variables related to expenditures on cost and maintenance of schools, the average daily class hours, the number of computers available to students, the rates of agegrade, approval and notes SPAECE averages. After the construction of the boundary of technical efficiency of these schools, the efficiency scores possible to construct a rank, noting that in 2012, approximately 20% of the surveyed school units were effective in the proposed model.
description Este estudo avalia a eficiÃncia tÃcnica relativa dos recursos/investimentos pÃblicos com educaÃÃo nas escolas pÃblicas do ensino mÃdio regular do Estado do Cearà para o ano de 2012. O modelo empregado utiliza a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA), que se baseia na aplicaÃÃo de mÃtodos de programaÃÃo matemÃtica linear. A anÃlise foi realizada tendo como base os indicadores e variÃveis relacionadas aos gastos com custeio e manutenÃÃo das escolas, à mÃdia de horas-aula diÃria, ao nÃmero de computadores à disposiÃÃo dos estudantes, Ãs taxas de distorÃÃo idade-sÃrie, de aprovaÃÃo e Ãs notas mÃdias do SPAECE. ApÃs a construÃÃo da fronteira de eficiÃncia tÃcnica dessas escolas, os escores de eficiÃncia possibilitaram construir um rank, observando-se que em 2012, aproximadamente, 20% das unidades escolares pesquisadas mostraram-se eficientes no modelo proposto.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13063
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295196438331392